• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sobre o território da Terra-média

Rafael Hunter

Usuário
Uma grande curiosidade q eu sempre tive, eh d saber o q existe a leste do Mar de Rhûn e de Mordor :think: ....e tb d saber se alguem tem algum mapa q mostre essa região....gostaria tb d saber se alguem tem algum mapa mostrando em detalhes Harad e Khand...pq eu gosto mto d mapas e talz...se alguem puder informar,ou tiver pra mostrar eu agradeço :roll:
 
Re: Sobre o territorio da TM

Não há nenhum mapa oficial, como os que vem nos livros, mas o Atlas da terra Média é relativamente bastante confiável. A maior parte dos outros mapas foi criada por exemplo para o MERP (RPG do SdA antigo), é completamente inventado e até ridículo em alguns pontos.

Quanto ao que há para lá, não é descrito muito bem, mas se não me engano em uma das HoMEs tem alguma coisa (não sei bem, não li as HoMEs). No extremo leste, tem os Portais do Sol (ou algo que o valha), é tudo o que me lembro.
 
Re: Sobre o territorio da TM

é acho que o atlas da terra media deve ser o mais confiavel
 
Bem, não tiveste ninguém que te desse respostas conclusivas e também não vou ser eu a dar-tas, por uma simples razão: Não existem mapas de leste canónicos! Infelizmente...

Eu também adoro mapas e criei este tópico com uma pergunta semelhante, em que perguntava se achavam que os mapas que eu postei eram bonitos e se poderiam ser usados para fanfics. Se quiseres ver mapas que não foram "aprovados" por ninguém responsável do legendarium, tens aí nesse link alguns bem interessantes, mas feitos por pessoas que criaram RPGs e tal, portanto, não são fiéis à obra!

Espero que ao menos fiques saciado na sede por mapas! :P

;D
 
cinceramente eu não sei se existe!
O Senhor dos Anéis foi feito a tempos atras , possa ser que ele teja feito um mapa , mas n sei se ele existe até hoje!
 
Só por mapas mesmo. E a ideia é que Tolkien não especifica justamente porque a história principal se passa ao oeste, mas imagina-se que deveria ser mais extenso para depois do mar de Rhûn, ainda mais tomando a Terra-Média como a Europa.

Eu tenho um mapa em que aparece alguns detalhes de Umbar e Khand, na região de Haradwaith. Eu tinha outros que mostrava bem mais ao sul, incluindo o litoral, mas aparentemente os perdi:

attachment.php


Edit: encontrei o tal mapa na interwebs:

BellakarUmbar.jpg

Provavelmente tem relação com alguma fan-fic ou jogo ou afim.
 

Anexos

  • 6 Umbar e Khand.jpg
    6 Umbar e Khand.jpg
    303,4 KB · Visualizações: 1.777
Última edição:
Bom de fato devo confessar que vez ou outra fico me perguntado sobre mapas de Harad e Khand, mas tbm me pergunto e o Norte?
Acredito que há um mapa nas galerias de imagem da própria Valinor... mas não tenho certeza pois não achei o que tinha encontrado algum tempo atrás, ainda assim não era detalhado não tinha quase nada.. só umas poucos vilas ou cidades... nada mais (bom também não há de ter muito mais que desertos hehehe)
^^
quanto ao seu tópico (TorUgo) não consegui as imagens, dizia que não existia mais...

E muito obrigado Tuor pelas imagens ^^
 
Última edição:
No norte só havia gelo, como um Pólo Norte. Há até alguns mapas aqui na Valinor que mostram como era a Terra-Média na Primeira Era, por exemplo.

À respeito de mapas, encontrei um que indicaria como seria a Terra-Média inteira:

2008.jpg
 
Sério? :think:
Não sabia! Mas nãok há problema, hoje à tarde volto aqui e anexo as imagens que tenho guardadas no pc! :)
Nem são muito diferentes desses aí que o Tuor postou!

Só quero ressaltar que não são canónicos, mas sim mapas para RPG's e outros jogos! ;)

;D
 
A leste do Mar de Rhûn ficam as Orocarni, no limite oriental da Terra-média. Também fica o tal do mar de Helcar e a baía de Helcar, para onde Oromë se direcionava quando topou com os elfos. É muito provável que isso tenha mudado por causa da destruição de Beleriand e do arredondamento do mundo.
 
Só vou postar essa imagem porque é a mais completa que tenho.
As outras são pesadas e demora muito a anexar! :blah:

Imagem

;D
 
Última edição:
No norte só havia gelo, como um Pólo Norte. Há até alguns mapas aqui na Valinor que mostram como era a Terra-Média na Primeira Era, por exemplo.

À respeito de mapas, encontrei um que indicaria como seria a Terra-Média inteira:

2008.jpg

Esse mapa é muito interessante Tuor. :D

Só uma observação: Essa mapa é oficial das obras do Tolkien? Agora fiquei na dúvida :think:

Entretanto, é importante ressaltar que houve grandes alterações geomorfológicas, geológicas na Terra média quando das guerras em Utumno. Mesmo assim, essas alterações não são bem claras se realmente a Terra média ganhou extensões territoriais ou perdeu. De qualquer forma, as bases geológicas onde existiam os terrenos de Cuiníeven e Hildórien ainda existiam, pois não há menção onde diz que tudo que está ao leste de Rhûn foi destruído, mas somente alterado.

Presume-se que existiam, mas tendo outros formatos tanto a leste, quanto a nordeste e sudeste de Rhûn. Até mesmo Gandalf não conhecia a fundo tais domínios terrestres porque ao leste ele nunca ia devido os riscos iminentes e das maldades de certos povos que ali habitavam.
Tendo em vista este mapa e os relatos contidos no Silmarillion bem como por fragmentos indiretos nos Contos Incabados é perceptível o tamanho "colossal" da Terra média onde proporções continentais continuam tanto para o Sul de Haradwaith bem como para o leste e nordeste do mesmo até os domínios do além ermo.
 
Só uma observação: Essa mapa é oficial das obras do Tolkien? Agora fiquei na dúvida :think:

Olha, eu não sei, mas acho que não. De todos os mapas que vi que Tolkien fez, o leste se limitava a Mordor, ao sul, e ao mar de Rhûn, ao norte. De qualquer forma, o mapa é interessante, já que a Terra-Média devia ter uma proporção semelhante.

Há um mapa também que é uma simulação de como seria a Terra-Média futuramente, antes de se tornar a Europa que conhecemos:

attachment.php
 

Anexos

  • 21 Middle-Earth Evolution.jpg
    21 Middle-Earth Evolution.jpg
    164 KB · Visualizações: 1.227
Quero voltar a dizer que os mapas apresentados até agora não são canónicos!

Nenhum destes mapas foi desenhado por Tolkien, mas sim por fãs e jogadores de RPG!

;D
 
Quando tiver um bom tempo disponível e paciência anexo mais alguns interessantes que tenho! ;)

Aliás, falando sobre o assunto, tenho um mapa da Terra Média muito detalhado com 8mb e 8700x8200 pixeis! :P

;D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo