• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Frodo e Sam!!

Essa pergunta é bem batida, bem preconceituosa e sinceramente, bem chata.Quem tem mentalidade baixa para isso não deveria nem ler estes trechos.A mensagem que Tolkien quis passar foi do real valor da amizade e do companheirismo, e como nós somos dependentes de pessoas a nos ajudar.
 
Essa pergunta é bem batida, bem preconceituosa e sinceramente, bem chata.Quem tem mentalidade baixa para isso não deveria nem ler estes trechos.A mensagem que Tolkien quis passar foi do real valor da amizade e do companheirismo, e como nós somos dependentes de pessoas a nos ajudar.


Sem mais.
 
Tolkien quis transmitir a verdadeira amizade, quase fraternal, como um ideal de amizade entre duas pessoas, no livro isso é mais claro, já nos filmes ficou massante e deu esta idéia que você citou.
 
Tolkien quis transmitir a verdadeira amizade, quase fraternal, como um ideal de amizade entre duas pessoas, no livro isso é mais claro, já nos filmes ficou massante e deu esta idéia que você citou.
É isso mesmo, esse amor que Tolkien cita varias vezes não é um amor apaixonado, é simplesmente o amor fraterno da amizade entre os dois e a devoção de Sam pelo seu chefe amado
 
Essa pergunta é bem batida, bem preconceituosa e sinceramente, bem chata.Quem tem mentalidade baixa para isso não deveria nem ler estes trechos.A mensagem que Tolkien quis passar foi do real valor da amizade e do companheirismo, e como nós somos dependentes de pessoas a nos ajudar.

Falou tudo, e acrescento mais, tolkien quis mostrar que em uma amizade um é fiel a outro e quando um é devoto(Sam), o outro retribui(Frodo).

Idéia preconceituosa essa ¬¬. :disgusti:
 
Não é esse tipo de amor,como foi falado.é simples amizade.Não tem nada mais para se falar,até porque no final o Sam se casa com a Rosinha e tem treze filhos e ele não fica com o Frodo ou se declara, ou sente algo um pouco diferente de apenas amigos...
 
Última edição:
Tava demorando alguém vir com esse "e se for" rsrsrsrs

Eu sou completamente a favor de herois gays :grinlove:. A Marvel ganhou pontos comigo depois que desencubou alguns dos personagens. Mas o caso é que Frodo e Sam não são um casal, assim como erva de fumo não é maconha. (outro delírio persistente e chatinho :roll:).

Só não acho legal esse lance de diminuir a capacidade humana (ou de hobbits nesse caso :hanhan:) de sentir amor sem envolver sexo. Ou pelo menos desejo de sexo.

Amizade é uma tipo de amor tão importante quanto amor romântico. E se diante de um amor tão forte só enxergamos o amor romântico-sensual, a gente está se diminuindo. Não que o amor romântico seja inferior. É só que negando a existencia de um profundo amor que não envolva atração, estamos vivendo só metade do que daria para viver.

E quanto a Frodo e Sam, a princípio não era nem mesmo uma amizade entre iguais. Sam teve o status alterado na comunidade depois da guerra do anel. Passou de servo a prefeito. E, tão importante quanto, passou a ser considerado um igual pelo Frodo. Porque a princípo, Sam tinha um relação de servo e senhor com Frodo. Era o tipo de amor (porque era um tremendo de um amor não sexual) em que ele se via no direito e dever de servir ao Frodo.

Hobbits são muito gente boa, muito engraçadinhos. Frodo em especial é muito legal, a sociedade deles é bem igualitária em alguns aspectos maaaaaassss Frodo era o senhor rico do Bolsão e Sam era o empregado que morava na rua do Bolsinho.

Provavelmente Frodo, e Bilbo tratavam Sam e o pai muito melhor que uma Lobélia da vida, mas, ainda sim, é nítida a separação de classes, pricipalmente no início da jornada. Sam levava coisas que Frodo tinha esquecido para depois apresentá-las ao "seu mestre" (estou sem o livro para citar textualmente, mas é reler o trecho em Valfenda que vão achar isso).

Frodo parece ter uma enorme confiança no Sam, e mesmo amizade, desde o início. Mas, diante do Faramir, Sam se identifica como "o jardineiro dele" e não um amigo ou companheiro de jornada. A amizade deles é forjada no caminho para Mordor. Sam passa a entender Frodo melhor e o amor de servo vira de amigo/irmão. E Frodo, apesar de menos efusivo nas demonstrações, afinal ele é da "nobreza" do Condado, também demonstra que ama e entende Sam. Em especial nos Portos Cinzentos.

É uma das muitas coisas legais da Obra. A evolução dos personagens, da relação deles e o fato que Tolkien, nascido e criado num mundo de classes sociais rígidas, narrar essa amizade linda.

E se fossem gays? Mais especificamente, se fossem um casal? Ainda seriam grandes personagens, ainda seriam uma bela história. Mas não foi a história que Tolkien contou. Ele não falou de uma casal, ele falou de dois amigos que se amam muito. Sem sexo.


Edit:

Acho que quem leu, sabe do que to falando. mas só quem leu.

Eu já li e reli várias vezes (a primeria vez em 1993, numa belíssima edição portuguesa) e não sei do que você está falando. De boa. Não sei mesmo.
 
Última edição:
Sem comentários... Muitas vezes as pessoas não conseguem diferenciar a amizade desse tipo de amor. E todos sabem que o Frodo e o Sam são apenas amigos! Essa mentalidade é muito atrasada... Só que isso não impede dos jovens hoje em dia saírem berrando para dois amigos que eles são gays e que namoram ou até para amigos de sexo diferente! Ultimamente, as pessoas esquecem dos outros tipos de amor que existem por aí. E se você perguntasse se o Frodo e o Sam se amam, eu responderia: Sim, claro. Por que eles se amam, mas não é esse amor aí que todos dizem... A amizade é apenas outra forma de amor.
 
Um importante tópico para acabar de vez com essa visão bastante distorcida da verdadeira amizade...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo