• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Faramir malvado?? O que acharam

Você gostou do Faramir malvado?


  • Total de votantes
    71
  • A votação encerrará: .
Eu gostei pq deu pra perceber bem o quanto o Faramir se sentia mal pela maneira como o Denethor tratava ele e ele queria provar para o pai que ele tinha valor.
 
Eu já cansei de explicar que cinema e literatura são duas áreas completamente distintas, porque é que a adaptação feita pelas roteiristas foi muito bem feita, e porque 75% das mudanças que fizeram foram não só válidas como necessárias.

Quanto a isso não há o que discutir. Mas apesar de eu gostar muitíssimo do trabalho que PJ fez, ainda acho que eles poderiam pergar mais lee en alguns pontos. Sem prejuízo ao roteiro.

Faramir é um deles.
 
Não gostei da mudança,preferia ele como no livro, mas não se pode negar que o filme ficou um pouco mais interessante e era essa a intenção Talvez do diretor. Encontrando um Faramir bozinho pelo caminho não seguiria as desgraças contínuas ocorridas na trama :roll:
 
Eu até tinha citado isso em outro tópico.

Sei que livro e filme são mídias diferentes e etc... Acho que algumas mudanças são até pra melhor (embora não goste da elfa-bordadeira-Arwen achei boa algumas adaptações dela, porque senão ela nem seria vista no filme), MAS... o que me deixa enfurecida nas adaptações é quando tiram o espaço de pontos importantes para colocarem coisas toscas, desnecessárias que não existem nos livros!

E essa mudança do Faramir é uma dessas coisas desnecessárias!!!

Me disseram, no outro tpc - onde contestei os conflitos inexistentes, como essa do Faramir ser tentado pelo anel e levar Frodo & Cia até Osgiliath - que isso foi uma forma de humanizar mais os personagens, pois ninguém é perfeito.
Mas trata-se de um livro de fantasia, oras bolas... E a virtude de personagens como Faramir, Aragorn, Legolas, Théoden e Éomer (entre outros), é justamente a sua "perfeição".

Além do que, esse desvio de rota custaria muito a Sam e Frodo, que teriam de atravessar o rio novamente e enfim... refazer quase todo o percurso.
Jamais eles chegariam em Mordor a tempo.

Enfim, essa foi péssima mesmo!!!

Mas apesar disso, eu amo os filmes... :mrgreen:
 
Me disseram, no outro tpc - onde contestei os conflitos inexistentes, como essa do Faramir ser tentado pelo anel e levar Frodo & Cia até Osgiliath - que isso foi uma forma de humanizar mais os personagens, pois ninguém é perfeito.

Mas trata-se de um livro de fantasia, oras bolas... E a virtude de personagens como Faramir, Aragorn, Legolas, Théoden e Éomer (entre outros), é justamente a sua "perfeição".
Sinceramente, já passei da fase de me aborrecer com a "humanização" de personagens da Terra-média. Vc pode até dizer que o livro é de fantasia, mas ao mesmo tempo não pode negar que nenhum outro escritor criou um mundo tão vasto, crível, palpável e real como Tolkien. Mesmo os personagens, se vc parar pra pensar, têm medos, angústias, alegrias, fraquezas diversas, como todo ser humano da vida real.


O modo como Tolkien escreveu é que ressalta os pontos que para ele fazem de alguém uma pessoa mais próxima da perfeição. No entanto, ele nunca esquece de dotar a maioria de seus personagens de uma gama de sentimentos e conflitos extremamente humanos. Claro, no filme isso nos é jogado mais "na cara", pois é tudo comprimido em apenas pouco mais de 11 horas de filme. Sem essa característica peculiar da arte cinematográfica (que tem no quesito dinamismo uma qualidade e um defeito ao mesmo tempo), pode ter certeza que PJ ou qualquer fã da obra não teria feito algumas mudanças no bojo psicológico de alguns personagens ou no que concerne à exclusão de vários trechos que algumas pessoas julgam fundamentais ou importantes (O Expurgo do Condado, Bombadil, Criaturas Tumulares, whatever).



Elriowiel Aranel disse:
Além do que, esse desvio de rota custaria muito a Sam e Frodo, que teriam de atravessar o rio novamente e enfim... refazer quase todo o percurso.
Jamais eles chegariam em Mordor a tempo.


Mas apesar disso, eu amo os filmes... :mrgreen:
A mudança que menos gostei na adaptação foi justamente essa do Faramir levar Frodo e Sam a Osgiliath. Mesmo assim, a versão estendida corrige totalmente a impressão que tinhamos na versão de cinema a respeito do caráter inicialmente duvidoso de Faramir. Na versão estendida temos um flashback dramático e justifica e muito as atitudes desesperadas tomadas por ele, e que, no fim, só reforçam suas qualidades de grande capitão.

Acho que mesmo na versão de cinema era completamente compreensível algumas das mudanças na estória. Até pq, a adaptação é nada mais que uma visão subjetiva da obra. Assim como, se vc ou eu dirigíssemos o filme, iriamos impor inevitavelmente a nossa impressão particular da obra, o que geraria as mesmas controvérsias. Não existe consenso sobre qual versão seria a perfeita caso cada um de nós ousássemos filmar uma adaptação.

A começar pelo fato de que as interpretações nunca são as mesmas, e os pontos que agradam uns desagradam outros. Como eu já disse em outro tópico, as mudanças são inevitáveis, sejam pelas características (e NÃO LIMITAÇÕES) da arte cinematográfica, seja pelo fato de que quem adapta é um fã que releva aquilo que lhe pareça importante ou interessante, seja pelo fato da ênfase em caraterísticas que reforçam o teor dramático e conflituoso nesse tipo de história. Se um diretor fosse seguir à risca o psicológico dos personagens, pode ter certeza que o impacto dramático até poderia ser menor.


Para enfatizar o conflito interno gerado pelo conflito externo e universal da ameaça de Sauron na Terra-média, o filme precisou apoiar-se em determinados clichês (aliás, se existe um gênero na literatura que mais usou de clichês na história, esse gênero foi e é a fantasia). Aliás, os clichês se espalharam como praga depois de Tolkien. Ele foi o maior expoente do gênero, ainda que não tenha sido um escritor perfeito (às vezes certos trechos não justificam a prolixidade, enquanto outros necessitavam de uma maior riqueza de detalhes ou profundidade, como eu bem citei em outro tópico da mudança no aspecto da Batalha do Abismo de Helm).

Qualquer um de nós é suscetível a dar ênfase em tal personagem ou situação em detrimento de outra. E às vezes queremos ressaltar os defeitos nos personagens para tornar tudo mais maleável e menos feérico. O que Tolkien escreveu não é um conto de fadas. Conto de fadas é uma literatura bem menos densa e complexa. Para mim, Tolkien demonstra que uma das características mais presentes em sua obra é o conflito interno, ainda que extremamente fragmentado em comparação aos filmes, não vemos na verdade uma distorção no caráter de Faramir ou quaisquer personagens que muitos julgam que tenham sido distorcidos. Aconteceu apenas do PJ ter equilibrado melhor a balança e mostrado em quais situações determinados personagens encontravam-se. Exaltar a riqueza do medo, do desespero, da incerteza. No livro temos tudo isso, mas de forma bem mais diluída pela extensão.
 
Última edição:
Eu já cansei de explicar que cinema e literatura são duas áreas completamente distintas, porque é que a adaptação feita pelas roteiristas foi muito bem feita, e porque 75% das mudanças que fizeram foram não só válidas como necessárias.

A mudança na personalidade de Faramir não foi excepção. O fato é que no livro ele é uma personagem bem linear e, num contexto cinematográfico, desinteressante. Praticamente não há conflito durante a sua aparição nas Duas Torres - ele e Frodo trocam impressões, contam umas histórias, ele é nobre e perseverante, o Anel não o afeta, pronto, personagem introduzida, adiante para Mordor. Abordar as coisas desta forma na adaptação era a morte do filme - a meias com os Ents e as aparições vagarosas, cortava completamente o andamento.

As opções do PJ e das suas colegas roteiristas permitem não abrandar tanto o ritmo do filme, adicionar intensidade dramática e um climax ao percurso de Frodo (que se outra forma decorreria sem percalços, já que Shelob ficaria para o terceiro filme fosse como fosse), aumentar o conflito em torno de Gollum, e tornar a personagem de Faramir mais digerível para a audiência.

Na verdade eu não fiquei inteiramente satisfeito com Osgiliath no filme e essas coisas, admito. Mas ainda não vi ninguém propondo algo melhor. Talvez agora pensem que passar O Senhor dos Anéis para o cinema é pêra doce, mas não é à toa que durante décadas foi considerado impossível. O PJ fez um excelente trabalho.



Amen.

Eu entendo perfeitamente que cinema e literatura são duas mídias muito diferentes e que adaptação NÃO é transposição literal.

Tanto que, passado o momento mais xiita que foi quando os filmes sairam, eu concordei com muitas coisas que o PJ mudou e considero SdA uma das melhores, senão a melhor, adaptação da literatura para o cinema. Mas de todas as modificações a que realmente me incomoda, que eu acho um erro, que me fez dar um grito de "quê? que merda é essa?", no meio do filme na primeira vez que eu vi, e tomar uma tremenda cotovela da minha irmã que nunca tinha lido SdA, foi justamente quando o Faramir diz "O anel vai para Gondor."

Porque essa mudança não é com a da batalha do abismo ou a sobre a decisão dos ents de não participar da guerra. Vamos combinar que era impossível explicar toda a movimentação de tropas antes, durante e depois da batalha. E a cena do chamado do Barbarvore para a batalha me arrepia sempre que eu vejo o filme.

Essa mudança na postura do Faramir matou o personagem. Quem não leu ficou com a impressão que era fraco e indeciso, uma copia pálida e desnecessária do Boromir. Ainda mais que o ator fica o tempo todo com cara de que vai chorar o que está com cólica intestinal.

Dimimui demais a grandeza dele. Podia mostar ele tentado sem ceder a tentação (mas sem ficar azul com a Galadriel, rsrsrsrsrs). O que eu acho que não podia era: "O anel vai para Gondor."


Tem outras coisas que me desagradam no filme? Tem, claro. Éomer virou coadjuvante (lindo e maravilho, mas coadjuvante), Arwen com o destino ligado ao da Terra Média e o chat telepático da Galadriel e do Elrond são :roll:.

Eu acho que para tudo isso havia outars soluções, mesmo que não seguissem literalmente o livro. Mas foram escolhas que eu consigo ver uma justificativa mesmo que não concorde. Maaaaassss "O anel vai para Gondor."
me irrita.
 
Fernanda, tem um amigo meu que tem uma expressão muito legal para situações como esta.

Quando alguém tem uma idéia muito "pisei na merda", sabe? Aquela idéia que definitivamente NÃO vai funcionar, sabe? Meu amigo diz que é como se a pessoa que tivesse a idéia dissesse assim:

"Ow, ow, sabe o que seria legal?" e aí a frase continua com a idéia "genial" do cidadão como: "Se nós fizéssemos um Faramir sem a força de vontade e o caráter que tem no livro, cedendo a tentação do Anel, uma cópia pálida e desnecessária do irmão Boromir podendo dizer até algo como 'O anel vai para Gondor' ", rs.

Lembrei também de uma comunidade no orkut que tinha a foto de uma pessoa segurando um alvo em cima da cabeça, o nome da comunidade era: "Na hora parecia uma boa idéia", rs.
 
Os livros são os livros e os filmes seram sempre uma má adaptação dos livros, lindos visualmente e interessantes mas apenas mas adaptações! Mas já estou habituado aos filmes serem sempre piores que os livros e um dos casos mais gritantes é o do Eregon por exemplo. Mas a leitura é um bem e o ver o filme é um hobby!
 
Eu concordei com muitas coisas que o PJ mudou e considero SdA uma das melhores, senão a melhor, adaptação da literatura para o cinema. Mas de todas as modificações a que realmente me incomoda, que eu acho um erro, que me fez dar um grito de "quê? que merda é essa?", no meio do filme na primeira vez que eu vi, e tomar uma tremenda cotovela da minha irmã que nunca tinha lido SdA, foi justamente quando o Faramir diz "O anel vai para Gondor."
(...)
Essa mudança na postura do Faramir matou o personagem. Quem não leu ficou com a impressão que era fraco e indeciso, uma copia pálida e desnecessária do Boromir. Ainda mais que o ator fica o tempo todo com cara de que vai chorar o que está com cólica intestinal.

Dimimui demais a grandeza dele. Podia mostar ele tentado sem ceder a tentação (mas sem ficar azul com a Galadriel, rsrsrsrsrs). O que eu acho que não podia era: "O anel vai para Gondor."
(...)
Eu acho que para tudo isso havia outars soluções, mesmo que não seguissem literalmente o livro. Mas foram escolhas que eu consigo ver uma justificativa mesmo que não concorde. Maaaaassss "O anel vai para Gondor."
me irrita.
[/B]

Concordo plenamente com a Fernanda!!!

Tudo bem, respeito a opinião de quem ama os filmes exatamente do jeito que são, mesmo com as modificações.

Mas, eu, Elriowiel, não gostei. Quer dizer, eu AMO os filmes... aliás, se não fosse por eles eu nunca entraria em contato com SdA... Mas tem coisa que me incomodou, tem diferenças que são difíceis de engolir.

Eu já gostava do Faramir no filme... (mais especificamente, só passei a gostar dele depois que vi O Retorno do Rei). Mas depois que li o livro eu não consegui acreditar no que fizeram.

Como vi os filmes antes, tive justamente a impressão que a Fernanda disse em As Duas Torres: que ele era vacilante, indeciso, fraco...
"Uma chance para Faramir de Gondor!" ??? Isso é frase feita do Boromir!
E ele tá há anos luz de ser assim! Ele é completamente diferente do irmão.
Ele diz, claramente no livro, que nem mesmo se achasse o anel no chão no meio da estrada, nem assim o pegaria para si!
Ele tinha muito mais força de caráter e de vontade que Boromir.


E, eu acho, que não precisavam ter 'humanizado' certos personagens, porque há personagens que demonstram a fraqueza humana explícitamente.
Os que são "perfeitos", obviamente não o são, só aparentam... tem suas fraquezas também... mas a beleza está justamente no fato deles conseguirem não ceder às tentações, serem firmes em seus objetivos.
São personagens que servem pra inspirar os leitores (e expectadores) e mostrar que é possível ser firme até o fim! (como naquela conversa que o Sam tem com Frodo sobre o fim das histórias)

Aí quando vem o filme e põe eles fracos, mesmo que em um momento apenas... pelo menos pra mim, essa intenção se perde.

Mas isso é só o meu jeito de ver...

Nesse ponto, acho que o PJ errou feio...
Mas não pretendo quebrar meus DVDs só por isso, rs :beam:

Tem outras coisas que me desagradam no filme? Tem, claro. Éomer virou coadjuvante (lindo e maravilho, mas coadjuvante), Arwen com o destino ligado ao da Terra Média e o chat telepático da Galadriel e do Elrond são :roll:.

Hahahahah... chat telepático foi ótima!!!
 
Última edição:
Fernanda, tem um amigo meu que tem uma expressão muito legal para situações como esta.

Quando alguém tem uma idéia muito "pisei na merda", sabe? Aquela idéia que definitivamente NÃO vai funcionar, sabe? Meu amigo diz que é como se a pessoa que tivesse a idéia dissesse assim:

"Ow, ow, sabe o que seria legal?" e aí a frase continua com a idéia "genial" do cidadão como: "Se nós fizéssemos um Faramir sem a força de vontade e o caráter que tem no livro, cedendo a tentação do Anel, uma cópia pálida e desnecessária do irmão Boromir podendo dizer até algo como 'O anel vai para Gondor' ", rs.

Lembrei também de uma comunidade no orkut que tinha a foto de uma pessoa segurando um alvo em cima da cabeça, o nome da comunidade era: "Na hora parecia uma boa idéia", rs.

Sim, sei como é. Também tive algumas dessas idéias lindas.

Mas como não sou cineasta tem menos gente para me malhar.
hehe

E, eu acho, que não precisavam ter 'humanizado' certos personagens, porque há personagens que demonstram a fraqueza humana explícitamente.
Os que são "perfeitos", obviamente não o são, só aparentam... tem suas fraquezas também... mas a beleza está justamente no fato deles conseguirem não ceder às tentações, serem firmes em seus objetivos.
São personagens que servem pra inspirar os leitores (e expectadores) e mostrar que é possível ser firme até o fim!

O pior que a moda de humanizar personagem parece ser só tirar o lado mais nobre, como se estivessemos proibidos de acreditar que humanos tem algo de bom e nos focássemos apenas no lado pior da humanidade. Um exagero oposto de quem usa óculos cor-de-rosa.
 
Última edição:
Bom o Evil Faramir foi muito ruim de se ver,
nao digo que foi uma do PJ , mas concerteza ele contribuiu para isso
pois tem toda uma equipe por traz dos filmes ...
esta eera uma das coisas que ao meu ver dava para fazer fiel ao livro
o Faramir como ele realmente é. Mas este Evil Faramir foi horrivel de se ver

XuXu
 
Claro que qualquer filme é somente "Baseado" em um livro. Mas com certeza poderiam ter feito mais fiel ao livro, Faramir do mal ficou muito estranho hehe!
 
Hum... então...
Eu costumava me emputecer diante das mudanças de PJ na adaptação pro cinema, mas... parei com isso.
Porque uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa... :lol:
Mas é verdade isso mesmo: nos livros os detalhes são grandes... o decorrer das coisas depende do tempo que dedicamos á leitura e existe toda uma trama psicólogica de cada um que se depara perante Frodo e o Anel: momentos de repulsa, de desejo, enfim... Tudo para que possamos absorver o caráter de cada personagem. É maravilhoso!
E Faramir é um cara nobre e ponderado... Um dos meus personagens preferidos.
Mas no filme, em apenas 3 hrs, PJ tinha que ser mestre em demonstrar ao público, em alguns minutos,que Faramir é nobre sim, porém têm dúvidas, e pode mostrar ao pai que ele pode ser tão ou melhor que seu irmão Boromir.
Não é fácil uma adaptação cinematográfica dessa magnitude.
Portanto, parei de ser chata com estas coisas e levei a adaptação de PJ como a melhor coisa que poderia existir.

Yehonatan Parmandili (só assinando em baixo.. hehehe)

seria melhor que o Faramir do filme fosse o mais fiel possível ao do livro, claro, mas adaptar um livro com o "O Senhor dos Anéis" exige muito sacrifício.
 
Se os filmes fossem feitos totalmente à semelhança dos livros, os filmes ficariam muito grandes e até entediantes (por mais que sejamos fãs deste trabalho, ler uma coisa muito grande é uma coisa, você lê e pára e recomeça novamente, agora o filme, você não consegue se desprender, e fica ruim se tiver de ver e parar, ver e parar, fica cansativo)

Vi os filmes antes de ler os livros mas não me arrependo e nem acho que os filmes não tenham ficado bons por causa da série de diferenças, pelo contrário, achei que deu para enteder bem o foco da história e ficou um trabalho muito bem acabado.Mas sempre é bom ler os livros para se ter conciência dos fatos.

É só não colocarem um anão sem barba em nenhum filme e meu machado ficará descansado.
 
Gente eu não achei Faramir malvado e não fiquei brabo com nada em relação a ele, só achei ele meio cagão , mas enfim, achei legal até ele ser daquele jeito no filme.Bah mas pelo visto sou voto vencido.Eu tento não relacionar filmes com livros.
 
Gente eu não achei Faramir malvado e não fiquei brabo com nada em relação a ele, só achei ele meio cagão , mas enfim, achei legal até ele ser daquele jeito no filme.Bah mas pelo visto sou voto vencido.Eu tento não relacionar filmes com livros.

Concordo, nao o achei malvado tambem so ganancioso mas isso nao chega a ser uma "maldade" alem do mais ele acaba deixando Frodo ir pois há muito nobreza em seu coração. Assim como na parte que demonstra sua lealdade a Gondor e seu pai arriscando sua vida mesmo tendo certeza que seria incapaz de retomar o forte.

Enfim eu gostei do Faramir mas aquela parte dele com o Frodo, Sam e Smeagol deixa a gente com um pé atraz mas vai ver ele so queria mostrar a seu pai que podia ser tão 'capaz' quanto seu irmão entregando o anel a Denethor.

Acho que a intenção do PJ com o Faramir foi mostar que ele so queria ser respeitado pelo pai assim como seu irmão.
 
Ah gente, pra mim ele foi um personagem manipulado levado a um extremo só pra deixar a dualidade de sempre bem expressa... Tolkien, na minha opinião soube trabalhar muito mais com os sentimentos e pensamentos humanos... Mas CLARO, é outra linguagem, outra abordagem e outro meio de comunicação. Nem por isso gostei do Faramir no filme...
***
 
Não há defeito algum nos filmes para mim! Gostei do Faramir assim pois deu mais suspense a trama ele como vedadeiro capitão mostrou valor á ser sacrificar para deixa Frodo e sam iren embora.:obiggraz:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo