• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Placas de vídeo ficam 50% mais caras no Brasil

TT1

Dilbert
As placas de vídeo acabam de ficar mais caras no Brasil. Na última quarta-feira, dia 22 de julho de 2009, o Diário Oficial da União trouxe a novidade: Através da Solução de Divergência Nº 6, a Receita Federal enquadrou as placas de vídeo no código 8471.80.00 da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), que classifica diversos tipos de mercadorias nos países integrantes do bloco econômico. A NCM serve como base para a tributação de uma mercadoria, de acordo com o código em que ela esteja enquadrada. E essa nova classificação das placas de vídeo representa um aumento nos impostos cobrados sobre elas, o que resultará no aumento do preço do produto no mercado nacional.

Esta é uma mudança que gerou um certo rebuliço na indústria brasileira de informática, e não é para menos: as placas de vídeo, que antes se enquadravam na categoria “placa de microprocessamento com dissipador de calor”, tinham 0% de imposto sobre importação e 2% de IPI (imposto sobre produtos industrializados). Com a nova classificação, enquandrando-as como “outras unidades de máquinas automáticas para processamento de dados”, as placas de vídeo passam a ter 15% de imposto sobre importação e 16% de IPI, somando um aumento inicial de 31% no preço do produto. No entanto, é possível esperar um aumento final de cerca de 50%, pois há mais impostos que são calculados a partir desses dois iniciais.


Texto completo:

http://www.adrenaline.com.br/tecnol...video-ficam-50-mais-caras-no-brasil.html?vv=1


Ou seja, corra e compre logo a sua.
 
Contrabando é crime ein Admin... :lol:

Mas a verdade é que grande parte do mercado de informática do Brasil é informal e ilegal. Estes já não pagavam impostos antes e continuarão não pagando. Resta saber se esta medida vai causar maior arrecadação ou uma migração ainda maior para o mercado ilegal. Vale lembrar que medidas restritivas costumam apenas aumentar a ilegalidade.

Não sei se este mercado informal irá aumentar seus preços. Por um lado, não seria necessário, por outro com o aumento de preço das placas eles podem apenas acompanhar o preço em uma oportunidade de aumentar seu lucro. No entanto, a característica do mercado informal é ser granularizado, sem nenhum grande player ou estratégia de vendas. No final aposto na guerra de vendas dos estantes do Infocentro e similares q manterão vendendo no preço mais baixo possível.

Só acho que no final acaba sendo um retrocesso a politica de incentivo ao alfabetismo digital no Brasil. Os preços dos computadores que vem caindo sempre sofrem um baque. Já melhorou muito por aqui, mas ainda estamos bem longe dos preços praticados fora do brasil onde podemos comprar notebooks com configurações relativamente boas a preços equivalentes a 700 reais.
 
Contrabando é crime ein Admin... :lol:

Desde que fique abaixo do limite de importação liberado pro Paraguai (eram 250 ou 300 dólares, não me recordo exatamente) não é nem ilegal nem contrabando :g: E por 250 doletas dá pra conseguir uma boa placa de vídeo por lá.
 
Eu sei, tava só zuando com ele. O limite é de 300 dólares pra via terrestre e 500 dólares pra via aerea.
 
Não tem essa, vir bater nos vermelhinhos (exceto no TT1, claro, que é liberado) é dois pé no peito! :g:
 
Eu sei, tava só zuando com ele. O limite é de 300 dólares pra via terrestre e 500 dólares pra via aerea.

Via aérea não sei, mas terrestre é isso mesmo. E com 300 dólares dá para comprar uma placa de vídeo foda e sobra grana fácil fácil. E não nego que já comprei muita coisa de informática lá. Recentemente montamos um computador inteiro aqui pra casa, apenas comprando as peças no Paraguai, sem nunca ultrapassar a cota.

E como tu mesmo disse: os preços no Brasil melhoraram bastante, mas ainda estão ruins se comparados com outros países. Ainda no exemplo do PY: aqui as peças de informática custam em média o dobro do preço de lá.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo