• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Caminhos Alternativos

TorUgo

a.k.a. Tortoruguito...
Estou a reler "A Irmandade do Anel" (vá... sociedade! :roll:) e durante o trecho em que Gandalf é obrigado a entrar em Moria, pensei nos caminhos alternativos que tinham à sua disposição!

Existia, obviamente, o caminho seguido pela irmandade até Moria, passando pela Porta do Corno Vermelho até Lórien e por aí em diante, até Rauros! Este caminho acarretava muitos perigos, como foi possível constatar! Depois da traição de Saruman, Gandalf devia ter-se lembrado que os servidores de Mordor não eram agora o seu único inimigo e os seres que rodeavam Isengard deveriam ser observados cuidadosamente!

Quando no sopé das montanhas, passa por cima da irmandade um enorme bando de crebain de Dunlândia! Estes animais viviam nas imediações das terras dos Dunlendings, que, como Gandalf com certeza sabia, eram homens selvagens e inimigos de Rohan desde há muitos anos! Estas pistas não seriam suficientes para Gandalf desconfiar da mão de Saruman no assunto? Acredito que sim e creio que Gandalf, não só sabia que o Desfiladeiro de Rohan estava nas mãos do inimigo, como também devia desconfiar que toda a Dunlândia estaria!

Ou seja, Gandalf e Aragorn aventuraram-se para sul, na direcção, em linha recta, de Isengard baseando-se em algumas hipóteses de passagem para este:

A Porta do Corno Vermelho, um antigo caminho pelas montanhas que estaria, supostamente, disponível para passagem. Os nossos amigos viajavam muito perto do Inverno, Gandalf e Aragorn deveriam ter pensado na possibilidade de nevões, ainda que, como eles mesmo disseram, fosse algo raro nasquelas paragens! Além disso, também como eles mesmos dizem, neste desfiladeiro, existe uma extensa parte do caminho que era a descoberto e visível aos olhos de possíveis vigilantes.

caradhras.gif

O desfiladeiro de Rohan, uma extensa planície onde passava o Isen. Este caminho era extremamente perigoso porque se o Anel passasse perto de Isengard e Saruman soubesse disso, estariam completamente perdidos! Imagino o Feiticeiro Branco a esvaziar Isengard para obter o precioso Anel que o tornaria o próximo Senhor do Escuro!

isen-map.gif

Um caminho idealizado por Boromir, viajando pelo extremo oeste de Enedwaith e pela margem do Belegaer, passando pela parte Sul das montanhas brancas. Era um caminho demasiado demoroso pois teriam de caminhar a extensa região do Enedwaith e teriam de viajar por Anfalas, Belfalas, Lebennin e todas essas regiões com a maior densidade populacional em Gondor! Isto também traria atenções importunas para os nove caminhantes tão estranhos!

dolguldur.jpg

Por fim, Moria, Khazad-dum, a mina dos anões, profunda e extremamente perigosa! Este caminho era, talvez, o mais assustador, principalmente pelo desconhecido! Gimli, Legolas, Aragorn e talvez Boromir já haviam ouvido falar da Ruína de Durin, os pequenos conheciam de longe o seu nome e Gandalf imaginava e temia o que podia encontrar naqueles palácios de pedra! Como depois foi comprovado, Moria era habitada ainda por numerosos orcs e por um poderoso Maia dos Tempos Antigos, um Balrog de Morgoth!

moria-lee.jpg

Como podemos ver, todos estes caminhos tinham enormes desvantagens e Gandalf, o guia escolheu, obviamente, o mais seguro em vista, Caradhras e a Porta do Corno Vermelho! Já sabemos que esse caminho provou ser impossível e a Irmandade foi obrigada a entrar nas profundezas das Montanhas Nebulosas. Se alguém se questionar o porquê de Gandalf não ter escolhido os outros dois caminhos, é simples. O caminho proposto por Boromir era demasiado longo e cheio de inconvenientes e o Desfiladeiro de Rohan era uma bela forma de entregar, carinhosamente, o Anel a Saruman. Moria era, infelizmente, naquele ponto da viagem, a única solução e o único caminho a seguir! Apesar dos seus inúmeros perigos, Gandalf e os outros esperavam conseguir atravessar as extensas minas despercebidos, usando a escuridão e o seu tamanho em seu benefíceo, além de que, debaixo de terra, os vigilantes e espiões, pelo que se espera, são menos.


Porém, este tópico é para discutir um caminho alternativo que, com certeza já passou pela cabeça de muitos! O caminho pelo Oriente!

Como Elrond disse, era necessário ir directo ao Monte da Condenação pois era o que Sauron menos esperaria! Ele esperaria levantar-se um senhor do escuro do outro lado do Anduin que, no alto do seu orgulho, se esbarraria nos portões de Mordor! Por isto mesmo, eu imaginei o seguinte caminho:

Glóin diz o seguinte a Frodo durante o banquete na Casa de Elrond.

A Irmandade do Anel disse:
Se não fossem os Beornenses - observou Glóin - , a passagem de Dale para Rivendell já se teria tornado impossível há muito tempo. São homens valentes e mantêm abertos o desfiladeiro alto e o vau de Carrock. Mas cobram portagens elevadas - acrescentou, a abanar a cabeça - e, como o antigo Beorn, não gostam por aí de anões. No entanto, merecem confiança, e isso já é muito, nos tempos que correm.

Portanto, o caminho tomado por Gandalf, Bilbo e a Companhia de Thorin estava disponível e ao cuidado de homens que mereciam confiança! Mesmo que fosse necessário pagar uma portagem elevada, com certeza que não seria problema para muitos dos presentes no Conselho de Elrond! Se a irmandade viajasse nesse ponto mais a norte nas Montanhas Nebulosas, provavelmente apanharia grandes nevões, mas, Glóin e Gimli haviam conseguido passar havia pouco tempo, e estava guardado por Homens, portanto, a passagem era possível e eles tinham isso assegurado!

attachment.php

O Vau do Carrock, segundo o mapa anterior, era um pouco a norte da estrada onde, provavelmente, a passagem pelas montanhas nebulosas tinha fim. Se fosse necessário, aquele pequeno desvio não seria grande incómodo, mas creio que se a irmandade se mantivesse do lado Oeste do Rio Anduin, estariam mais seguros devido à proximidade a Dol Guldur.

Ainda assim, teriam duas possibilidades de caminho!
Uma seria viajar pelo lado Oeste do Anduin, como já disse, mantendo-se na sombra das montanhas até alcançarem Lórien. Outra seria utilizarem jangadas ou pequenos barcos que creio que os homens da floreste e dos vales do Anduin tinham para descerem o rio a maior velocidade até Lórien.

De Lórien, a viagem poderia tomar o curso normal que a viagem tomou na realidade!

O caminho pelo Oeste do Anduin é difícil de prever pois não se conhece muito sobre ele, mas creio que seria de longe mais seguro do que atravessar as terras vigiadas de Eregion! A proximidade com Dol Guldur podia ser um inconveniente, mas estamos a falar de nove companheiros solitários a passar por terras "controladas" por homens da floresta e por Beornenses, acho que seria seguro viajar. Os nazgûl ainda não estavam recompostos, portanto estariam em princípio, em Mordor e não em Dol Guldur.

O caminho pelo rio, sem dúvida que seria um pouco mais perigoso pela ainda maior proximidade a Dol Guldur, mas seria talvez mais rápido!


Já muitos vimos as engraçadas images da Irmandade a viajar em cima de águias gigantes até Mordor (:rofl:)! Eu só quero discutir diferentes vias de completar esta missão e o porquê de Gandalf e o Conselho nem sequer ponderarem a possibilidade do caminho a Este das Montanhas Nebulosas!

;D


(infelizmente este pode ser o meu último tópico/post deste tamanho durante uns tempos! :osigh: As minhas aulas vão recomeçar e a minha vida vai ficar cheia outra vez! Espero que tenham gostado dos últimos tópicos que criei e que geriram algumas discussões interessantes!... :joy:)
 

Anexos

  • Rivendell ao Vau do Carrock.jpg
    Rivendell ao Vau do Carrock.jpg
    41 KB · Visualizações: 235
  • Cópia de middle-earth-film.jpg
    Cópia de middle-earth-film.jpg
    48,4 KB · Visualizações: 24
Muito bom mesmo, Torugo! Porem, no SdA entao, Tolkien se contradiz, pois em outro lugar e dito que depois da guerra dos cinco exercitos o norte ficou livre de orcs por muito tempo, mas agor(sociedade do anel), estava cheio de orcs de novo. Estou sem o livro para comprovar o que disse, mas acho que nao me enganei.
 
Bem! Se considerarmos a vida de um homem, é bastante tempo! 60 anos, creio! Mas realmente é pouco tempo numa escala de séculos!

Além disso, os orcs de que se falam no hobbit são os do Norte da Terra Média, ou seja, dos que viviam nas imediações dos Ettenmoors, lá para os lados de Angmar e do Monte Gundabad e nas Montanhas Nebulosas! Os orcs que a irmandade temeria seriam os de Dol Guldur e mesmo de Mordor, que nada tinham a ver com os orcs "independentes" do Norte...

;D
 
Muito bom mesmo, Torugo! Porem, no SdA entao, Tolkien se contradiz, pois em outro lugar e dito que depois da guerra dos cinco exercitos o norte ficou livre de orcs por muito tempo, mas agor(sociedade do anel), estava cheio de orcs de novo. Estou sem o livro para comprovar o que disse, mas acho que nao me enganei.


está certo Sauron,se não me engano é no conselho de Elrond que dizem isto


muito bom o tópico Torugo,mas ainda bem que a sociedade do Anel pegou o caminho de moria caso o contrário que iria matar o Balrog
 
Lol @ Servo de Eru

Tens razão né! Essa parte é muito boa, mas concordemos que a missão deles não era matar o balrog, sendo assim, deveriam ter escolhido o caminho mais fácil e melhor! O do Norte era muito mais seguro, penso!

;D
 
Foi falha de Tolkien mesmo. Isso me lembra a discução de porque Elrond não matou Isildur e destruil o anel na montanha da perdição... Bom tópico Torugo!
 
Falcão Branco disse:
Foi falha de Tolkien mesmo. Isso me lembra a discução de porque Elrond não matou Isildur e destruil o anel na montanha da perdição...

Bem... :roll: A resposta a essa pergunta não é difícil, mas se gerar discussão, que vá para outro tópico! :P

Elrond não matou Isildur por causa das consequências destrutivas que isso teria! Era guerra entre elfos e homens! Um elfo, um nobre elfo a matar o Alto-Rei de Gondor e Arnor?!

;D
 
Caro amigo, já lhe disse que deveria escrever mesmo é uma enciclopédia.
suhkuashkuahas

mas acho que no final esse caminho foi o melhor.
não fosse o caminho por Moria, Gandalf não teria lutado com o Balrog, nem o destruído, e não se tornaria o Mago Branco.
 
Mas, o que eu queria que discutissem não é o ponto de vista de gandalf no final da guerra do anel, depois de saber tudo e perceber que a luta com o Balrog foi bom e tal!

Imaginem-no no início da viagem! Ele tinha de pensar no caminho mais seguro e fácil!

;D
 
sim, mas também no mais rápido..
que seria pelo desfiladeiro de Rohan, e de longe o mais seguro, não fosse a traição de Saruman..
 
Claro que sim, mas como eu disse, com a Traição de Saruman e os tristes boatos sobre a lealdade dos Rohirrim, Gandalf não podia arriscar colocar-se num ninho de inimigos tão cedo na sua viagem!

;D
 
Bem... :roll: A resposta a essa pergunta não é difícil, mas se gerar discussão, que vá para outro tópico! :P

Elrond não matou Isildur por causa das consequências destrutivas que isso teria! Era guerra entre elfos e homens! Um elfo, um nobre elfo a matar o Alto-Rei de Gondor e Arnor?!

;D

Se fosse eu teria partido a cabeça dele em dois ali mesmo. Era óbvio que estava seduzido pelo Anel. Fora toda a dor de cabeça futura que isso teria evitado :mrgreen:

Como já disse pelo msn para o Torugo, não vejo o problema no caminho do Boromir, afinal, tempo não era uma questão tão importante. Eles passaram tanto tempo à toa em outros lugares, nada mais justo do que demorar mais um pouco para evitar o Balrog. :hihihi:

Mas enfim...

Pode até ter sido uma hipótese não pensada por Tolkien, mas dúvido muito. A questão é que Gandalf precisava morrer, e pra isso acontecer só uma morte muito podre (tipo, tropeçar no caminho pelo Caradhras e rolar até lá embaixo :roll:), ou contra um inimigo à altura. É aí que entra o Balrog. A necessidade da morte dele é o de menos, ele é só coadjuvante na morte e ressurreição de Gandalf. Pois se ele não tivesse retornado mais forte, vai lá saber como as coisas teriam acontecido. Fora que a sociedade não teria se separado, e daí teria ferrado tudo...

Creio que pela parte de Gandalf, Tolkien foi proposital ao fazer com que ele não pensasse nessa outra rota.

Ou Gandalf estava entediado, se sentindo meio enferrujado, e resolveu tirar a sorte com o Balrog, pra ver se conseguia tapea-lo ou enfrenta-lo :dente:
 
mas não podemos esquecer que essa era, acima de tudo, uma viagem de esperança.
a esperança de Gandalf era de que o desfiladeiro não estivesse infestado de orcs, de que Rohan tivesse conssrguido mantê-lo em segurança.
como Saruman havia dito, não havia tempo.
os Nove estavam soltos, e a Comitiva precisava chegar a Mordor o mais rápido possível.
e tirando o desfiladeiro de Rohan, e Moria, o caminho mais rápido era por Caradhras, caminho impedido por Saruman.
e, considerando que esse caminho já estava tomado, a melhor escolha foi mesmo, Moria, considerando que nenhum deles sabia que Moria havia sido tomada, e que seria ao menos um pouco mais fácil atravessar sem o "casual encontro" com o Balrog com a ajuda do povo de Balin.
 
Eu acho que passar perto de Dol Guldor não seria muito seguro. Creio que Khamul já estava organizando as forças da fortaleza para o ataque de Sauron, e os Nazgul estavam por aquelas bandas, afinal Legolas atirou em um deles quando eles desciam o Anduin. E o inimigo sabia sobre o conselho de Elrond (não o conselho, mas que o anel havia ido parar em Valfenda), e isso já é razão suficiente para patrulhar todas as possiveis saidas daquela terra, o que aparentemente foi feito pois existiam orcs patrulhando a margem oriental do Anduin. Talvez seguir a viagem a Oeste dele fosse mais seguro do que Moria, mas devemos nos lembrar que Gandalf não esperava que os membros de sua própria comitiva se declarassem ao inimigo (ao derrubar algo [não me lembro o que era] no buraco dentro de Moria, Pippin praticamente gritou "venham me achar orcs fedorentos!"), e não sabemos se ele não pensou consigo mesmo sobre a viagem pelas Montanhas mais ao Norte.
 
Gente! Eu acho que vós estais a começar o raciocínio pelo fim!

Não imaginem Gandalf a pensar depois de tudo o que fez, imaginem sim, Gandalf em Rivendell/Valfenda, ponderando os diversos caminhos e acabando por escolher Caradhras! Agora a questão é porque não o caminho pelo Oriente das Montanhas Nebulosas!

Esse caminho tinha as suas vantagens! Não se esqueçam que Gandalf NÃO queria lutar contra o Balrog e queria passar despercebido! Ele não queria entrar em Moria, mas viu que era a última escolha!

A minha questão é o porquê de ter sido ignorado esse caminho! Erro de Gandalf, duvido! Erro de Tolkien? Talvez! Mas mesmo Glóin disse que havia aquela passagem! Porque não seguir esse caminho? Nunca é referido o porquê de terem ido pelo Ocidente das Montanhas e não Oriente...

EDIT: Respondendo ao Cappadocius:
Os Nazgûl, na altura da saída da Irmandade, ainda estavam incapacitados, ou pelo menos, Gandalf assim acreditava! E Legolas atirou num deles muito para a frente na viagem, já entre Lórien e Rauros! Eles podiam ter feito a viagem até Lórien, por perto do Anduin!

;D
 
Última edição:
Acredito que é como eu já disse Torugo, Tolkien sabia desse caminho. O que ele queria é que Gandalf não se lembrasse ou qualquer coisa do gênero. Erro de Gandalf mesmo.

Pelo menos eu assim considero...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo