• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

SdA na História da Humanidade

Mûrazor

Jogando CS com um
Gostaria de abrir uma discução á respeito do tempo em que se passa o SdA em relação á historia da humanidade.SdA se adequaria á qual momento da nossa história ?
Bom...eu acho que SdA é parecido com a Idade Média,Feudalismo,etc...:think:
E vocês ?
 
Sim também acho que parece mais com a Idade Média pelo fato das batalhas, castelos e etc apesar de ter na Idade Média coisas que não tem nada a ver com Sda.
 
Bem, o legendarium tolkien é ambientado ao nosso ponto de vista na Idade Média (ou Idade das Trevas), porém acredito que as semelhanças só se assemelham ao ponto de vista do desenvolvimento tecnológico, pois do ponto de vista social as obras de Tolkien se diferem da História, como exemplo, o controle da Igreja sob os governantes e o feudalismo. Namárië
 
Gostaria de abrir uma discução á respeito do tempo em que se passa o SdA em relação á historia da humanidade.SdA se adequaria á qual momento da nossa história ?

Bem, o legendarium tolkien é ambientado ao nosso ponto de vista na Idade Média (ou Idade das Trevas)

Na verdade, os acontecimentos relatados em O Senhor dos Aneis, O Hobbit e nas outras obras de Tolkien foram idealizados de forma que se passam em um passado místico do que hoje chamamos de Europa, África e Ásia portanto não creio que ele tenha se baseado na idade média para criar seu mundo, mas como ele se inspirou em outras mitologias para criar a sua, pode ser que tenha algo proveniente da Idade Média sim.

Bom...eu acho que SdA é parecido com a Idade Média,Feudalismo,etc...:think:
E vocês ?

Mas de qualquer forma concordo que SdA se assemelha mais com a 'nossa' Idade Média do que com qualquer outra fase de nossa História.
 
Última edição:
A época que mais se parece com aquela do SdA é a Idade Média. Porém, na Idade Média aconteceram coisas que não acontecem no SdA, como mencionou o arthurreis.
 
Tolkien estimava que a história de Frodo aconteceu em 6000 a.C. Os mapas da terra média (aparentemente) não tem os mesmos traços da Europa. Tolkien diz se não me engano nos prólogos de SDA que esses taços mudaram no decorrer do tempo.
 
Gostaria de abrir uma discução á respeito do tempo em que se passa o SdA em relação á historia da humanidade.SdA se adequaria á qual momento da nossa história ?
Bom...eu acho que SdA é parecido com a Idade Média,Feudalismo,etc...:think:
E vocês ?

Sim também acho que parece mais com a Idade Média pelo fato das batalhas, castelos e etc apesar de ter na Idade Média coisas que não tem nada a ver com Sda.

Bem, o legendarium tolkien é ambientado ao nosso ponto de vista na Idade Média (ou Idade das Trevas), porém acredito que as semelhanças só se assemelham ao ponto de vista do desenvolvimento tecnológico, pois do ponto de vista social as obras de Tolkien se diferem da História, como exemplo, o controle da Igreja sob os governantes e o feudalismo. Namárië

Na verdade, os acontecimentos relatados em O Senhor dos Aneis, O Hobbit e nas outras obras de Tolkien foram idealizados de forma que se passam em um passado místico do que hoje chamamos de Europa, África e Ásia portanto não creio que ele tenha se baseado na idade média para criar seu mundo, mas como ele se inspirou em outras mitologias para criar a sua, pode ser que tenha algo proveniente da Idade Média sim.



Mas de qualquer forma concordo que SdA se assemelha mais com a 'nossa' Idade Média do que com qualquer outra fase de nossa História.

A época que mais se parece com aquela do SdA é a Idade Média. Porém, na Idade Média aconteceram coisas que não acontecem no SdA, como mencionou o arthurreis.


Tópico legal esse! :D

Bom, vocês conhecem o livro da biografia do Tolkien escrito pelo escrito americano Michael White?

É um ótimo livro que vale a penar ter, onde tras um detalhe sobre a vida do Tolkien bem como de algumas influências e em qual ou quais momentos os eventos de Arda possam de assemelhar a nossa sociedade contemporânea :yep:


Olha que interessante que o livro aborda:

O Hobbit surgiu num mundo conturbado. Claro, o mundo é sempre conturbado, mas no decorrer do outono de 1937, menos de vinte anos após a carnificina da Grande Guerra, a civilização viu-se mais um vez pairando à beira do abismo. Naquela primavera, Guernica, na Espanha, fora extinta pelos fascistas, e em setembro os japoneses arrasram Xangai, matando milhares de inocente. Talvez seja este um dos motivosp ara o sucesso do livro de Tolkien: oferecia violência e intriga, bem e mal, mas situado num universo sem bombas e morteiros, bomas incendiárias e nazistas marchando em passo de ganso.
Fonte: TOLKIEN de Michael White. Editora Imago 2002.

Podemos perceber como que a conjuntura do mundo, da sociedade mundial estava vivendo um disparate de violência. Além claro, pode-se notar o quanto Tolkien era apaixonado pelo inglês arcaico, além da cultura nórdica, elementos imprescindíveis na influência de sua literatura, bem como outros elmentos de cunho medievais e contemporâneos.

Consegui explicar um pouquinho? :mrgreen:
 
Última edição:
Uma idade média totalmente mística, a idade média das histórias de Merlin e Rei Arthur. Mas também um pouco de modernidade, baseado no que ocorria na quando livro foi escrito.
A meu ver, não dá para estipular uma época, existem vários traços na obra, de diferentes épocas, é uma mistura.
 
Tolkien teve influências diretas da História Medieval Européia, da Geografia, da Linguística e da Mitologia para criar a Terra-média.
Todo e qualquer escritor baseia-se em fatos existentes para dar vida a sua obra.
E Tolkien o fez de uma forma absurdamente "quase real".
 
Permita-me dizer que tudo isso é “mítico” e não qualquer tipo de nova religião ou visão. Pelo que sei é meramente uma invenção imaginativa, para expressar, do único modo que sei, algumas de minhas (turvas) apreensões do mundo. Tudo o que posso dizer é que, se isso fosse “história”, seria difícil encaixar as terras e eventos (ou “culturas”) em tais evidências que possuímos, arqueológicas ou geológicas, a respeito da parte mais próxima ou mais remota do que é agora chamada Europa; embora seja afirmado expressamente que o Condado, por exemplo, ficava nessa região (I p. 12). Eu poderia ter encaixado as coisas com uma verossimilhança maior se a história não tivesse se tornado tão desenvolvida antes que a questão sequer me ocorresse. Duvido que tivesse havido muito ganho; e espero que a evidentemente longa mas indefinida lacuna* no tempo entre a Queda de Barad-dûr e nossos Dias seja suficiente para “credibilidade literária”, mesmo para leitores a par do que é conhecido ou suposto da “pré-história”.

Suponho que eu tenha construído um tempo imaginário, mas mantive meus pés em minha própria terra mãe para o local. Prefiro isso ao modo contemporâneo de procurar planetas remotos no “espaço”. Por mais curiosos que sejam, são alienígenas e não são amáveis com o amor do parentesco sanguíneo. Terra-média (a propósito e se tal nota for necessária) não é uma invenção minha. É uma modernização ou alteração (N[ew] E[nglish] Dictionary] “uma perversão”) de uma palavra antiga para o mundo habitado dos Homens, o oikoumenē: média por ser vagamente imaginada como localizada entre os Mares circundantes e (na imaginação setentrional) entre o gelo do Norte e o fogo do Sul. Inglês ant. middan-geard, ing. medieval midden-erd, middle-erd. Muitos críticos parecem supor que a Terra-média é outro planeta!

*Imagino que a lacuna seja de cerca de 6000 anos: isto é, estamos agora no fim da Quinta Era, se as Eras forem da mesma duração da S.E. e T.E.. Porém, creio que elas tenham acelerado, e imagino que na verdade estamos no final da Sexta Era, ou na Sétima.

Como dito pelo próprio Tolkien, na Carta 211, seria extremamente árduo criar uma relação de o quão próximos estariamos dos acontecimentos da TM.Seja como for, ele nos dá alguns fragmentos de sua possível localização_O que deixa o debate realmente difícil, seria a existência da criação de um tempo histórico imaginário para a realização de suas obras.Tolkien cria uma fundamentação no Planeta Terra, e ramifica-se com o imaginário através de inúmeras variações.

Tolkien afirma que essa proporção de afinidade com o tempo histórico atual é extremamente sutil.Seria dificil dizer onde começou: na Idade Média, Idade dos Metais, etc...

Abraços,

Até mais.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo