• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Do destino dos elfos

Não há como saber qual o ciclo que Eru definiu pra arda, então não se pode saber nada......
como o historiando disse, depois de Feanor restaurar a luz das arvores, Uma nova era começara, cheia de paz, pois o mal tera sido banido! E isso e um motivo para que os Valar recuperassem a alegria de viver, ou a juventude!!! o que daria aos elfos um novo ciclo.
Porem não concordo com a ideia de que os elfos perderiam a memoria de vidas passadas... Feanor tem que refazer a luz..... Então nao pode perder a memoria né? :think:


também não concordo com a "amnésia-élfica". acho que eles manteriam suas lembranças de Arda.
acho que estou ficando repetitivo ao dizer que eles permaneceriam na TM, mas gosto mais dessa hipótese.
imagino que os Poderes deixem Ëa, e todos voltem a se juntar aos Ainur (exceto Melkor e seus amigos).
mas gosto de pensar que os Elfos permaneceriam em Arda.
depois da reconstrução (imaginando que ela seria a união de esforços de Aulë, os anões, alguns elfos e, talvez Tulkas, que muito ajudou na construção) os quendi voltariam à TM, e viveria todos em paz, já que entre eles não haveria guerra (considerando que eles ainda teriam suas memórias, lembrariam das consequências da batalha entre os Noldor e os Teleri).

mas gosto de pensar que a cultura élfica não teria um fim, assim como a TM.
prefiro pensar que Eru manteria seus primogênitos, e também o lar que criou para eles.
 
Algo que fica complicado de alcançar é aonde começam e terminam os dons de Eru. Eru chamava os elfos de "filhos" e é difícil imaginar um pai deixando os filhos percerem junto de uma criação. Se Arda for declarada com um final eu penso que Eru deixará para os elfos decidirem se querem sair ou ficar.
 
Eu li na Tolkien Gateway que os Filhos de Ilúvatar, depois da Dagor Dagorath, irão viver na paz da Arda refeita, combinando a esta a rica história da Arda desfigurada. Talvez as fontes da wiki não sejam confiáveis, mas acho que faz sentido perfeitamente
 
Eu li na Tolkien Gateway que os Filhos de Ilúvatar, depois da Dagor Dagorath, irão viver na paz da Arda refeita, combinando a esta a rica história da Arda desfigurada. Talvez as fontes da wiki não sejam confiáveis, mas acho que faz sentido perfeitamente


fotes da wiki são duvidosas mesmo.. mas essa informação faz mesmo sentido..

mas imagino que os únicos que morariam na arda refeita seriam os elfos mesmo.
já que os homens (e os hobbit, meio que uma derivação deles) procuram sempre por algo fora dos limites do Mundo, e ficam pouco nos palácios de Mandos, acredito que eles deixariam Ëa.
e os anões, provavelmente, depois da reconstrução, iriam viver na mansão de Eru com seu criador, Aulë e seu pai adotivo, o próprio Eru.
os orcs, e todas as crituras malignas pereceriam com os senhores das trevas.

os primogênitos, provavelmente, viveriam a nova primavera de Arda sozinhos (salvo exceções, creio eu, como Arwen, e Luthien)
 
Eu acho que é possível sim que Eru tenha atrelado a vida dos elfos somente à existencia de Arda, é por isso que ele chama de dádiva o fato dos homens morrerem e irem pra um lugar desconhecido. no fim das contas os homens são os únicos a não terem sua vida atrelado a nada.
 
Eu acho que é possível sim que Eru tenha atrelado a vida dos elfos somente à existencia de Arda, é por isso que ele chama de dádiva o fato dos homens morrerem e irem pra um lugar desconhecido. no fim das contas os homens são os únicos a não terem sua vida atrelado a nada.

Eru atrelou mesmo a vida dos Elfos a Arda.
Enquanto existir a Arda os elfos estão vivos. Assim que ela acabar eles não mais existirão.

Isso está no próprio Silma.
 
Então o que aconteceria aos elfos?!


Os anões acreditam que irão reconstruir Arda, mas tamb´me acreditam que terão um lugar juntos aos Filhos, benção concedida por Ilúvatar. Então eles não reformariam Arda para que eles mesmos morassem lá. Essa crença poderia ter sido passada à eles por Aulë, já que ele, como um Valar, sabia do destino dos Filhos mais novos. Ou talvez Aulë desejasse isso, por amor aos anões que criou. Mas Eru adotou os anões, e os concederia um lugar em suas mansões. Então, por que motivo Arda seria reconstruída?

Uma hipótese: todos os Filhos ficariam em Arda, essa seria a mansão...o lugar onde todos habitariam, elfos, homens e anões (hobbits talvez?).

Ëa, o mundo que é, foi construído através da Música dos Ainur para que os Filhos de Ilúvatar o habitassem, então acredito que os elfos, que estão presos ao mundo, iriam continuar vivendo em Arda depois do fim, e pela graça de Eru continuariam no mundo que tanto amam.

Como dito acima, não só os elfos continuariam em Arda e sim todos os Filhos, incluindo os adotados.
 
Eru atrelou mesmo a vida dos Elfos a Arda.
Enquanto existir a Arda os elfos estão vivos. Assim que ela acabar eles não mais existirão.

Isso está no próprio Silma.

é por isso que não imagino Arda sendo destruída.
Eru, como pai, não deixaria que seus filhos simplesmente deixassem de existir.
imagino que Eru ordenaria a recosntrução de Arda, para que os Elfos morassem lá, assim ele não perderia seus primeiros filhos.
mas os homens, porém, não estão presos à nada, e não faria sentido que voltassem à Arda depois de terem passado sua vida a procurar por algo fora desses limites.
 
Galera, o pessoal não comentou um fato: que Valinor e Eresseä não fazem mais parte de Arda. Por isso, acho eu, que só os homens participarão da reconstrução de Arda entre os filhos, e os elfos, até hoje, continuam no mesmo lugar: Aman.
 
os homens não participariam da reconstrução.. os anões acreditam que sim.. e mesmo que os elfos estajam em Aman, Arda seria reconstruída para que eles voltassem a viver lá, provavelmente.
se continuarmos nessa hipótese, seria até bastante logico que os elfos ajudassem, trazidos pelo unico caminho que continuou reto após a desfiguração do mundo.

já os homens iriam para onde vão depois que morrem e passam pelo palacio de Mandos.. provavelmente para junto de Eru
 
Galera, o pessoal não comentou um fato: que Valinor e Eresseä não fazem mais parte de Arda. Por isso, acho eu, que só os homens participarão da reconstrução de Arda entre os filhos, e os elfos, até hoje, continuam no mesmo lugar: Aman.

Talvez, com a derrota definitiva de Morgoth e tudo o mais após a Dagor Dagorath, Aman poderia voltar a Arda como era antes. Com o fim de tudo o que era mal (digamos assim) no mundo, tudo possa voltar como antigamente.
 
Talvez, com a derrota definitiva de Morgoth e tudo o mais após a Dagor Dagorath, Aman poderia voltar a Arda como era antes. Com o fim de tudo o que era mal (digamos assim) no mundo, tudo possa voltar como antigamente.

É uma boa hipótese, talvez Aman volte a Arda como era antes e os elfos poderiam voltar a viver espalhados por arda. Ou simplesmente estariam junto de Eru quanto chegasse o momento da segunda música ser tocada!
Há tantas hipoteses do que pode acontecer q eu até perco a conta :lol:
 
Como o Menegroth postou, a vida dos elfos findará junto com a destruição de Arda na Última Batalha.

O que será bom para os eldar, com perdão da palavra. Pois, a única maneira de libertar os elfos dos vínculos de Arda é destruí-la. O corpo físico dos elfos é feito da mesma matéria do mundo, logo, todos os Primogênitos e os Ainur foram contaminados pelo poder de Melkor.
Sendo assim, somente a derrota de Morgoth definitiva e o fim de Arda Maculada permitiriam a Eru libertar os elfos e renovar os poderes dos Ainur mais uma vez.
 
Talvez, com a derrota definitiva de Morgoth e tudo o mais após a Dagor Dagorath, Aman poderia voltar a Arda como era antes. Com o fim de tudo o que era mal (digamos assim) no mundo, tudo possa voltar como antigamente.


Essa é uma boa teoria, Thorongil
Talvez Aman volte a Arda, e ela seja reconstruída como foi vista pelos Valar antes de descerem à terra, no visão que Eru os deu, e ali os elfos permaneceriam.
os Valar voltariam à presença de Iluvatar, e Ëa seria a morada eterna dos primogênitos.
 
Eu tenho uma suposição meio maluca sobre isso, sempre vejo o fim de Arda não como uma destruição, mas sim como uma "lavagem", a retirada das coisas ruins permanecendo apenas as coisas boas, a reconstrução seria então a mudança dos valores, o respeito, o amor, não haveria uma destruição física e sim moral, logo os elfos não teriam um fim, e sim mudariam certos conceitos.
 
Eu tenho uma suposição meio maluca sobre isso, sempre vejo o fim de Arda não como uma destruição, mas sim como uma "lavagem", a retirada das coisas ruins permanecendo apenas as coisas boas, a reconstrução seria então a mudança dos valores, o respeito, o amor, não haveria uma destruição física e sim moral, logo os elfos não teriam um fim, e sim mudariam certos conceitos.

Uma suposição bem cristã... :think:

Só deixando claro que não a estou contestando.
 
Eu tenho uma suposição meio maluca sobre isso, sempre vejo o fim de Arda não como uma destruição, mas sim como uma "lavagem", a retirada das coisas ruins permanecendo apenas as coisas boas, a reconstrução seria então a mudança dos valores, o respeito, o amor, não haveria uma destruição física e sim moral, logo os elfos não teriam um fim, e sim mudariam certos conceitos.

eu discordo, Vedania.
está profetizada a Ultima Batalha, uma batalha que devastaria Arda, e colocaria fim à TM.
seria uma boa teoria, não fosse pela profecia da Batalha, que julgo não ser uma metáfora, mas uma Batalha real
 
Uma suposição bem cristã... :think:

Só deixando claro que não a estou contestando.
Totalmente inocente e sem a intenção.

eu discordo, Vedania.
está profetizada a Ultima Batalha, uma batalha que devastaria Arda, e colocaria fim à TM.
seria uma boa teoria, não fosse pela profecia da Batalha, que julgo não ser uma metáfora, mas uma Batalha real
Eu sei, por isso disse que era meio maluca, mas a meu ver existem vários tipos de batalhas e nem todas são corpo a corpo.
 
Eu sei, por isso disse que era meio maluca, mas a meu ver existem vários tipos de batalhas e nem todas são corpo a corpo.

claro, mas acredito que essa seria mesmo uma batalha corpo a corpo.
não acho que a ultima batalha seja uma batalha de valores morais e renovação "espiritual".
acho que será uma batalha de espadas e poderes

E aí vejo mais um motivo para a Reconstrução de Arda.
Eru, como criador, não deixaria que Arda fosse destruída, porque assim seus primogênitos seriam destruídos também, se pensarmos que, sendo feitos da mesma matéria que a Terra, se essa fosse destruida, eles seriam também.
então Eru reconstruiria Arda, e lá morariam os Elfos, até o fim dos tempos.

Mas aqui cabe outra questão também.

Será que, com a destruição de Ëa, os espíritos dos Elfos estariam desligados da mesma, ou se perderiam?!
 
Elfos de Tolkien disse:
No fim do mundo, todos os Elfos terão de se tornar invisíveis aos olhos mortais, exceto aqueles que desejarem se manifestar. Tolkien chamou os Elfos da Terra-média que escolheram esse processo de "Persistentes". As vidas dos Elfos apenas duram enquanto o mundo existir. É dito na Segunda Profecia de Mandos que ao final dos tempos os Elfos se juntarão aos outros Filhos de Ilúvatar na canção da Segunda Música dos Ainur. Todavia, é questionável se a Profecia é canônica, e a publicação de O Silmarillion afirma que apenas os Homens deverão participar da Segunda Música, e que o destino final dos Elfos é desconhecido. Porém, eles não acreditam que Eru irá abandoná-los.
Este texto já diz tudo, e acredito fielmente na ultima frase. Não acredito que Eru irá abandoná-los, pois para que os criaria se no final das contas de nada valeria suas vidas?!

Pode ser que os anões reconstruam Arda para servir de morada aos elfos. Não sei o porquê, mas me parece mais dificil que se juntassem á Eru, sendo que são ligados á Arda.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo