• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cristoval Colon seria Português?

Ha provas bastante fiaveis qe levam a crer qe ele era portugues! Mas os Italianos dizem qe ele era italiano e os espanhois dizem qe era espanhol! Qd há alguem famoso qe nao se sabe onde tera nascido todos os paises o qerem "acolher" :D
 
Eu estudei hiostória na escola mas nunca como Cristoval Colon e mais.. nosso pais vizinho se chama COLÔMBIA (em homenagem a ele) senão seria COLONIA (um tanto estranho?), hehe!
 
Última edição:
Certo, li o texto, escrito por um médico, o que já me deixa com os dois pés atrás. Não sei de onde vem essa mania de médicos, advogados e jornalistas quererem fazer o trabalho de historiador, sabendo que eles não têm suporte teórico-metodológico pra isso. E o que é pior, sempre acham que fazem um trabalho infinitamente superior ao de um historiador...

Enfim, ao texto.
Não sei muita coisa da vida pessoal do Colombo (ninguém sabe, na verdade), e esse não é um período pelo qual eu nutro especial interesse e dedico meus estudos, então nem tenho como refutar as provas que o cidadão apresentou.
Fica difícil dizer mesmo se aquelas transcrições e deduções alfabéticas que ele apresentou estão corretas. Nem que o próprio Colombo conhecesse tanto de etimologia e grego...

O que eu posso fazer é replicar algumas coisas por ele escritas:

Os historiadores e os professores, que têm passado toda a vida a ensinar e a escrever (e a comer almoços e jantares), defendendo a teoria de que Colombo era genovês, continuam a fazê-lo porque continuam a ser TRANSFIXADOS (cérebro lavado) pelos nomes Colombo e Columbus, constituindo um erro terrível para a história universal! A nome Colombo quer dizer “pombo”, e o navegador nunca foi pombinho nenhum!…
Tá, vou ignorar o juízo de caráter e a relação com o pombinho que o autor fez pra não ficar feio...

Ele também não sabe que os historiadores têm sim plena noção de que a grafia do nome do Colombo pode variar sim. Tanto que em espanhol se escreve "Colón". Resvalada tosca essa hein... deve ser a falta de costume por não exercer o ofício correto que corresponde á formação acadêmica dele...

Ninguém tem o direito de transfixar o nome do navegador para outro nome qualquer. O nome verdadeiro do navegador é Cristophõm Colon ou Cristovão Colon, tal qual aparece nos documentos irrefutáveis que são as duas Bulas Papais.
Nenhuma prova é irrefutável.
O que uma base teórica adquirida em uma formação acadêmica não faz, né? :roll:

É uma vergonha horrível os professores do ensino secundário e universitário em Portugal, a Academia de História, o Ministro da Educação, todos os governantes de Portugal assim como o Ministério dos Negócios Estrangeiros e todo o corpo diplomático português espalhado pelo mundo, continuarem a dizer que Colombo era genovês em vez de afirmarem com convicção e patriotismo que o navegador Cristovão Colon era realmente português. E os leitores querem saber porque é que estes “senhores tão sabidos” tomam tal atitude anti-portuguesa? Porque querem ser mais papistas que o Papa!
Como se alguém estivesse diante de uma prova que mudaria os rumos do estudo da história nesse assunto e tornaria o pesquisador famoso e não a acatasse porque é antipatriota... :tsc:

Esse cara é preconceituoso e esquizofrênico...

Teria nascido em Cuba no Alentejo, logo Portugal.

Alentejano? Daí saberíamos porque ele morreu achando que tinha chegado nas Índias... :slow:

Vê o Link, e depois eu explico-te ... se ainda for preciso.

Acho que o link mais específico seria esse: http://www.dightonrock.com/colombo_era_100.htm

Eu estudei hiostória na escola mas nunca como Cristoval Colon e mais.. nosso pais vizinho se chama COLÔMBIA (em homenagem a ele) senão seria COLONIA (um tanto estranho?), hehe!

Dependendo do idioma, da época em que foi escrito e etc., ele recebe algumas grafias diferentes:

Cristóvão, Cristovão, Cristóbal...
Colombo, Colon, Colón, Columbo, Columbus...

Mas dá pra saber de quem se trata, na maioria das vezes.
 
Certo, li o texto, escrito por um médico, o que já me deixa com os dois pés atrás. Não sei de onde vem essa mania de médicos, advogados e jornalistas quererem fazer o trabalho de historiador, sabendo que eles não têm suporte teórico-metodológico pra isso. E o que é pior, sempre acham que fazem um trabalho infinitamente superior ao de um historiador...

Enfim, ao texto.
Não sei muita coisa da vida pessoal do Colombo (ninguém sabe, na verdade), e esse não é um período pelo qual eu nutro especial interesse e dedico meus estudos, então nem tenho como refutar as provas que o cidadão apresentou.
Fica difícil dizer mesmo se aquelas transcrições e deduções alfabéticas que ele apresentou estão corretas. Nem que o próprio Colombo conhecesse tanto de etimologia e grego...

O que eu posso fazer é replicar algumas coisas por ele escritas:

Tá, vou ignorar o juízo de caráter e a relação com o pombinho que o autor fez pra não ficar feio...

Ele também não sabe que os historiadores têm sim plena noção de que a grafia do nome do Colombo pode variar sim. Tanto que em espanhol se escreve "Colón". Resvalada tosca essa hein... deve ser a falta de costume por não exercer o ofício correto que corresponde á formação acadêmica dele...

Nenhuma prova é irrefutável.
O que uma base teórica adquirida em uma formação acadêmica não faz, né? :roll:

Como se alguém estivesse diante de uma prova que mudaria os rumos do estudo da história nesse assunto e tornaria o pesquisador famoso e não a acatasse porque é antipatriota... :tsc:

Esse cara é preconceituoso e esquizofrênico...



Alentejano? Daí saberíamos porque ele morreu achando que tinha chegado nas Índias... :slow:



Acho que o link mais específico seria esse: http://www.dightonrock.com/colombo_era_100.htm



Dependendo do idioma, da época em que foi escrito e etc., ele recebe algumas grafias diferentes:

Cristóvão, Cristovão, Cristóbal...
Colombo, Colon, Colón, Columbo, Columbus...

Mas dá pra saber de quem se trata, na maioria das vezes.


E no entanto ele era Alentejano...
 
Bartolomeu Dias o homem que dobrou o Cabo das Tormentas, morreu ao chegar a Terras de Vera Cruz no expedição de Pedro Alves Cabral... triste fim para um grande Comandante.
 
A nacionalidade do Cristovão Colombo é um fato irrelevante. Se há quem fique feliz acreditando que ele era italiano, português ou marciano, ótimo para ele.

E o autor desse texto, como o Kainof frisou, é pretensioso e neurótico. Só li por alto o artigo e aquele tom messiânico e exagerado - em torno de uma "verdade" que nem sequer tem provas definitivas - afeta muito a credibilidade do texto.

Alentejano? Daí saberíamos porque ele morreu achando que tinha chegado nas Índias... :slow:

:lol:
 
A nacionalidade do Cristovão Colombo é um fato irrelevante. Se há quem fique feliz acreditando que ele era italiano, português ou marciano, ótimo para ele.

E o autor desse texto, como o Kainof frisou, é pretensioso e neurótico. Só li por alto o artigo e aquele tom messiânico e exagerado - em torno de uma "verdade" que nem sequer tem provas definitivas - afeta muito a credibilidade do texto.



:lol:


E TU ainda dizes que és Português...
 
Por vezes, a História da Humanidade, assume como verdade algo que mais tarde (e a muito custo...) se prova que era mentira.
Não sei se é o caso, pois é uma teoria como outras que existem.
Contém alguma lógica, mas é apenas mais uma fonte que deve ser respeitada como as demais.
Seja como for, os historiadores às vezes são como os velhos teimosos, e duvido que alguma vez algum italiano prescinda do "seu" Cristovão Colombo como descobridor das Américas...

Existem coisas que a História já praticamente considera como sendo "exactas", como se a História fosse uma Matemática.
Só que não é. :nope: Todas as portas devem estar sempre entreabertas para novas descobertas, novas teorias, etc.

Além do mais, que interessa que Cristovão seja português ou italiano?
Quem descobriu a América não foi ele. :disgusti:
Foi Leiv Eiriksson. :yep: :lol:
 
Antes de mais nada, concordo com o que disse Kainof. Gostaria de pontuar alguns fatores adicionais.

Por vezes, a História da Humanidade, assume como verdade algo que mais tarde (e a muito custo...) se prova que era mentira.
Não sei se é o caso, pois é uma teoria como outras que existem.
Contém alguma lógica, mas é apenas mais uma fonte que deve ser respeitada como as demais.
Seja como for, os historiadores às vezes são como os velhos teimosos, e duvido que alguma vez algum italiano prescinda do "seu" Cristovão Colombo como descobridor das Américas...

Existem coisas que a História já praticamente considera como sendo "exactas", como se a História fosse uma Matemática.
Só que não é. :nope: Todas as portas devem estar sempre entreabertas para novas descobertas, novas teorias, etc.

Além do mais, que interessa que Cristovão seja português ou italiano?
Quem descobriu a América não foi ele. :disgusti:
Foi Leiv Eiriksson. :yep: :lol:

Não concordo. Essa noção de História que você apresentou data do século XIX, e é ultrapassada desde início do século XX, e diz respeito ao paradigma Positivista. Algumas correntes da historiografia marxista e os historiadores franceses da chamada "Escola dos Annales" tiveram papel fundamental em sua desconstrução.
Na segunda metade do século XX, com o pensamento chamado "pós-modernista", esses historiadores passaram a admitir que todo historiador fala de um "lugar" (seja socioeconômico, seja sociopolítico, cultural... etc), o que subjetiviza o conhecimento histórico em alguma medida.
Todos os dias são produzidas novas teses sobre diversos assuntos...
O problema é que os livros didáticos não são atualizados... e os professores acomodam-se com o uso de um material que é estremamente limitado... passando idéias errôneas...

EDIT:

E TU ainda dizes que és Português...


Nota-se que você não está interessado realmente em saber a verdade. Para você é uma questão de nacionalismo banal. "Ele era importante. Opa, então eu quero que ele seja português." É essa a idéia que você está transmitindo, a meu ver...
 
Última edição:
Todos os dias são produzidas novas teses sobre diversos assuntos...
O problema é que os livros didáticos não são atualizados... e os professores acomodam-se com o uso de um material que é estremamente limitado... passando idéias errôneas...

Tô de acordo com o que escreveu.

Ainda assim, penso que há muitos historiadores que são cépticos, pouco dados a "inovações".
Pelo menos, tive um ou dois professores assim, pouco auto-críticos em relação à História.
 
O que a História indica é que Cristóvão Colombo era português... mas a História indica tantas outras coisas que vêm sendo desmoralizadas...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo