• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Arquitetura de Tolkien

Parthadan

Pirata Autista Bebado e não um
Fico maravilhado com as construções de Arda. Com o jeito que Tolkien descreve os prédios.
Talvez seja porque estudo arquitetura, mas ele descreve maravilhosamente. Desde a descrição de Bolsão, n'O Hobbit, até Minas Tirith, n'O Senhor dos Anéis.
Li e reli o capítulo em que Gandalf, Aragorn, Legolas e Gimli chegam a Rohan, pela descrição do Salão Dourado de Meduselt.
Ou a Descrição de Barad-dûr; de Isengard e da torre de Orthanc.
Não resisto e chego a pensar que Tolkien também amava arquitetura, já que ele descreve com tanta paixão essas torres e salões.
Sei que Tolkien foi um gênio, isso é indiscutível. Mas isso sempre me surpreendeu. Mais do que a mensagem por trás da história, mais do que os diálogos, só não mais do que a história em si.

Sou, e sempre serei um amante da Arquitetura de J.R.R.Tolkien.
 
Eu admito que depois dos filmes e da enorme quantidade de imagens que já vi, torna-se difícil esquecer as imagens que reti e tentar lembrar-me das descrições de Tolkien, fugindo às minhas memórias! Mas lembro-me que antes de ver o segundo e terceiro filme, adorei as descrições presentes no livro e imaginava construções magníficas que me assoberbavam!

Tolkien era um apaixonado por muitas áreas diferentes! Não duvido que a arquitectura fosse uma delas!

;D
 
Também sou um apaixonado por arquitetura, e quando leio as descrições que Tolkien fez das construções de Arda, minha imaginação viaja. Tento reter o máximo possível de informações e passá-las para algum desenho ou maquete que eu queira criar/construir. Os filmes da Trilogia ajudam muito nisso, já que nessa parte os considero muito fiéis. Barad-dûr, Orthanc e Minas Tirith são minhas preferidas.
 
"Engenharia é a chave"! :D

Fico pensando ainda e acho que vou ficar pensando sempre como os anões conseguiram construir Moria, e os diversos outros salões na terra média.
E os elfos sindar em construir as grutas de Menegroth.
E Nargothrond, entre várias outras.

Mais os anões eu ainda foco mais! pois suas criações eram realmente magníficas.
 
Eu admito que depois dos filmes e da enorme quantidade de imagens que já vi, torna-se difícil esquecer as imagens que reti e tentar lembrar-me das descrições de Tolkien, fugindo às minhas memórias! Mas lembro-me que antes de ver o segundo e terceiro filme, adorei as descrições presentes no livro e imaginava construções magníficas que me assoberbavam!

Tolkien era um apaixonado por muitas áreas diferentes! Não duvido que a arquitectura fosse uma delas!

;D

mas neste quesito,os filmes foram extremamente fiéis. na verdade, tão fiéis que seguiram mais as descrições do que as ilustrações do Tolkien!
sahkusahkushakuhsakuhsakhsukhskusa
temos que concordar que ele escrevia prédios bem mais magníicos do que desenhava!
uhsaukshakuhasuhaskashukhsakuhsa

Será que existe alguma carta dele sobre a arquitetura?!?!


Moria sempre me Fascinou também. Nargothrond, Valfenda.. até mesmo as casa nas árvores de Lothlórien, eram magníficas.

o palácio de Thingol foi feito pelos anões, não?!
 
Minas Tirith é minha favorita!

Recentemente eu comecei um estudo sobre a arquitetura de Tolkien, suas influências e seus paralelos no "mundo real", mas o abandonei por falta de tempo. Estou tendo aula de História da Arte e vi muitos lugares que me lembravam a Terra-média. Se eu conseguir terminar eu mostro pra vcs!
 
Última edição:
De fato, a descrição da arquitetura da TM é fantástica!
Imaginem esculpir uma cidade como Gondor, círculo por círculo... ou então a linda Lothlórien, que encanta não só pelo seu povo e poderes, como também pelas escadas que envolvem as árvores, seus mallorns...
Os salões de Thranduil...
E Moria...
Etc etc etc...
Poucos (e subjetivos) exemplos os meus!
Tolkien eram um cara antenado com a Arquitetura sim... Assim como foi com a Geografia... E ele levava isso tão à sério que é só e somente mais uma amostra que as obras de Tolkien são únicas por juntar a realidade, de certa forma, numa fantasia como essa.
 
Minas Tirith é minha favorita!

Recentemente eu comecei um estudo sobre a arquitetura de Tolkien, suas influências e seus paralelos no "mundo real", mas o abandonei por falta de tempo. Estou tendo aula de História da Arte e vi muitos lugares que me lembravam a Terra-média. Se eu conseguir terminar eu mostro pra vcs!

tentei fazer isso também, mas os projetos de final de semestre atrapalharam.
vejo se nas férias eu termino..
 
Eu adoro as descrições dele, mas ainda gosto mais da maneira como as construções foram apresentadas nos filmes... tão mesmo lindas pa :mrgreen:
 
De fato, a descrição da arquitetura da TM é fantástica!
Imaginem esculpir uma cidade como Gondor, círculo por círculo... ou então a linda Lothlórien, que encanta não só pelo seu povo e poderes, como também pelas escadas que envolvem as árvores, seus mallorns...
Os salões de Thranduil...
E Moria...
Etc etc etc...
Poucos (e subjetivos) exemplos os meus!
Tolkien eram um cara antenado com a Arquitetura sim... Assim como foi com a Geografia... E ele levava isso tão à sério que é só e somente mais uma amostra que as obras de Tolkien são únicas por juntar a realidade, de certa forma, numa fantasia como essa.


também me fascina imaginar como teria sido construir cidades assim. escavar e ao mesmo tempo esculpir um cidade como Moria.
ou o Forte da Trombeta, construído numa fenda.


mas o que me irrita é que sempre que tento usar essa temática de construção na faculdade, os professores me cortam
odeio professores modernistas
ashkusahkuashkuashukashuahskuahskuahskuahskuahs
 
Mas fico refletindo...
Se existiam construções e fortalezas tão magníficas e bem projetadas, como é que eles aprendiam isso?Do nada?Pois hoje e sempre foram preciso estudos e dedicação...É como se existissem faculdades na Terra-Média...Os elfos ou homens tem que estudar, para achar o x²-bláblá...E realmente aprenderem à como se fazer.Na terra é assim.Não sei na Terra-Média.
Imaginem uma USP lá haha
 
realmente a arquitetura que Tolkien usou em suas obras é fantastica,ela é perfeita e casa muito bem com a estória
também achei muito boa a maneira que arquitetura foi apresentada nos filmes,claro que não dá pra fazer cem porcento porque afinal SdA é um livro mas ficou muito bem nos filmes
 
não acho que foi um erro..
as fórmulas que temos para a arquitetura e a engenheria hoje foram "feitas" bem depois de muitos monumentos marcantes na nossa arquitetura..
por exemplo, só descobriram que o arco é um ótimo jeito de distribuir o peso em dois pilares depois de terem o feito. o intuito orgiinal do arco era beleza.
mas, para que você entenda melhor tente pensar na arquitetura como uma escultura gigante.
tudo foi esculpido em Arda.
o oficio de "escultor/arquiteto" era passado de um mestre para outro, principalmente entre os anões.
no Silmarillion mesmo fala de alguém(não lembro quem, nem em que ocasião), que aprendeu muito com os anões sobre metal e pedras.
ou seja, existia quem ensinasse.
no nosso mundo, antes das faculdades de arquitetura, existiam os mestres e os alunos.. sempre em par... quase como os Jedis e os Sith, sabe?!
hsakuhaskuhaskuhsa
provavelmente era assim que acontecia em Arda..
 
Exatamente, como em qualquer tipo de arte. O aprendiz acompanhava seu mestre desde jovem para aprender o oficio na prática e um dia se tornar mestre, e por aí vai...
 
As arquiteturas são fantásticas, e existe variados tipos de paisagens cênicas desde as rústicas as mais modernas e classicas.
 
Realmente é verdade o que a arquitetura da TM seja maravilhosa. As descrições detalhadas do mestre Tolkien serviram para os proficionais que fizeram os filmes.
Acho que eles foram fiéis ao que está descrito nos livros, mas os desenhos dos ilustradores de Tolkien e seus livros, também é muito fiel ao que está nos livros.

E tenho que dizer que, se não fosse tão em detalhes as suas descrições, não seria possível imaginar com clareza como era a arquitetura. E covenhamos que ela é muito importante numa história, pois como as coisas ocorreriam em lugares pouco desevolvidos arquiteturamente.
 
Última edição:
Tolkien soube muito bem conduzir sua obra por inúmeras áreas do conhecimento, p. ex., a Arquitetura (como já citada aqui), Antropologia, Biologia, Geografia, Sociologia, Política e Lingüística!
E em todas estas áreas ele realizou um trabalho primoroso, seja pela riqueza de detalhes que ele utilizou, seja pelo realismo marcante em sua obra.
A arquitetura é tão fascinante, que não é difícil imaginar-se morando em Lórien, em Valfenda, Gondor...., mesmo Moria em seu período "decadente" tinha o seu encanto... :yep:
 
o professor era um gênio, e não existem argumento contra isso.

mas o que mais me emociona é a arquitetura.
cada pedaço de pedra respira história na TM.
cada escultura, cada arco.
tudo esculpido magnificamente.
tudo tão grande e imponente.

pareço bobo falando, mas eu realmente fico imaginando como seria participar da construção de algo assim.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo