• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E se... O Anel realmente fosse parar no Mar?

Thalion

Mas que puxa!
Bom, gente, já há algum tempo que eu pensei nisso e não consegui chegar a uma resposta definitiva.

O que aconteceria se o Anel, ao invés de "travar" num baixio do Anduin, seguisse seu curso e fosse parar no Mar, como Saruman não parava e insistir?

Poderia o Anel ser encontrado e, assim, Sauron derrotado?

Poderia Sauron "chamá-lo" de volta a seu encontro?

Teria Sauron algum espírito em seu poder que ele conseguiria mandar atrás do Anel (ou, quem sabe, ele mesmo, despido de seu "disfarce")?

Bem... Agora é com vocês!
 
Cara, a princípio a minha resposta seria "Sem chances... se o Um fosse para o mar, já era, ninguém iria encontrá-lo", mas se pensarmos que o Anel possui vontade própria e quer voltar para Sauron mais que tudo, é provável que alguém o encontraria, seja um pescador (não sei se existem muitos pescadores em Tolkien) ou algum navegador o encontraria mais cedo ou mais tarde. Penso também que, talvez, Ulmo pudesse encontrá-lo (não sei se ele continuava a habitar as águas da Terra-média após a queda de númenor, mas é um palpite) se os Valar soubessem da existência do Um.

Também é provável que os Nazgûl pudessem procurá-los nos mares, afinal eles seguem a vontade de Sauron. Talvez se essa fosse a vontade de seu mestre, eles poderiam se adaptar a alcançar baixas profundidades marítimas (é estranho pensar um Nazgûl nadando no meio do oceano, mas não acho impossível).

Essa é uma questão é bem interessante. Fiquei na dúvida se Sauron ou qualquer outro ser da Terra-média poderia encontrar o Um caso ele fosse para o mar, mas acho que poderia sim.
 
Será que Ulmo ajudaria os moradores da TM?

Ou será que Gandalf, como istar, não poderia "desencarnar" por vontade própria (como fez Luthien) e ir buscar o Anel no mar?
 
Às vezes no Mar poderia existir alguma criatura que fosse fiel a Sauron. Ela poderia encontrar o Um e depois seu mestre o reaveria.
 
Ulmo raramente ia à encontros importantes, e pouco se importava com os acontecimentos que ocorriam à sua volta, à terra firme, à Terra-Média.Não sei se ele chegaria à conclusão de que ele poderia mudar o fluxo da história; mas, acho simplesmente um tanto difícil que isso ocorresse.Por outro lado, grande parte do Senhor dos Anéis se desenrolaria pelo grande mar, e muitos outros confrontos poderiam acontecer; e não completamente sob o chão e sobre a terra, mas também por meio de grandes barcos, alguns consequencia dos ofícios dos Elfos, outros dos Homens, poucos dos anões.Acho que a história teria uma outra ambientação, para o lado do Mar.De qualquer forma, creio que Tolkien nunca gostaria de incluir a existência dos Valar em uma obra como a d'O Senhor dos Anéis; e creio que, o que ele queria, era que o fãs lessem posteriormente O Silmarillion e, estes, vissem que existia ligação, e a existência de pessoas com maior influência hierárquica.Apesar disso, o livro poderia explicar mais coisas sobre o mar, poderia desbravar as ondas e, também, ter muitas outras complicações.A Guerra através do mar seria iminente, irremediável.A questão é : Quem iria por rios e afluentes, atrás do anel?
Creio que todos.De Saruman à Gandalf, de Sauron à hobbits.Menos os Valar.Pois eles não intervinham muito na Terra-Média, salvo algumas exceções.
Abraços.
 
Só uma coisa Thantalas: Acho que você tem razão quando diz que Tolkien quis deixar os valar fora do SdA, mas, embora a maioria dos valar não interferissem muito (pra não dizer nada) na TM, Ulmo era o que mais se importava com os Filhos. Assim, não é de todo impossível que, caso acontecesse mesmo de o Anel ir para o mar, Ulmo se manifestasse para alguém.
 
Realmente no teu post, Thantalas, afirmas que Ulmo não se importava com os assuntos terrestres, quando, na realidade, ele foi dos Valar que mais interviu na história da Terra Média e de Beleriand!

Não te esqueças da sua conversa com Turgon e com Tuor, por exemplo!

Ulmo realmente participava pouco dos conselhos dos valar, mas ele era dos mais participantes e intervinientes na Terra Média!

;D
 
Acho que seria muito improvavel alguem ou alguma criatura pegar o anel no mar, ja que nunca ouvi falar de nenhuma criatura marinha nas obras de Tolkien. Mas acredito que a questao seja esconder o anel para Sauron nao encontra-lo e ficar com seu poder total, mas sim destruir o anel para Sauron ser destruido.
Mas se houvesse servos de Sauron ou alguem que morasse no mar, com certeza o anel acabaria retornando para o continente e poderia ser pego de novo.
 
Se há a teoria e até a confirmação de que Ulmo agiu no período em que o Anel esteve submerso no Anduin, pode ser que o Vala também influenciasse para dificultar (ou não permitir) o encontro do Anel por qualquer um, estando este perdido para sempre, ou facilitar, caso permitisse alguém que julgasse mais "apto" para portá-lo.
 
Com certeza Sauron o encontraria.
Ele possui espiões e servos de toda espécie e em todo lugar.
E como foi dito, o Anel tem vontade própria e com certeza conseguiria um caminho de voltar à seu senhor.
 
É provavél que depois de algum tempo o anel tentasse voltar para as mãos de Sauron, ou que um servo fosse atrás dele, ou que Ulmo intervisse mais uma vez na história.
 
Se há a teoria e até a confirmação de que Ulmo agiu no período em que o Anel esteve submerso no Anduin, pode ser que o Vala também influenciasse para dificultar (ou não permitir) o encontro do Anel por qualquer um, estando este perdido para sempre, ou facilitar, caso permitisse alguém que julgasse mais "apto" para portá-lo.

Embasado em que você tá dizendo isso Tuor?
 
Quer saber de um jeito ou de outro ele iria ser encontrado, pois o Um Anel procura o seu dono e o dono por Ele... É sinistro!:think:
 
Embasado em que você tá dizendo isso Tuor?

Embasado numa teoria, como especifiquei no início do post. A confirmação está na afirmação por parte de alguns. Há um tópico criado por Húrin à respeito das influências que Ulmo pode ter feito.
 
Putz, fiz um erro!
Foi mal :osigh:
Quis dizer, " Ulmo não se importava com as reuniões dos Valar no Círculo da Lei. "
Mas, ok..
Abraços!
 
Última edição:
Como o Anel tem "vontade própria" é provável que algum peixe o engolisse pelo mesmo fato do "acaso" que levou Gollum a ancontrar o Um e, posteriormente, Bilbo encontra-lo. Seria possível que o Anel fosse enconrado por um servo de Sauron ou por alguém dos Povos Livres da TM.
Por mais que Tolkien não tenha falado tanto em criaturas marinhas, sempre existem peixes e pescadores pelo mar.
 
Ele encaixar-se-ia nos dentes de um grande megalodonte (ancestral dos tubarões) e os mares não seriam lugares seguros nem para baleias-azul :D
 
Já que o Um iria rolar para o Mar então podemos supor que ele iria parar em Tolfalas. Lá o Um poderia subjulgar a vontade de qualquer humano e parar nas mãos de Sauron, sendo o Sul de Gondor tão perto de Mordor.
Ou Rolaria direto para Umbar, lá de certa forma eles eram fieis a Sauron, então o Um poderia também ir parar nas mãos do seu Mestre.
Pouca influencia o Vala Ulmo teria nisso, ele não se importa com esses assuntos, como é dito no Silma, mas poderiamos imaginar ele evitando que o Um encotrasse Sauron.
Mas no sumo, penso que de uma forma ou de outra Sauron encontraria o Um, principalmente ele estando tão perto.
 
Certamente sauron o encontraria....
Mas qdo isso acontecesse, ele ja seria senhor da terra media. Vocês devem se lembrar que ele só perdeu a guerra devido a destruição do um. se o um nao fosse encontrado isso seria ruim pra tm, e não pra Sauron, que depois de ganhar a guerra poderia procurar o um muito mais tranquilamente.. Mesmo no mar.
 
Certamente sauron o encontraria....
Mas qdo isso acontecesse, ele ja seria senhor da terra media. Vocês devem se lembrar que ele só perdeu a guerra devido a destruição do um. se o um nao fosse encontrado isso seria ruim pra tm, e não pra Sauron, que depois de ganhar a guerra poderia procurar o um muito mais tranquilamente.. Mesmo no mar.
Em sumo podemos afirmar que ele poderia sim encontrar o Um, a intervenção de Ulmo é irrelevante.
Saruman fez esse afirmação antes da Guerra do Anel, durante o primeiro Conselho Branco.
2463 Forma-se o Conselho Branco. Por volta dessa época, Déagol, o Grado encontra o Um Anel e é morto por Sméagol.
Apêndices-pg:496 -SdeA-O Retorno do Rei

ou

2851 O Conselho Branco se reúne. Gandalf insiste num ataque contra Dol Guldur. Saruman prevalece*.Saruman começa a vasculhar perto dos Campos de Lis.

*Posteriormente ficou claro que Saruman começara então a desejar o Um Anel para si própri, e esperava que ele pudesse se revelar, procurando seu mestre, se Sauron fosse deixado em paz por um tempo.
Apêndices-pg:498- SdeA-O Retorno do Rei

Mas a questão era ele achar o Um antes da Guerra imagino eu, como o Roger disse depois da Guerra o tempo estaria ao seu favor. Ele seria Senhor de tudo, então ficaria bem mais fácil ele procurar e encontrar o Um.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo