• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os Erros de Sauron

Acho que o maior erro de sauron eh uma junção de tudo aquilo que ja foi falado aqui!
Primeiro por ele subestimar seus inimigos pensando que a ultima coisa que fariam era destruir o Um! A meu ver para ele todas as criaturas teriam os mesmo pensamento gananciosos que ele possuia.. ele acreditava que qualquer outra pessoa iria querer o anel para si!

Eu não chamaria isso de erro. Foi a atitude mais sábia à altura do conhecimento de Sauron. Por ser ele um ser corroído pela cobiça, imaginava que todos os outros seres lhe seriam semelhantes neste aspecto. Não poderia compreender outros comportamentos, e imaginaria que todos os atos de seus inimigos visavam saciar esta cobiça. Agora vem a pergunta. Ele estava errado? Isildur tomou o Anel para si, permitindo que o Senhor do Escuro permanecesse na Terra-média como uma grande força corruptora. Frodo tomou o Anel para si, e isso teria sido a ruína de todos os Povos Livres na Terra-média, não fosse por uma ligeira cagada proveniente do erro real do Senhor do Escuro: não matar Gollum.

O simples fato de Gandalf e Galadriel terem recusado tomar o Anel para si próprios é prova suficiente de que Sauron não estava errado em confiar nos poderes corruptores do seu objeto de poder. Porque, se eles tivessem aceito o artefato, seria a vitória do Senhor do Escuro. Não de Sauron, mas sim de quem quer que tomasse o Anel e fosse poderoso suficiente para dobrá-lo à sua vontade. O fato de Sauron contar com os poderes corruptores do Anel consistia na espinha dorsal do seu plano de retorno. Nãoera esmagar o poder de Gondor, Gondor com certeza cairia quando Sauron tomasse a jóia novamente. Só era perigoso demais enfrentar o reino do Sul sem ter o Anel, por isso o ataque a Minas Tirith (que também foi um erro, mas nem de longe fatal: as forças do Oeste teriam perecido junto ao Morannon).
 
  • Curtir
Reactions: ALF
Exato. Ele confiava no poder do anel em corromper, mas temia que houvesse alguem que pudesse controlá-lo, por isso a sua ânsia em recuparar a jóia. Sauron cometeu o mesmo erro que Manwe em relação à Melkor, ambos desconheciam a natureza de seu inimigo, e desse modo perverem de modo errado o que poderia acontecer.
 
Mas temos que lembrar que Mordor não estava desprotegida! Não existiam caminhos pra dentro de lá!
A anel do o conseguiu devido a ajuda de Golum, e mais uma seria de "coincidencias" que permitiram essa passagem.
Sauron não errou em nada, quem esperaria que a anel passasse por Laracna? Gandalf se sentiu derrotado qdo soube que o portador iria passar por cirith ungol. E que passou perto de minas morgul. E perto da torre de vigilancia?
Isso sem contar a sorte de serem confundidos com orcs na estrada.... E de que quando estavam chegando nas planicies estas serem esvaziadas? ( claro, foi um plano de gandalf, concordo, mas a hora? isso foi sorte! se demorasse um pouco mais, ou tivesse sido antes, o portados nao conseguiria, nem com a ajuda de sam.)
Sauron fez tudo certo, mas como tinha que perder, tolkien, ou Eru fez tudo para que conseguissem.
 
Desculpem...estou no trabalho e não li os posts anteriores, somente o primeiro...alguns erros importantes de Sauron o ajudaram a "afundar", o primeiro erro de Sauron foi ele se deixar ser corrompido por Melkor, escolheu o lado negro da coisa. Sim, ele levou a vantagem de se tornar o novo Senhor Negro após a Guerra da Ira e da expulsão do Senhor do Escuro para fora das esferas do mundo. Sauron foi um dos mais poderosos (talvez o mais poderoso) dos Maiar, e um dos favoritos de Aulë. Com ele Sauron aprendeu muito da feitura das coisas, conhecimento que muitas Eras depois utilizaria para a construção de Barad-dûr e a forja do Um Anel.
Uma outra derrocada, quando ele vestiu a forma conhecida como Lobo-Sauron, a forma de um lobisomem poderoso, e saiu para confrontar seus inimigos. Primeiro, ele atacou Lúthien, mas debaixo do encanto dela tropeçou, e Huan pulou sobre ele. Embora trocasse forma e lutasse não pôde escapar; tendo afinal se rendido e dado o comando da Torre a Lúthien. Huan o libertou e Sauron fugiu para o leste, derrotado e humilhado_Outro erro, Sauron deixou que os Elfos darem conta da sua presença e tiraram seus anéis, escondendo todos os outros, na montanha de Orodruin ele forjou o Um Anel secretamente. Este deveria ser o primeiro golpe na conquista e do oeste - um dispositivo pelo qual ele poderia conhecer e controlar os pensamentos dos portadores dos outros Anéis. Este outro erro, ou melhor consequência, Sauron sobreviveu a queda de Númenor, mas nunca mais pode assumir uma forma agradável aos olhos, tendo assumido deste dia em diante a forma de um olho flamejante sem pálpebra que inspirava horror a todos que o vissem, se esconder não era possível mais.
 
com certeza o pior erro do sauron foi deixar a montanha da perdição sem vigias.
além que eu acho que a escadaria de Cirith Ungol tbm deveria ser mais vigiada, não apenas com os vigias de minas morgul, deveria ter seu proprio forte na entrada da escadaria.

mas o fato é, sauron tava mto convencido, achava q ninguem iria ousar entrar em mordor! por isso ele baixou a guarda
 
com certeza o pior erro do sauron foi deixar a montanha da perdição sem vigias.
além que eu acho que a escadaria de Cirith Ungol tbm deveria ser mais vigiada, não apenas com os vigias de minas morgul, deveria ter seu proprio forte na entrada da escadaria.

mas o fato é, sauron tava mto convencido, achava q ninguem iria ousar entrar em mordor! por isso ele baixou a guarda

Não é por nada nao, porem, Laracna não e qualquer coisa não! Ela era a vigia mais indicada. Ninguem NUNCA havia passado por ela, seja elfo, orc, anao ou numenoriano!
E alem disso havia a torre logo apos o tunel dela! Ou seja, a passagem estava bem guarnecida sim! Só a sorte e que providenciou a passagem do anel por la.
 
Acho que o maior erro de Sauron foi acreditar mutio no poder do Um, e potencializar toda sua energia para ele!! Subestimar às pessoas!! E não ter colocado nem um vigiazinho na fenda!!!
Para alguém tão poderoso, até q ele era burrinho!!! :lol:
 
Caro(a) Babth. Discordo plenamente das suas considerações. Chamar Sauron de burro é não só errado como também infundado, em vista de todas as circunstâncias.

Primeiro, ele acreditava que seus inimigos jamais tentariam destruir seu Anel (isso pode ter sido um erro, mas não é infundado nem fruto de burrice ou negligência). E, mesmo que tentasse, contava com o poder tentado do artefato. Quantas vezes vou ter de lembrar que, não fosse pela escorregada de Gollum, Frodo tentaria clamar o Anel para si, não destruí-lo, o que levaria os oito Nazgûl remanescentes em seu encalço. Quem vence: Frodinho invisível ou oito espectros do Anel com suas respectivas bestas aladas? Acho que sei em qual deles depositar meu dinheiro.

Segundo, as Fendas da Perdição se encontravam no coração do Reino de Sauron. Pelo Sul não era possível entrar em Mordor. Pelo Leste, bem... haviam dezenas de tribos orientais e sulistas entre Mordor e o "marco oriental da Terra-média", chamemos isso de, por exemplo, as planícies de Dagorlad. No Norte e no Oeste, era apenas possível entrar por dois pontos: o Morannon (impossível para 2 hobbits invadirem a Terra da Sombra por ali, ponto pacífico), e através de Cirith Ungol. Mas a Fenda da Aranha era bem guardada: além da própria Laracna, havia a guarnição da torre de Cirith Ungol, com reforços vindos de Minas Morgul. A passagem por ali só foi bem-sucedida devido a dois fatores: a presença de Gollum para guiar os hobbits através da Escada Tortuosa, e a briga dos orcs pela posse dos pertences de Frodo. Em outras palavras, pura cagada.

Mas a presença de Gollum nos remete ao verdadeiro erro do Senhor do Escuro (que não foi deixar desguarnecidas as Fendas da Perdição): deixar a criatura viver. Sauron precisava que Gollum lhe mostrasse o caminho até o Condado (o que aconteceria). Mas então, aconteceu o imprevisível: Aragorn capturou Gollum e o levou para o Reino da Floresta de Thranduil. Então Gollum escapou de novo quando Sauron tentou recapturá-lo com orcs de Dol Guldur. Mas o Senhor do Escuro ainda assim conseguiu alcançar o Portador do Anel, mas qualquer traço dele desapareceu em Valfenda (visto que Saruman não mais cooperava com Sauron). Então Sauron teve de voltar sua atenção para as guerras, sabia que Saruman havia sido derrubado, e era imperativo que ele impedisse o retorno do Rei para Gondor: eis o porque do ataque a Minas Tirith. Mas Sauron acreditava, ao ouvir sobre a derrota de Saruman, que seu Anel se mostrava novamente. Não contava que o Anel caminhava calmamente em direção a Mordor, tendo como guia Gollum, que só procurava uma maneira de readquirir seu Precioso. Só se deu conta do óvio quando já era tarde demais: suas forças estavam ocupadas na batalha do Morannon, e agora o Senhor do Escuro sentia seu Anel por perto, mas ainda não conseguia exatamente apontar sua localização, até Frodo o clamar para si nas Fendas da Perdição. E então veio o imprevisível, a cagadinha de Gollum, que destruiu o Anel e todas as esperanças do Senhor do Escuro de se reerguer.
 
Adoro quando isso acontece!!! :grinlove:
Caro amigo (esqueci o nome agora),adorei sua crítica e tal!!
Foi muito bem fundamentada!! :hanhan:
 
Não acho que o maior erro de Sauron tenha sido não matar gollum. Acho que o maior erro foi não ficar vigiando o sujeito. Se o olho de Sauron tivesse ficado mais atento aos passos de gollum, teria uma pista maior de onde estava e para onde ia o anel
 
Não acho que o maior erro de Sauron tenha sido não matar gollum. Acho que o maior erro foi não ficar vigiando o sujeito. Se o olho de Sauron tivesse ficado mais atento aos passos de gollum, teria uma pista maior de onde estava e para onde ia o anel


Além disso, existe o problema de Sauron ter deixado sem vigilância nenhuma os portões da Montanha da Perdição :yep:
 
Caro(a) Babth. Discordo plenamente das suas considerações. Chamar Sauron de burro é não só errado como também infundado, em vista de todas as circunstâncias.

Primeiro, ele acreditava que seus inimigos jamais tentariam destruir seu Anel (isso pode ter sido um erro, mas não é infundado nem fruto de burrice ou negligência). E, mesmo que tentasse, contava com o poder tentado do artefato. Quantas vezes vou ter de lembrar que, não fosse pela escorregada de Gollum, Frodo tentaria clamar o Anel para si, não destruí-lo, o que levaria os oito Nazgûl remanescentes em seu encalço. Quem vence: Frodinho invisível ou oito espectros do Anel com suas respectivas bestas aladas? Acho que sei em qual deles depositar meu dinheiro.

Segundo, as Fendas da Perdição se encontravam no coração do Reino de Sauron. Pelo Sul não era possível entrar em Mordor. Pelo Leste, bem... haviam dezenas de tribos orientais e sulistas entre Mordor e o "marco oriental da Terra-média", chamemos isso de, por exemplo, as planícies de Dagorlad. No Norte e no Oeste, era apenas possível entrar por dois pontos: o Morannon (impossível para 2 hobbits invadirem a Terra da Sombra por ali, ponto pacífico), e através de Cirith Ungol. Mas a Fenda da Aranha era bem guardada: além da própria Laracna, havia a guarnição da torre de Cirith Ungol, com reforços vindos de Minas Morgul. A passagem por ali só foi bem-sucedida devido a dois fatores: a presença de Gollum para guiar os hobbits através da Escada Tortuosa, e a briga dos orcs pela posse dos pertences de Frodo. Em outras palavras, pura cagada.

Mas a presença de Gollum nos remete ao verdadeiro erro do Senhor do Escuro (que não foi deixar desguarnecidas as Fendas da Perdição): deixar a criatura viver. Sauron precisava que Gollum lhe mostrasse o caminho até o Condado (o que aconteceria). Mas então, aconteceu o imprevisível: Aragorn capturou Gollum e o levou para o Reino da Floresta de Thranduil. Então Gollum escapou de novo quando Sauron tentou recapturá-lo com orcs de Dol Guldur. Mas o Senhor do Escuro ainda assim conseguiu alcançar o Portador do Anel, mas qualquer traço dele desapareceu em Valfenda (visto que Saruman não mais cooperava com Sauron). Então Sauron teve de voltar sua atenção para as guerras, sabia que Saruman havia sido derrubado, e era imperativo que ele impedisse o retorno do Rei para Gondor: eis o porque do ataque a Minas Tirith. Mas Sauron acreditava, ao ouvir sobre a derrota de Saruman, que seu Anel se mostrava novamente. Não contava que o Anel caminhava calmamente em direção a Mordor, tendo como guia Gollum, que só procurava uma maneira de readquirir seu Precioso. Só se deu conta do óvio quando já era tarde demais: suas forças estavam ocupadas na batalha do Morannon, e agora o Senhor do Escuro sentia seu Anel por perto, mas ainda não conseguia exatamente apontar sua localização, até Frodo o clamar para si nas Fendas da Perdição. E então veio o imprevisível, a cagadinha de Gollum, que destruiu o Anel e todas as esperanças do Senhor do Escuro de se reerguer.


Basicamente então foi tudo cagada de Sauron....
Que dizer Sauron armava muito bem seus planos, todos eles eram muito bem elaborados ele conseguia, de certa, forma prever os passos de seus inimigos maiores, contudo ele não contava com a interferencia dos menores, no final das contas o grande problema de Sauron era ser incrivelmente arrogante colocando fé cega em seus planos e se esquecendo de observar ao seu redor. Até porque ele não poderia, exatamente, ser chamado de grande líder, de cara muito esperto e poderoso com certeza, mas ele não tinha o mesmo tino de liderança que tinha Melkor. Melkor foi derrotado por causa de uns poucos e pequenos deslizes, Sauron cometia erros crassos ao não observar seus inimigos mais de perto, pensando que seus planos não sofreriam interferencias... Mas ele se esquecia que [Disney mode on] ''um grão de arroz pode mudar a balança'' [Disney mode off] XD....Aí caramba se eu começar a analisar as diferenças entre Melkor e Sauron eu vou passar o dia todo aqui. Mas o que eu quero dizer, basicamente, é que Sauron era pra ter aberto mais seu olho [sem trocadilhos XD]....
 
Desculpem minha demora a responder, mas ainda não posso ler todos os comentários ditos em minha ausência.

Entretanto só queria salientar mais um argumento ao fato discutido no início deste tópico, sobre a incapacidade (ou não) dos poderes dos Valar serem perdidos ao longo do seu uso.

Quero acrescentar uma fala de Húrin quando cativo em Angband, onde ele fala à Morgoth Bauglir assim:

Mas Húrin respondeu:<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><o:p></o:p>
— Esqueces com quem estás a falar? As coisas que dizes já as disseste há muito tempo aos nossos pais, mas nós escapamos da tua sombra. E agora sabemos a teu respeito, pois olhamos para os rostos que viram a Luz e ouvimos as vozes que falaram com Manwë. Antes de Arda existias, mas outros também existiam e não foste tu que a fizeste. Nem és o mais poderoso de todos, pois consumiste a tua força em ti mesmo e desperdiçaste-a no teu próprio vazio. Agora não és mais do que um escravo fugido dos Valar, cujas correntes ainda te esperam.

É mais um argumento de que os Valar perdem seus poderes de fazer qualquer coisa ao usá-los.

Meu primeiro argumento foi a fala de Yavanna em O Silmarillion:

Yavanna falou aos Valar, dizendo: - A Luz das Árvores se extinguiu e sobrevive agora somente nas Silmarils de Fëanor. Como ele foi previdente! Mesmo para os mais poderosos súditos de Ilúvatar, existem obras que podem realizar uma e apenas uma vez. Dei existência à Luz das Árvores, e dentro de Eä nunca mais poderei repetir esse feito. Porém, se eu tivesse um pouco que fosse dessa luz, poderia devolver a vida às Árvores, antes que suas raízes apodrecessem.

Abraços a todos!<o:p></o:p>
 
Não entendi o objetivo de salientar estes fatos, Eagle. A dispersão do poder de Sauron não foi, ao meu ver, um fator decisivo na sua derrota. Alguns podem dizer que a dispersão gerou o Anel, e a destruição deste causou sua derrota, mas vejam bem os outros fatores: o Anel permitiu que Sauron sobrevivesse à Queda de Númenor, e posteriormente à Guerra da Última Aliança. Se não fosse pelo Anel, Elendil, Isildur e Anárion teriam chego em uma Terra-média agora livre dos desígnios de Sauron, ou no mínimo libertado a terra de Sauron em uma guerra devastadora. O Anel, além de ser o ponto mais importante de seus planos de retorno, também permitia ao Senhor do Escuro tapear o enfraquecimento que decorreria da destruição de um hröa habitado por ele.

Essa inclusive foi uma razão para Sauron ter se submetido a Huan: temia que seu corpo fosse destruído e ele perdesse grande parte de seus poderes. O Anel foi a maneira encontrada por Sauron para sobreviver a encontros fatais como foi aquele, sem ter de se submeter a um inimigo, exceto quando isso for muito mais vantajoso, como provou ser seu trabalho com Ar-Pharazôn em Númenor. E isso nem se categoriza como uma submissão, visto que Sauron apenas fingiu respeito ao rei de Númenor, e em pouco tempo virou a mesa, submetendo o Rei a seus desígnios, o que levou à destruição de seu povo e à perda de suas terras.

EDIT:
Não acho que o maior erro de Sauron tenha sido não matar gollum. Acho que o maior erro foi não ficar vigiando o sujeito. Se o olho de Sauron tivesse ficado mais atento aos passos de gollum, teria uma pista maior de onde estava e para onde ia o anel

Aí é que está. Sauron o estava observando, sim. Ele acompanhava cada movimento de Gollum, na esperança que este o levasse inadvertidamente ao Condado tão procurado por Sauron. Mas Aragorn o capturou, e levou até o reino de Thranduil. E Sauron sabia disto, tanto que foi ordenado um ataque aos guardiães de Gollum, visando libertar a criatura dos elfos da floresta. Mas Gollum escapou, indo para o oeste: para Moria. Mas a criatura se perdeu ali, não conseguindo passar para o Oeste. Mas foi mais ou menos nesta época que os Nazgûl descobriram o Condado através de Gríma e do sulista vesgo. Então, para Sauron, os usos para Gollum haviam acabado: Moria era reino do Balrog, Sauron provavelmente teria pouca influência ali, que a criatura apodrecesse nas minas, porque agora Sauron já tinha o rastro de seu precioso Anel.

Além do mais, observar Gollum não necessariamente o levaria ao Anel, especialmente após este ter se perdido em Moria: Sauron sequer imaginaria que seus inimigos tomariam uma rota tão perigosa quanto a mina dos anões.
 
Última edição:
Pois é Danilo, Sauron perdeu o interesse em Gollum, porque achou o Condado. Então, para matar Gollum, ele iria precisar encontrar a criatura. O que acaba dando na mesma. Matar Gollum, e ficar de olho nele, teria que encontra-lo novamente.

Mas se Gollum ficou com o anel tanto tempo, não seria uma surpresa que gollum fosse atrás dele. E que ficasse obcecado em encontrar o anel. Aí, gollum teria utilidade novamente para Sauron. Mas, o senhor do escuro descartou qualquer outra utilidade para Gollum. E, deu no que deu.

Mas, não vejo muito o porque considerar não matar gollum como um erro.
 
Que utilidade você acha que Sauron teria para Gollum? A criatura jamais iria lhe entregar o Anel de livre e espontânea vontade (isso está no CI). Na verdade, a criatura via o Senhor do Escuro não como um mestre, mas sim como um rival pela posse do seu precioso, e Sauron sabia disso. Sauron o teria matado se pudesse descobrir onde era o tal Condado de outra forma, pois sabia que Gollum poderia lhe ser um empecilho à posse do Anel.

Mas houve uma falha no raciocínio do Senhor do Escuro. Ele temia que seus inimigos se apossassem do Anel e o usassem na guerra contra Mordor. Por isso, pretendia interceptar o seu Anel antes que seus inimigos pudessem fazer uso dele. Para isso, ele libertou Gollum, e para mais nada. Mas no final das contas, Gollum só lhe causou problemas, ao escapar para Moria. Sauron teve de encontrar outros meios de localizar a jóia.

E é muito simples enxergar por que isso foi um erro: com ou sem Gollum, Sauron descobriu a localização do Anel, e pôs seus Nazgûl no rastro dele. E, no final, foi graças a Gollum que o Anel foi destruído: sem a criaturinha Frodo teria tentado entrar em Mordor pelo Morannon, uma tarefa um tanto difícil, ou, no máximo (e com muita sorte) teria tomado o Anel para si nas Fendas da Perdição, e os Nazgûl chegariam logo logo para tomá-lo de Frodo e levá-lo para seu mestre.
 
Que utilidade você acha que Sauron teria para Gollum?

Vc queria dizer "Que utilidade você acha que Gollum teria para Sauron?"

Pois bem, levar o anel para dentro de mordor, quem mais poderia ter feito isso? E Sauron não poderia querer coisa melhor do que seu precioso andando em seus domínios. Se Frodo passou por todo mundo sem ser percebido, isso é incopetencia dos seus servos, e não só mérito de Gollum.

Tomar o anel de Gollum seria muito mais fácil do que tomar o anel de qualquer outro. Gollum vivia sozinho. Frodo ou qualquer hobbit tinha a proteção dos guardiões, de Gandalf e muitos outros. Gollum não poderia se esconder por muito tempo, caso recupera-se o anel.

Gollum acabou destruindo o anel. Mas por acidente. Ele poderia muito bem ter tomado o anel de frodo, e se mandado. Frodo se recusou a jogar o anel no fogo. Mas Frodo ainda tinha Sam. De certa forma, Sam era a vozinha que dizia para Frodo o que era certo a fazer. É pouco provável que Sam se atrevesse a desafiar Frodo a jogar o anel nas chamas da montanha. Mas, naquela situação, vai saber...


Claro, seu argumento de que Frodo não iria achar um caminho para entrar em Mordor é forte. Porém, não seria impossível. E um hobbit poderia andar pelas montanhas sem ser percebido. Afinal, Frodo e Sam acharam uma forma de chegar até a montanha da perdição. Sem a ajuda de Gollum. Quem garante que não conseguiriam achar uma entrada em Mordor sem Gollum?

E repito, Frodo tinha a companhia de Sam. Este poderia ter influênciado de alguma forma Frodo a jogar o anel. E sem Gollum jogando o Sam contra o Frodo, talvez os laços de amizade entre os dois ficaria mais forte até o final da jornada.
 
E outra coisa, Frodo foi capturado em Mordor graças a armadilha feita por Gollum. Frodo escapou por culpa dos seus servos, não de Gollum.
 
Um dos grandes erros de Sauron foi esquecer a origem do mal. O mal puro é tão virulento que extermina o seus portadores, como um vírus. Se Morgoth tivesse sido pura maldade no começo ele estaria de igual para igual com Eru mas felizmente para Melkor ele não era pura maldade, do contrário tudo cessaria de existir antes que fosse criado. Sauron procurou muito no vazio, mas não entendia o que ele representava completamente o futuro de toda maldade pura.

Ele então se aventurou na confecção de artefatos maléficos que possuíam atividade viciosa, objetos capazes de sabotar até mesmo a si mesmos.
 
Vc queria dizer "Que utilidade você acha que Gollum teria para Sauron?"

Pois bem, levar o anel para dentro de mordor, quem mais poderia ter feito isso? E Sauron não poderia querer coisa melhor do que seu precioso andando em seus domínios. Se Frodo passou por todo mundo sem ser percebido, isso é incopetencia dos seus servos, e não só mérito de Gollum.

Tomar o anel de Gollum seria muito mais fácil do que tomar o anel de qualquer outro. Gollum vivia sozinho. Frodo ou qualquer hobbit tinha a proteção dos guardiões, de Gandalf e muitos outros. Gollum não poderia se esconder por muito tempo, caso recupera-se o anel.

Gollum acabou destruindo o anel. Mas por acidente. Ele poderia muito bem ter tomado o anel de frodo, e se mandado. Frodo se recusou a jogar o anel no fogo. Mas Frodo ainda tinha Sam. De certa forma, Sam era a vozinha que dizia para Frodo o que era certo a fazer. É pouco provável que Sam se atrevesse a desafiar Frodo a jogar o anel nas chamas da montanha. Mas, naquela situação, vai saber...


Claro, seu argumento de que Frodo não iria achar um caminho para entrar em Mordor é forte. Porém, não seria impossível. E um hobbit poderia andar pelas montanhas sem ser percebido. Afinal, Frodo e Sam acharam uma forma de chegar até a montanha da perdição. Sem a ajuda de Gollum. Quem garante que não conseguiriam achar uma entrada em Mordor sem Gollum?

E repito, Frodo tinha a companhia de Sam. Este poderia ter influênciado de alguma forma Frodo a jogar o anel. E sem Gollum jogando o Sam contra o Frodo, talvez os laços de amizade entre os dois ficaria mais forte até o final da jornada.

O que eu quis dizer é: "Que utilidade você acha que Sauron encontraria para Gollum", que equivale ao que você disse.

Aí é que está o ponto. Sauron não fazia a mínima idéia que seus Inimigos levariam o Anel até Mordor (e, para o Senhor do Escuro, isso seria a mais estúpida decisão que os seus Inimigos poderiam ter feito).
Se Gollum se apoderasse do Anel, ele sabia que Sauron o procuraria feito louco. E então a nossa criaturinha se embrenharia nos túneis das Montanhas Sombrias, e ficaria lá, sozinho, por mais 500 anos. Sauron sabia que Gollum se esconderia assim que o Anel lhe voltasse às mãos, e ele era um mestre em se esconder. Se escondeu em uma caverna escura por 500 anos, todo o tempo se esquivando dos orcs que lá viviam. Obviamente, cedo ou tarde seria descoberto, ou o Anel o abandonaria. Mas isso atrasaria demais os planos do Senhor do Escuro, o que poderia se provar fatal. A proteção dos guardiães, como você diz, não foi suficiente para impedir a entrada dos Nazgûl no Condado, nem de impedir que Frodo fosse apunhalado pelo Rei dos Bruxos.

Não foi a incompetência dos seus servos que permitiu que Frodo entrasse em Mordor. Os orcs de Cirith Ungol conseguiram encontrar o hobbit (e teriam pego Sam também, não fosse pela invisibilidade do Anel), mas um golpe do destino permitiu que Sam tivesse uma chance de resgatar seu mestre. Sauron jamais seria negligente a ponto de permitir que servos relapsos guardassem os únicos acessos a seu território. Os Nazgûl se certificariam disso. E, além do mais, se não fosse por Gollum, Frodo tentaria entrar em Mordor pelo Morannon. Uma tarefa obviamente impossível. A travessia das montanhas seria impossível, o próprio passo de Cirith Ungol foi extremamente difícil, imagine então dois hobbits desequipados tentando escalar as Ephel Dúath. Hobbits são bichos de campo que sabem subir em árvores, não galgar precipícios escarpados e traiçoeiros, cujos picos são cobertos por tempestades.

O fato é que "se" não está na história. O fato é que Gollum destruiu o Anel, e sem Gollum Sauron teria conseguido a jóia. As palavras de Gandalf:

- Bem, bem, ele se foi - disse Gandalf. - E nãotemos tempo para procurá-lo outra vez. Que faça o que quiser. Mas pode ser que ainda tenha um papel que nem ele nem Sauron previram.
(O Senhor dos Anéis, O Conselho de Elrond

Nem Sauron previra, porque sabia que Gollum jamais tentaria destruir o Anel de livre e espontânea vontade. Mas tentar remover a importância de Gollum para a sua destruição é absurdo. Graças a Gollum o Anel foi encontrado novamente, mas também graças a ele o Anel foi desfeito finalmente.

Li o livro (e o estou relendo), mas não lembro de nenhum momento em que Gollum joga Sam contra Frodo (ao menos não a ponto de causar uma briga entre os dois, isso é coisa do filme). Mas o papel do Sam na história não é de conselheiro que diz a Frodo o que fazer. Talvez Gandalf preencha esse papel. Mas o Sam é apenas um hobbit devotado ao seu patrão, e essa devoção dá a Frodo as forças para seguir em frente. Em nenhum momento Sam conseguiria "mandar" Frodo fazer isso ou aquilo. E também, mesmo sabendo que a decisão de Frodo de tomar o Anel para si era errada, Sam não brigaria com ele pela posse do Anel. E se o fizesse, seria ele também tomado pelo desejo da jóia. Frodo sabia muito bem o que estava fazendo quando tomou o Anel para si. Da mesma maneira, seria impossível tentar convencer Gollum a simplesmente jogar o anel no fogo: ele e Frodo estavam em estágios semelhantes, por assim dizer, de desejo pelo artefato de poder de Sauron.

O papel de Gollum é, de uma forma ou de outra, crucial para a história. Seja por acaso ou pelo destino, como o próprio Gandalf disse: "A pena de Bilbo ainda pode governar o destino de muitos."
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo