• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fadas

Elfo Anão

Usuário
Relendo o Hobbit, vi que, segundo outras famílias, os Tûk descendiam de fadas.

Elas seriam lendas Hobbits, algum tipo de Maiar ou apenas um comentário que Tolkien fez e não quis se aprofundar no assunto?

Elas são comentadas em algum outro livro?

Por favor, esclareçam para mim!

Desculpe se já existe um tópico assim, mas ainda não sei usar o sistema de busca muito bem (por acaso existe um tuturial?)
 
Seria legal se vc citasse o trecho do livro onde leu esta informação, Elfo.
Se puder, ajudaria e bastante!
Faz tempo que não leio "O Hobbit" e portanto não me recordo disso.
Mas vale lembrar que, por ser um livro feito para os filhos de Tolkien, inicialmente, o mesmo foi ganhando corpo e desencadeou, posteriormente, a história do Anel.
Existe lacunas nas obras do Professor, sim.
Mas tente trazer à nós o trecho, OK?
 
"Frequentemente se duzia (em outras famílias) que muito tempo atrás um dos ancestrais Tûk provavelmente se casara com uma fada. É claro que isso era absurdo, mas, ainda assim[...]"

Retirado de O hobbit
 
também creio que são lendas.
até no próprio trecho já é descartada essa possibilidade creio eu: "É claro que isso era absurdo"...
 
também creio que são lendas.
até no próprio trecho já é descartada essa possibilidade creio eu: "É claro que isso era absurdo"...
O próprio trecho exclui a mesma duvida que ele mesmo citou...complicado, mas faz todo sentido. :think:

Mas o absurdo era uma fada se casar com um hobbit, o que quero saber e se elas existem.
Se elas de fato existem, não acha que Tolkien daria mais atenção, visto que é uma lenda Hobbit, raça essa que Tolkien iventou e deu um carinho especial (pois se indentificava com eles), nada mais original do que iventar lendas a esse povo tão querido pelo Mestre. (Não estou desmerecendo outras raças, apenas estou efatizando o carinho que Tolkien deu aos Hobbits)
 
Fadas, fadas, pequenininhas e rosinhas, no mundo Tolkien, não existiam!
Pra mim era "causo" contato pelo hobbits.
Talvez fosse uma mulher mais esbelta que o usual hobbit.
 
Mas o absurdo era uma fada se casar com um hobbit, o que quero saber e se elas existem.

Pode-se dizer que essa fada seria um elfo femea!!! :lol::lol::lol:
Não entendo muito disso, porem nao e citado em nenhum outro lugar a existencia de fadas nas obras....
e elas nao se inserem de maneira nenhuma na historia....
 
Não me lembro, mas a mulher de Tom Bombadil, Goldberry ou Folha D'Ouro (não sei se é esse o nome que vocês dão) não é referida como "fada do rio"?

;D
 
Também acho que as fadas foram citadas mais como uma lenda hobbit.. pois naum vi referencia nenhuma sobre elas em nenhum outro livro do profesor que eu li..
não me lembro da fruta d´ouro ser chamada de fada do rio.. mas eu posso estar errada..
 
Acho que não chegaria a sequer ser uma lenda dentre os hobbits. Até onde eu sei, no livro do Senhor dos Anéis não há menção alguma dessa lenda. Então eu acho que essa história de os Tûks descenderem de fadas, é mais uma esquisitice d'O Hobbit, como espingarda de pressão, taco de golfe, palito de fósforo e etc.
 
Me baseio no que o Roger disse, devia ser alguma elfa. Eu so li ate o comecinho de Contos Inacabados, mas ja que disseram que não ha mais citações de fadas... ja fico sabendo!
 
Acho que não chegaria a sequer ser uma lenda dentre os hobbits. Até onde eu sei, no livro do Senhor dos Anéis não há menção alguma dessa lenda. Então eu acho que essa história de os Tûks descenderem de fadas, é mais uma esquisitice d'O Hobbit, como espingarda de pressão, taco de golfe, palito de fósforo e etc.

Realmente, tem algumas "esquisitices" n'O Hobbit, eu tambem estava relendo ele dias atrás e ri muito da espingarda de pressão, da invenção do golfe e uma comparação com campos de futebol... Acho que Tolkien colocou isso ingenuamente

Mas sobre as fadas acho que é só um "causo" Hobbit mesmo:mrgreen:
 
Última edição:
Gente, gente, vamos lembrar o seguinte: O Hobbit foi um livro escrito para crianças e que, a princípio, não tinha nenhuma pretensão de estar ligado ao Senhor dos Aneis. Mais tarde, ao "descobrir" que o anel encontrado por Bilbo era O Anel, Tolkien acabou cometendo algumas incoerências, alguns "erros de continuidade". Talvez, devido a esse caráter "infantil" d'O Hobbit, Tolkien quis incluir nele uma fada, elemento tão comum nas histórias infantis (não por acaso chamadas de "contos de fadas") porém, com a repentina seriedade alcançada pelo livro, Tolkien deixou de lado a ideia de incluir fadas no seu legendarium e ficou por isso mesmo.
 
Eu acho que se trata de lendas dos hobbits... apesar de compreender o que Thalion disse, acho que Tolkien queria mostrar com essa descrição que os hobbits, como seres curiosos que eram, também gostavam de "inventar" histórias sobre os vizinhos...
 
Não me lembro, mas a mulher de Tom Bombadil, Goldberry ou Folha D'Ouro (não sei se é esse o nome que vocês dão) não é referida como "fada do rio"?

;D

Na edição do Brasil é chamada de filha do rio(corrijam-me)

Quanto às lendas dos hobbits não existem muitas informações. Os Hobbits tiveram origem nas margens do Anduin, mas nnão há nenhum registro que fale mais sobre isso, ou que descreva alguma outra lenda Hobbit.
 
Eu acho que se trata de lendas dos hobbits... apesar de compreender o que Thalion disse, acho que Tolkien queria mostrar com essa descrição que os hobbits, como seres curiosos que eram, também gostavam de "inventar" histórias sobre os vizinhos...

Concordo plenamente.
Possivelmente, Tolkien pode ter pretendido mostrar que lendas e mitos ainda são comuns na nossa realidade, racional, onde a ciência predomina e a maioria dos fenomenos já foram desmistificados, então imaginem num mundo antigo como Arda, onde os 80% dos mitos e lendas acabavam sendo comprovadas. Lendas e mitos predominavam a realidade de seus habitantes, em qualquer povo ou reino.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo