• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cidade alemã 'proíbe Papai Noel'

Deriel

Administrador
[ http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL931888-5602,00-CIDADE+ALEMA+PROIBE+PAPAI+NOEL.html ]

Uma pequena cidade no sul da Alemanha decidiu banir o Papai Noel da paisagem natalina.

A câmara municipal de Fluorn-Winzeln, lugarejo com pouco mais de 3 mil habitantes localizado às margens da Floresta Negra, declarou a região uma "zona livre de Papai Noel".

0,,16189219,00.jpg
Aviso em loja de cidade alemã é claro até para quem não entende alemão: papai noel é proibido (Foto: Prefeitura de Fluorn-Winzeln/BBC)


De acordo com o prefeito local, Bernhard Tjaden, o objetivo é preservar as tradições do Natal, segundo ele freqüentemente esquecidas nessa época do ano em favor do consumismo.

A idéia é incentivar os cidadãos a substituir o "bom velhinho" pela figura histórica de São Nicolau.

"O Papai Noel é um personagem artificial" argumenta Tjaden. "Ele não lembra em nada São Nicolau, que ajudava pessoas carentes e era um amigo das crianças", explica.

Campanha
As escolas e os comerciantes da região aderiram ao apelo, retirando as decorações com Papai Noel das vitrines e colando adesivos com um sinal de "proibido" em seus estabelecimentos.

0,,16189221,00.jpg
No quadro de escola, novo aviso: papai noel, não! (Foto: Prefeitura de Fluorn-Winzeln/BBC)

Cartazes com o rosto do personagem atravessado por uma faixa vermelha adornam não só o interior de lojas e repartições públicas, mas os avisos, que se parecem com uma placa de trânsito, foram pendurados também na fachada do prédio da prefeitura e até junto à sinalização que marca as entradas do município.

Nas salas de aulas, professores ensinam às crianças o significado do Natal e contam histórias de São Nicolau, bispo de Mira no século IV, que serviu de inspiração para o ícone natalino.

Os alunos são orientados a diferenciar o "original" da "cópia" e desenhos no quadro negro mostram as diferenças entre os trajes de ambos, destacando a mitra episcopal no lugar do gorro vermelho e o cajado substituindo o saco de presentes.

A campanha "Zona livre de Papai Noel" foi criada por uma entidade assistencial ligada Confederação dos Bispos da Alemanha para resgatar São Nicolau como símbolo original das festas natalinas e combater o "consumismo" nas festas de fim de ano.

A renda obtida na venda de cartazes, adesivos e outros produtos será destinada à entidades que prestam ajuda a crianças com doenças terminais. Esta é a primeira vez que a idéia é apoiada oficialmente pela administração de um município.


Pior que eu gostei da idéia :think: Poderíamos nos livrar do Papai Noel da Coca-Cola aqui no Brasil também
 
Nossa... achei a idéia interessante. Não sei se dará certo, mas já é um começo. Além de que eu achei bacana converter os lucros das vendas de cartazes e adesivos em ajuda à entidades que ajudam crianças.

Poderíamos nos livrar do Papai Noel da Coca-Cola aqui no Brasil também

:rofl:
 
gostei da atitude mas dúvido que outras cidades iram aderir
jura que vão perder de ganhar dinheiro

pobre do papai noel dessa cidade
o coitado vai passar fome
 
Eu vi isso hoje mais cedo no Globo e achei super interessante.
Seria uma boa resgatar o verdadeiro espírito natalino, pelo menos nas crianças. Por que é triste você ver que nessa época do ano, 7:30 hrs da manhã a rua 25 de março já está cheia de gente fazendo compras.
Puro consumismo.
 
Hahaha que legal!
Gostei da iniciativa, principalmente o cartaz permitindo São Nicolau, e proibindo o noel da Coca-cola... Quem sabe isso incentivasse as pessoas a buscar o verdadeiro espírito natalino... menos consumismo, e mais amor, paz, fraternidade, solidariedade...
Seria ótimo, não?

:)
 
Deriel, se abolirmos aqui o que usaremos pra substituir... não temos um nicolau
 
Consumismo.. taí uma coisa que todo mundo adora falar mal.

Via computar novissimo, usando notebook, internet sem fio, depois de ver o telejornal na tv LCD de 42".

Ou alguém aqui vai me dizer que abre mão de tudo isso?

BOBAGEM!!

Comprar coisas é bom. Uns podem mais e outros menos. Ganhem mais dinheiro, comprem mais e parem de bobeira.
 
Bah, pra mim, Papai Noel e compras É o natal, o resto pouco me interessa. Ah sim, gosto das luzes também.

Sim, eu sou cínico e, apesar de ter escrito dezenas de textos sentimentaloides para as propagandas de natal e ano novo, eu realmente não acreditava em nenhuma delas.

Eu gosto do natal, mas pra mim seria só mais uma data religiosa sem graça se não fosse pela parte das compras e dos enfeites tradicionais, como o Papai Noel, árvore e luzes. Que são, na verdade, as coisas que criam o clima de natal. E eu sinto é pena das crianças dessa cidade, pra que por tanta seriedade em tudo? Bando de adultos sugadores de diversão é o que eles são.

E quero ver se alguém gostaria da páscoa sem o chocolate.
 
Consumismo.. taí uma coisa que todo mundo adora falar mal.

Via computar novissimo, usando notebook, internet sem fio, depois de ver o telejornal na tv LCD de 42".

Ou alguém aqui vai me dizer que abre mão de tudo isso?

BOBAGEM!!

Comprar coisas é bom. Uns podem mais e outros menos. Ganhem mais dinheiro, comprem mais e parem de bobeira.

Claro.. todos adoramos comprar coisas! ^^
O problema é que o Natal, que deveria ser uma época de confraternização em família, com amigos, uma época tranquila, de amor, de paz... mas se tornou uma época de compras e mais compras, onde as pessoas preferem um presente caro à uma boa ação...
 
Sempre esquecemos o verdadeiro sentido do Natal, ANIVERSÁRIO DO MENINO JESUS!!!!
Que eu saiba não havia nenhum São Nicolau na hora do nascimento.
Breve histórico do santo...
São Nicolau de Bari ou de Mira, santo padroeiro da Rússia que viveu no tempo dos imperadores romanos Diocleciano, Maximiano e Constantino. De tendências a vida monástica, na juventude realizou uma peregrinação rumo à Palestina e ao Egito e, logo depois de sua volta, por sua coragem e virtude foi eleito bispo de Mira, na Lícia, Ásia Menor. Por ter pregado a verdadeira religião foi aprisionado pelos magistrados da cidade durante a perseguição aos cristãos pelo Imperador Diocleciano. Libertado durante o reinado de Constantino, participou do Concílio de Nicéia (325) e ganhou fama como milagreiro. Suas relíquias ganharam fama de miraculosas, e foram transportadas no final do século XI por um grupo de mercadores italianos para a cidade de Bari, na Itália, onde até hoje são um santuário e, por isso, a designação final do nome. Além de padroeiro da Rússia, também o é das crianças, dos estudiosos, das virgens, marinheiros e mercadores. Conta a tradição que certa vez ele teria dado presentes secretamente às três filhas de um homem pobre, que por não poder lhes dar dotes para seus respectivos casamentos, estava para abandoná-las à prostituição. Daí teria se originado o costume de dar presentes na véspera do dia de Natal e sua personificação como o Bom Velhinho. A festa do santo arcebispo de Mira é comemorada pela Igreja Católica latina no dia 06 de dezembro.
Ao meu ver radicalismo não leva a nada, consumismo existe em todos os lugares, tá e o que acontece com aquelas famílias que vivem de vender na época do Natal, vão passar fome? Seus filhos ficarão sem presentes?! Sem ceia?! Quem vai explicar para eles isso? Se já é uma tradição de dezenas de anos...vão querer mudar agora, pra quê? Venerar a figura de São Nicolau, tá, tudo bem, resgatar a cultura as origens, etc e tal...mas e o nascimento de Jesus fica a onde? Hó Todo Poderoso São Nicolau abençoai este lar?!! Credo...para mim não faz sentido todo e qualquer tipo de radicalismo. Os Bispos que me desculpem, ensinar cultura ao custo de radicalizar, o dinheiro vai para entidades carentes, ok maravilha, tomara que vá mesmo, acreditaremos nisso. Desculpem, tem certar coisas que me irritam.
 
Eui preferia acabar com o feriado de uma vez por todas - cada um que comemore como lhe aprouver.
 
É que teoricamente, Jesus nasceu em agosto. O natal só ocorre no 25 de dezembro, pois Roma usou uma data festiva de outras crenças pagãs, que comemoravam o "dia mais longo" (algo assim, não me lembro bem), que ocorria lá pro dia 25/12. Daí, teve essa transmutação, e a data que era em homenagem ao deus sol, foi utilizada para comemorar o nascimento do menino Jesus, a Luz do mundo, de acordo com a igreja.

Tipo, natal hoje em dia é: Compras, confraternização familiar, ceia. Pouca gente se lembra o sentido do natal. Até porque, o natal é algo criado pelos homens, pela igreja católica, muito tempo depois da morte de Jesus.

Agora, uma pergunta: Se alguém realmente pensa no natal, como uma festa para comemorar o nascimento de Jesus, por que não fazem bolo de aniversário? :lol:

Sobre essa história de Jesus não nascer em dezembro, tem uma fonte aí, mas na NET dá pra achar mais que isso. Fonte:
http://www.montesiao.pro.br/curiosidade/nasceu.htm

Nessa fonte citada, mostra inclusive, que Jesus nunca expressou nada sobre comemorar seu níver! :lol:

EDIT: E pra mim, papai noel é apenas um velho pedófilo. Pede pras crianças sentarem no colo dele em troca de presente...
 
Até onde eu sei, o papai noel usava roupas de inverno, só que verdes. A Coca "apenas" mudou a cor, para uma campanha.
 
Era azul... Santa Claus era azul a roupa... aliás, era bem mais bonito em termos de roupa q o vermelho... =) Acho q sou suspeita pra falar disso rs
Quanto a fazer boa ação e tudo mais... Eu sou consumista, amo gastar, dinheiro na minha mão sim é vendaval... mas faço minha boa ação sim... vou ao correio todos os anos, pego duas cartinhas destinadas ao "papai noel" e dou o presente que pedem juntamente com uma cesta básica para a família com direito a peru de Natal pq é gostoso rs
Ajudo como posso mas não vou deixar de gastar.... natal é época de confraternizar sim, de paz, amor e tudo mais... infelizmente o povo da minha casa esquece essas duas últimas palavras e fica no confraternizar até um beber um pouco além e ficar inconveniente... então, pq não lembrar da troca de presestes que é bem gostoso???
No mais... minhas orações à Deus são feitas de forma especial, e eu tento ser o mais adepta a tranquilidade e paz possível....

Enfim.... deixe eu movimentar o comercio comprando e comprando q eu continuo sendo boa mocinha e ajudando ajudando.... =)
 
Consumismo.. taí uma coisa que todo mundo adora falar mal.

Via computar novissimo, usando notebook, internet sem fio, depois de ver o telejornal na tv LCD de 42".

Ou alguém aqui vai me dizer que abre mão de tudo isso?

BOBAGEM!!

Comprar coisas é bom. Uns podem mais e outros menos. Ganhem mais dinheiro, comprem mais e parem de bobeira.

Consumo e consumismo, mesmo o mais reles dos dicionários pode afirmar, são coisas bastante diferentes.

Bobagem é restringir consumo à compra e consumismo.
 
Não gosto de me reunir com parentes pra comer. Não gosto de pegar filas e ficar apertado pra fazer compras ou sair de casa. Não gosto dos enfeites cafonas. Não gosto do Natal.

Até proque ele já perdeu o sentido religioso e se transformou em consumismo desenfreado mesmo. Ne tenho pena das crianças. Mas daí a proibir é demais já.

Claro.. todos adoramos comprar coisas! ^^

Eu não. :-|

Eui preferia acabar com o feriado de uma vez por todas - cada um que comemore como lhe aprouver.

Acabar com o feriado não!
A única coisa boa do Natal é ter um dia de folga.

Até onde eu sei, o papai noel usava roupas de inverno, só que verdes.

Se o cidadão era bispo, a roupa típica usada na representação da imagem dele deveria ser algo perto do vermelho mesmo, ou talvez algo vinho ou púrpura. Cores geralmente assimiladas à nobreza, dignas de um bispo da Igreja.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo