• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Afinal, o que sabe o Sr. Magote?

Anwel

Nazgûl Cavaleiro
Esses dias estava folheando o Senhor dos Anéis quando resolvi reler as passagens da "comitiva hobbitiana" antes de chegar em Bri.
Após reler os capítulos, fiquei pensando em um personagem aparentemente deixado de lado: O Sr.Magote.

No começo parece que o mesmo é só um simples plantador de cogumelos, mas ele, ao conversar com Frodo vai revelando uma certa sabedoria que a idade traz aos velhos, de forma que quando Frodo & cia. se separam do mesmo, eu já estava com outra impressão do fazendeiro.

Mas não pára por aí! Os hobbits quando estão na casa de Tom Bombadil descobrem que o mesmo tem muitas informações do Condado, devido principalmente ao Sr.Magote!

Ora, é sabido que Tom Bombadil, Tom Bombadillo, velho camarada não sai do seu território. Então, presume-se que o Sr.Magote ia até a casa de Tom, ou que ambos se encontravam na Floresta Velha (acho improvável essa última hipótese). Bom, fico pensando o que o Sr.Magote não revelou de sua personalidade então, pois como era amigo de Tom, imagino que o fazendeiro ganhou certa sabedoria e conhecimento nessa amizade.
E, fico pensando também como que o Sr.Magote ia até a casa de Tom! Pela Floresta Velha? Será possível que aquela trilha de carroça eram da charanga do velho plantador de cogumelos?


Fica aqui meus devaneios, se alguém tiver comentários ou outras hipóteses e quiser compartilhar aqui, seria muito bem vindo!
 
Não vejo no Sr.Magote um destaque especial, como você pensa.Creio que foi um mero personagem, embora posso estar errado.Quando li a história, não me deparei muito em suas ações; não foi nada como ler Tom Bombadil, cheio de mistérios.Já Sr.Magote parece ser um sujeito comum, embora ele se encontre com Tom, o que já é um tanto misterioso.
Eu acho que o Magote possui apenas uma relação com Tom.Provavelmente são amigos, e eles se encontram, discutindo vários temas.Ou posso estar errado.Creio que muitos aqui saibam mais..Mas ao menos eu posso afirmar que o personagem não foi muito trabalhado por Tolkien, em termos de "suspeita".Isto é, se Tolkien quisesse fazer com que os leitores desconfiassem de Magote, ele aparentemente não quis...
 
Uma das lições tolkienianas, que não foram criadas por ele por assim dizer como lições de vida, mas que foram usadas por ele em suas histórias.Neste personagem ele parece querer demonstrar como os velhos são sábios em geral, como que naturalmente.
 
Acho o Sr. Magote interessante porque parecia ser uma uma pessoa de mente mais aberta que a maioria de seu povo. Ele parecia andar bastante nas terras em volta ao invés de se enterrar em uma toca. Ele tem jeito de que gostava de patrulhar as fronteiras e saber das novidades que vinham de fora. Os hobbits da beira do rio gostavam de comercializar com o povo de Bri e usava bastante a estrada. Talvez ele conhecesse a rota para a casa de Bombadil pelas colinas dos túmulos, ou mesmo uma "picada" ensinada por Bombadil pelo meio do mato sem ter problemas.

Outra coisa engraçada era a sagacidade do homem. Se ele estivesse com os Hobbits na viagem ia sobrar uma ou duas orelhas vermelhas pela falta de cuidado dos mais jovens hehehe
 
Se não me engano, em um dos poemas das "Aventuras de Tom Bombadil" é feita uma referência a uma visita de Tom ao Sr. Magote. Infelizmente, não estou com o livro em mãos para citar a referida passagem (se alguém o tiver poderia colocar aqui?).

Ora, nos tempos da Guerra do Anel o Tom podia até não sair da Floresta Velha e o Sr. Magote não ir até ela, mas que os dois se encontraram em outros tempos é quase certeza.

Mas, a partir daí extrapolar sobre o conhecimento secreto do Sr. Magote não me atrevo. Ele era sábio (a velhice traz sabedoria), mas por isso achar que ele poderia saber sobre uma "teoria conspiratória" já não acho cabível.
 
Se não me engano, em um dos poemas das "Aventuras de Tom Bombadil" é feita uma referência a uma visita de Tom ao Sr. Magote. Infelizmente, não estou com o livro em mãos para citar a referida passagem (se alguém o tiver poderia colocar aqui?).

Ora, nos tempos da Guerra do Anel o Tom podia até não sair da Floresta Velha e o Sr. Magote não ir até ela, mas que os dois se encontraram em outros tempos é quase certeza.

Mas, a partir daí extrapolar sobre o conhecimento secreto do Sr. Magote não me atrevo. Ele era sábio (a velhice traz sabedoria), mas por isso achar que ele poderia saber sobre uma "teoria conspiratória" já não acho cabível.


Obrigado pela informação Katrina! Espero que alguém poste aqui o poema da visita de Tom ao Magote. Eu tinha me esquecido que Tom não saiu da sua casa na ocasião do encontro com os Hobbits por causa da Guerra do Anel, achei erradamente que era um hábito permanente dele. Obrigado pela correção!
Hahaaha Nunca imaginei que o Sr.Magote teria uma "teoria conspiratória", mas acho que ele possuía muito mais sabedoria do que os poucos momentos de conversa com os hobbits revelaram!
 
Uma das lições tolkienianas, que não foram criadas por ele por assim dizer como lições de vida, mas que foram usadas por ele em suas histórias.Neste personagem ele parece querer demonstrar como os velhos são sábios em geral, como que naturalmente.

Verdade! E não raro a figura dos velhos sábios aparecem nas narrativas de aventuras p/ ajudar o herói a evoluir/se preparar p/ os próximos perigos da jornada. Acho que o Sr. Magote se encaixa muito bem nessa figura.:yep:
 
Eu teria que reler as passagens em que ele aparece, para poder dar a minha opnião.
Mas se ele tinha o hábito de andar pelas fronteiras do Condado talvez tivesse contato, além de Tom, com algum dos Guardiões (e talvez, por isso também, soubesse de algo a mais)...

Mas como eu disse, vou ter que reler para tirar minhas ímpressões
 
Pois é...
O Fazendeiro Magote, assim como Tom Bombadil, são personagens interessantíssimos, porém pouco explorados.
Creio que essa sua dúvida é mais um daqueles mistérios que nos enfeitiçam no legendarium tolkieniano, portanto não tenho suposições ou maiores informações à respeito dele do que aquelas que já sabemos.
Mas é sempre bom saber que mais gente nota um personagem menos central, digamos assim, como enigmático além de mim.
Não sei para vocês, mas a trajetória dos hobbits até a Floresta Velha é pessoalmente fascinante! Uma das passagens mais mágicas e cheias de aventura de toda a saga de "O Senhor dos Anéis".
 
Última edição:
Esses trechos do SDA são dos meus favoritos. Fico viajando quando leio e releio os trechos das aventuras dos hobbits no Condado até chegarem a Floresta Velha. A parte que se refere ao Magote é fascinante, uma vez que o Sr. Magote parece mais uma mistura de Hobbit com maia e elfo, uma espécie de hobbit evoluído, embora fosse um simples fazendeiro. Vejo o Magote como uma pessoa de confiança e infelizmente não tempos informações a respeito dele com relação ao posterior fim da Guerra do Anel.

Agora vem uma pergunta: Será que o velho Magote participou da Batalha de Beiraguá?
 
Agora vem uma pergunta: Será que o velho Magote participou da Batalha de Beiraguá?


Boa pergunta Erkenbrand!
Mas acho que o Sr.Magote não pegou no seu garfo de feno e saiu pra cima dos rufiões. Imagino que ele deve ter se trancado na sua fazenda quando os rufiões começaram a assolar o Condado, e tocado os cachorros em cima de quem quer que aparecece pra atrapalhar sua paz!
E acho que o professor falaria algo a respeito caso o velho fazendeiro aparecesse na batalha!
 
Anwel,

Na minha última releitura do SdA, acabei de chegar na Floresta Velha. O que, para mim, termina a primeira saga dos hobbits.

Assim, passei pela fazendo do Sr. Magote e lembrei dele. Ia abrir um tópico sobre ele, que bom que você abriu, já pego carona com o seu, rs.

Bem, como outros já disseram, também acho que Magote e Tom já se encontraram ao menos uma vez. Nessa minha releitura, Merry diz que o Sr. Magote é tido como um sujeito esquisito, esquisito o suficiente para ir à Floresta Velha de vez em quando. E, encontrar o velho camarada em seu território não deve ser tão difícil assim.

Fiquei pensando se houve alguma menção ao Sr. Magote nos filmes. E lembrei de um hobbit gordo e mau encarado que aparece com um cachorro grande que fica assustado com o Cavaleiro Negro. Quando lembrei dessa cena, vi a figura do S. Magote! No filme não fala nada, e o personagem não está numa fazenda, mas eu tenho certeza que é a versão cinematográfica de Magote! Fiquei contente. QUase pude sentir o delicioso cheiro de uma cesta de cogumelos da Sra Magote! rs.
 
Última edição:
Fiquei pensando se houve alguma menção ao Sr. Magote nos filmes. E lembrei de um hobbit gordo e mau encarado que aparece com um cachorro grande que fica assustado com o Cavaleiro Negro. Quando lembrei dessa cena, vi a figura do S. Magote! No filme não fala nada, e o personagem não está numa fazenda, mas eu tenho certeza que é a versão cinematográfica de Magote! Fiquei contente. QUase pude sentir o delicioso cheiro de uma cesta de cogumelos da Sra Magote! rs.

O Sr. Magote é citado sim... Quando Merry e Pippin "se jogam" sem mais nem menos na jornada de Frodo e Sam :disgusti:

Lembra que eles aparecem roubando legumes e caem em cima de Frodo e Sam enquanto eles atravessam a fazendo saindo do Condado?! Então... depois só se ouve os latidos dos cachorros e só se vê uma foice brandida no ar. É o Sr. Magote perseguindo eles.
O Merry até fala que ele está exagerando! 8-O
 
Bom creio que o "saber" do Sr. Magote vem do fato de ele morar proximo à fronteira do Condado se nao me engano, pois faz tempo que li SdA.
Entao sendo assim, os fatos conhecidos por ele vem de viajantes que passam ali por perto e tbm de suas conversas com Tom.

XuXu
 
Anwel,

Na minha última releitura do SdA, acabei de chegar na Floresta Velha. O que, para mim, termina a primeira saga dos hobbits.

Assim, passei pela fazendo do Sr. Magote e lembrei dele. Ia abrir um tópico sobre ele, que bom que você abriu, já pego carona com o seu, rs.

Bem, como outros já disseram, também acho que Magote e To já se encontraram ao menos uma vez. Nessa minha releitura, Merry diz que o Sr. Magote é tido como um sujeito esquisito, esquisito o suficiente para ir à Floresta Velha de vez em quando. E, encontrar o velho camarada em seu território não deve ser tão difícil assim.

Fiquei pensando se houve alguma menção ao Sr. Magote nos filmes. E lembrei de um hobbit gordo e mau encarado que aparece com um cachorro grande que fica assustado com o Cavaleiro Negro. Quando lembrei dessa cena, vi a figura do S. Magote! No filme não fala nada, e o personagem não está numa fazenda, mas eu tenho certeza que é a versão cinematográfica de Magote! Fiquei contente. QUase pude sentir o delicioso cheiro de uma cesta de cogumelos da Sra Magote! rs.

Eu acho essa "primeira saga" dos Hobbits muito legal, a parte dos elfos e do Tom Bombadil são fantásticas. Bom palpite pra presença do Sr.Magote nos filmes Gerbur, eu até diria que você acertou na mosca se a Elriowiel não tivesse postado embaixo! hahaha

O Sr. Magote é citado sim... Quando Merry e Pippin "se jogam" sem mais nem menos na jornada de Frodo e Sam :disgusti:

Lembra que eles aparecem roubando legumes e caem em cima de Frodo e Sam enquanto eles atravessam a fazendo saindo do Condado?! Então... depois só se ouve os latidos dos cachorros e só se vê uma foice brandida no ar. É o Sr. Magote perseguindo eles.
O Merry até fala que ele está exagerando! 8-O


Nossa, bem lembrado Elriowiel! Nem lembrava dessa parte no filme. Pelo menos o PJ deu um jeito de "lembrar" do personagem do livro.


Bom creio que o "saber" do Sr. Magote vem do fato de ele morar proximo à fronteira do Condado se nao me engano, pois faz tempo que li SdA.
Entao sendo assim, os fatos conhecidos por ele vem de viajantes que passam ali por perto e tbm de suas conversas com Tom.

XuXu


Estel, agora que você comentou, me veio algo a mente: Parece que havia uma taverna perto das terras do Magote, o Dragão Verde. De repente o Sr.Magote frequentava a taverna pra saber de novidades e beber um pouco! :cerva:
 
O Sr. Magote é citado sim... Quando Merry e Pippin "se jogam" sem mais nem menos na jornada de Frodo e Sam :disgusti:

Lembra que eles aparecem roubando legumes e caem em cima de Frodo e Sam enquanto eles atravessam a fazendo saindo do Condado?! Então... depois só se ouve os latidos dos cachorros e só se vê uma foice brandida no ar. É o Sr. Magote perseguindo eles.
O Merry até fala que ele está exagerando! 8-O

Caramba! Memória de mumakil a sua hein??

É verdade, lembrei da cena enquanto lia seu post, mas como eu sou teimoso e não aceito perder com facilidade :hihihi:, vou considerar que nós dois estamos certos. Você um pouco mais que eu, por causa da fazenda de cogumelos, mas eu também estou certo porque o hobbit gordo e mau encarado que eu falei com um cachorro bravo conversando com um cavaleiro negro também é bastante referências ao personagem. Mas o meu fica mais como um personagem inspirado no Magote, enquanto o seu é provavelmente o próprio Magote com sua fazenda e cães. :yep:

E Anwel, sim a parte dos elfos é bem interessante também. Escrevi um tópico sobre ela esses dias, se quiser dar uma olha será bem vinda! http://forum.valinor.com.br/showthread.php?p=1934314#post1934314
 
Última edição:
É interessante especular sobre a vida do velho hobbit além das fronteiras de sua fazenda e seus preciosos cogumelos!:lol:
Realmente o Sr. Magote é um personagem interessante e pouco explorado, bom, acredito que ele tenha participado da Batalha em Beirágua, oras ele corajoso afinal! Andar peloa Floresta Velha não era algo fácil, a não ser para Tom Bombadil, hehe xD
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo