• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Forma física de Sauron em Barad-dûr

Elessar Hyarmen

Senhor de Bri
Até hoje estou encucado com isso e confesso que não estou seguro em afirmar a forma como Sauron estava em Barad Dûr.

Quando Gandalf descobriu que Necromante estava habitando Dol Guldur, o Conselho Branco decidiu que era hora de atacar a fortaleza, que no final das contas conseguiu expulsar o Necromante de lá.

Portanto, nesta época onde Gandalf descobriu que o Necromante era o próprio Sauron, como era o seu estado físico?

Sauron já estava com o seu corpo físico restaurado ou estava apenas em espírito como se fosse uma espécie de "demônio"? (força de expressão)


Quando Sauron estava em Barad Dûr, ele ja estava com o seu corpo físico recuperado ou não? Estava em espírito somente em Mordor?

Essa é uma dúvida que ainda tenho e não fico claro pra mim lendo o SDA.

Valeu!

OBS: procurei por um tópico assim e não encontrei :D
 
Re: Forma física de Sauron em Barad Dûr

Acredito que em Dol Guldur ele ainda não tinha a capacidade de assumir forma alguma mas, se tinha, ele teria a mesma aparência que tinha em Barad-Dûr à época da Guerra do Anel: O Senhor do Escuro, alto e amedrontador em sua armadura negra de batalha (como aquele que é visto no começo do filme lutando contra Elendil).

Ah, e com somente nove dedos =]
 
Re: Forma física de Sauron em Barad Dûr

Considero que depois que Sauron foi derrotado em Mordor, construiu um corpo para si em Dol Guldur, mas de uma forma mais "simples" e "frágil", e com nove dedos. Ele não estava apresentável, e necessitava do Anel para, além de dominar a Terra-Média, terminar de se fazer. Sem o Anel e em espírito ele estava desgastado.
 
Re: Forma física de Sauron em Barad Dûr

Gollum chaga a afirmar que Sauron têm ainda quatro dedos na mão negra, do livro as duas Torres.

Então sim, ele estava em sua forma física como um Senhor do Escuro amedrontador, quanto ao Olho do Filme, é um erro, o olho de Sauron na verdade representava a Palántir.
 
Re: Forma física de Sauron em Barad Dûr

Isso me lembra a discução de Sauron com nove dedos, procure lá, acho que tem algo de utíl.
 
Re: Forma física de Sauron em Barad Dûr

Gollum chaga a afirmar que Sauron têm ainda quatro dedos na mão negra, do livro as duas Torres.

Então sim, ele estava em sua forma física como um Senhor do Escuro amedrontador, quanto ao Olho do Filme, é um erro, o olho de Sauron na verdade representava a Palántir.

Tem certeza que o olho é uma invenção do filme? Frodo viu o olho através do espelho de Galadriel e se não me engano Frodo ou Sam (um dos dois) viu o Grande Olho na Torre Negra.

Existe certas coisas que para pessoas com um certo nível "espiritual" não precisa ver para ter a certeza, foi como aconteceu em Moria na Cámara da Mazabul, Gandalf não viu o Balrog, mas "sentiu" aquele estava lhe esperando. Na Senda dos Mortos Legolas percebeu antes de qualquer um (ou viu, não me lembro) o exército dos mortos. Sauron devia ter algo para ao menos simbolizar um corpo físico assim como os Nazgûl.
 
Re: Forma física de Sauron em Barad Dûr

Vamos ver se o próprio Tolkien nos esclarece algo sobre isso. Carta 200 De uma carta ao Major R. Bowen, do livro As Cartas de J. R. R. Tolkien, (pp.248-249):

"Noto sua observação sobre Sauron. Ele sempre ficou desprovido de corpo quando derrotado. A teoria, caso seja possível dignificar os modos da história com semelhante termo, é que ele era um espírito, um espírito menor, mas ainda um espírito 'angelical'".

Mais adiante, depois de falar sobre como esses espíritos "maiores e menores" assumiam forma física semelhante aos homens ou elfos, para auxiliar os "Filhos de Deus", e de como essa forma física podia ser destruída como qualquer organismo físico, mas não o espírito, pois ele estava ligado ao mundo até o seu fim, e de como essa forma física levava algum tempo para ser construída, Tolkien diz:

"Após a batalha com Gil-galad e Elendil, Sauron levou um longo tempo para reconstruí-la [sua forma física]*, mais longo do que havia levado após a Queda de Númenor (suponho que assim seja porque cada construção consumia certa quantidade de energia inerente do espírito, que poderia ser chamado de 'vontade' ou elo efetivo entre a mente e o ser indestrutíveis e a realização de sua imaginação). A impossibilidade de reconstrução após a destruição do Anel está suficientemente clara 'mitologicamente' no presente livro".

* Ênfase minha.

Entendo que Sauron, portanto, estava em sua forma "original", forma espiritual, em Barad-dûr, e que buscava o Anel para recuperar seu antigo poder, e esse antigo poder também se referia a sua capacidade da assumir uma (ou outras) forma física que lhe fosse conveniente.
 
Re: Forma física de Sauron em Barad Dûr

Isso me lembra a discução de Sauron com nove dedos, procure lá, acho que tem algo de utíl.

Sim, é verdade, inclusive já até postei lá.

Mas o mais importante, é que o meu foco de discussão é com relação a forma física, ele tinha ou não um corpo físico?

Valeu Falcão Branco :D
 
Re: Forma física de Sauron em Barad Dûr

Tenho quase certeza de que ele não tinha um corpo fisíco ( mas como sempre digo posso viver 1000 anos e não vou ver nem ouvir tudo ) quando Sauron foi derrotado na Última Aliança seu corpo fisíco foi subjulgado e destruído, restando assim apenas seu espirito que fugiu por estar muito fraco. Como Sauron havia forjado o Um e trasferido parte de seus poderes para ele, quando o mesmo teve seu corpo destruido, não pôde restabelecer-se em outro corpo fisíco, pois não estava de posso do Um Anel. Agora acredito que se ele tivesse recuperado o Um com certeza ele conseguiria criar um corpo para sí próprio.
 
Re: Forma física de Sauron em Barad Dûr

Tem certeza que o olho é uma invenção do filme? Frodo viu o olho através do espelho de Galadriel e se não me engano Frodo ou Sam (um dos dois) viu o Grande Olho na Torre Negra.

Sim.. o Olho como visto no filme é puramente figurativo: aquilo foi feito para que os leigos soubessem que alí era o local onde se encontrava o espírito maligno e que dalí ele sabia tudo o que acontecia. Quanto a Frodo "ver" o Olho no espelho de Galadriel, digamos que ele, por portar o Um, possuía poderes que outros jamais teriam. Afinal, ele era um dos portadores de um anel de poder, assim como foi Gandalf e Galadriel.

Em Barad Dûr Sauron ainda era um espírito. Forte, mas sem forma física. Ele aguardava a posse do Um para isso. A Boca de Sauron, por exemplo, é um servo que ia e trazia mensagens, assim como o Witchking de Angmar o representava em presença. E o Olho era o palantír.
 
Re: Forma física de Sauron em Barad Dûr

Vamos ver se o próprio Tolkien nos esclarece algo sobre isso. Carta 200 De uma carta ao Major R. Bowen, do livro As Cartas de J. R. R. Tolkien, (pp.248-249):

"Noto sua observação sobre Sauron. Ele sempre ficou desprovido de corpo quando derrotado. A teoria, caso seja possível dignificar os modos da história com semelhante termo, é que ele era um espírito, um espírito menor, mas ainda um espírito 'angelical'".
Mais adiante, depois de falar sobre como esses espíritos "maiores e menores" assumiam forma física semelhante aos homens ou elfos, para auxiliar os "Filhos de Deus", e de como essa forma física podia ser destruída como qualquer organismo físico, mas não o espírito, pois ele estava ligado ao mundo até o seu fim, e de como essa forma física levava algum tempo para ser construída, Tolkien diz:

"Após a batalha com Gil-galad e Elendil, Sauron levou um longo tempo para reconstruí-la [sua forma física]*, mais longo do que havia levado após a Queda de Númenor (suponho que assim seja porque cada construção consumia certa quantidade de energia inerente do espírito, que poderia ser chamado de 'vontade' ou elo efetivo entre a mente e o ser indestrutíveis e a realização de sua imaginação). A impossibilidade de reconstrução após a destruição do Anel está suficientemente clara 'mitologicamente' no presente livro".
* Ênfase minha.

Entendo que Sauron, portanto, estava em sua forma "original", forma espiritual, em Barad-dûr, e que buscava o Anel para recuperar seu antigo poder, e esse antigo poder também se referia a sua capacidade da assumir uma (ou outras) forma física que lhe fosse conveniente.

Acho que os trechos devem ser compreendidos de outra forma, senão serão contraditórios.

No primeiro trecho citado, Tolkien diz que Sauron "sempre ficou desprovido de corpo quando derrotado". No segundo trecho, Tolkien diz que Sauron "levou um longo tempo para reconstruí-la [sua forma física]".

O que se depreende daí é que, ao ser derrotado, no momento em que isso acontecia, Sauron perdia a forma física, ele "morria" (primeira citação). Isso não significa que ele ficasse sempre sem forma física depois de algo assim (exceto na derrota final, com a destruição do Anel, claro), e isso é confirmado pela segunda citação.

Ou seja, a última derrota de Sauron antes da destruição do Anel havia sido na luta com Gil-galad e Elendil, onde ele morreu e perdeu seu corpo. Demorou bastante tempo, mas ele eventualmente reconstruiu sua forma física, sim, mesmo que incompleta (nove dedos), provavelmente devido à ausência do Anel e do poder que já havia depositado nele, além da perda de mais poder ainda em consequência de sua morte na luta e esforço em criar uma nova forma (como Tolkien afirma na segunda citação). E Gollum viu Sauron, fisicamente, com quatro dedos em uma das mãos, o que ajudaria a confirmar isso (embora há uma certa margem de dúvida quanto a credibilidade do relato de Gollum, mas aí temos as afirmações do próprio Tolkien para sustentar isso).

Logo, Sauron tinha uma forma física em Barad-dûr, mas uma forma bem aquém das que já havia usado anteriormente.
 
Tanto ele tinha certeza que explicou isso na carta citada.

A questão toda é interpretar o que ele diz.
 
Última edição:
Ele poderia se contradizer se os trechos fossem de cartas diferentes e, principalmente, de épocas diferentes, com um espaço de tempo considerável entre elas (coisa que acontecia às vezes). Mas dentro de uma mesma carta isso era altamente improvável.
 
O "mais adiante" ali que o Eädsohn usou é "mais adiante na própria carta", não "mais adiante no tempo". :wink:
 
Como disse anteriormente, ficava inseguro, mas já deu pra entender melhor pelas explicações e parece que Sauron já estava com o seu corpo físico novamente em Barad Dûr.
 
Re: Forma física de Sauron em Barad Dûr

Acho que os trechos devem ser compreendidos de outra forma, senão serão contraditórios.

No primeiro trecho citado, Tolkien diz que Sauron "sempre ficou desprovido de corpo quando derrotado". No segundo trecho, Tolkien diz que Sauron "levou um longo tempo para reconstruí-la [sua forma física]".

O que se depreende daí é que, ao ser derrotado, no momento em que isso acontecia, Sauron perdia a forma física, ele "morria" (primeira citação). Isso não significa que ele ficasse sempre sem forma física depois de algo assim (exceto na derrota final, com a destruição do Anel, claro), e isso é confirmado pela segunda citação.

Ou seja, a última derrota de Sauron antes da destruição do Anel havia sido na luta com Gil-galad e Elendil, onde ele morreu e perdeu seu corpo. Demorou bastante tempo, mas ele eventualmente reconstruiu sua forma física, sim, mesmo que incompleta (nove dedos), provavelmente devido à ausência do Anel e do poder que já havia depositado nele, além da perda de mais poder ainda em consequência de sua morte na luta e esforço em criar uma nova forma (como Tolkien afirma na segunda citação). E Gollum viu Sauron, fisicamente, com quatro dedos em uma das mãos, o que ajudaria a confirmar isso (embora há uma certa margem de dúvida quanto a credibilidade do relato de Gollum, mas aí temos as afirmações do próprio Tolkien para sustentar isso).

Logo, Sauron tinha uma forma física em Barad-dûr, mas uma forma bem aquém das que já havia usado anteriormente.

Valeu pelo esclarecimento, Tilion. Eu havia entendido que depois de sua última derrota, Sauron apesar de "tentar" reconstruir sua forma física, não havia conseguido. A demora em conseguir estaria então relacionada ao "poder que faltava", algo que ele precisava recuperar com o Anel. E que ele ainda era um "espírito" vagando pelos salões de Barad-dûr.:mrgreen:
Também não me lembrava desse relato do Gollum. Em qual livro está?

Ah, sim! As citações do meu outro post são da mesma carta, como o Tilion já disse.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo