• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Globo] Vinheta futebolistica (MESMICE) completa 15 anos

Sua opinião da musica das vinhetas de futebol da Globo?

  • Um lixo, 15 anos e sempre essa mesma musiquinha. Vira o disco!

    Votos: 4 28,6%
  • Nem fede e nem cheira, tanto faz!

    Votos: 4 28,6%
  • legalzinha, mas já tá na hora de trocar a musica

    Votos: 3 21,4%
  • Excelente prefiro que permaneça a vida toda.

    Votos: 3 21,4%

  • Total de votantes
    14

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
A Globo completou 15 anos exibindo sempre a mesma musica de base na vinheta de apresentação dos jogos de futebol. A musica conhecida de todos é essa.

[ame="http://www.youtube.com/watch?v=EZrGnWQqlx0&feature=related"]YouTube - Vinheta Copa do Mundo 94[/ame]

Mas nem sempre foi assim, em outras Copas e competições sempre antes havia uma vinheta diferente. Pra quem não se lembra, veja a da Copa de 1990:

[ame="http://www.youtube.com/watch?v=1Aim3wr1ZGo"]YouTube - Vinheta Copa 90 - Rede Globo[/ame]

E outras anteriores:

[ame="http://www.youtube.com/watch?v=dMFcAl03b38&feature=related"]YouTube - Série Vinhetas - Copa do Mundo[/ame]

Qual a sua opinião em relação a isso? Pra mim já tá mais que na hora de virar o disco e por uma musiquinha mais interessante.
 
Última edição:
Parece que alguém aqui precisa de uma pequena aula de Sound Branding.

Como sempre você só limita a dar petelecos como se estivesse postando no twitter e pouco opinar. A intenção do tópico é mais pra uma discussão subjetiva, não técnica.

Sei muito bem o que é. O som plim-plim e abertura do JN da Globo são o maior exemplo, mas isso não é regra. Outras emissoras preferem algo muito mais interessante que é inovar e aí fica um bom motivo pra todos opinar.
 
Última edição:
Pois é, e as outras emissoras tão indo benzão, né mesmo?

No Brasil é facil falar da "nava-mãe" que tem toda uma história suja por trás que a favorece monopolizar as transmissões de uma paixão nacional.

Mas fora daqui a maioria não.. então o mundo está sempre inovando.

E outra se a sua teoria fizesse a grande diferença na corrida presidencial Eneas Carneiro, Leonel Brizola e José Maria Eymael (que utiliza o mesmo jingle musical em suas candidaturas há mais de 20 anos) teriam sido eleitos.

Agora tente ao menos escrever algo, pois aqui não é o twitter e nem o programa quinta categoria do Marcos Mion da MTV.
 
Última edição:
Não é por causa do sound branding que a Globo é líder, mas se ele funciona e ajuda, pra que mudar?

Seus exemplos são péssimos porque você reduz o sucesso de algo (e no caso, de campanhas políticas, o que é ainda mais ridículo e absurdo) ao jingle.


E o que favorece a ela transmitir o futebol não é manobra suja, é dinheiro. Ela paga pelos direitos exclusivos, simples assim.

Da mesma forma que a Record comprou os direitos exclusivos do Pan 2011 e das Olimpíadas de 2012...
 
Não é por causa do sound branding que a Globo é líder, mas se ele funciona e ajuda, pra que mudar?

Você mesmo acabou de se contradizer na pergunta.

Se ela não é lider por causa disso( ótimo :joinha:), então aonde ajuda a garantir a tão desejada liderança de audiência? Ainda mais num produto bastante monopolizado por ela?

Se tem duas ou mais emissoras transmitindo o mesmo jogo, não será uma vinhetinha esgotada que fará o telespectador dar sua audiência pra emissora A, B, C ou pra Globo e sim quem tiver no conjunto da obra a melhor imagem, narração e comentários.

A mudança de tempos em tempos é sempre saudável porque induz a pessoa ver o que a emissora intenciona acrescentar de novo num determinado programa, e aí sim a vinheta desempenha um papel de alavanca, porque é ela que abre o programa.

Seus exemplos são péssimos porque você reduz o sucesso de algo (e no caso, de campanhas políticas, o que é ainda mais ridículo e absurdo) ao jingle. .

Expus exemplos de politica porque você defendeu seu argumento em cima de algo que é eficiente e ajuda, só isso.
 
Última edição:
Quando é que o Knolex vai mudar?

Tipo, deixa eu simplificar o tópico.
É, mesmo muito ruim que a Globo não mude essa vinheta. Eu não gosto só da vinheta, como não gosto de nenhuma transmissão da Globo sobre esporte nenhum. Quando possivel, vejo ESPN, BAND ou afins.

Quando não, tenho que ver a porcaria que a Globo faz, mas um dia, como vem acontecendo, as coisas mudam.

Já, já só assistirei a Globo para ver a reprise de Tieta.
 
Vocês gostariam que Friends tivesse mudado de música-tema depois de alguns anos porque "desgastou"?
 
Sou amplamente a favor de uma série de TV ter uma música diferente por temporada, pois se é uma série que curto muito, se ouço a musica de abertura até me facilita muito identificar qual foi exatamente que corresponde a 1a. temporada, a 2a, etc, etc.

Nisso até a Globo não teve a incoerência de extrapolar mantendo eternamente Lulu Santos como abertura de Malhação.

Agora veja isso na area de webdesign. Site que fica mais de um ano com a mesma abertura por mais caprichada que seja em sons e efeitos especiais se não for atualizada começa a perder visitas drasticamente. Ainda preciso perguntar porque será?
 
Última edição:
Eu duvido que a Globo não vá transmitir as Olimpíadas de 2012. Duvido.

Só vai rolar se o Edir Macedo se ferrar nesse processo e isso acabar abrindo uma crise na Record.

Porque, do contrário, eles não vendem de jeito nenhum.



Até por considerarem essa a maior vitória da história da emissora.
 
Mídias diferentes, linguagens diferentes, demandas diferentes.

Olhando individualmente sim

Mas na execução, hoje quem está ditando o ritmo é Internet. É só ver que o programa Fantástico da Globo em relação há 10 anos atrás já mudou bastante em função dela, pois sua audiência vinha caindo e se não se mudasse acabaria de vez.

Por isso acredito que logo mais não haverá mais espaço pra mesmices, assim que a TV se tornar 100% interativa não tem volta.
 
Olhando individualmente sim

Mas na execução, hoje quem está ditando o ritmo é Internet. É só ver que o programa Fantástico da Globo em relação há 10 anos atrás já mudou bastante em função dela, pois sua audiência vinha caindo e se não se mudasse acabaria de vez.

Por isso acredito que logo mais não haverá mais espaço pra mesmices, assim que a TV se tornar 100% interativa não tem volta.
Seguindo sua linha de pensamento, deve mudar aquilo que não está mais dando audiência, o que não é o caso do futebol.
 
Seguindo sua linha de pensamento, deve mudar aquilo que não está mais dando audiência, o que não é o caso do futebol.

Eu incluo tudo, formato, a dinâmica e inclusive a abertura dos programas, como acontece em todos os sites que visitamos. Site que mesmo tendo um bom conteúdo, mas fica com a mesma abertura por muito tempo vai aos poucos ficando pra atrás.

A Internet tem uma dinâmica incrivel, vide este ano que deu um sonoro banho nas TV´s e nas rádios ao anunciar com boa antecedência a morte de Michael Jackson.
 
Então mesmo obtendo o maior público você acha que deveriam mudar?

EDIT: Só pra deixar claro, se a mesma pergunta fosse feita pra mim eu diria que sim. Porque melhor do que você ser o mior público, é sempre bom fidelizar e angariar mais público.
 
Sou favorável porque cada mudança traz uma identificação com uma determinada época o que não desmerece nunca um trabalho passado feito. Ainda mais quando se trata de música.

E segundo porque não estamos mais nos anos 40 e 50 do século passado quando o rádio era o principal veículo de comunicação de massa e naquela época demorava muito tempo pra ocorrer lançamentos de jingles musicais e novos programas. A midia mundial naquela época tinha uma dinâmica muito mais lenta que hoje.

Por essas e outras eu aplaudo a MTV Brasil que embora tenha vários programas os quais não curto, desde 1990 quando foi fundada sempre manteve uma linha de coerência em repaginar totalmente sempre seus programas desde a vinheta de abertura até o encerramento jamais pensando em audiência e sim seguindo uma tendência mundial e atual mais identificada com a dinâmica que a Internet tem.
 
Seguindo sua linha de pensamento, deve mudar aquilo que não está mais dando audiência, o que não é o caso do futebol.
Não é o caso porque futebol em rede aberta é só a Globo. Tem também a Band de vez em quando, mas só corinthiano aguenta comentários do Neto.

Acredito que mudar a vinheta do futebol mantendo o monopolio de transmissão não vai fazer aumentar nem diminuir a audiencia. Mas, pra mim, seria legal quebrar a monotonia.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo