• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vcs cuidam bem dos livros ou os maltratam?

Cuido muito bem de meus livros. Na verdade tenho ciúmes dos meus livros. Um dia um miserável que eu considerava meu amigo, virtualmente destruiu um de meus livros com suas patas de troglodita. A amizade acabou aí.
 
eu tbm so da turma q trata bem os livros
eles parecem ser parte de mim e a minha estante é o orgulho do meu quarto, pq ela tah sempre arrumada e cheia de livros legais!
todo mundo fica com inveja dela
hehe
 
Trato com muito cuidado, q começa na hora em que eu os abro, eu aprendi com um colega um jeito de abri o livro q naum detona tanto ele, nem marca. A maioria tem uma capinha protetora,pros outros eu ainda to arrumando.
 
Eu sou daquelas pessoas que andam sempre com os livros atrás, eles acabam se danificando, mas eu nem quero saber rsrsrsrsrs
 
eu adoro meus livros, meu quarto tem um espaço so pra eles ( vou ter que aumentar mais uma estante )
só que sou extremamente ciumento e cuidadoso com eles, quase nao empresto, a nao ser pra pessoas que sei que são MUITO cuidadosas.
Parece bobeira, mas um livro estragado chega de doer o coração.....
 
Nuss. Isso me lembra que tenho que tirar a poeira da minha edição de colecionador do SdA em inglês.

Mas, enfim, voltando ao tópico, eu trato muito bem meus livros: tiro a poeira, tomo o maior cuidado do mundo quando leio (Orelhas NÃO!), e me recuso a emprestar minhas coisas mais preciosas a outras pessoas.

Caramba, livros são caros, devem ser tratados como tesouros...
 
Tenho ciúme deles. Não empresto mais (nem pra minha irmã, que mora na mesma casa que eu); não grifo nem com lápis; não levo na mochila do colégio (prefiro levar na mão, danifica menos); não empilho lado a lado e sim na horizontal [...]

Apesar disso, reconheço que alguns livros meus não estão tão bem cuidados como eu gostaria. Um exemplo é A Carta, A Bruxa e O Anel, que comprei em 2003, e está com a capa um pouco amassada nas laterais e algumas páginas um pouco manchadas (nada que impeça a leitura, mas... me fez nunca mais emprestar livro algum). Já Eragon tem uma marca (suave, mas que me incomoda) na parte lateral onde fica o título, talvez eu tenha "arreganhado" demais o livro ao ler. E o título do Harry Potter e O Enigma do Príncipe está quase saindo.

Depois disso, estou tomando mais cuidado. O ruim é que quase sempre, depois de ler, o livro não fica a mesma coisa, principalmente nas arestas.

De qualquer forma, no geral, acho que cuido bem deles sim. Tanto que a maioria ainda está como nova.
 
Última edição:
Eu sou bem chato com meus livros. Gosto de deixa-los como novos. Odeio emprestar. Só empresto pra minha namorada porque ela cuida e saibe como eu sou com eles hehehehe.
 
antigamente eu era como esse povo ai de cima... mas com o tempo aprendi que é praticamente impossivel o livro estar 100 % longe das coisas que o corroem.

Então hoje em dia me dedico mais a leitura e depois atiro em qualquer canto, empresto mais eles e sou mais feliz assim. Simplesmente desencanei. 99% das obras que eu possuo eu nao pretendo reler.
 
é claro que cuido,se eu não gostasse seria bem provavel que eu os despresasse e os trataria com desdem
 
Eu sou extremamente chato com meus livros. Tenho cerca de sessenta títulos (bem menos do que gostaria), incluindo romance, poesia, filosofia e História. Quando os compro encapo logo com plástico antes de lê-los. Guardo todos em um armário inteiramente forrado com panos, e deixo esse armário aberto algumas horas por dia a fim de evitar mofo. Os livros são todos catalogados e emprestá-los não é uma possibilidade. Biblioteca é para essas coisas, coleção pessoal é como diz o nome: "pessoal".
 
Os meus livros são bem surrados de tanto ler, rabiscar, amassar, folhear e tudo mais.

São igual as roupas de Aragorn, mas pra mim, livro bom é livro bem usado e surrado, rs rs rs rs!!!
 
Eu tenho um pouco de sorte.
Tenho uma Livraria (é mais da minha esposa :mrgreen: , pois tenho outra profissão) e consigo ler o que quero.
Mas não posso machucar os livros, senão depois ninguém os compra.
Excepto aqueles com que fico para mim. :hanhan:

Os que tenho em casa, conservo-os bem.
No entanto, não me perguntem onde está este ou aquele livro porque no meio de tanta estante, já nem sei onde param alguns. :think:

É uma espécie de anarquia organizada, empilhada, desorganizada, amontoada, estruturada, misturada, arrumada, que às vezes organizo, e depois desarrumo, para em seguida remexer, emprestar, mudar de sítio, etc.
Perceberam? :sacou:

Curiosamente, os únicos livros que tenho todos juntos são os do Tolkien... :yep:
 
Olá pessoal. Gostei muito do tópico e fiquei bem contente em ver que as pessaos se interessam por preservação e conservação de livros.

Eu trabalho em um museu em Porto Alegre e temos um acervo bibliográfico que conta com uma técnica em biblioteconomia. Eu, ela e mais alguns colegas do setor pedagógico (onde eu trabalho) criamos uma oficina de conservação para crianças, e como material elaboramos o Biblos, um livro que conta sua própria história. Conta como ele fora mal tratado durante sua vida, jogado, rasgado, rabiscado e como ele chegou finalmente ao museu e está aguardando a recuperação pela técnica em biblioteconomia. O livro é bastante simples, um trabalho coletivo que está sendo catalogado pela Biblioteca Nacional e será distribuido nas escolas daqui. Foi muito bom escrever um livro infantil.

E com esse trabalho eu descobri e melhorei algumas técnicas para cuidar bem de um livro.

E elas são bem simples.

Limpá-los regularmente (sem panos úmidos ou produtos de limpeza - um pano seco na capa e se estiver muito sujo, use um pincel para lmpar as páginas. Acredite, isso prolonga em muitos anos a vida de um livro).

Guardá-los em local seco, sem úmidade de preferência deixando que eles "respirem".

Não rabiscar (e se for o caso, usar lápis 6B, mais macio e não marca).

Não guardar coisas no meio do livro: marca páginas, plantas (flores é costume para muitas meninas), embalagens etc.

Não se apoiar no livro durante a leitura.

Não abri-lo demais - isso prejudica as costuras que ligam as páginas.

Nunca, jamais usar durex ou cola branca - elas contém produtos químicos que mancham as páginas irreverssívelmente.

Se for colocá-los em pilhas, não as faça muito grande, o peso prejudica a estrutura do livro.

Não dobrar as páginas ou fazer 'orelhas'.

Não comer ou beber sobre o livro.

Baús não são recomendados, eles são escuros e úmidos, não tem como respirar em um lugar assim, não é mesmo?

Não usar clipes- o metal enferruja, mancha e torna as folhas quebradiças nos locais de exposição.

E o mais importante de tudo: Leia o seu livro. Mas acho que isso todo mundo já sabe.

Buenas, espero não ter sido chata com esse monte de conselho. É que eu tenho uma pequena preciosidade que é mina biblioteca com mais de 200 volumes, e cuido dela com tanto carinho que nem sei.

E lembrem-se, cuidar de um livro não é deixá-lo em uma vitrine, intacto, ele certamente terá sinais de uso com o tempo, mas cuidar de um livro prolonga a vida dele em muito anos, e é isso que interessa.
 
Última edição:
Bom eu sou mto chata com os meus livros. Encapo todos eles assim que compro e guardo todos no meu armário, devidamente ensacados, para as folhas não amarelarem tão rápido. Detesto emprestar qualquer um que seja, porque sempre acontece alguma coisa. Alguém rasga, outro amassa, suja com comida....e como eu viro bicho quando isso acontece, são raríssimas as pessoas para quem eu empresto.
Até a minha mãe, que agora inventou de ler mais, já sabe que se acontecer alguma coisa, vai me dar outro novinho em folha...rsrsrs....
 
Sou muito cuidadoso com meus livros, eu os considero uma das coisas mais valiosas que tenho, minha estante já está cheia deles e preciso achar outro lugar para guardar os que sobram, e eu até já reli muitos deles, o bom dos livros é que eles nunca ficam obsoletos.:uhum:
 
Bom eu sou mto chata com os meus livros. Encapo todos eles assim que compro e guardo todos no meu armário, devidamente ensacados, para as folhas não amarelarem tão rápido. Detesto emprestar qualquer um que seja, porque sempre acontece alguma coisa. Alguém rasga, outro amassa, suja com comida....e como eu viro bicho quando isso acontece, são raríssimas as pessoas para quem eu empresto.
Até a minha mãe, que agora inventou de ler mais, já sabe que se acontecer alguma coisa, vai me dar outro novinho em folha...rsrsrs....

Os livros precisam respirar. Se usa um saco para guardá-los é melhor pôr em um lugar arejado, e retirar o plástido de vez em quando para ele pegar um arzinho.

Umidade e suor (que cria dentro do plástico) são altamente prejudiciais para os livros.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo