• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Porque será que Tolkien nunca continuou a história da Quarta Era?

ruims

"Mais uma cerveja!" diz o
Já pensaram nisso alguma vez?

Não teria Tolkien muitas vezes cedido à tentação de escrever a história da Terra Média depois de O Retorno do Rei?
Ou terá pensado: este é o tempo dos homens; o resto já eles sabem?

Afinal de contas, ele ainda viveu mais de 20 anos após o sucesso da trilogia do anel...
Seria mais importante "reconstruir" o passado de Arda do que dar sequência ao Senhor dos Anéis?

Ele disse que chorou na hora em que acabou de escrever o Retorno do Rei.
Terá sentido que a partir daí, não havia mais nada para escrever? Que era ali que a história deveria acabar?

Confesso que me fascina saber se, porventura, nalguns dos inúmeros papeis soltos que o seu filho Christopher preservou, não haveria porventura vasta matéria sobre o que se passou após a morte de Elessar e a partida de Grimli e Legolas de Portos Cinzentos. :think:

Qual é a vossa opinião?
 
bom, sei que o Professor tinha começado a escrever algo sobre a quarta era, mas desistiu por falta de um "grande inimigo" como Morgoth ou Sauron.
 
É o The New Shadow. Uma vez eu li, agora não sei se é verdade, que ele não continuou esse texto porque não tinha nada mais pra ser escrito. É isso mesmo? Se for, tá aí um dos motivos. Vai ver Tolkien quis ficar trabalhando em textos da Primeira Era, para montar todas as histórias que levariam a esse futuro.
 
Será que é por que ele morreu..?

Nos Apêndices do Retorno do Rei, pode-se ler o que ocorreu a alguns anos depois da Guerra do Anel, e eu lí (não me recordo onde), que Tolkien escrevera sobre algum tipo de Messías nasciso em Gondor, ou algum vilão...
O que o Dúnadan disse faz sentido, A Nova Sombra poderia muito bem se enquadrar com o que lí.

Mas receio que Tolkien queria descansar um pouco de sua mitologia e se dedicar a sua querida Edith.
 
Tambem ja pensei nisso, mas vastas suposições nos acercam, como voce mesmo citou algumas. Talvez nao tivesse graça para Tolkien escrever só sobre nós, humanos, ou talvez seja o que disse sobre o seu filho. Já me corroí muitas vezes de pensar nisso: será que Christopher guarda algo relacionado à uma revelação de um grande misterio para ele, será que ele sabe quem foi Tom Bombadil? Aí ja invade outro dominio...
 
Realmente é algo intrigante, acho que todos já pararam pra pensar nisso, já li várias especulações a respeito algumas já citadas aqui e outras um tanto surreais, prefiro achar que foi talvez por falta do que contar e pra não contar besteira ficou quieto.
Infelizmente isso é algo que talvez nunca saberemos, só se alguém psicografar uma mensagem do professor.
 
Realmente é algo intrigante, acho que todos já pararam pra pensar nisso, já li várias especulações a respeito algumas já citadas aqui e outras um tanto surreais, prefiro achar que foi talvez por falta do que contar e pra não contar besteira ficou quieto.
Infelizmente isso é algo que talvez nunca saberemos, só se alguém psicografar uma mensagem do professor.
Você não está apelando um pouco Ventania..?


Receio que não tivesse mesmo mais graça escrever sobre humanos e seus reinos e a era de paz, pois afinal a paz não tem graça...
Mas como dito antes Tolkien nos deixa uma leve impressão do que aconteceu a certa da 4ª Era do Sol. O resto nossa imaginação deve cuidar.
Devemos também pensar que Tolkien não viveria para sempre, então um dia ele teria que parar de escrever e dar um fim para a história, de modo que se ele escrevesse sobre a 4ª, 5ª, ou chegasse a criar uma 6ª Era, também estariamos cá fazendo a mesma pergunta...
É tudo relativo.
 
Você não está apelando um pouco Ventania..?


Receio que não tivesse mesmo mais graça escrever sobre humanos e seus reinos e a era de paz, pois afinal a paz não tem graça...
Mas como dito antes Tolkien nos deixa uma leve impressão do que aconteceu a certa da 4ª Era do Sol. O resto nossa imaginação deve cuidar.
Devemos também pensar que Tolkien não viveria para sempre, então um dia ele teria que parar de escrever e dar um fim para a história, de modo que se ele escrevesse sobre a 4ª, 5ª, ou chegasse a criar uma 6ª Era, também estariamos cá fazendo a mesma pergunta...
É tudo relativo.

Não é apelação, foi apenas pra descontrair. Para alguém que criou um mundo, uma mitologia tão complexa falar de humanos, paz e calmaria não é uma aventura que chame atenção, fora que isso poderia tranformar a história num romance e daqueles bem melados o que acabaria decepcionando os leitores, que nem o Kiss quando lançou aquela música (sorry não lembro o nome), a última que acabou com a banda, que nem parece rock e sim pop.
 
Receio que não tivesse mesmo mais graça escrever sobre humanos e seus reinos e a era de paz, pois afinal a paz não tem graça...

"É estranho, mas as coisas boas e os dias agradáveis são narrados depressa, e não há muito que ouvir sobre eles,enquanto as coisas desconfortáveis, palpitantes e até mesmo horríveis podem dar uma boa história e levar um bom tempo para contar."
Trecho de "O Hobbit", página 50.


Não havia mais o que ser contado. Acredito eu que não poderia surgir um outro grande inimigo (do calibre de Morgoth ou Sauron). E grandes histórias sobre os homens já foram contadas - visto que, quem fez o serviço "grosso" de destruir Sauron na Terceira Era, foram eles :D.
 
Última edição:
Também acho que Tolkien não continuou a história da Quarta Era porque foi uma Era onde a paz reinou (pelo menos em grande parte desta pelo menos) e não havia muito o que se contar mais. Como o Valacirca nos mostrou, o próprio Tolkien diz em O Hobbit que não há muito o que dizer sobre os tempos pacíficos.

Talvez então, nos anos seguintes ao término de O Retorno do Rei, ele tenha se dedicado mais aos textos da 1ª e 2ª Eras.
 
A nova sombra é de matar, quando ta parecendo que vai acontecer algo incrivel Tolkien simplesmente parou de escrever e deixou o maior buraco pra imaginação!Ficamos apenas com uma idéia vaga do que poderia ter sido a quarta era...:osigh:
 
Concordo com o Valacirca e o JP. Dias pacíficos não possuem a emoção de serem contados como os dias em que se tem inimigos para enfrentar.

Adorei a citacão do Valacirca de O Hobbit! É bem isso, quando se tem históias para contar elas são escritas, quando se acabam é preciso se resguardar para outras coisas, e acho que foi mais ou menos isso que Tolkien fez.

Se ele construisse uma nova história que tivesse um novo vilão e outras batalhas, os dias de sossego que se esperava - depois de terem derrotado dois inimigos - nunca viria. E em histórias sempre há um "final feliz", onde tudo termina bem. Para mim não faria muito sentido que tivesse uma continuação tão elaborada quanto os outros livros e que continuassem a perseguir o mal por anos a fio.
Acho que o que foi escrito, foi escrito e teve seu belo final.
 
Olha cara como muitos eu também acho que as histórias após a terceira era, foram ficando enfadonhas demais, acho que não haveria mais relatos emocionantes a serem contados... até fazendo uma comparação feita por muitos, a Terra Média se transformou definitivamente na nossa idade média ai fica por nossa conta imaginar ou não.
Não creio que o Professor Tolkien tenha deixado algum outro relato ou nova história, não sei, isso é opinião minha mas vai saber... a cada dia que passa uma novidade aparece... rssss :hanhan:
 
Eu bem que queria que tivesse mais histórias... :(

Dependendo de mim, o Tolkien deveria escrever histórias de cada individuo da terra média,do passado, do presente e do futuro.

Sei lá,os livros me prendem e eu começo a imaginar novas histórias,claro que podres comparadas á do Tolkien.Hunf,ele deveria escrever infinitivamente!

(a quarta,a sexta,a sétima,a oitava,a nona,a décima,décima primeira,décima segunda,décima terceira,décima quarta,décima quinta,décima sexta,décima sétima,décima oitava,décima nona,vigésima,vigésima primeira.......................................................e milésima era!)

Quem mandou fazer livros tão legais,tão maravilhosos?Aposto que teve um encantamento lá naqueles livros para fazer todo mundo se viciar e querer cada vez mais contos...
 
Eu acho que Tolkien viu que terminara ali.
Não tinha mais nada para escrever, talvez saberia que ficaria muito além do inicio e o principal da história.
Acho que o principal da história foi contado, o resto da Quarta Era em diante faltou apenas relatos para matar a nossa curiosidade.
A missão de Tolkien terminou ali.
 
É, a história tinha que terminar, então que fosse num momento glorioso e trinfunte.
 
É, a história tinha que terminar, então que fosse num momento glorioso e trinfunte.

É mesmo! Imagina, sei lá, que Tolkien morresse escrevendo algum ponto da história onde o mal estivesse levando vantagem? Não seria um fim muito bom e aumentaria ainda mais a nossa curisidade para sabermos se o bem venceu ou não.
 
Cabe à cada um mesmo, conforme os dados dos apêndices d'OSdA III, imaginar como foram os fatos da 4ª Era.

Creio que o Professor deu por encerrado mesmo a saga. Chegou onde queria chegar, um final triunfante.
Deixando para todos nós o gostinho de "quero mais".

E concordo com o Industrial, se Tolkien tivesse feito a 4ª, 5ª ou 12ª Era, a gente estaria insaciável por mais histórias de Eras posteriores.
 
Sempre estive curioso sobre a Quarta Era, mas por mim Tolkien nunca escreveu nada sobre ela pra manter o mistério. Tem hora que não esclarecer nada sobre o assunto é a melhor opção; aí o leitor fica imaginando. Por mim é essa a razão que ele não escreveu nada mais aprofundado sobre Khând ou Harad, por exemplo. Só escreveu detalhes vagos, deixando o resto para nossas imaginações.
 
Tolkien mesmo falou que começou a escrever um texto sobre a quarta era, The New Shadow, a Nova Sombra, mas a ausência de um mal superior e comum que originasse histórias dignas de serem contadas levou-o a desistir, pois a magia do seu mundo perdera-se com a partida dos Elfos, a diminuição da população dos anões e o desaparecimento dos hobbits...

Não havia mais de interessante para contar!

Aliás, existe continuação! Nós vivemos, se não me engano, na 6ª era! :dente:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo