• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Terra-média sobreviveria a derrota do Norte?

Falcão Branco

Sacrifiquei um
Na terceira Era, enquanto Rohan estava sendo atacada pelos exércitos de Saruman, e Gondor pelos exércitos de Sauron, muitos esquecem das desesperadas e não menos importantes batalhas travadas no norte. Dol-Gudur atacou Lórien três vezes, e três vezes foi repelida. Erebor, a Montanha Solitária sofreu um massivo ataque de orientais/sulistas e os reis Dain Pé-de-ferro e Brand cairam em batalha. A batalha só foi ganha porque com as notícias da derrota de Sauron,os orientais perderam a moral e foram derrotados. Eu me pergunto, se o Norte tivesse caído para a sombra, seria possível mesmo com a destruição do Um anel que a Terra-Média fosse livre? Créditos a minha saitorë pelas idéias e correções.
 
Re: A TM sobreviveria a derrota do Norte?

Provavelmente sim. Mesmo que Lórien e Erebor fossem destruídas, Rohan e Gondor teriam mais forças que os exércitos do Norte. Ainda mais sem um líder, já que Sauron tinha sucumbido.
 
Re: A TM sobreviveria a derrota do Norte?

Bem! Depende! Se o anel fosse destruído, os orcs perderiam a sua "força de vontade", porém, a ambição dos homens de Leste e principalmente os homens de Rhûn, mais próximos, seria mais forte! Depois de acabarem com Erebor, tornariam a montanha solitária e todas as terras entre esta e o mar interno de Rhûn um novo território ou reino de Leste!

Obviamente, os elfos da floresta sofreriam muito com estas mudanças e não acredito que enfrentassem os homens! A não ser que os homens do sul chegassem! Se Gondor e Rohan decidissem atacar imediatamente os homens do Norte, Celeborn e Thranduil levariam consigo os seus elfos! Gondor teria à disposição no máximo (já puxando um bocado!) dez mil homens e Rohan não poderia dispensar mais do que seis mil (também talvez, exagerando um pouco!)!

Cerca de uma quinzena de milhares de soldados e os Elfos do Norte poderiam ser uma boa força da ataque, mas não sei como foi a batalha do Norte! Se tivessem olifantes, tornar-se-ia mais difícil! E se estivessem dentro de Erebor então pior! Pois os reinos de Leste tinham ainda gente suficiente para enviarem (eu acredito que sim), mas os reinos dos povos livres não tinham a quem recorrer! Os anões da montanha solitária e das Montanhas de Ferro pouco poderiam fazer e os das Montanhas Azuis não acredito que se organizassem muito e viajassem tão longe! Seria uma nova "Mini-Última Aliança"! Elrond não poderia fazer muito! O seu poder não estava na força bélica, a não ser a do seu braço e talvez algumas companhias de elfos!

Seria uma batalha desesperada, seguida, provavelmente, de um cerco demorado que, se não acabasse rápido, poderia fazer a maré virar-se contra os Povos Livres, com reforços de Harad e Rhûn!

Sem esquecer que os sulistas como os Haradrim poderiam aproveitar esta oportunidade para atacar os reinos do Sul, muito fragilizados!

;D
 
Re: A TM sobreviveria a derrota do Norte?

A chave para a vitória contra Sauron foi a destruição do Anel. Se o Norte tivesse caído antes do Anel ser destruído provavelmente Sauron ganharia.

Mas sem Sauron como líder, mesmo com o Norte conquistado suas forças perderiam.
 
Re: A TM sobreviveria a derrota do Norte?

Bem! Depende! Se o anel fosse destruído, os orcs perderiam a sua "força de vontade", porém, a ambição dos homens de Leste e principalmente os homens de Rhûn, mais próximos, seria mais forte! Depois de acabarem com Erebor, tornariam a montanha solitária e todas as terras entre esta e o mar interno de Rhûn um novo território ou reino de Leste!

Discordo. Foi Sauron que, assim como Átila, o Huno, uniu os homens d e Rhûn e Harad sob um ideal comum: destruir todos os povos livres da Terra-Média a troco de dá-los maiores domínios (o que, acho que, seria impossível de acontecer. Sauron, em sua ganância, acabaria por enviar seus orcs e úlairi contra os seus "aliados", tomando toda a Terra-Média para si). Sem a liderança de Sauron eles ficariam perdidos, sem coesão, tornando mais fácil que um ataque bem planejado os derrotasse de vez.

Obviamente, os elfos da floresta sofreriam muito com estas mudanças e não acredito que enfrentassem os homens! A não ser que os homens do sul chegassem! Se Gondor e Rohan decidissem atacar imediatamente os homens do Norte, Celeborn e Thranduil levariam consigo os seus elfos! Gondor teria à disposição no máximo (já puxando um bocado!) dez mil homens e Rohan não poderia dispensar mais do que seis mil (também talvez, exagerando um pouco!)!

Você pode até estar certo nessas suas estimativas, torugo, mas esqueceu-se de levar em consideração uma coisa: Gondor e Rohan teriam 15 mil homens, sim, mas seriam 15000 homens que teriam acabado de lutar nos Pelennor e que ainda teriam viajado desde Gondor até Erebor, o que, além de deixá-los ainda mais cansados, daria aos orientais tempo suficiente para devastar toda a região dos arredores de Erebor: Valle e Esgaroth, talvez até se aventurando na Floresta das Trevas, onde duvido que os elfos de Thranduil deixassem barato. mas também existe a possibilidade de, ao chegarem lá os homens de Gondor e Rohan encontrarem os orientais já acomodados, uma vez que foram rechaçados em Taur-nu-Fuin e não possuíam mais os mantimentos necessários para continuar a viagem de volta até suas terras natais, onde se fortaleceriam até conseguirem um exército forte suficiente para atacar Gondor. Outra possibilidade seria os homens de Rhûn e Harad, tomando um caminho diverso do tomado por Gondor e Rohan, encontrarem esses dois países praticamente desertos e conseguirem, mesmo sem poder contar com sua força total, conquistá-los.

Cerca de uma quinzena de milhares de soldados e os Elfos do Norte poderiam ser uma boa força da ataque, mas não sei como foi a batalha do Norte! Se tivessem olifantes, tornar-se-ia mais difícil! E se estivessem dentro de Erebor então pior! Pois os reinos de Leste tinham ainda gente suficiente para enviarem (eu acredito que sim), mas os reinos dos povos livres não tinham a quem recorrer! Os anões da montanha solitária e das Montanhas de Ferro pouco poderiam fazer e os das Montanhas Azuis não acredito que se organizassem muito e viajassem tão longe! Seria uma nova "Mini-Última Aliança"! Elrond não poderia fazer muito! O seu poder não estava na força bélica, a não ser a do seu braço e talvez algumas companhias de elfos!
Seria uma batalha desesperada, seguida, provavelmente, de um cerco demorado que, se não acabasse rápido, poderia fazer a maré virar-se contra os Povos Livres, com reforços de Harad e Rhûn!

Bem, entrarei em uma leve contradição com o que disse acima, mas vamos lá. Digamos que, apesar dos homens feridos e cansados, Gondor e Rohan conseguiram chegar a Erebor com um contingente considerável de elfos e homens e encontraram os homens de Rhûn e Harad a postos, esperando por eles. Eu duvido que as forças inimigas fossem páreo para os povos livres. Os olifantes eram ótimas máquinas de guerra, porém tem de se levar em conta que os Campos de Pellenor ficava apenas a uma pequena distância de Mordor, enquanto eles teriam de percorrer uma distância gigantesca, atravessar praticamente um continente inteiro para chegar a Rhovanion. Imagine o tanto que teria de ser gasto em suprimentos só para alimentar um único mûmak. Quem dirá um destacamento inteiro deles. Além disso, não acredito que a Montanha fosse invadida tão facilmente. Vide o exemplo de Moria: quando Sauron atacou e os anões perceberam que não haveria mais salvação, eles se trancaram em suas minas e ficaram em segurança lá. O mesmo, acredito eu, seria possível de ocorrer com Erebor. Os anões se trancariam lá com o máximo possível de sua gente (e, talvez, de homes de Valle e Esgaroth) até que o inimigo fosse embora ou que eles se fortalecessem o suficiente para tentar um contra-ataque.
Por fim, acredito que Gondor e Rohan eram mais fortes queRhûn e harad, militarmente falando. A disciplina militar de Gondor e Rohan, suas estratégias, seus equipamentos e tudo o mais era (a meu ver) muito melhor que a dos orientais que me parecem muito mais selvagens. Some isso à agilidade e precisão dos guerreiros élficos e o resultado é uma vitória fácil.
 
Re: A TM sobreviveria a derrota do Norte?

Boas!
O nosso colega pergunta-nos se achamos possível uma vitória dos povos livres DEPOIS do Norte estar conquistado! Eu considerei que o Norte era só Erebor pois foi onde existiu a batalha mais "séria"/negra para os Povos Livres! Lórien conseguia repelir bem os ataques e Thraduil, com certeza, também o conseguiria!

Mas, supondo que Erebor caiu, os anões dispersaram, tal como os homens de Dale e Esgaroth, restam no Norte, Thranduil, Celeborn, e talvez os Beornenses!

Discordo. Foi Sauron que, assim como Átila, o Huno, uniu os homens de Rhûn e Harad sob um ideal comum: destruir todos os povos livres da Terra-Média a troco de dá-los maiores domínios (o que, acho que, seria impossível de acontecer. Sauron, em sua ganância, acabaria por enviar seus orcs e úlairi contra os seus "aliados", tomando toda a Terra-Média para si). Sem a liderança de Sauron eles ficariam perdidos, sem coesão, tornando mais fácil que um ataque bem planejado os derrotasse de vez.

Imagina-te na pele de um líder de Rhûn ou Harad! Viajaras com um exército para uma terra longínqua com promessas de terras e riquezas e para te vingares dos antigos inimigos! Mas, em vez disso, vês-te sozinho, acabaste de conquistar uma fortaleza duradoura e não tens inimigos imediatos tirando Thranduil, que acredito que não sairia do abrigo da floresta para uma batalha em campo aberto!

Nenhum comandante e muito menos um Easterling deixaria esta oportunidade fugir! Trataria de destruir qualquer pequena oposição em redor de Erebor enquanto a fortificava à minha maneira! Enviaria mensageiros para o meu povo para dar notícias da nova terra e com certeza, muitos correriam para se juntar a mim nas novas terras!

Com uma ligação terrestre directa com Rhûn, os reforços vindos daí seriam fáceis de alcançar! Além de que podiam subir (se tivessem essa tecnologia) pelo rio corredor! (viajei! :P)

Eles eram selvagens e sedentos de poder e riquezas! E ambos conhecemos ocasiões em que se organizaram e lutaram com Gondor! Sim, provavelmente com Sauron por trás, mas mesmo assim, com certeza que tinham o hábito de guerrear e não seria um problema!

Você pode até estar certo nessas suas estimativas, torugo, mas esqueceu-se de levar em consideração uma coisa: Gondor e Rohan teriam 15 mil homens, sim, mas seriam 15000 homens que teriam acabado de lutar nos Pelennor e que ainda teriam viajado desde Gondor até Erebor, o que, além de deixá-los ainda mais cansados, daria aos orientais tempo suficiente para devastar toda a região dos arredores de Erebor: Valle e Esgaroth, talvez até se aventurando na Floresta das Trevas, onde duvido que os elfos de Thranduil deixassem barato. mas também existe a possibilidade de, ao chegarem lá os homens de Gondor e Rohan encontrarem os orientais já acomodados, uma vez que foram rechaçados em Taur-nu-Fuin e não possuíam mais os mantimentos necessários para continuar a viagem de volta até suas terras natais, onde se fortaleceriam até conseguirem um exército forte suficiente para atacar Gondor.

Concordo! Mas isso só mostra que uma derrota dos Povos Livres seria provável! Isto, claro, se Gondor e Rohan fossem "a correr" ajudar o Norte! Havia uma possibilidade de tentarem recuperar forças e descansar (que eu não acredito)! Se os exércitos dos povos livres fossem apanhados entre, imaginemos, Erebor e um exército de reforços, eles poderiam sofrer pesadas baixas!

Outra possibilidade seria os homens de Rhûn e Harad, tomando um caminho diverso do tomado por Gondor e Rohan, encontrarem esses dois países praticamente desertos e conseguirem, mesmo sem poder contar com sua força total, conquistá-los.

Extremamente improvável eles passarem "uns ao lado dos outros" sem se notarem! Acredito mais num ataque do Sul! Talvez os corsários restantes ou os Haradhrim que se acreditavam ser muitos!

Bem, entrarei em uma leve contradição com o que disse acima, mas vamos lá. Digamos que, apesar dos homens feridos e cansados, Gondor e Rohan conseguiram chegar a Erebor com um contingente considerável de elfos e homens e encontraram os homens de Rhûn e Harad a postos, esperando por eles. Eu duvido que as forças inimigas fossem páreo para os povos livres.

Já disse que considero que dependendo do número (lembra-te que o número 15000 é um exagero) dos soldados dos Povos Livres a batalha poderia pender para uns e outros!

Os olifantes eram ótimas máquinas de guerra, porém tem de se levar em conta que os Campos de Pellenor ficava apenas a uma pequena distância de Mordor, enquanto eles teriam de percorrer uma distância gigantesca, atravessar praticamente um continente inteiro para chegar a Rhovanion. Imagine o tanto que teria de ser gasto em suprimentos só para alimentar um único mûmak. Quem dirá um destacamento inteiro deles.

Concordo completamente! A minha alusão a Olifantes foi mais ilustrativa que qualquer outra coisa! Seria extremamente difícil, a não ser que já existisse alguma força a caminho pelo Oriente para chegar a Rhûn!

Além disso, não acredito que a Montanha fosse invadida tão facilmente. Vide o exemplo de Moria: quando Sauron atacou e os anões perceberam que não haveria mais salvação, eles se trancaram em suas minas e ficaram em segurança lá. O mesmo, acredito eu, seria possível de ocorrer com Erebor. Os anões se trancariam lá com o máximo possível de sua gente (e, talvez, de homes de Valle e Esgaroth) até que o inimigo fosse embora ou que eles se fortalecessem o suficiente para tentar um contra-ataque.

Isso nem está muito em discussão porque a pergunta é SE O NORTE TIVESSE CAÍDO, portanto, tenha sido como foi, eles perderam e agora têm de aguentar com as consequências! ;)

Por fim, acredito que Gondor e Rohan eram mais fortes queRhûn e harad, militarmente falando. A disciplina militar de Gondor e Rohan, suas estratégias, seus equipamentos e tudo o mais era (a meu ver) muito melhor que a dos orientais que me parecem muito mais selvagens. Some isso à agilidade e precisão dos guerreiros élficos e o resultado é uma vitória fácil.

Sim, aqui concordo! Mas, consideremos uma força debilitada e cansada de, digamos 10000 homens (um número mais aceitável se considerarmos as forças presentes em Pelennor!) juntamente com, não mais, creio, do que 7000 elfos de Thranduil reforçados com os de Lórien.

Do lado inimigo, imagino na batalha de Dale, entre 10000 e 15000 homens (comparando com os 18000 de Pelennor), os orcs tinham fugido depois da queda de Sauron, mas Erebor era deles! Imagine-se que restaram dez mil easterlings!

Tinhamos 10000 x 17000(um número ainda assim exagerado)!
Realmente seria difícil perder para tal número SE os Orientais não tivessem numa fortaleza! Eu acho que o mais importante é isto! Tal como disseste, Erebor era uma fortaleza fantástica que poderia aguentar muito bem um cerco prolongado! Sendo assim e já tendo enviado os mensageiros que referi em cima, os Easterlings guardar-se-iam na montanha fazendo ataques relâmpago e matando o maior número possível de inimigos ao longe! Os elfos pouco poderiam fazer contra rocha pura! Os Cavaleiros de Rohan igualmente, pelo terreno que imagino acidentado e os homens de Gondor não seriam uma força bélica de tanto poder assim, ainda mais se nos lembrarmos que muitos dos melhores ficaram a guardar o reino!

Se chegassem reforços na altura certa, os Povos Livres sofreriam muito, talvez perdendo a batalha, ainda que nos pareça improvável! Considere-se também que os servos de Sauron perderam a força de vontade mas, se soubessem de alguma batalha destas, provavelmente juntar-se-iam aos Easterlings para chacinarem inimigos! Aragorn e Éomer passaram muitos anos a matar os orcs restantes e muitos deles fugiram para Norte! Além dos que já lá estavam e que teriam vencido a batalha de Dale (pois é isso que estamos a supor)...

Acho que já me extendi um pouco, mas acho que mostrei bem o meu ponto de vista!

;D

EDIT: Iiiih! Só agora vi o tamanho que ficou esse post! :lol:
 
Última edição:
Bom, eu acho que mesmo os exercitos do oeste não seriam páreis para os inimigos do Sul. Como já disseram, os exercitos do oeste estariam no maximo com 10.000 (E olhe lá) homens exaustos contra uma infinidade de inimigos. Sem Lórien para guardar as fronteiras de Gundanbad e Mória, os Orcs assolariam o Norte totalmente. Nem 20.000 homens conseguiriam desfazer o estrago. Sem contar os efeitos colaterais, os Elfos não teriam mais uma cidade com Rei, destruindo a moral dos Elfos remanescentes. Se qualquer um dos lados falhasem, todos cairiam.
 
Concordo com você, Falcão. Fato é que as vitórias no Norte foram fatores fundamentais para a bem aventurança atingida após a queda de Sauron... não há como discutir.
 
concordo com você, Falcão.
ambas vitórias foram importantíssimas para que a guerra terminasse bem.
a vitória no norte deixou os povos livres em situação favorável, sem dúvida, o que de certo ajudou, no final das contas.

meus parabéns pelo post, amigo Falcão
 
Re: A TM sobreviveria a derrota do Norte?

Boas!
O nosso colega pergunta-nos se achamos possível uma vitória dos povos livres DEPOIS do Norte estar conquistado! Eu considerei que o Norte era só Erebor pois foi onde existiu a batalha mais "séria"/negra para os Povos Livres! Lórien conseguia repelir bem os ataques e Thraduil, com certeza, também o conseguiria!
Sim, foi em Erebor onde aconteceu a batalha mais séria, mas em Erebor lutaram os anões da Montanha e os homens de Esgaroth e Valle. Além disso, Lórien foi atacada várias vezes e, se não me engano, Thranduil também o foi.

Mas, supondo que Erebor caiu, os anões dispersaram, tal como os homens de Dale e Esgaroth, restam no Norte, Thranduil, Celeborn, e talvez os Beornenses!
Erebor não cairia. Os anões podem ser obstinados, mas não são burros. Eles lutaram muito para recuperar Erebor e não deixariam que ela fosse tomada de novo tão facilmente. Ao verem a iminente derrota do seu povo, recuariam e se fortificariam em Erebor até que se considerassem fortes o suficiente ou até que chegassem reforços (provavelmente os anõs das Montanhas Azuis ou os homens de Gondor e Rohan, uma vez que, a meu ver, não existia nas Montanhas de Ferro um exército de anões que possa ser considerado reforço em uma batalha) além disso, os beornings não teriam forças suficientes para conter o avanço dos orientais pois eram, a meu ver, um povo reduzido.

Imagina-te na pele de um líder de Rhûn ou Harad! Viajaras com um exército para uma terra longínqua com promessas de terras e riquezas e para te vingares dos antigos inimigos! Mas, em vez disso, vês-te sozinho, acabaste de conquistar uma fortaleza duradoura e não tens inimigos imediatos tirando Thranduil, que acredito que não sairia do abrigo da floresta para uma batalha em campo aberto!
Nenhum comandante e muito menos um Easterling deixaria esta oportunidade fugir! Trataria de destruir qualquer pequena oposição em redor de Erebor enquanto a fortificava à minha maneira! Enviaria mensageiros para o meu povo para dar notícias da nova terra e com certeza, muitos correriam para se juntar a mim nas novas terras!
Insisto: Erebor não cairia. Os easterlings não teriam forças suficientes para tomar a fortaleza. Os anões se entrincheirariam lá dentro e não sairiam até estarem fortes o suficiente para atacar. Se fosse preciso, c om certeza seriam enviados mensageiros às Ered Luin e a todos os outros anões da TM que acorreriam prontamente a seus parentes. Os orientais poderiam fazer um cerco, como de fato aconteceu, mas acho muito difícil que tomassem Erebor por completo pois, além de tudo o que já disse um fato tem de ser levado em consideração: os homens de Rhûn e Harad estão acostumados ao campo aberto. Além disso, não conheciam nada do interior da Montanha, ou seja, os anões levavam dupla vantagem: uma por conhecer o terreno e outra por estarem acostumados a lutar em lugares parecidos.

Com uma ligação terrestre directa com Rhûn, os reforços vindos daí seriam fáceis de alcançar! Além de que podiam subir (se tivessem essa tecnologia) pelo rio corredor! (viajei! :P)
Impossível que essa ligação direta acontecesse sem o conhecimento de Gondor ou Rohan pois eles teriam de passar contornando a Floresta das Trevas (onde, provavelmente, Thranduil tinha vigias, que iriam tratar de "passar adiante" a informação que um grande destacamento (ou mesmo um único arauto) de Rhûn estava transitando pelos bordos de sua floresta, provavelmente em direção à terra natal. Além disso, eles teriam que contornar as Ered Lithui ao norte de Mordor. Duvido que fosse possível andar por ali pela própria natureza do terreno mas, se fosse, é provável que Gondor mantivesse vigias naquela região para observar os movimentos do inimigo.

Eles eram selvagens e sedentos de poder e riquezas! E ambos conhecemos ocasiões em que se organizaram e lutaram com Gondor! Sim, provavelmente com Sauron por trás, mas mesmo assim, com certeza que tinham o hábito de guerrear e não seria um problema!
Eles tinham o hábito, mas quem garante que tinham a técnica? Muitas vezes uma estratégia boa vale muito mais quem um grande número de homens.

Concordo! Mas isso só mostra que uma derrota dos Povos Livres seria provável! Isto, claro, se Gondor e Rohan fossem "a correr" ajudar o Norte! Havia uma possibilidade de tentarem recuperar forças e descansar (que eu não acredito)! Se os exércitos dos povos livres fossem apanhados entre, imaginemos, Erebor e um exército de reforços, eles poderiam sofrer pesadas baixas!
Certo, mas para que eles fossem atacados pela vanguarda e pela retaguarda um batedor do leste teria que atravessar todo o caminho que já foi citado e, depois, todo o exército que iria lá para apoiá-los. Ou seja, o mais provável seria que os reforços do leste chegasse com a batalha já em curso.

Extremamente improvável eles passarem "uns ao lado dos outros" sem se notarem! Acredito mais num ataque do Sul! Talvez os corsários restantes ou os Haradhrim que se acreditavam ser muitos!
Observando o mapa da Terra-Média vi que seria mesmo muito difícil de isso acontecer. Mas quando eu falei isso, estava falando de eles tomarem caminhos distintos.

Isso nem está muito em discussão porque a pergunta é SE O NORTE TIVESSE CAÍDO, portanto, tenha sido como foi, eles perderam e agora têm de aguentar com as consequências! ;)
Mas o norte poderia ter caído e, mesmo assim, alguns anões terem sobrado dentro de Erebor. Eregion caiu e nem por isso os anões de Moria morreram também.

Sim, aqui concordo! Mas, consideremos uma força debilitada e cansada de, digamos 10000 homens (um número mais aceitável se considerarmos as forças presentes em Pelennor!) juntamente com, não mais, creio, do que 7000 elfos de Thranduil reforçados com os de Lórien.

Do lado inimigo, imagino na batalha de Dale, entre 10000 e 15000 homens
(comparando com os 18000 de Pelennor), os orcs tinham fugido depois da queda de Sauron, mas Erebor era deles! Imagine-se que restaram dez mil easterlings!

Tinhamos 10000 x 17000(um número ainda assim exagerado)!
Realmente seria difícil perder para tal número SE os Orientais não tivessem numa fortaleza! Eu acho que o mais importante é isto! Tal como disseste, Erebor era uma fortaleza fantástica que poderia aguentar muito bem um cerco prolongado! Sendo assim e já tendo enviado os mensageiros que referi em cima, os Easterlings guardar-se-iam na montanha fazendo ataques relâmpago e matando o maior número possível de inimigos ao longe! Os elfos pouco poderiam fazer contra rocha pura! Os Cavaleiros de Rohan igualmente, pelo terreno que imagino acidentado e os homens de Gondor não seriam uma força bélica de tanto poder assim, ainda mais se nos lembrarmos que muitos dos melhores ficaram a guardar o reino!

Se chegassem reforços na altura certa, os Povos Livres sofreriam muito, talvez perdendo a batalha, ainda que nos pareça improvável! Considere-se também que os servos de Sauron perderam a força de vontade mas, se soubessem de alguma batalha destas, provavelmente juntar-se-iam aos Easterlings para chacinarem inimigos! Aragorn e Éomer passaram muitos anos a matar os orcs restantes e muitos deles fugiram para Norte! Além dos que já lá estavam e que teriam vencido a batalha de Dale (pois é isso que estamos a supor)...

Concordo, mas continue firme na minha opinião de que Erebor não cairia. Mas realmente, os cavalos dos rohirrim seriam de pouca utilidade no terreno próximo a montanha, que geralmente é pedregoso e, ainda por cima, íngreme. Concordo na parte dos reforços, mas ainda assim, não acredito que pudesse ter ocorrido uma vitória dos inimigos, devido a sue maior preparo e força.

para mais informações, dê uma olhada aqui

----------------
Now playing: Aerosmith - Lord of the Thighs
via FoxyTunes
 
Perdão por não ler as opiniõs acima

Mas acho que não, esse era o plano inicial de Sauron, dominar o norte para que o sul não tivesse ajuda, bem, já pararam pra pensar que se Sauron tivesse pego o mapa, o que seria da comitiva.

Sem o norte o que seria dos hobbits e das outras raças.
 
A chave para a derrota no Norte ao meu ver, são os portos cinzentos, se eles fossem destruídos, os Eldar perderiam muita moral, que é muitas vezes um elemento decisivo. E Thalion, acredito que mesmo que Erebor resistice ao cerco, se as terras vizinhas caisem nem todos os Anões da Terra-Média poderiam dar conta do recado.
 
Última edição:
Amanhã respondo ao Thalion! Mas acho que não deviamos discutir SE Erebor cairia ou não, pois a ideia do Falcão é imaginarmos que Erebor CAIU... O que aconteceria a seguir!... É imaginar! Não vale a pena dizer o quão difícil era conquistar a montanha solitária porque estamos a supor que eles JÁ perderam a batalha!...

;D
 
Amanhã respondo ao Thalion! Mas acho que não deviamos discutir SE Erebor cairia ou não, pois a ideia do Falcão é imaginarmos que Erebor CAIU... O que aconteceria a seguir!... É imaginar! Não vale a pena dizer o quão difícil era conquistar a montanha solitária porque estamos a supor que eles JÁ perderam a batalha!...

;D

Foi um grande rro de Sauron não ter tomado o mapa, afial seme ele a comitiva unca chegaria à passagem secreta, e se smaug não fosse derrotado?

Bem simples, seria muito fácil, pois afinal os reinos de Erebor e dos homens de Valle foram restaurados, se eles não existissem o único problema de Sauron seria acabar com os anões das colinas de ferro e dos elfos da floresta escura, e talvez de Beorn.
 
Referente à grande batalha na Montanha Solitária concordo com Falcão Branco referente ao desânimo dos orientais, como as forças inimigas de Sauron estavam em maior número e Brand foi forçado a retornar para Valle e mesmo com o auxilio dos anões tiveram novamente que recuar mais ainda para os pés da Montanha Solitária (Erebor). Houve uma grande e terrível batalha na montanha; Brand e Dáin Pé-de-Ferro foram mortos e, desta forma, os orientais foram vitoriosos o que forçou mais ainda aos homens e anões recuarem mais para cima da montanha com as forças bastante reduzidas, mas, os homens e anões ficaram sabendo que Sauron foi derrotado juntamente com suas forças no sul. Assim, os aliados do Senhor do Escuro encheram seus corações de um profundo desânimo, o que fez os exércitos dos homens e anões se encherem de ânimo, foi um incentivo, partindo então para uma grande e última investida expulsando os orientais para o leste livrando assim Valle e Erebor dos perigos e ameaças dos homens e orcs.
Acredito que a Terra-Média não ficaria livre totalmente do mal, lógico que sem Sauron e sem o Um anel, os orcs, orientais e demais seres do escuro não teriam forças para se reestruturarem e tomar a Terra-Média, sem um líder forte o suficiente para comandar, não teriam chances, mas ficariam incomodando, sempre haveria a sombra do mal rondando, impossível acabar com todo o mal, ele apenas enfraquesse mas continua lá, num orc, ou até mesmo num anão ou num hobbit fraco de espírito. E se uma criatura se apossasse de algum outro anel de poder?! Já pararam para pensar nisso? Será que não começaria tudo novamente? Apesar de Sauron ter sido um dos mais poderosos Maiar por isso ele era quase que insuperável, será que não existiria uma criatura na Terra-Media com poderes onde se este estivesse com um outro Anel de Poder as sombras não retornariam?
 
Última edição:
ARABAEL, orgulho Númendili!!:obiggraz:

Lendo tal pergunta, não tem como não pensar em Saruman... Se ele tivesse tido um pouco mais de paciência, ao exércitos de Sauron certamente teriam a quem recorrer e a TM cairia-lhe no colo.
 
Falcão Branco disse:
Eu me pergunto, se o Norte tivesse caído para a sombra, seria possível mesmo com a destruição do Um anel que a Terra-Média fosse livre?

A pergunta do Falcão pressupõe que o Norte já caiu! Eu não vou discutir se Erebor cairia ou não porque não vem ao caso, o Falcão pede-nos para pressupor que o Norte (e o norte eu considero a batalha de Erebor/Dale, já ignorando que Lórien foi atacada), portanto, eu tento prever o que aconteceria depois disso!

Thalion Atanón disse:
(...) até que chegassem reforços (provavelmente os anõs das Montanhas Azuis ou os homens de Gondor e Rohan, uma vez que, a meu ver, não existia nas Montanhas de Ferro um exército de anões que possa ser considerado reforço em uma batalha) além disso, os beornings não teriam forças suficientes para conter o avanço dos orientais pois eram, a meu ver, um povo reduzido.

Os anões das montanhas azuis tinham quase 1500km para percorrer (em linha recta), os homens de Gondor e Rohan estariam enfraquecidos e preocupados em assegurar a segurança das suas terras ainda ameaçadas pelos restos dos exércitos de Sauron, pois os orientais do Sul ainda estavam em Mordor em grande número e os orcs ainda em maior, portanto, era necessária (e ocorreu) uma "limpeza"! Sessenta anos antes da Guerra do Anel (acho), Dain consegui reunir num dia um contingente de 500 anões armados até aos dentes para ajudar Thorin em Erebor, porque não conseguiriam eles agora ajudar os anões da Montanha Solitária! A explicação que me ocorre seria os anões das Montanhas de Ferro irem todos (ou a maioria) para Erebor, mas não creio, pois eram umas montanhas, apesar de tudo, ricas em certos minerais e nenhum anão abandona assim as suas construções!

Os Beornings, sem dúvida, não conseguiriam aguentar muito, mas tinham-se tornado um povo numeroso, pois juntaram-se aos homens da floresta que viviam nas orlas da Floresta Tenebrosa!

Thalion Atanón disse:
Impossível que essa ligação direta acontecesse sem o conhecimento de Gondor ou Rohan pois eles teriam de passar contornando a Floresta das Trevas (onde, provavelmente, Thranduil tinha vigias, que iriam tratar de "passar adiante" a informação que um grande destacamento (ou mesmo um único arauto) de Rhûn estava transitando pelos bordos de sua floresta, provavelmente em direção à terra natal. Além disso, eles teriam que contornar as Ered Lithui ao norte de Mordor. Duvido que fosse possível andar por ali pela própria natureza do terreno mas, se fosse, é provável que Gondor mantivesse vigias naquela região para observar os movimentos do inimigo.

O rio corredor passa pela Floresta Tenebrosa, mas o rio que corre de Erebor e que se junta a ele podia ser usado e estaria longe o suficiente da Floresta! Ele corre paralelo à sua orla! Portanto, SE eles conseguissem navega-lo, podiam usa-lo sem problemas! Ele corre depois para Oriente até ao Mar de Rhûn! Só por aí, já conseguiriam arranjar reforços, pois o Mar de Rhûn era redeado por terra fértil! Os Haradhrim precisariam sim, de viajar pelas terras internas de Mordor, mas daí, os Orientais em Erebor não poderiam esperar auxílio!

Thalion Atanón disse:
Eles tinham o hábito, mas quem garante que tinham a técnica? Muitas vezes uma estratégia boa vale muito mais quem um grande número de homens.

É verdade, mas em caso de cerco a Erebor sendo os Orientais os defensores, as suas vantagens eram muitas! Demasiadas, diria eu! As terras de Rhûn eram perto, Gondor e Rohan não poderiam levar muitos homens e os que levasse estariam cansados da viagem longuíssima!

Thalion Atanón disse:
Certo, mas para que eles fossem atacados pela vanguarda e pela retaguarda um batedor do leste teria que atravessar todo o caminho que já foi citado e, depois, todo o exército que iria lá para apoiá-los. Ou seja, o mais provável seria que os reforços do leste chegasse com a batalha já em curso.

É verdade! Talvez encontrasse uma batalha em curso, ou um cerco, mas concordemos que mais rapidamente viajariam os homens "frescos" de Rhûn do que os fatigados cavaleiros de Rohan e os homens de Gondor!

Thalion Atanón disse:
Do lado inimigo, imagino na batalha de Dale, entre 10000 e 15000 homens

Referes-te ao lado inimigo em que batalha, na da Guerra do Anel? Se for assim, é mais ou menos o valor que imagino!...


Quero também corrigir os números que dei para as forças dos Povos Livres!
Acho que podemos seguir o raciocínio que os Senhores de Rohan e Gondor seguiram no último debate, no Regresso do Rei!

Para Morannon foram 7 mil homens! 6 mil a pé e mil a cavalo! Isto, deixando Minas Tirith melhor guardada do que estava na Batalha de Pelennor. Os 3 mil que ficaram com Elfhelm em Minas Tirith ficaram para desbandar o exército de orcs em Anórien e provavelmente tornaria a Rohan para guardar o país e os sulistas de Gondor protegeriam Gondor.

Sendo assim, o número de soldados dos homens em Erebor para liberta-la dos Orientais não ultrapassaria os 10 mil como eu disse! Mas quanto aos elfos, acho que exagerei! Acho que até exagerei bastante, mas infelizmente não posso fazer uma previsão mais acertada!

Continuo a achar que se o Norte fosse derrotado, o sul não conseguiria, pelo menos no mês seguinte à derrota de Sauron, chegar a Erebor com uma força grande o suficiente para derrota-los! Mas não acho que eles se aventurariam muito para além da Floresta Tenebrosa!

;D
 
Na terceira Era, enquanto Rohan estava sendo atacada pelos exércitos de Saruman, e Gondor pelos exércitos de Sauron, muitos esquecem das desesperadas e não menos importantes batalhas travadas no norte. Dol-Gudur atacou Lórien três vezes, e três vezes foi repelida. Erebor, a Montanha Solitária sofreu um massivo ataque de orientais/sulistas e os reis Dain Pé-de-ferro e Brand cairam em batalha. A batalha só foi ganha porque com as notícias da derrota de Sauron,os orientais perderam a moral e foram derrotados. Eu me pergunto, se o Norte tivesse caído para a sombra, seria possível mesmo com a destruição do Um anel que a Terra-Média fosse livre? Créditos a minha saitorë pelas idéias e correções.

Mesmo o norte sendo derrtado por Dol Guldur e Rhun, ambos não teriam força de derrotar o sul porque as forças de Rohan e Gondor eram maiores.

Pra começar a desmascarar a vitoria do norte, só levar em consideração a derrrota dos Nazgul com o fim do Um Anel.
 
Creio que a maior preocupação de Gandalf era que Erebor caísse antes da conclusão da batalha de Pelennor, pois, caso isso acontecesse, Minas Tirith não suportaria a mais uma investida de orcs das Montanhas Sombrias e homens de Khând atacando pelo norte. Era com esta estratégia que Sauron contava para esmagar de um só golpe o pode de Gondor; ele sabia perfeitamente que Lórien e Imladris jamais cairiam ante a um cerco, já que o poder de Galadriel e Elrond ainda eram forte naqueles locais. Os ataques a Erebor e ao reino de Thranduil, além de abrirem caminho para as forças inimigas, serviam para manter os elfos "ocupados" enquanto não o Senhor do Escuro tentava varrer Gondor da T-m.

A queda do Norte seria lamentada, mas não tanto quanto a derrota do Reino do Sul.
 
Isso me lembra uma questão (Sem desviar do assunto do tópico), quantos Elfos viviam em Lórien? Porque Galadriel deveria ter um exercito a altura para manter o mal de Dol-Guldur afastado. E se não me engano, o anél dela, Nenya, tinha o poder de confundir os orcs que entravam na floresta, não é isso?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo