• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Conto dos Anos - SE e TE

Desde que li O Senhor dos Anéis pela primeira vez, e isso foi a dois anos atrás, carrego comigo uma dúvida, que no início pensei que descobriria sozinho, mas nunca encontrei uma explicação, e nunca me sentia a vontade para pergunta por ser uma pergunta besta, pelo meno eu acho que deve ser uma resposta besta, coisa simples.

Na Apêndice B d'O Senhor dos Anéis - Contos dos Anos, tanto na Segunda Era como na Terceira Era do ano 1 está escrito:

Fundação dos Portos Cinzentos e de Lindon.

Porque há duas fundações dos portos no início de cada era?
 
Última edição:
Até onde eu sei, Lindon e os Portos Cinzentos/Mithlond foram fundados no início da Segunda Era. Seria um erro de tradução/digitação?
 
Portos Cinzentos e Lindon foram fundados na SE, sim, pois Gil-Galad e Elrond saíram de Beleriand e rumaram para o Leste, isso citado por Tolkien no Silmarillion. Aí, fundaram Lindon e Círdan, juntamente com outros elfos, fundou os Portos Cinzentos após a separação das Montanhas Azuis e invasão do mar na região.

Vide:

Enciclopédia Valinor disse:
Os Portos Cinzentos foram fundados pelos Elfos no primeiro ano da Segunda Era, depois de Beleriand ter ficado submersa na Guerra da Ira. As Montanhas Azuis foram separadas a meio, e a água do mar penetrou na região, formando o Golfo de Lûn; o curso do rio Lûn foi alterado, passando a desaguar na nova enseada. Foi nesse local que Mithlond, como os Elfos chamavam aos Portos, foi erguida. O Golfo de Lûn era largo e permitia guardar muitos navios. Havia duas pequenas baías no golfo, Forlond e Harlond, no banco norte e sul do golfo, repetivamente, onde também foram estabelecidos portos. O acesso a Mithlond era feito pela Grande Estrada Leste, que vinha desde Valfenda, atravessando Eriador.
 
Interessante... No meu livro esse "erro" não aparece!

Os primeiros eventos da Terceira Era que merecem destaque na cronologia do Apêndice B são:

  • Isildur planta uma muda da Árvore Branca em Minas Anor
  • Entrega o Reino do Sul para Meneldil
  • Desastre do Campo de Lis; Isildur e seus três filhos mais velhos são mortos

E tudo isso só acontece no Ano 2 da Terceira Era.

Meu livro é a edição box da Martins Fontes com as capas desenhadas pelo Tolkien. Edição de Abril de 2002.
 
É erro, porque realmente os primeiros acontecimentos da Terceira Era dignos de nota foram realmente os que já foram relatados.

São coisas que acontecessem! :)

;D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo