• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

FolhaTeen Fala de Sindarin e Quenya

Indu

Usuário
Fiquei com dúvidas onde postar essa matéria interessantíssima.

Folha de São Paulo- Folha Teen do dia 26, de Janeiro, de 2009, é isso ai gente, li essa matéria hoje no Folha Teen logo de manhã, e me deparei com Tolkien, essa parte de um dos Jornais mais importantes do Brasil, trouxe uma matéria especial sobre línguas inventadas por jovens:


“Das línguas inventadas que se tornaram famosas- e faladas-, entre os destaques estão os idiomas élficos que J.R.R, Tolkien criou, como o Sindarin e o Quenya. O escritor, que era também lingüista, trabalhou a fonética, a gramática,a ortografia e até mesmo o alfabeto dessa línguas, para que soassem o mais natural possível.
Hoje cursos, de élfico, pipocam na internet, como site Ardalambion(www.ardalambion.com.br). E em fóruns online com o Valinor("É nóis"), fãs tiram dúvidas e pedem ajuda na tradução de frases para, por exemplo, tatuarem na pele.
O interesse de Tolkien em criar novas línguas, vem desde quando ele próprio era adolescente, no começo do século passado. Foi quando o futuro escritor inventou o animálico em que, por exemplo, “quarenta” significava “burro” e “burro” significava “quarenta”
Hélder Faria Silva (quem é esse?), 18 conhece apenas algumas palavras em quenya e sindarin mas sabe escrever o alfabeto élfico-chamado Tengwar-. “Aprendi na internet e ensinei meus amigos. Assim, não corríamos o risco de alguém ler” Conta.


(Colaboração Para Folha- Matéria de Diogo Bercito)
:joy:
 
Última edição:
Weep!
Excelente notícia!Que bacana que até mesmo a imprensa divulga a existência Tolkieniana, a existência de fãns que admiram suas obras.
\o/
Parabéns!
 
Show de bola rsss Mostrarei a notícia pra minha mãe pra ela parar de achar que sou anormal quando encontra coisas que escrevi em Tengwar pela casa =)
 
Show de bola rsss Mostrarei a notícia pra minha mãe pra ela parar de achar que sou anormal quando encontra coisas que escrevi em Tengwar pela casa =)
Então...o pessoal aqui em casa acha bonito o as escritas...e eu também aprendi a escrever...mas não sei ler, então acho que sou um semi-analfabeto:lol:
Enfim, escrevi atras da porta do meu quarto frazes e nomes em Tengwar, com um corretivo e giz de cera...Até que ficou bom:mrgreen:
 
Eu aprendi a ler, escrever e fazer contas rss
Meu problema chama - transcrição para o computador... Desisti de tentar e faço a mão mesmo! Minha mãe acha lindo! Eu e meu irmão tatuaremos a mesma frase nas costas e mandaremos gravar em uma pulseira pra minha mãe... ela amou a idéia... inicialmente rs
Enfim.... deixa, um dia ela pára de me atasanar com isso! Pra ela qquer coisa que não é reconhecida como lingua de algum país é coisa fanasiosa e idiota pq não é "realidade". Desisti de falar qquer coisa.
 
Não tenho esse problema em casa.
De qualquer forma, tomara que sua mãe, Indily, goste e veja que você não é maníaca ;D
 
Vixe, não sei nadinha das linguas....tolkenianas u.u, sempre quiz aprender. No más é uma ótima oticia.
 
Hélder Faria Silva (quem é esse?), 18 conhece apenas algumas palavras em quenya e sindarin mas sabe escrever o alfabeto élfico-chamado Tengwar-. “Aprendi na internet e ensinei meus amigos. Assim, não corríamos o risco de alguém ler” Conta.


(Colaboração Para Folha- Matéria de Diogo Bercito)
:joy:

http://www.valinor.com.br/valinor/quem-somos/moderadores-forum-valinor/

Sou eu :joy:

Na boa, eu falei muuuuuuuuuuuita coisa pro cara. Fiquei meio decepcionado quando vi que saiu só isso, mas eu entendo que a matéria não é só sobre mim e concordo em sacrificar minhas ideias em nome do bem maior [+drama].
 
Pra ela qquer coisa que não é reconhecida como lingua de algum país é coisa fanasiosa e idiota pq não é "realidade". Desisti de falar qquer coisa.
Se pra vc quem ja é adulta sua mãe encomoda, imagina a minha:disgusti:

Vixe, não sei nadinha das linguas....tolkenianas u.u, sempre quiz aprender. No más é uma ótima oticia.

Eu tbm, queria aprender, mas nem português sei direito, imagina decora o pretérito em élfico:hihihi:
 
Eu tbm, queria aprender, mas nem português sei direito, imagina decora o pretérito em élfico:hihihi:

Eu melhorei meu português e meu inglês estudando élfico, porque fui forçado a reaprender a gramática durante o curso. As pessoas esquecem o potencial que as línguas élficas podem ter para deixar o aprendizado da linguística mais divertido.
 
É muito interessante aprender um idioma élfico, eu comecei o curso, mas infelizmente tive que parar por causa da faculdade e outros cursos como o inglês. Mas com certeza se eu tivesse mais tempo, teria terminado ele, e ainda sonho em terminar rsrs.
 
Eu melhorei meu português e meu inglês estudando élfico, porque fui forçado a reaprender a gramática durante o curso. As pessoas esquecem o potencial que as línguas élficas podem ter para deixar o aprendizado da linguística mais divertido.
Eu concordo totalmente com você. Eu ainda não aprendi os idiomas élficos porém antes de saber sobre eles eu já criava alfabetos como o Tengwar e idiomas como os de Tolkien e melhorei muito o meu conhecimento de Português e Inglês, isso acontece porque aprender idiomas desse tipo ou criá-los nos leva a estudar bastante os já existentes!
 
Nossa!Bom que a mídia ainda traga algo de bom p/ mundo!
Ainda não tive tempo de estudar as línguas do Professor,mas sei o quanto eh complicado criar uma! Esse semestre tenho que criar uma pra cadeira de morfologia e sintaxe....e por Eru! Quanto trabalho! Só escolher o tipo de língua já é uma briga! Passei um tempão sem saber se a minha seria isolante ou aglutinante! Flexional nem passou pela minha cabeça pq elas são muito complexas e normalmente tem uma morfologia muito rica o q daria ainda mais trabalho q as outras! Pouco viavel p/ quem tem pilhas alarmantes de xerox e livros p/ ler.hehehehe....
 
Muito interessante a matéria.É muito legal ver que o sindarin e o quenya estão sendo difundidos pelos meios de comunicações.

Até agora eu só sei regras gramaticais e um escasso vocabulário de quenya.Quem sabe, logo, possa aprender sindarin também...
 
Bem legal a notícia, apesar de ter sido no começo do ano...li só agora, mas valeu!
 
Apesar de ser do começo do ano, só vi esta notícia agora. Achei bem interessante mesmo!
Trataram do assunto de forma bem simples, mas só de já estarem falando sobre isso já está bom!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo