• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Estuprada de 9 anos aborta. Igreja condena e excomunga

Assuntos como religião, futebol e política...sempre serão uma eterna discussão, nunca ninguém tera a verdadeira e única razão.
 
Tem sim. Religião ou você segue ou você não segue. É como um clube, ou você respeita as regras ou é expulso, e foi isso que aconteceu neste caso.
 
O que vocês não parecem entender é que a Igreja Católica tem o direito sim do Jus Sperniandis: sendo as pessoas fiéis pertencentes à igreja, ela tem o dreito de impingir punições dentro da estrutura da igreja, isso incluindo excomunhão, expulsão, penitências. Ela não pode impingir punições externas ao escopo da igreja, como, por exemplo, mandar prender.

Se você é católico por definição você concorda com a definição da igreja de que o aborto é mais sério que o estupro e que nenhuma vida pode ser sacrificada, independente da razão. Você não pode se dizer católico se não concorda com as regras da igreja católico, simples assim.

Por mais ridícula que a posição da igreja possa parecer, está no direito dela para com seus fiéis.

Sem dúvida Deriel, ela dita as regras pertinentes a seus fiéis por possuirem poder para isso, mas, essas atitudes, só os alienados mentais aceitam, afinal, toda e qualuqer igreja só aliena as pessoas, deixando-as cegas, parece que fazem uma lavagem cerebral e PUF!, num passe de mágica as pessoas ficam como Zumbis... Mão é a toa que todos estudam psicologia, para saber os caminhos que alienem as pessoas etc.

Eu conheço pessoas que mudam completamente de comportamente quando começam a frequentar demais a igreja, mas esses, são os fracos de mente, os altamente influênciaveis, sem personalidade e força de vontade.
 
Última edição:
Pera lá... num é bem assim não Deriel!

Eu num questiono eles recriminarem o Aborto se analisar o motivo que o tem pra isso. Segundo a interpretação católica, o aborto é caso de excomunhão e é o mais violento ato contra Deus por se tratar de ASSASSINATO... Será colocar fim em possíveis vidas saudáveis, possíveis filhos de Deus que andariam pela terra.

Eu qustiono, recrimino e repudio ESTE ATO EM PARTICULAR. Se a questão é preservar vida, é zelar pela vida dos filhos de Deus, então sim, a igreja dessa vez fez uma burrada imensurável pois, se gravidez de gêmeos é CIENTIFICAMENTE COMPROVADA que grande parte (pra não dizer a macissa parte) das mulheres ADULTAS E SAUDÁVEIS E QUE DESEJAM A GRAVIDEZ, correm risco grande de vida, o que aconteceria se uma MENINA DE 9 ANOS... UMA CRIANÇA que não tem sequer todos os órgãos em estado próprio para carregar em si outro ser (quem dirá 2) levasse isso adiante?
As probabilidades de morrer as 3 crianças seria abusiva!!!!

Se o caso é preservar vida, que preserve a que está em andamento do que sacrificar ela e as "pseudo gosminhas que não respiram" que se encontravam dentro dela.
É este caso!!!!

No resto, por mais absurdo que eu possa acreditar, sou a favor de levar e que dê pra adoção em caso de estupro (até pq era o que faltava olhar pra cara do lazarento que estuprou estampada num serzinho q vc gerou - poucas tem essa força), mas sou contra aborto....

Mas nesse caso.... excumungar a mãe da criança????? PQP!!!!!!!! Me perdoem os homens, mas a igreja fez isso pq o boçal do papa é homem, pq se tivesse 10% do que chamam de amor de mãe teria noção do que essa mulher deve ter passado e o que ainda está passando! É inaceitável! É ultrajante e revoltante!!!

Quanto ao médico, como ele mesmo já disse em uma entrevista por aí, num é a primeira vez q é excumungado... e ele vai continuar a frequentar a missa pq "nem a igreja pode afastá-lo de Deus" =)

E deixar de excumungar um homem que fez o que fez?
A verdade? Não to nem aí com essa coisa de excumunhão... só achei um absurdo a postura da igreja.... o que me deixa contente é que o cretino do cara vai sentir bem mais do que a menina na cadeia! Ahhhhh vai!
(mas queria que o bispo ficasse lá uns 3 dias de birra!) :disgusti:
 
Última edição:
Sua raclamação é infundada - a Igreja há muito já definiu seu conceito de início de vida, que é na concepção e não no nascimento. Portanto, tanta a vida dos fetos quando da menina são importantes e, segundo a Igreja (e seus fiéis deveriam seguir!), a vida dos três deveria ser mantida com todos os esforços possíveis, deixando a Deus a "decisão" de uma morte, caso se chegasse a tanto.

O estuprador recebe sua punição também, segundo a Igreja: ele está em pecado mortal e vai pro inferno, se não se não converter, arrepender e tudo mais.

e, se não me engano, a excomunhão é automática nesses casos - mesmo que o arcebispo falasse nada mesmo assim elas estariam excomungadas.
 
Que seja infundada... e que seja essa concepção... mas pra mim, se deixasse continuar a igreja seria condizente com um pseudo assassinato... Enfim... num aceito e pronto!
 
Sua raclamação é infundada - a Igreja há muito já definiu seu conceito de início de vida, que é na concepção e não no nascimento. Portanto, tanta a vida dos fetos quando da menina são importantes e, segundo a Igreja (e seus fiéis deveriam seguir!), a vida dos três deveria ser mantida com todos os esforços possíveis, deixando a Deus a "decisão" de uma morte, caso se chegasse a tanto.

O estuprador recebe sua punição também, segundo a Igreja: ele está em pecado mortal e vai pro inferno, se não se não converter, arrepender e tudo mais.

e, se não me engano, a excomunhão é automática nesses casos - mesmo que o arcebispo falasse nada mesmo assim elas estariam excomungadas.

O arcebispo de Recife e Olinda, d. José Cardoso Sobrinho, afirmou que o homem suspeito de estuprar e engravidar sua enteada de 9 anos, em Alagoinha (PE), não pode ser excomungado. O arcebispo anunciou, na última quarta-feira, a excomunhão de todos os responsáveis pelo aborto dos gêmeos que a menina esperava.

Ok, cadê o critério disso? Entendo que a igreja tem o poder de julgar seus fiéis, mas considerar o crime de estupro tão infimo já é ridículo.
 
São critérios da igreja: a mãe e o médico "mataram" dois fetos indefesos. O cara não matou ninguém, apesar da violência provocada e tem chance de - sempre segundo a igreja - tentar desfazer o mau casado, de alguma forma.

Sempre se acordo com a igreja, não com minha opiniões pessoais, que fique bem claro.
 
Então.
Acredito que a revolta se baseie no tratamento que a Igreja deu ao único culpado dessa situação toda contra o tratamento aos outros que buscaram uma solução.

O que a Igreja fez foi condenar a "solução", não a busca de uma solução.

A Igreja deveria adequar-se a uma nova realidade, pois assim os atritos e os desgastes deixariam de existir , o que tbm eliminaria o atraso mental da Igreja e não imporia nenhuma barreira às atitudes de competência científica e secular de uma forma geral. Faria até bem para a Igreja inclusive, atraindo mais pessoas.

Você tem razão. A Igreja não tem que ser certa, tem que ser moderna. Ela não deve buscar a Verdade, e sim os princípios que atraiam o maior número de fiéis. Também não deve questionar nada que vá contra o que ela acredita, principalmente no que se refira a atividades científicas (como os experimentos com embriões), já que os cientistas estão sempre certos por definição.

A questão talvez seja a da hipocrisia mesmo, tendo em vista que a Igreja não mete a boca publicamente de forma tão veemente quando o assunto possa tratar da questão da miséria na África, das pandemias nos países esquecidos, do morticínio provocado pelo Exército dos EUA, ou do apoio destes a Israel no massacre a palestinos. Afinal, são tipos de assassinato, NÃO?

A Igreja só aparece "com força total" quando lhe convém (por não ter de desafiar interesses maiores) , como em casos familiares envolvendo o drama de uma mulher desconhecida qualquer, ou de uma garotinha inocente...

Quem está dando importância excessiva para esse caso é a mídia, não a Igreja. Que eu saiba só a CNBB publicou uma nota até agora (provavelmente por causa da cobertura que a mídia está dando sobre o caso). E a excomunhão foi automática, não um ato de alguém da Igreja.

Isso que você falou de se omitir sobre questões graves não é hipocrisia, é incoerência. E não tem nada a ver com o caso em questão, assim como as explicações que você deu sobre o aborto 2 mil anos atrás.

Você tem uma filhinha de 9 anos? Imagina agora a sua situação se a Igreja falasse essas baboseiras de que não se deveria abortar...vc seria o primeiro a socar a cara do padre, bispo ou mesmo do Papa, caso este comentasse com certa estultícia defendendo a "preservação da vida".

Não, porque eu não sou retardado.

Teoria irrefutável sobre o início da vida podemos dizer que há, mas o da vida humana, não (alguns creem, como os protestantes, budistas e os céticos em geral, que a vida cerebral é o que vale, enquanto que outras correntes tbm religiosas (católica principalmente) creem que o vital a ser considerado é a vida semi-fetal ou fetal.

O fato é que a opinião da Igreja também é válida.

Com relação aos assassinatos de uma forma geral, as Escrituras dizem que cada um pagará pelos seus atos; então, por que da intromissão ridícula da Igreja, ao invés de deixar que a pessoa decida sobre suas atitudes, já que não é a Igreja quem será castigada ou receberá o galardão glorificado pela repreensão;

Uma hora você diz que a Igreja deve pregar, e agora que deve se calar. :stars:

Interessa que o ponto crucial não é quando começa a vida, e sim quando uma vida se torna apresentável em características que definam sua espécie e sua sobrevivência viável; no caso, o de uma pessoa a caminho da vida plena e sem anomalias (anencefalia, por exemplo).

(...)

Esse papo das pessoas dizerem que "só Deus pode tirar a vida"...discordo se formos parar pra pensar na vida como um todo .Só Deus tem o direito de tirar a vida de uma pessoa, aí sim eu concordo....,portanto, um feto não é uma pessoa, apenas um organismo em desenvolvimento.

Essa é a sua opinião arbitrária, não um fato incontestável.

Veja bem, ninguém aqui censura a Igreja Católica no seu direito de opinar,

Você censurou. Mais de uma vez. Nesse mesmo post.

A Igreja na história foi causadora de um sofrimento inimaginável, não se engane.

Só que eu, claramente, não estava falando da história da Igreja.

Assim como eu não estou defendendo a posição da Igreja, e sim atacando a falta de lógica dos posts de vocês e o ódio irracional que vocês exibem contra a Igreja.

Ora, isso que vc disse sobre o causador dos problemas ser o estuprador: é uma resolução fácil quando não quer se dar ao trabalho de entender a anomalia de uma sociedade submissa ao senso-comum. Joguemos a culpa na parte (estuprador), e não num todo (eu, vc, a Igreja, o Estado, as convenções, etc)....eis um dos maiores erros que uma sociedade vivendo na lassidão do conforto da tecnologia pode cometer: limpar as mãos e analisar de longe os culpados, sendo que somos culpados da mesma forma ao tomarmos conhecimento da maldade e, mesmo assim, nada podermos fazer de acordo com o que realmente poderíamos.

Você não está falando coisa com coisa. Sério. Tipo, "nada podermos fazer de acordo com o que realmente poderíamos"? :doido:

Mas vc pode dizer que sem o aborto o dano não seria bem maior?

O que eu estou tentando mostrar é que, do ponto de vista da Igreja, abortar seria a pior opção, pois é contra a lei divina.

O assassinato em si (de algo que por definição não era uma vida humana, pois era destituído de características definidas e formadas desta espécie)

Não. Essa definição é só a sua opinião.

é menos grave do que o sofrimento e o risco que a menina corria.

Isso também é só a sua visão (que não vale mais do que a da Igreja).

Pois a menina era um ser humano, uma VIDA formada por definição! Aquilo que estava dentro dela, não era nem por definição uma vida humana, pois carecia de características observáveis e, ainda mais importante, de uma certeza de desenvolvimento pleno e saudável...mas sim um organismo em desenvolvimento, como qualquer outro. Eu poderia fazer analogia com qualquer animal que é fecundado...enquanto não assume características CLARAMENTE DEFINIDAS de SUA ESPÉCIE, é nada mais que um organismo como qualquer outro...o da menina era um deles, sem distinção...

Eu já expliquei que esses critérios não tem fundamento lógico e são aleatórios.

acho que temos todo o direito de nos revoltarmos e criticarmos, COM JUSTIÇA, a Igreja pelo seu histórico vergonhoso....e atualmente, ela me parece ainda mais mediocre ao se esconder entre seus templos e omitir-se de questões de suma importância, as quais já citei mais acima!

Você é engraçado. Primeiro manda a Igreja calar a boca, depois quer que ela fale mais.

A Igreja, quando não faz merd*, interfere naquilo que não lhe é de direito interferir.

A Igreja não interferiu em nada, ela deu uma opinião.

Prestem atenção e interpretem a situação direito.
 
Só achei que foi no mínimo de péssimo senso a Igreja dar a entender que as pessoas que tentaram consertar a cagada de um monstro sejam muito piores que este.
Não dando perdão a quem agiu em legitima defesa e dando chance de perdão para quem cometeu o crime conscientemente (e 2 vezes pela confissão dele) com alta chance de continuar cometendo o mesmo.
 
Ela cogitou interferir judicialmente, mas não houve tempo hábil de impedir o aborto.

E eu acho que ela teria o direito, já que não estaria fazendo isso com a intenção de obrigar alguém a obedecê-la, mas de salvar vidas.

É essa intenção que as pessoas ignoram quando criticam quem é contra o aborto.
 
Tem sim. Religião ou você segue ou você não segue. É como um clube, ou você respeita as regras ou é expulso, e foi isso que aconteceu neste caso.

Você está pensando do lado "curto e grosso" da coisa, "sistemáticamente" falando, criou-se as regras, você faz parte do contexto, então deve obedecer as regras ou caia fora (ponto).
Mas acho que deveria haver bom senso e ponderação por parte da Igreja Católica em certos momentos, existem casos e casos, será que deve tudo ser seguido ao pé da letra? Não seria uma maneira de afastar os fiéis? Se fosse comigo, eu, mãe da menina e não importa se é de 9 ou de 15 anos, estuprada e grávida, correndo risco de ter uma gravidez que poderia a levar a morte por loucura de um maníaco? Concerteza eu não esitaria e faria o aborto, e se me excomungassem, tudo bem, meu amor por minha filha prevalece, pensamos com o coração quando estamos em uma situação assim, talvez quem está de fora seja mais fácil, ver de forma diferente. Ou é assim mesmo? Regras devem ser cumpridas e não quebradas, não importa o que aconteça?
 
A igreja não busca manter fiéis como uma loja busca manter clientes. A igreja possui uma linha muito clara: a vida é sagrada (ponto final). Segundo ela, não se deveria tirar nenhuma vida, em hipótese nenhuma, ainda mais em prol do "hispotético" caso da menina ter problemas e sua vida ameaçada.

Basicamente é isso. A igreja não é uma loja com clientes, onde eles sempre tem razão =] A igreja é mais como um clube, onde ou você segue as regras ou é punido e, em casos considerados por eles mais sérios, é expulso (excomungado).

Não há casos e caso, não há relativismo. A igreja possui a verdade absoluta (não é privilégio dela, todas as demais religiões acham o mesmo).
 
O que vocês não parecem entender é que a Igreja Católica tem o direito sim do Jus Sperniandis: sendo as pessoas fiéis pertencentes à igreja, ela tem o dreito de impingir punições dentro da estrutura da igreja, isso incluindo excomunhão, expulsão, penitências. Ela não pode impingir punições externas ao escopo da igreja, como, por exemplo, mandar prender.

Se você é católico por definição você concorda com a definição da igreja de que o aborto é mais sério que o estupro e que nenhuma vida pode ser sacrificada, independente da razão. Você não pode se dizer católico se não concorda com as regras da igreja católico, simples assim.

Por mais ridícula que a posição da igreja possa parecer, está no direito dela para com seus fiéis.

Desculpe discordar em certo ponto na sua opinião, que é totalmente fudamentalizada e baseada em fatos. A Minha creio ser apenas de divagações, portanto peço que me corrija caso esteja completamente infundada, mas creio que há pessoas que possam seguir o catoliscismo sem concordar em 100% com as opiniões da Igreja, mesmo que seja excomungado pelos "representantes de Deus na Terra" como assim afirmam, alguém que tenha uma opinião diferente em certos aspectos e mesmo assim considere que Jesus é o Salvador, que a Católica é a unica Igreja fundada por Deus, que acredita nos Dez mandamentos, e que acredite nos principios essenciais do Catoliscismo (mesmo que abra mão de digamos, fechar os olhos, para quando houver determinadas ações que devem ser feitas em prol de um Bem maior, mesmo que haja a morte envolvida, mesmo que isso vá contra um dos Dez Mandamentos) creio eu que pode se considerar catolico, mesmo que seja fora da "Igreja Organizada". Uma opinião.
 
Você pode ser cristão sem ser católico, mas não pode ser católico sem aceitar as opiniões da igreja.

Claro que não é tudo tão a ferro-e-fogo quanto eu estou colocando, apenas nos assuntos principais tais como o respeito à vida. Em assuntos mais mundamos a igreja incentiva e admite a discussão (como no caso da Teoria da Evolução).
 
Tá... pera lá... eu li e reli todos os posts do Deriel.... e ele está COBERTO DE RAZÃO.... uma vez que ele está EXPONDO A VISÃO DA IGREJA apenas... não caiam matando pois em um dos posts ele deixou claro não se tratar da opinião dele. =)

Agora, estava lendo o último post do Balbo....
E eu acho que ela teria o direito, já que não estaria fazendo isso com a intenção de obrigar alguém a obedecê-la, mas de salvar vidas.

É essa intenção que as pessoas ignoram quando criticam quem é contra o aborto.
VC REALMENTE ACHA QUE A IGREJA TERIA ESSE DIREITO????? Eu sou contra o aborto! E não acho em hipótese alguma que a igreja tenha esse direito. A lei é clara quando diz que o aborto proveniente de estupro é perfeitamente legal!
Engraçado, que quando acontece de uma mulher, uma adolescente, uma senhora qualquer, como tantas outras, ser estuprada e engravidar, pq não, isso não é raro nessa merda de país NINGUÉM fala nada! Igreja nenhuma se intromete pra excumungar quando a coitada aborta por não conseguir carregar dentro de si fruto de uma brutalidade dessas.

Agora.... preservação da VIDA??? DEFINAM VIDA! Respirar e andar em situações precárias sem ter como sobreviver dignamente? Que vida é essa???

Eu sou contra o aborto sim, preservação da vida o máximo que puder, mas tenho um mínimo de consciência humana quando digo com toda a certeza que conheço de que não é preservar vida deixar que uma mulher que foi estuprada e que não quer a criança, a tenha!
Acho que bispos, padres e o maluco do papa nunca deve ter vindo em uma creche do Brasil pra ver o número infinito de crianças sem condição de sustento e de futuro por lá esquecidas. Não sei do mundo, mas sei que aqui no Brasil deixar que nasçam as crianças por nascer é mais assassinato do que abortar!

Sábado fui entregar leite numa creche como faço há 10 anos... e tem um menino lá, o Bruno... um japinha lindo de olhos azuis. A mãe foi estuprada e como boa católica não abortou, deu pra adoção quando nasceu por não conseguir conviver com uma criança que não foi fruto de amor e sim de uma desgraça... a merda da justiça brasileira concedeu o direito do menino ser adotado há 2 meses apenas e quantos anos ele tem?? 8 anos...
Não é por mal.... preservaram a vida sim e Deus queira que de alguma forma esse menino consiga passar por isso e ser alguém... pq senão, que vida foi preservada? Nesse caso ele tá lá... sofrendo, vivendo de ajuda sem perspectiva nenhuma... Deixaram ele viver pra sofrer e sofrer... (que Deus ajude q isso mude!)

Muitas coisas deviam ser revisadas.... existem coisas piores que o Aborto.... e essa desumanidade que corre mais rápido que a vergonha na cara e a compaixão humana é uma.
Não.... a Igreja só se meteu nesse caso porque isso virou história nacional... e só virou história nacional pq a pessoa em questão é uma mera criancinha de 9 anos... e se meteu pra falar asneira!!!!

Tá... me critiquem... to cega de ódio!
 
Eu até acho quea igreja tem o direito a entra na justiça assim como todos nós cidadãos também temos.

Aliás, é um grande alívio pra mim que hoje em dia a igreja (e todo o resto) precise entrar na justiça por causa disso e não possa simplesmente declarar que a menina estava sob sua custódia e a mãe e o médico encarcerado à espera de julgamento eclesiástico.
 
Olá ! Boa tarde ! Bem eu também vi o caso dessa pobre menina e fiquei com vontade de matar o padrasto dela !!!! Quanto a igreja é como eu sempre falo a bíblia que foi escrita por homens é melhor não confiar nela pois o deus que é descrito nela parece um ditador e não um pai !!! E pra mim aquele arcebispo tem cara de pedófilo !!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo