• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Teria Smaug participado da Queda de Gondolin?

Elring

Depending on what you said, I might kick your ass!
Esta questão me veio a cabeça após reler alguns trechos do Silmarillion e de O Hobbit. Smaug era um urulóki com grande poder mental, tal como está dito neste trecho da Enciclopédia Valinor

Smaug possuia o hálito de fogo geralmente associado com Dragões, mas era tão poderoso em outras partes quanto nessa: sua cauda é descrita como tendo o poder de uma clava empunhada por gigantes, e quando Bilbo acidentalmente lhe deu muitas pistas dobre onde o acampamento dos Anões estava, Smaug usou sua poderosa cauda para tentar enterrá-los sob as rochas da montanha.

Smaug tinha uma visão excepcional e também um olfato poderoso, que ele é capaz de usar tanto domindo quanto acordado. Foi até mesmo capaz de descobrir quantas pessoas e pôneis estavam perto de seu covil, e seu apetite (ele devorou 10 dos 14 pôneis antes mesmo dele ter a conversa com Bilbo) era monstruoso. Ele também pode dormir com um olho aberto e manter vigilância sobre seu tesouro, que é como ele consegue conversar com Bilbo quando este volta para pegar mais - embora Smaug tivesse que admitir que não conseguia distinguir a qual espécie pertencia Bilbo apenas pelo seu cheiro, pois o cheiro de Hobbit era desconhecido por ele.

A fraqueza de Smaug - que nos foi dita por Tolkien como sendo comum entre Dragões - é que eles adoram advinhas e não conseguem resistir à necessidade de resolvê-las - embora ele tenha forças suficientes em suas habilidades para dar respostas precisas e para manter para si quaisquer informações ele venha a conseguir. Em comum com os outros Dragões dos trabalhos de Tolkien, Smaug tem o poder de hipnotizar usando seus olhos; toda vez que ele olha para o invisível Bilbo, ele o coloca em "perigo mortal de cair sob seu encanto", e o faz repentinamente querer lhe dizer tudo. Os olhos percorrem todos os cantos a sua procura, entretanto Bilbo está invisível com o auxílio do Um Anel e o impacto de seu poder não consome a sua mente por completo. Smaug, todavia, possui o que é descrito como "uma personalidade esmagadora", assim como um senso de humor seco, quando não cruel, e dessa forma ele não só consegue chegar perto de fazer Bilbo trair seus amigos mas também consegue temporariamente fazê-lo acreditar que os Anões estão tentando lhe passar a perna na divisão do tesouro e que seria impossível para eles retitarem tudo dali, mesmo que lhe dessem um pouco.

Além destes atributos, Smaug era ganacioso e acumulou grande quantidade de riqueza que fora saqueada dos anões, homens e, talvez, dos elfos. Não encontrei em parte alguma as informações sobre as origens do dragão. Por isso não posso afirmar o quão antigo é o Lagarto de Erebor. No entanto, como não houve outros dragões cuspidores de fogo e alados em relatos na Segunda Era, só posso supor que sua origem remonte a Primeira Era.

Como está descrito na Queda de Gondolin, Morgoth enviou, além de orcs e Balrogs, Dragões alados que incendiaram a bela cidade de Turgon. As perguntas:

Teria o velho Smaug participado também da pilhagem dos tesouros de Gondolin? Teria ele surrupiado as espadas Glamdring e Orcrist (sim, no Hobbit está descrito que Gandalf as encontrou nas cavernas com os orcs...mas o que eles fariam com elas? Já que as temiam mais do que qualquer outra coisa?) ou foi outro dragão?
 
Última edição:
É possível.

Como também é possível que ele fosse muito jovem na época e que, quando da queda de Angband, fugiu para o Urzal Seco (que é descrito como local de reprodução de dragões). Mas infelizmente não saberemos disso nunca, a não ser que nos encontremos com o professor na outra vida.
 
Thalion disse tudo. Está claro que havia reprodução de dragões no Urzal Seco ao longo da Terceira Era (e talvez da Segunda). Então, a gente realmente fica no escuro. A única coisa que se pode dizer com certeza é que Smaug descende de Ancalagon.

Abraços,
 
Thalion disse tudo. Está claro que havia reprodução de dragões no Urzal Seco ao longo da Terceira Era (e talvez da Segunda). Então, a gente realmente fica no escuro. A única coisa que se pode dizer com certeza é que Smaug descende de Ancalagon.

Abraços,

Imrahil, não haviam outros dragões alados que possam ter escapado à destruição das Thangorodrim? O que eu quero dizer é: por que Smaug necessariamente descende de Ancalagon?
 
Imrahil, não haviam outros dragões alados que possam ter escapado à destruição das Thangorodrim? O que eu quero dizer é: por que Smaug necessariamente descende de Ancalagon?

Isso é apenas porque Ancalagon é o pai de TODOS os dragões alados! :)
Ancalagon foi o primeiro dessa raça (sub-divisão), sendo assim, todos os dragões alados que vieram depois são seus descendentes!

;D
 
Teria o velho Smaug participado também da pilhagem dos tesouros de Gondolin? Teria ele surrupiado as espadas Glamdring e Orcrist (sim, no Hobbit está descrito que Gandalf as encontrou nas cavernas com os orcs...mas o que eles fariam com elas? Já que as temiam mais do que qualquer outra coisa?) ou foi outro dragão?

Não, eles encontraram as espadas nas pilhagens dos Trolls.
 
Isso é apenas porque Ancalagon é o pai de TODOS os dragões alados! :)
Ancalagon foi o primeiro dessa raça (sub-divisão), sendo assim, todos os dragões alados que vieram depois são seus descendentes!

;D
Tinha pensado nisso, mas é que eu não sabia (ou pelo menos não lembrava) que havia tal afirmação tão explícita. Tudo que eu lembrava é que na Guerra da Ira, Morgoth liberou os dragões alados como uma última tentativa desesperada de reverter o resultado da guerra. E que destes dragões, Ancalagon era o mais poderoso e líder deles.
 
Não, eles encontraram as espadas nas pilhagens dos Trolls.

É verdade! Gandalf, os anões e Bilbo encontraram as espadas ao entrarem na "toca" dos Trolls depois que Gandalf os entreteve até que virassem pedra.

Quanto à participação de Smaug na queda de Gondolin, não tenho opinião formada (ainda). Nunca pensei nisso.... Mas com mais pessoas postando por aqui eu possa definir uma posição. Belo tópico!!!
 
Smaug é um descendente de Ancalagon como bem sabemos...

É possível como não é possível Smaug ter participado... mas na minha opinião acho que não.

O mais provável é que ele tenha nascido no Urzal Seco. Não acredito em uma vida super longa como a de um dragão em comparação com o Barbávore por exemplo.

Pergunta: Qual a média de vida de um dragão? mil, dois, três ou mais anos? Ou seriam seres eternos? Com certeza eternos não seriam...
 
Como assim? Uma pergunta simples e direta ué: Por que tanta certeza dos Dragões não terem vida eterna?

Na sua opinião, qual a diferença entre entre um ser como o dragão em comparação a Ungoliant ou aos Ents quando se leva em comparação a expectativa de vida?

Tive uma dúvida meu caro a respeito da média de vida de um dragão. Entretanto compreendo que um dragão não teria a imortalidade como os elfos ou os valar...somente isso....
 
Isso é apenas porque Ancalagon é o pai de TODOS os dragões alados! :)
Ancalagon foi o primeiro dessa raça (sub-divisão), sendo assim, todos os dragões alados que vieram depois são seus descendentes!

;D

Pegando a deixa do Torugo... Foi só Ancalagon que participou da Guerra da Ira ou tinha mais algum dragão alado com ele. Porque se ele estivesse sozinho é de se esperar que Smaug não estivesse maduro à época, resolvendo a dúvida do nosso amigo criador do tópico :think:

----------------
Now playing: Jon Oliva's Pain - Holes
via FoxyTunes
 
Cara, você entendeu mal. Achei que você teria lido algum techo de algum livro que afirmaria tal certeza (Sempre procuro buscar citações de livros, principalmente os que eu não tenho). Quanto a comparação: Ungoliant só restam suposições, não dá pra afirmar se morreu ou se está em algum buraco desconhecido. Os Ents conheço muito pouco de sua expectativa de vida.

Mas entendi o seu ponto de vista. Você fala baseado na vida de outros seres.
 
Última edição:
Cara, você entendeu mal. Achei que você teria lido algum techo de algum livro que afirmaria tal certeza (Sempre procuro buscar citações de livros, principalmente os que eu não tenho). Quanto a comparação: Ungoliant só restam suposições, não dá pra afirmar se morreu ou se está em algum buraco desconhecido. Os Ents conheço muito pouco de sua expectativa de vida.

Mas entendi o seu ponto de vista. Você fala baseado na vida de outros seres.

Suponho que os dragões não poderiam ser imortais pois não tinham fëar (uma vez que eram criaturas criadas por Morgoth) e não eram ainur (uma vez que se reproduziam).

----------------
Now playing: Iced Earth - Dragon's Child
via FoxyTunes
 
Suponho que os dragões não poderiam ser imortais pois não tinham fëar (uma vez que eram criaturas criadas por Morgoth) e não eram ainur (uma vez que se reproduziam).

----------------
Now playing: Iced Earth - Dragon's Child
via FoxyTunes


É o que eu tinha pensado também...pois me foquei nos elfos e nos valar para levar em questão a imortalidade.

Se levar em consideração a fëar fica tranquilo difinir o que é e/ou o que não é imortal...:D
 
Thalion, na Guerra da Ira participaram vários dragões alados, pois é dito que as águias e Ëarendil chegaram a meio da batalha para "virar" o jogo! Foram as águias de Manwë que conseguiram derrotar o exército de dragões voadores e levar o Exército do Oeste à vitória!

O Silmarillion disse:
Mas lançou contra os inimigos o último e desesperado ataque que preparara, e dos buracos de Angband saíram os dragões alados, que nunca tinham sido vistos antes; e tão súbito e ruinoso foi o seu aparecimento dessa temível esquadra que a hoste dos Valar recuou (...)

Mas Ëarendil chegou, ofuscante de chama branca, e à volta de Vingilot estavam reunidas todas as grandes aves do céu, e Thorondor era o seu capitão;

Fica aí a citação que comprova o que digo! ;)

;D
 
Thalion, na Guerra da Ira participaram vários dragões alados, pois é dito que as águias e Ëarendil chegaram a meio da batalha para "virar" o jogo! Foram as águias de Manwë que conseguiram derrotar o exército de dragões voadores e levar o Exército do Oeste à vitória!

Fica aí a citação que comprova o que digo! ;)

;D

Valeu Torugo... Não estava com o livro à mão e não lembrava dessa passagem. Mas... Peraí... Olha o que está escrito:

Mas lançou contra os inimigos o último e desesperado ataque que preparara, e dos buracos de Angband saíram os dragões alados, que nunca tinham sido vistos antes; e tão súbito e ruinoso foi o seu aparecimento dessa temível esquadra que a hoste dos Valar recuou (...)

Smaug era um dragão alado. E acredito impossível ter sobrevivido àquele ataque. Dessa forma, podemos dizer que Smaug não participou da Guerra da Ira nem da Queda de Gondolin.

Certo?
 
Nessas alturas é bom eu escrever a página onde fui buscar a citação! :dente:

O Silmarillion disse:
Antes do nascer do Sol, Eärendil matou Ancalagon, o Preto, o mais poderoso da hoste dos dragões, e arremessou-o do céu; e ele caiu nas torres de Thangorodrim, que foram destruídas pela ruína do dragão. Então, o Sol nasceu, a hoste dos Valar predominou e quase à noite todos os dragões estavam destruídos; e todas as minas de Morgoth foram atacadas :blabla:

Acho que isto responde à pergunta do Tópico! A não ser que Smaug tenha ressuscitado (:lol:), ele não participou com certeza da Guerra da Ira! ;)

;D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo