• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Critica construtiva

Mateus SS

Usuário
Eu conheci o forum a pouco, e gostaria de fazer uma critica construtiva ao pessoal, principalmente aqui no tópico de influencias.
Vira e mexe, aparece alguem dizendo que o gibi da monica copiou o Tolkien. A questão toda é que é impossivel não conter elementos presentes em obras anteriores.
Se você for procurar por livres associações de uma obra com outra, sempre vai achar. Vou dar 3 exemplos:

Batman x Zorro

É sabido que zorro influenciou o Bob Kane, logo, os 2 são herois sombrios, ricos, que lutam contra os criminosos para proteger os mais fracos, e tem um parceiro idiota pra atrair os tiros (robin ou tonto, é só escolher)

Como falamos de Tolkien, vo pegar um exemplo, que mesmo que o Tolkien tenha afirmado que não utilizou, se eu compuser a descrição ao meu favor, vai parecer que influenciou.

Aragorn X Arthur

2 reis de direito, mas não de fato, que vivem em meio a uma terra fantástica com seres mágicos (avalom e lórien) e que terão a sua coroa estabeleciada através da espada de sua linhagem.


Galdalf x Merlin

Magos, de chapeus pontudos, sem uma origem definida (só foi explicado no silmarillion), que sabem mais que todo mundo, são ultra poderosos, mas não lutam diretamente (to falando do livro e não do filme... lá o gandalf é o chuck norris) e aconselham como proceder ao longo de toda a historia, agindo sempre nos bastidores. No final vão embora do mundo, pra não deixar magia inexplicavel para tras.

Ou seja, as vezes, o plágio é questão de ponto de vista. Não existe história totalmente nova e nem totalmente velha, mas novas histórias com elementos já utilizados.
 
Excelentes argumentos! na verdade... qualquer coisa que tenha um mínimo de fantasia comum já se dizem inspiradas em Tolkien.... bem, influências serão necessárias em toda e qualquer história... o que seria das istórias de fantasia se algum escritor não tivesse esteriotipado sereias, fadas, elfos, trolls....
Enfim... concordo com tudo o que disse!!!!
 
Concordo tambem
O proprio Tolkien foi influenciado
Sem a influencia não haveria muitos livros bons.
 
Eu conheci o forum a pouco, e gostaria de fazer uma critica construtiva ao pessoal, principalmente aqui no tópico de influencias.
Vira e mexe, aparece alguem dizendo que o gibi da monica copiou o Tolkien. A questão toda é que é impossivel não conter elementos presentes em obras anteriores.
Apesar de ser um pouco mais velho que você no fórum, nunca ouvi falar que Mauricio de Souza tem como inspiração Tolkien, desculpe minha total ignorancia, mas nunca ouvi falar...:think:

Como falamos de Tolkien, vo pegar um exemplo, que mesmo que o Tolkien tenha afirmado que não utilizou, se eu compuser a descrição ao meu favor, vai parecer que influenciou.

Aragorn X Arthur



2 reis de direito, mas não de fato, que vivem em meio a uma terra fantástica com seres mágicos (avalom e lórien) e que terão a sua coroa estabeleciada através da espada de sua linhagem.
Como estudioso sa lIngia Anglo Saxonica, Tolkien também leu varias coisas sobre relatos historicos da Europe, e isso inclui lendas e mitos.
Arthur de fato serviu de cerrta inspiração para o pesonagem Aragorn de Tolkien.
Galdalf x Merlin

Magos, de chapeus pontudos, sem uma origem definida (só foi explicado no silmarillion), que sabem mais que todo mundo, são ultra poderosos, mas não lutam diretamente (to falando do livro e não do filme... lá o gandalf é o chuck norris) e aconselham como proceder ao longo de toda a historia, agindo sempre nos bastidores. No final vão embora do mundo, pra não deixar magia inexplicavel para tras.
Merlin e Gandalf são outro exemplo disso, Gandalf também se inspirou em Ondin a fim de criar as caracteristicas psico/fisicas do velho Istari.

Ou seja, as vezes, o plágio é questão de ponto de vista. Não existe história totalmente nova e nem totalmente velha, mas novas histórias com elementos já utilizados.
Isso de fato muda tudo, "Nada se cria Tudo se copia", Tolkien não foi tão original no que fez,(dito que depois do que Tolkien escreveu, fica dificl escrever um livro sobre Elfos, Humanos e Anões sem se inspirar nele), ele apenas se inspirou em outros contos, e lendas que viu ao decorrer de seu estudo sobre Anglo Saxão, e o resto foi criatividade pura. Tolkien somente se inspira, os elemento criados por ele, com suas caracristicas fisicas e psicológicas são extremamente originais. O Mestre dedicou um carinho especial para cada um dos seus personagens, falar que eles são meras copias de outros é um erro. Eles são de longe muito originais.
 
Parabéns, tava começando a achar q a maioria das pessoas pensavam q todo mundo havia copiado Tolkien.
É aquela, como estou escrevendo uma história eu sei, é difícil vc, mesmo sem querer, naum se inspirar em coisas q já leu, ou ouviu falar, ou já viu.
O negócio, é tentar driblar o máximo possível, para naum ficar nem parecido.
 
Ou seja, as vezes, o plágio é questão de ponto de vista. Não existe história totalmente nova e nem totalmente velha, mas novas histórias com elementos já utilizados.

Claro que não, mas não devemos dizer que Tolkien copiou essas mitologias, assim como não devemos dizer que outros o copiaram.

Porém devemos levar em conta que Tolkien criou ligações com o mundo real e a TM. O própio nome Middle-Earth vem do antigo inglês Midell Erthe, outro fato que podemos achar é o dos numenorianos e os atlantes, entre outras mil influências que o Professor teve, Beowulf principalmente.
 
Ou seja, as vezes, o plágio é questão de ponto de vista. Não existe história totalmente nova e nem totalmente velha, mas novas histórias com elementos já utilizados.

É aquela, como estou escrevendo uma história eu sei, é difícil vc, mesmo sem querer, naum se inspirar em coisas q já leu, ou ouviu falar, ou já viu.
O negócio, é tentar driblar o máximo possível, para naum ficar nem parecido.

Pois é... é difícil mesmo tentar ignorar algo que você já tenha ouvido falar, ainda mais quando se gosta daquilo, como influência ao se criar algo novo. Tolkien também teve suas bases, algo em que se baseou e firmou suas idéias. O diferencial, ao meu ver, é que ele tenha mesclado diferentes mitologias e associado também elementos novos, ou pelo menos abordados com uma perspectiva diferente daquela usada até então.

Parabéns pelo tópico, Mateus SS. Ficou muito bom mesmo!
 
Óptimo tópico!!!
Concordo que, assim como muitos tiram inspiração das estórias de Tolkien, ele também teve suas "bases".
Aliás, como "nada se cria, tudo se copia", o diferencial de uma obra é como se copia e como se constroi a partir da inspiração vinda de outras obras (o que tornará a estória criada "melhor" ou "pior" do que aquela que serviu de inspiração).
E...qualquer um que hoje escreva algo relacionado a elfos e afins, mesmo que negue, já deve ter ouvido, nem que seja do primo da tia do avô da mãe do amigo da vizinha, sobre um tal de Tolkien.
 
Às vezes eu acho que o pessoal é tão fanático por Tolkien que acaba vendo "plágio" em todo o lugar, inclusive onde não tem. É preciso separar as coisas, plágio versus inspiração. É uma diferença tênue, porém existente.

E tudo, querendo ou não, tem uma influência em algo. É inevitável. Até mesmo o Tolkien se influenciou em algo.
 
Apesar de ser um pouco mais velho que você no fórum, nunca ouvi falar que Mauricio de Souza tem como inspiração Tolkien, desculpe minha total ignorancia, mas nunca ouvi falar...:think:

.


Faço de suas, as minhas palavras, rachei de pensar aqui. Acho que foi só um modo de falar.
Mas influências existem concerteza, quem influênciou Tolkien, fatos históricos, cristianismo, arquitetura, cultura, costumes...e os outros autores da vida em geral , Lewis também trás traços de Tolkien, paramos para pensar que algumas criaturas de Tolkien já existiam na cultura humana, magos, elfos, orcs, dragões, mas no perfil de Tolkien não li ainda nenhuma obra parecida de nenhum autor.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo