• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A visão dos artistas sobre os personagens de Tolkien

Qual desses artistas melhor ilustraram os personagens de Tolkien?

  • Angus McBride

    Votos: 0 0,0%
  • Anke Eissmann

    Votos: 0 0,0%
  • Danny Staten

    Votos: 0 0,0%
  • David Wyatt

    Votos: 0 0,0%
  • Donato Giancola

    Votos: 0 0,0%
  • Jenny Dolfen

    Votos: 0 0,0%
  • Michael Hague

    Votos: 0 0,0%
  • Michael Kaluta

    Votos: 0 0,0%
  • Mikel Janín

    Votos: 0 0,0%
  • Patrick Gely

    Votos: 0 0,0%
  • Rob Alexander

    Votos: 0 0,0%
  • Roger Garland

    Votos: 0 0,0%
  • Tim Kirk

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    26

Elendil

Equipe Valinor
Uma das coisas que mais me fascinam são as diferentes maneiras de se representar um personagem, sem, no entanto, descaracterizá-lo. Há uma quantidade grande de artistas profissionais que ilustraram as obras do Professor Tolkien por várias gerações, ou dedicaram parte do seu talento para recriar um ou outro personagem. Vez ou outra percorro a internet na intenção de achar um ou outro trabalho que eu não conheço, e acabo encontrando vários. E isso me deu a idéia de criar essa enquete e saber a opinião de vocês sobre o que acham dos trabalhos desses artistas.

Como o número de personagens de Tolkien é muito grande, e alguns foram mais ilustrados do que outros, resolvi optar por aquele que talvez tenha sido um dos mais ilustrados de todos – e talvez por ser um dos mais populares – esse personagem é Gandalf.

Abaixo estão relacionados os autores, seus nomes estão "linkados". Esses links levam até os websites desses artistas. Na frente dos seus nomes estão os links para as imagens de Gandalf que estão no Álbum Gandalf no meu perfil. São as ilustrações dos artistas selecionados na enquete, que podem servir de exemplo para aqueles que ainda não conhecem os trabalhos de alguns deles.

Cada um deles tem um estilo próprio, seu traço particular, ou seja, sua própria visão sobre o personagem, assim como todos nós. Parecerão infantis para alguns, realistas para outros. Farão jus ou não a sua própria visão ou idéia sobre o personagem. Gostaria que comentassem sobre isso.

Pode ser que alguns de vocês conheçam outro artista que não está listado. Assim, peço que votem em “Outro” e digam o nome dele e comente em seu post.

Então, qual dos artistas que ilustraram as obras de Tolkien vocês gostam mais, ou se parecem mais com sua própria visão sobre o personagem? Qual deles vocês acham que mais chegaram perto da essência das obras do Professor?

Votem, comentem! =]



Alan Lee - Gandalf e Frodo

Angus McBride - Gandalf o Cinzento

Anke Eissmann - No Túmulo de Balin

Danny Staten - Gandalf vs Balrog

Darrell Sweet - A Chegada de Gandalf

David Wyatt - Gandalf no Bolsão

Donato Giancola - A Sombra do Passado

Inger Edelfeldt - Gandalf o Cinzento e a captura de Gollum

Irmãos Hildebrandt - Gandalf e Bilbo no Bolsão

Jenny Dolfen - Gandalf, Galadriel e Elrond

John Howe - Gandalf o Cinzento

Michael Hague - Gandalf e Gwaihir

Michael Kaluta - Gandalf chega ao Condado

Mikel Janín - Mithrandir

Patrick Gely - Gandalf e Bilbo

Rob Alexander - Gandalf o Cinzento

Roger Garland - Gandalf o Cinzento no campo

Ted Nasmith - Gandalf e Shadowfax

Tim Kirk - Gandalf e Bilbo
 
Para mim os melhores são o Lee e o Howe.

Gostei do Janín.

Realmente é interessante ver como cada artista tem sua própria visão.
 
O Nasmith é muito bom com paisagens, mas ele simplesmente não sabe desenhar pessoas. Os rostos dos personagens deles são medonhos, vide esta imagem do Tuor (ugh!).

O Howe pra mim é o melhor no geral, pois sabe desenhar pessoas muito bem, além de fazer belas paisagens. As capas dele para os volumes 1 e 2 da HoME são particularmente belas. (Antes quer perguntem o que aqueles dragões fazem nas Portas da Noite na segunda imagem, vale lembrar que as imagens estão de acordo com as descrições presentes nos próprios livros dos quais são capas.)
 
Última edição:
Acho extremamente difícil votar! Além do John Howe e do Alan Lee, mais conhecidos, gostei do Donato Giancola, da Jenny Dolfen e do Mikel Janín.

Uma autora que falta aí e que eu gosto muito é a Catherine karina Chmiel! ;)

;D
 
Ai, que difícil escolha!
Mas eu adoro os traços do Alan Lee. Acho-os delicados e coloridos, além de obviamente realistas.
Sem desmerecer artistas que se dispuseram a retratar o Universo Tolkien, mas o Lee é meu preferido!
 
O Nasmith é muito bom com paisagens, mas ele simplesmente não sabe desenhar pessoas. Os rostos dos personagens deles são medonhos, vide esta imagem do Tuor (ugh!).

Esse Tuor se parece com um índio apache, ou só eu achei isso?! Realmente, está estranho o rosto dele.

Já disse aqui em outros posts que sou fã do trabalho do Howe. Estive pesquisando sobre HoME e as capas são lindas mesmo.

Acho extremamente difícil votar! Além do John Howe e do Alan Lee, mais conhecidos, gostei do Donato Giancola, da Jenny Dolfen e do Mikel Janín.

Uma autora que falta aí e que eu gosto muito é a Catherine karina Chmiel!

Pois é torugo, mas sempre tem o preferido entre os preferidos, né?!:lol:
Eu sabia que um ou outro acabaria de fora da enquete, mas o limite para opções é 20, então, como de praxe, a última opção para votar é sempre "Outro".:mrgreen:
 
O Nasmith é muito bom com paisagens, mas ele simplesmente não sabe desenhar pessoas. Os rostos dos personagens deles são medonhos, vide esta imagem do Tuor (ugh!).

O Howe pra mim é o melhor no geral, pois sabe desenhar pessoas muito bem, além de fazer belas paisagens. As capas dele para os volumes 1 e 2 da HoME são particularmente belas. (Antes quer perguntem o que aqueles dragões fazem nas Portas da Noite na segunda imagem, vale lembrar que as imagens estão de acordo com as descrições presentes nos próprios livros dos quais são capas.)


Pois é, quando Tuor chegou a Vinyamar ele era um jovem e nessa ilustração ele ficou com cara de um velho alquebrado. Concordo que as ilustrações do Howe são as melhores.
 
Sim, eu sei! Nem diria que a Catherine é a melhor!

Mas achei que merecia ser referida nesta enquete! ;)

;D
 
Acho extremamente difícil votar! Além do John Howe e do Alan Lee, mais conhecidos, gostei do Donato Giancola, da Jenny Dolfen e do Mikel Janín.

Uma autora que falta aí e que eu gosto muito é a Catherine karina Chmiel! ;)

;D
Bem bonitos e interessantes as ilustrações dela. Gostei bastante.


Os que me chamaram a atenção:
  • Donato Giancola - Diferente de tudo o que tinha visto até agora, e é surpreendente como parece um retrato e não ilustração. Muito lindo.
  • Inger Edelfeldt - Gostei dos tons usados, coloridos mas sem exageros.
  • Jenny Dolfen - Tem vezes que ela não usa cores, como nessa caso, mas sempre tem traços delicados e belos.
  • Roger Garland - A paisagem e linda, é bem colorida sem doer os olhos, mas o Gandalf eu não gostei muito.
  • Ted Nasmith - Como disseram, ele não sabe desenhar rostos, mas fora isso seus desenhos são maravilhosos.
Os outros são legais, porém tem uns que são coloridos demais e, como o Eädsohn falou, parecem meio infantis.
Eu já gosto de desenhos que passem a senssação de que podemos tocar naquilo que vemos.

Votei no Howe, por que ele sempre foi meu preferido. Os do Alan Lee são bonitos também, mas tem algo nas cores que não me agrada. Parece meio apagado, sem vida, mas o desenho em si é realmente muito bom.
 
Última edição:
O Mithrandir do Mikel Janín ta bonito, mas a cara de assustado que ele pintou ficou bem esquisitinha.... Gostei mais da arte do Howe! Ficou muito boa!!!
Quanto ao que vc postou Torugo, gosto é gosto, não questiono.... mas essa aqui ela esculachou o coitado do Boromir sem dó!!!!! Tá mto gayzinho coitado!
 
Lol...

Ainda não tinha visto essa Ly! :lol:
É verdade! Mas de qualquer forma, a qualidade dos desenhos é inegável! Mesmo tendo ela feito esse Boromir tão pobrezinho! xD

;D
 
Quanto ao que vc postou Torugo, gosto é gosto, não questiono.... mas essa aqui ela esculachou o coitado do Boromir sem dó!!!!! Tá mto gayzinho coitado!

Tem razão Indily.
Tá muito suspeita esta imagem. :mrgreen:

Ainda para mais, tá de Jeans :lol:
 
Foi isso mesmo que gostei no Donato! Lembra-me as pinturas religiosas e do renascimento! (posso tar a dizer uma barbaridade histórica) Mas lembra-me essas pinturas e ele consegue fazer personagens muito realistas!

;D
 
O John Howe é o meu favorito, sem dúvida. Mas no desenho de personagens acho que o Lee é mais natural. Eu tenho uma versão em livro da trilogia ilustrada por ele em que é possível notar toda a qualidade que tem nesse aspecto.
 
Eu gosto muito do trabalho do John Howe, como já disse, mas gosto muito do trabalho do Alan Lee também. Por exemplo, gosto mais da Orthanc do Alan Lee - que, aliás, serviu de inspiração para a Orthanc da trilogia do PJ - do que a Orthanc do John Howe, que também é bonita.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo