• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Arte da Escrita

O que voce prefere?

  • Escrever

    Votos: 1 2,2%
  • Ler

    Votos: 13 28,9%
  • As 2

    Votos: 31 68,9%
  • Nenhuma :[

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    45

Belladona Tûk

Do what thou wilt shall be the whole of the law
Levando em conta que o fórum é dedicado a um escritor devemos frisar esta importante arte, com tantas maneiras de se dar vida. Quem escreve liberta-se de preconceitos e estigmas e cria algo novo, algo jamais visto, algo jamais lido. Claro que isso se refere aos escritores de contos, mas não podemos nos esquecer daqueles estudiosos que pesquisam muito ou simplificam ou apenas relatam.
A escrita é muito importante, com ela guardamos e “imortalizamos” (entre aspas pelo fato de que se por acaso estivermos numa situação tipo a do filme Um Dia Depois de amanhã queimaremos os livros, claro! :mrgreen: Não morreremos de frio para guardar nossas memórias) fatos ocorridos, pensamentos, o que aprendemos, etc.
Tem pessoas que preferem ler, tem as que preferem escrever, há outras que adoram as duas e tem aquelas que não gostam de nenhuma. Queria saber quanto a você, o que prefere? E qual a sua opinião quanto a esta arte? :think:
 
Última edição:
Todo mundo que escreve, lê.
Mais nem todo mundo que lê, escreve.

Uns preferem ler, outros somente escrever. Eu escrevo, e como escritor sou um bom leitor.

Ler é maravilhoso. Viajamos sem sair do lugar. Escrever melhor ainda. Pelo menos no meu caso, é uma das melhores maneiras de extravasar emoções.

Eu adoro os dois.
 
Acho que cada uma delas é encatadora em sua particularidade.
Ler é algo mágico. Você simplesmente se permite descobrir e explorar uma nova realidade, novos mundos, conhecer novas pessoas e o melhor, se envolve com isso. Você torce, opina, critica, se emociona com tudo que seus 'companheiros' de história fazem. E isso tudo além de divertir, faz você aprender mais. Não só aprender a escrever melhor ou a tirar notas melhores em Português, mas faz você pensar melhor mais na sua história. Na sua vida.
Já escrever permite você a mesma coisa, mas de outro modo. Você não só adentra em novos mundos, mas você os cria. Dá asas a sua imaginação. Naquele universo particular, você, através dos seus personagens, pode fazer tudo que sempre quis. Poder ser um herói, um vilão, o mais bonito da escola, o gênio não notado....naquele mundo você é Deus. É quem dita o destino de todos. E isso é muito bom também.
Acho sinceramente que as suas coisas se completam. Um bom escritor tem que ser um bom leitor e vice-versa.
 
Vejo a relação de ler e escrever como a paixão entre Romeu e Julieta.
Adoro os dois. :grinlove:
 
Eu escrevo e ouço, ler só no fórum mesmo. A idade e a technologia me tornou um preguiçoso na área de leitura. Livro pra mim hoje só em mp3

Mas eu adoro as pessoas que lêem.

Falando nisso que tal uma passada pelo labirinto?Link abaixo. (Não perco uma propaganda)

By Raphael S
 
Todo mundo que escreve, lê.
Mais nem todo mundo que lê, escreve.

Eu acredito que tem pessoas que escrevem, mas nao gostam de ler, leem por ter apenas, nao por prazer. Mas é claro que os textos dessa pessoa nao terão tanta qualidade quanto os de uma que le constantemente.
 
Eu acredito que tem pessoas que escrevem, mas nao gostam de ler, leem por ter apenas, nao por prazer. Mas é claro que os textos dessa pessoa nao terão tanta qualidade quanto os de uma que le constantemente.

Oh Lawfull Godness

Diga me que eu não lí isso.

Vou assimilar a frase como terminando em "...quanto os de uma que lê por prazer." pois é o significado que me parece mais lógico ao reler a frase várias vezes. Isso porque também existem pessoas que lêem constantemente e não gostam de ler.

São tantos fatores a levar em consideração. No meu caso por exemplo, eu lia muito na infância, muito mais que os outros garotos do meu colégio. A Biblioteca da escola tinha uma folha lotada só com livros que eu pegava. Eu tinha prazer em ler, provavelmente mais e menos que outras pessoas daqui mesmo, o que mudou foi meu rítmo de vida e prioridades, antes eu passava uma madrugada para ler um lívro, hoje eu fico entre tarefas no micro e internet contra os livros. O tempo de ler um livro para mim hoje não se encaixa, eu sei que muitos daqui lêem constantemente, e como eu disse eu gosto de quem lê, pois é bom, agora o que define a qualidade de um texto para mim é a sensibilidade e o conteúdo da pessoa que escreve.
Acho errôeno dizer que quem não lê terá necessáriamente qualidade menor pois podemos pegar uma pessoa analfabeta mas que viveu o mundo intensamente absorvendo e criando histórias maravilhosas. Estas histórias podem sim ter mais qualidade do que outra pessoa que gosta de ler constantemente mas não tem tanta sensibilidade para criar.

Minha opinião, estou quase dormindo em cima do teclado.

By Raphael S
 
Minha opinião, estou quase dormindo em cima do teclado.

Então vá dormir, garoto! 8-O

Bem, vamos começar: Primeiramente corrijo meu erro (depois que você já o corrigiu), o certo realmente é prazer e nao constantemente.
Segundo: :no: Uma historia para contar é diferente de ESCREVER. CLARO que o texto de uma pessoa analfabeta nao terá qualidade! A historia da pessoa pode ter mais qualidade que aquela outra historia da pessoa que lê por prazer (que sabe escrever), mas a forma de escrita é diferente, para falar a verdade uma pessoa analfabeta é sem via das duvidas incapaz de escrever uma historia, ela é capaz de criá-la e contá-la. Estamos falando da qualidade do texto em forma de escrita, veja bem, nao do sentido em si. Tomo como exemplo minha avó materna: sabe escrever pouco mais que seu nome e suas histórias são fantásticas, lembro-me de que quando criança ela criava histórias do nada pra me fazer dormir, a historia dela é de qualidade, mas se ela resolvesse escrevê-las creio que nao sairia muita coisa...
(por isso combinamos de ela gravá-las)
Agora, uma pessoa que sabe escrever, mas nao costuma ler (tiramos o prazer e a quantidade) nao terá tantos exemplos de como se escreve, de como se expressar.

Edit: Ops, agora que deu pra perceber, somente neste navegador, pois no outro a letra saia normal... ;0
Agora sim entendi o significado de "Grande e Negrito" :mrgreen:
 
Última edição:
Eu acredito que tem pessoas que escrevem, mas nao gostam de ler, leem por ter apenas, nao por prazer. Mas é claro que os textos dessa pessoa nao terão tanta qualidade quanto os de uma que le constantemente.

Acredito que é improvável que uma pessoa que adquire o hábito da escrita (por pura e espontânea vontade) não goste de ler, ou já não tenha lido muita coisa.
Acho que a teoria do "escreve mais não gosta de ler" se aplica somente à patricinha fútil que escreve no diário. Porém nesse caso, nem é um texto com muitas ambições - é um texto mais íntimo, e pouco importa se está com grafia correta ou tem coesão.

E a questão da sua avó já foi respondida. :mrgreen:

Histórias maravilhosas, porém contadas oralmente. E como você disse que ela é analfabeta, é impossível essas histórias terem qualidades no papel - pelo menos pelas mãos dela.
 
Gra, só uma dica: use a fonte padrão do forum. Não fique trocando não.
Com essa fonte grande e em negrito, o texto dá a impressão de ser bem maior que realmente é, o que dá uma preguiiiiça de ler.

Todo mundo que escreve, lê.
Mais nem todo mundo que lê, escreve.
Mas isso que o Valacirca falou é a mais pura verdade e resume o tópico todo. Nem é preciso falar mais nada.

Mas eu digo assim mesmo:

Com relação a enquente, respondi que gosto de ler e escrever.

Não há nada como o prazer de ler ao mesmo tempo que não há nada comparável ao prazer de escrever.

Ler é conhecer um mundo novo e entrar na mente de outra pessoa. Escrever é dar vida àquilo que sempre tivemos vontade de ter/ser mas que, de certa forma (ou totalmente), é impossível que seja real.
 
Eu sou do tipo que prefere só ler. Eu gosto de escrever e tals, mas dificilmente estou inspirado, então quase nunca rola. :|
 


Então vá dormir, garoto! 8-O

Bem, vamos começar: Primeiramente corrijo meu erro (depois que você já o corrigiu), o certo realmente é prazer e nao constantemente.
Segundo: :no: Uma historia para contar é diferente de ESCREVER. CLARO que o texto de uma pessoa analfabeta nao terá qualidade! A historia da pessoa pode ter mais qualidade que aquela outra historia da pessoa que lê por prazer (que sabe escrever), mas a forma de escrita é diferente, para falar a verdade uma pessoa analfabeta é sem via das duvidas incapaz de escrever uma historia, ela é capaz de criá-la e contá-la. Estamos falando da qualidade do texto em forma de escrita, veja bem, nao do sentido em si. Tomo como exemplo minha avó materna: sabe escrever pouco mais que seu nome e suas histórias são fantásticas, lembro-me de que quando criança ela criava histórias do nada pra me fazer dormir, a historia dela é de qualidade, mas se ela resolvesse escrevê-las creio que nao sairia muita coisa...
(por isso combinamos de ela gravá-las)
Agora, uma pessoa que sabe escrever, mas nao costuma ler (tiramos o prazer e a quantidade) nao terá tantos exemplos de como se escreve, de como se expressar.

Yeap Yeap Sorry, o meu exemplo se refere a outro tipo de situação, não o qual você comentou, eu tava com muito sono mesmo ontem ^_~. Mas mesmo assim quem gosta de ler e lê constantemente pode não ter maior qualidade para escrever do que quem não gosta de ler e lê por obrigação. Temos novamente os Fatores a considerar do quanto a pessoa que lê por obrigação teve que ler e também o dom que essa pessoa tem para escrever, assim como a outra pessoa. Pois não gostar de Ler mas gostar de escrever é uma coisa existente. Claro que na maioria dos casos o mais lógico seria sim que a pessoa que le constantemente e gosta tenha mais qualidade de escrita, mas não podemos tornar isso uma afirmativa, podemos apenas dizer que a maioria é assim.

Agora pergunto, é tão diferente assim as histórias contadas de sua vó e como elas seriam escritas? Se pegasse a gravação e escrevese palavra por palavra não teríamos uma história? Eis que sua vó tem a sensibilidade, só o que falta a ela é a instrução para escrever, mas isso creio que em alguns anos a informática resolva com o reconhecimento de voz.

Atualizando então
Todo mundo que escreve, lê, ou leu,
Mais nem todo mundo que lê, escreve.

By Raphael S
 
eu sou daqueles que só lêem mas gostaria de saber escrever
acho bonito escrever bem
não escrever bem em relação as regras ortográficas
mas sim conseguir escrever o que pensa de uma maneira que consiga colocar vida nas palavras
 
Eu faço os dois, é tão gostoso, as vezes vc le algo q te da ideias e vc as poem no papel, ou as vezes as coisas saem do nada quando vc menos espera.
 
Gra, só uma dica: use a fonte padrão do forum. Não fique trocando não.
Com essa fonte grande e em negrito, o texto dá a impressão de ser bem maior que realmente é, o que dá uma preguiiiiça de ler.

Ok, Snaga, valeu pela dica! =)

Agora pergunto, é tão diferente assim as histórias contadas de sua vó e como elas seriam escritas? Se pegasse a gravação e escrevese palavra por palavra não teríamos uma história? Eis que sua vó tem a sensibilidade, só o que falta a ela é a instrução para escrever, mas isso creio que em alguns anos a informática resolva com o reconhecimento de voz.

Sim, realmente. É o que irei fazer! Eu tentarei escrever exatamente como ela conta.
 
Eu adoro os dois. Mas gosto mais de ler.
Talvez por ser por demais auto-crítico e ver depois que o que eu escrevi é uma bela porcaria. E talvez fosse melhor se eu não comparasse o que escrevo com os autores que eu leio: eles me humilham demais. :tsc:
 
Eu adoro os dois. Mas gosto mais de ler.
Talvez por ser por demais auto-crítico e ver depois que o que eu escrevi é uma bela porcaria. E talvez fosse melhor se eu não comparasse o que escrevo com os autores que eu leio: eles me humilham demais. :tsc:
:lol:

Quando escrevo textos curtos, eu até gosto do resultado. Mas odeio meus textos longos. São sempre massantes. Talvez seja muita auto-crítica de minha parte também, porque quem lê gosta, porém eu acho que elogiam só por educação! :lol:
 
Agora pergunto, é tão diferente assim as histórias contadas de sua vó e como elas seriam escritas?

Sim, seriam. São dois tipos de comunicação diferente, portanto, dois tipos diferentes de se transmitir uma mensagem. A linguagem em um livro deve ser atribuída à norma culta normalmente (tirando os recursos estilísticos, claro). A partir do momento que aquilo é oralizado, você tem um novo código e um novo jeito, com entonação e tudo o mais.

Então, com certeza, as histórias contadas não seriam as mesmas e seriam bem diferentes.

Não adianta não ter sensibilidade para contar algo e carecer de técnica literária, a coisa não vai pra frente e não se transforma no que deveria se tornar: Arte.

---------------------------

A Arte da escrita (e todas no geral) é difícil de lidar por conta de mexer bastante com o gosto da pessoas. Eu, como teórico literário e esteticista artístico, tenho muitos problemas quando falo com pessoas que dizem que alguns livretos bobos são obras de arte: se eu falo mal, sou escrachado e ridicularizado pelos demais, falando que o que define a Beleza de uma obra de Arte é o gosto pessoal, afinal, beleza é relativa, não é?

Acontece que é e não é, porém o assunto é muito extenso e eu não vejo motivos para iniciar uma discussão desse tipo. Para encurtar o assunto, eu votei nos dois: tanto escrevo quanto leio, mais o segundo que o primeiro, obviamente.

Sobre as pessoas que lêem e não escrevem e aquelas que escrevem e não lêem e esse rolo todo, é bem simples: todo tipo de Arte tem os artistas e aqueles que admiram suas obras.

Os artistas tanto lêem quanto escrevem, enquanto que os admiradores apenas escrevem.
 
São duas coisas que são essenciais para mim, apesar de eu não gostar do que escrevo. Mesmo não obtendo o êxito que eu gostaria, não consigo parar, é algo que eu preciso fazer, assim como ler.
 
eu sou daqueles que só lêem mas gostaria de saber escrever
acho bonito escrever bem
não escrever bem em relação as regras ortográficas
mas sim conseguir escrever o que pensa de uma maneira que consiga colocar vida nas palavras

Acontece o mesmo comigo. :yep:
É como saber desenhar, deve ser maravilhoso conseguir "materializar" digamos assim, o que está em nossa imaginação, na forma de um texto ou um desenho...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo