• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que você se apaixonou pelo mundo criado por Tolkien?

Nossa....eu simplesmente gosto desse tipo de tópico mais do que de qualquer outro, sem desmerecê-los!!!! E eu entendo o que a autora do tópico quis dizer no primeiro post...

Eu li quase todos os posts em cada uma das quatro páginas do tópico e posso dizer que eu não tenho mais o que falar! Todos já expressaram muito bem o porquê de existir essa paixão pelas obras de Tolkien. O que eu diria poderia tomar 3 páginas de um livro! :lol:.

Mas vou fazer uma síntese (que não deixa de ser uma redundância gigantesca por causa do que já disseram, e bem, por aqui).

Bem, meu estilo de vida combina muito mais com aquele mundo. Nunca me adequei à modernidade, com a diversidade das tecnologias, com o estresse absurdo proporcionado pelo trânsito, pela televisão e pela mídia em geral (muita coisa da net, inclusive, é lixo!), pelos compromissos profissionais que, com certeza, não valem nada em comparação aos valores expressos na obra de Tolkien!

Eu literalmente respiro o ar do Condado, de Valfenda, de Lothlórien e de toda Aman, sem distinção!

Só passei a conhecer as obras do professor por causa da trilogia cinematográfica, à qual sou infinitamente grato! Hoje amo tanto os livros quanto os filmes. Os livros pela abrangência da estória, e por serem completos e inalcançavelmente vastos e detalhistas! Os filmes pela beleza com que foram retratados os pontos principais do livro, tudo condensado de forma que respeitasse o espírito do livro! Hoje chego a dizer que me emociono mais com os filmes, embora, é claro, os livros me façam imaginar e viajar muito mais!

Enfim...Tolkien criou um mundo dos mais verossímeis que já conheci! Dos mais belos e profundos! Dos mais poéticos e dos mais sérios (eu não aceito pessoas que consideram a obra de Tolkien como algo bobo ou juvenil!). Dos mais épicos e dos mais emocionantes! Todos os valores dos quais o ser humano precisa para viver estão muito bem expressos e desenvolvidos em cada estória e em vários personagens tolkienianos.

Eu trocaria o mundo real pela Terra-média neste exato momento se eu pudesse. E, claro, gostaria de ver todos vcs que frequentam Valinor por lá tbm! :mrgreen:...seria uma grande nossë e cada um encontraria alguém ou um grupo para passar o dia passeando pelos cantos etéreos e idílicos de Valfenda...ou sentado no banco em frente ao Bolsão ou ainda passando o fim de tarde, sob por-do-sol, no parapeito de Minas Tirith....:grinlove:

E teríamos permissão para navegar rumo ao Reino Abençoado..e lá todos saberiam quem somos, de onde viemos e seríamos muito bem recebidos! :grinlove:

Enfim...falar sobre as obras de Tolkien é uma das coisas que me dão mais prazer! O mais incrível é que, passados os 7 anos (pois conheci a obra em 2002), a intensidade dessa paixão, na verdade amor (pois é algo realmente mais forte do que uma paixão que tende a esfriar com o tempo), é algo que nunca diminui!! Claro que tem alguns momentos que é bom a gente deixar de lado os filmes e os livros, mas sempre temos o forum e o nosso espírito sempre presente na Terra-média ou em Aman! Sei lá...eu geralmente não consigo pensar direito ao falar sobre esse mundo fantástico...eu fico muito empolgado. Nenhum outro mundo mitológico-fantástico me faz ficar assim! :mrgreen:

Assim como Tolkien, eu tenho aversão pela industrialização, pela máquina que derruba uma árvore em prol de um pseudo-progresso social, econômico, whatever! Se o homem não fosse ganancioso e supérfluo, valorizaria mais a natureza, as coisas simples, que são o mote da obra de Tolkien.


Acho que já falei muito! :lol:

Enfim....se deixarem eu continuo escrevendo até o século XXV!:lol:
 
Última edição:
As obras de Tolkien me fascinam por descreverem um mundo completamente imaginado, completo com geografia, demografia, história e idiomas. Lugares fantásticos, os grandes salões de mória, as gigantescas estátuas de Argonath, as cidades mais belas já criadas em ficção, árvores de grande sabedoria, que andam e falam, suas florestas, a magia, toda uma mitologia baseada na européia desenvolvida a partir disso, criando um mundo paralelo sem igual. Os idiomas são absolutamente cruciais. Tolkien vinha inventando idiomas desde cedo na infância. E ele declarava repetidamente que ele inventou seu mundo com a única finalidade de possuir uma ambientação onde seus "idiomas élficos" pudessem existir. A raça de Hobbits, seu perfil aventureiro, com ares bondosos, o Condado e sua tranquilidade. As grandes guerras e suas estratégias de batalhas. A gama de espécies de criaturas envolvidas nas histórias, os mistérios por trás de tudo como Tom Bombadil, Lobisomens, as paixões envolvidas, as canções e poemas, a sabedoria dos magos e elfos, a crueldade dos Orcs deles como com eles mesmos, o sofrimento de Frodo, e sofrimento de Smegol também, sua luta interna com Gollum, a coragem e determinação de Sam, amizade, lealdade, a quebra de preconceitos na amizade de um elfo com um anão, o amor de um filho pelo pai e pela sua cidade (Faramir), a sandice de Denethor, homens de honra e coragem os Rohirrim , os discursos de guerra do Rei Theóden e Aragorn, Sauron com sua sombra de maldade, a criação de Arda, a Árvore Branca, O Livro Vermelho, Erú.
Quando descobri As Cartas do Pai Natal, fiquei maravilhada com a fantasia envolvida, na expectativa de não se perder o espírito natalino, achei lindo, me lembrei da minha infância e o que consegui passar para meu filho sobre datas comemorativas Natal e Páscoa, da fantasia envolvida.
Não me apaixonei somente pelas obras de Tolkien mas por ele também, pela inteligência, pelo despreendimento, por tudo que viveu, seus relatos, seu modo de ver, de pensar, de viver, sua vontade de criar e inventar coisas que nos fascinam e nos faz acreditar que talvez tudo aquilo existiu realmente algum dia, seja neste ou num outro plano. E é por isso que lemos e relemos as suas obras, por que lá no fundo nós gostaríamos de viver no mundo Tolkien.
 
Última edição:
Nossa....eu simplesmente gosto desse tipo de tópico mais do que de qualquer outro, sem desmerecê-los!!!! E eu entendo o que a autora do tópico quis dizer no primeiro post...

Eu li quase todos os posts em cada uma das quatro páginas do tópico e posso dizer que eu não tenho mais o que falar! Todos já expressaram muito bem o porquê de existir essa paixão pelas obras de Tolkien.

Roy, lá vou eu copiar voce...Pode me cobrar direitos autorais..:lol::lol:

Lí todos os posts e só vi paixão...
É isso. Tolkien é paixão. Paixão nas batalhas, paixão nos amores, nas viagens, paixão nas relações...
Conheço Tolkien há 30 anos e a intensidade desta paixão ainda não arrefeceu um milímetro sequer.
"É muito bom viver com Tolkien "..:D:joy:
 
Olha sendo bem sincero, nao costumava ler, a unica coisa que lia antes era paulo coelho, entao um dia meu antigo chefe recebeu a coleçao completa do Senhor dos Aneis, e no horario do almoço eu ficava lendo
Derrepente eu notei que a historia ela simplesmente linda, com campos, povos, era engraçada com os hobbits, era seria com os homens, era fantastica com os elfos, mas tambem maldosa, e perigosa, e nao conseguia parar de ler a sociedade, logo me vi apaixonado, amando aquele lugar de sonhos e realisações, me apaixonei pelos homens e seus feitos, e claro por Arwen, afinal, ninguem poderia resistir a um amor como o dela, fiquei totalmente na mao do professor Tolkien, e sem notar enchia meus amigos com informações sobre a terra media.:mrgreen:
Mas para resumir, eu me apaixonei por toda a terra essa é a verdade, seus rios, lagos, montanhas, pradarias, desfiladeiros, e as florestas, que belas florestas tem a terra media, me via varias veses do dia em lorien, conversando com os elfos e por ai vai....:abraco:

Valeu
 
Acho que a função do tópico que abri se completa em cada post, pois pode ser pelos motivos mais diversos, uns começaram com os livros, outro com os filmes, pelos amigos, sozinhos, e etc, mas todos se encontram na mesma paixão, e se identificam e fazem parte de um mesmo mundo. Que bom que existe algo no mundo capaz de unir tanta gente, e que as dircórdias daí provenientes sejam apenas por tentar admirar e desvendar mais e mais as belezas da obra! Obrigada, gente!
 
Simplesmente ele conseguiu criar um mundo em que fosse fantasiosos e você ainda imagina se isto existiu realmente e tudo com eras anos e dias marcados é um mundo completamente fascinante.
 
As obras do Porfessor nos permite viajar para uma terra distante, onde há a magia de cada, de cada ser. Onde a honra ainda existe, a Palavra a ser cumprida. As grandes amizades, grandes aventuras. Guerras, romances... A natureza é uma das coisas que mais me impressionam em tudo, gosto de perambular por aquelas bandas!
 
As obras do Porfessor nos permite viajar para uma terra distante, onde há a magia de cada, de cada ser. Onde a honra ainda existe, a Palavra a ser cumprida. As grandes amizades, grandes aventuras. Guerras, romances... A natureza é uma das coisas que mais me impressionam em tudo, gosto de perambular por aquelas bandas!
falou tudo.....uma fuga desse mundo cão d hj em dia para terras longinquas e fantasticas......um mundo apaixonante !
 
Ele criou um mundo de uma forma que ninguem conseguiu, um mundo que todos conseguem imaginar com todos os detalhes possiveis e que nos permite uma viagem incrivel por tudo aquilo que ele cita e que nos envolve e nos permite estar dentro daquele universo. É um mundo perfeito!!
 
Não sou apaixonado, mas gosto desses lances de guerra, elfos, mitologia, fantasia, herois, magos, dragões........Gosto de filmes de guerra, seja qual for a época, tenho um grande interesse pela idade média,etc...E a historia tem conteudo, é muito bem trabalhada, mto bem escrita, mto bem narrada, cheia de detalhes, não é uma historia apelativa para o publico, tem questões de honra, poder, amizade.Tem uma infinidade de personagens diferente e muito bem detalhados,olha o Gollum esse persinagem é genial, apesar de não gostar dele^^.

Enfim Tolkien juntou em uma coisa só tudo o que gosto só falto futebol hsahuashuhusa
 
Em parte pelo mesmo motivo qualquer outra história de fantasia e aventura, o fato de me transportar para outro mundo, e principalmente que na minha mente tudo que não seja real para a maioria é real para mim.
Em especial pela sua complexidade, e até mesmo pelo conhecimento que ela passa.
 
assim, eu sempre gostei desses tipos histórias,
sempre fui amante de criaturas misticas... fadas, elfos...
dai quando vi q havia uma coisa q podia me levar direto as minhas fantasias, eu me agarrei com toda a força!!!
É muito tudo isso, u adoro!! :D:D
 
Desde de sempre gostei de histórias desse tipo. Para mim, é como se fosse um mundo ideal...
Acredito que em toda a literatura desse gênero, nada se equipara a obra de Tolkien...
 
por tolkien escrever tudo dando todos os detalhes raciais-mitológico-geográfico-linguísticos... resumindo, pela perfeição da obra
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo