• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Influência do Anel nos filmes

Gerbur Forja-Quente

Defensor do Povo de Durin
Sabem, como todo anão, acho que Peter Jackson "errou a mão" em algumas cenas, mas houveram outras que apesar de não estarem escrito, ou até estarem, mas não de forma tão clara, ele acertou de mão cheia.

Os dois momentos em que isso acontece de forma mais significativa são:

1- Bilbo deixando o Anel- Gente, lembram da cena do filme, ele vai virando a mão e a câmera dá aquele close em sua mão, e por mais que ele vire a mão o Anel não cai, parece completamente grudado à sua mão. Isso pra mim foi muito uma atitude do Anel, penso que o Um agiria exatamente assim se fosse seu interesse, muito bom, mesmo! Logo em seguida, quando Bilbo consegue derrubar o Anel e ele cai como uma pedra. O Um não roda no chão nem nada, ele cai e da forma que cai, fica. Isso mostra o peso do Um, penso que muita gente não reparou como Peter Jackson acertou nessas cenas ao mostrar essa relação do Anel com seu portador. Sutilezas que PJ brilhantemente adicionou ao filme como o professor adicionou à obra. Para mim isso significa muito, isso transforma um objeto qualquer (como um anel) num grande personagem (como O Anel). Ponto pra PJ.

2- Boromir e o Anel- Essa cena não está no livro, o que, na minha opinião é uma pena, porque com certeza seria algo que o professor teria escrito, de alguma forma. Nas montanhas acima de Moria, em Caradhras, Frodo deixa o Anel cair no gelo e é justamente Boromir quem o recolhe, ao obsevar a peça diz algo como "É incrível como algo tão pequeno, seja tão poderoso". De fato! Aquele Anel é tudo o que restou de Sauron e aquele Anel praticamente sozinho é responsável por tudo o que existe de ruim no mundo. Aquele Anel, praticamente sozinho "peita" Gondor e quase VENCE! No filme isso ficou muito explícito nessa cena, nós vemos abertamente a reação de cada personagem à essa situação. Frodo e Aragorn desesperados para recuperar o Um, os hobbits pouco entendendo e Gimli e Légolas desolados por um segundo ao simples pensar do que deveriam fazer se Boromir se recusasse a devolver a peça. Teria justamente Boromir devolvido de fato a Relíquia dos Herdeiros de Gondor? Não sei, gostei muito da cena porque deixa mais claro ao telespectador o poder do Um, assim como torna explícito o relacionamento de cada personagem da comitiva com o mesmo. Ponto para PJ!

E aí pessoal, o que acharam desses trechos citados. E além disso, houveram outros momentos nos filmes que apesar de não terem sido totalmente fiéis ao livro ilustraram bem a dinâmica da história, em especial à dinâmica do Anel relacionado aos personagens dos filmes?
 
Última edição:
Boa, Mestre Anão!

Isso que você escreveu sobre a cena de Bilbo e o Anel eu já havia reparado, principalmente a parte do Anel cair "pesado" no chão. Peter Jackson foi muito feliz em transformar, ou explicitar seria melhor, o fato de o Um Anel não ser apenas um objeto poderoso, mas sim um dos personagens principais - já que ele era parte de Sauron - para aqueles que apenas entraram em contato com o mundo de Tolkien somente pelos filmes.

A cena com Boromir também é fantástica pois resume bem o poder que o Anel exercia sobre aqueles que o cobiçavam (ou o cobiçavam por influência dele). E muito bem notado e lembrado seu comentário sobre as expressões nos rostos dos personagens nesse momento. A expressão no rosto de Gandalf também é especial, mas Aragorn segurando o cabo da espada embainhada só esperando uma reação mais "suspeita", digamos, de Boromir, também é excelente. E já deixa o personagem um tanto que suspeito para o expectador que não sabe do desenrolar das coisas. Quando Boromir tenta roubar o Um de Frodo, esse expectador já devia ter pensado que isso ocorreria de fato, deixando a "redenção", digamos, do personagem nos seus últimos momentos de vida ainda mais emocionante e triste.
 
é interesante essas cenas e a cena do boromir realmente é muito boa
tem uma cena que não tem no livro,que eu me lembre,e aparece no filme,essa cena é a briga de Saruman e Gandalf só no poder da mente que aparece na sociedade so anel,o filme
tem outra coisa que eu gostei que o PJ fez foi colocar a morte do Boromir no primeiro filme ao invés do segundo,achei melhor isto pro filme porque encerra de uma maneira bonita
mas confesso que gostaria de ter visto nas duas torres o Gandalf quebrando o cajado do Saruman,que pena que não teve esta cena
 
A cena com Boromir também é fantástica pois resume bem o poder que o Anel exercia sobre aqueles que o cobiçavam (ou o cobiçavam por influência dele). E muito bem notado e lembrado seu comentário sobre as expressões nos rostos dos personagens nesse momento. A expressão no rosto de Gandalf também é especial, mas Aragorn segurando o cabo da espada embainhada só esperando uma reação mais "suspeita", digamos, de Boromir, também é excelente. E já deixa o personagem um tanto que suspeito para o expectador que não sabe do desenrolar das coisas. Quando Boromir tenta roubar o Um de Frodo, esse expectador já devia ter pensado que isso ocorreria de fato, deixando a "redenção", digamos, do personagem nos seus últimos momentos de vida ainda mais emocionante e triste.

Isso!

A cena ficou legal também para quem já tinha lido o livro. Porque quando o Anel cai, a câmera mostra ele no gelo e ao fundo Frodo e Aragorn procurando-o, de repente uma mão pega o Um e o levanta. O espectador fica na "espectativa" de "quem será pegou o Anel?" Quando a câmera mostra o rosto de Boromir olhando o Um tão absorto em seus pensamentos que Aragorn precisa chamar seu nome com força DUAS vezes para que o herói para de apreciar a peça e como alguém que acorda no meio do sono para o mundo real praticamente pulando na cama, Boromir também se tremeu inteiro para conseguiu desviar o olhar e o pensamento do Um. Quem leu o livro vibra "Nossa! justamente Boromir pegou o Anel?! QUe massa! Com certeza não teria outro personagem melhor para pegá-lo e questionar sobre seu poder e tamanho".

Outra coisa que você disse foi sobre a morte de Boromir no primeiro filme. Realmente, ficou bom porque termina de maneira bonita o primeiro filme, se ele morresse no começo do segundo filme seria muito (mais) trágico. Lembro bem essa cena no livro, você desacredita.
 
Tive a oportunidade (antes tarde do que nunca!) de ver a versão estendida de A Sociedade do Anel, e no Conselho de Elrond há uma cena ainda mais interessante (e ótima) sobre a influência do Anel sobre Boromir, envolvendo Gandalf e o Verso do Anel. Alí também fica claro que um dos mais influenciados pelo Um foi o valoroso gondoriano.
 
Fantástico o que você escreveu, adorei mesmo...
Engraçado, porque quando eu fui ver o filme, meu irmão que é uma pessoa muito observadora, comentou isso do anel cair como uma pedra, só que ele achou que tinha sido um deslize do diretor e agora vejo que foi um acerto e tanto, eu tinha isso em mente, mas só agora percebo que não tinha sido só eu a pensar nessa questão...
Aquela cena do Boromir recolhendo o anel ilustra justamente a sensação que ele transmite no livro, tipo de ser alguém não totalmente confiável, o membro mais vulnerável da comitiva e que como no livro não há passagens que deixe isso bem claro, foi bom a inclusão da cena para que as pessoas que só viram o filme pudesem ter a mesma perspectiva sobre esse personagem.
 
Incrivel é que todos que olham parecem que a cobiçam por mas que não queira tocar, sentem aquela obsecação, o Frodo mesmo ele chegou a agredir o Sam por causa do anel, o Boromim, ele estava doido para pegar, era um anel que destruia as pessoas por dentro... Que deixavam as pessoas vidradas era um vicio....
 
Otimo topico sabio anao

Podemos ver a imfluencia do um em varios aspectos foi com Esmaegol ele matou seu melhor e unico amigo pelo um...e possiveil q mesmo sem desejar Boromir teria matado Frodo para conseguir o um graças ou poder de desaparecer (mundo dos vivos e dos mortos) como sabemos ele pode escapar...
Sao raras as pessaos que suportariam o um por mto tempo sem desejalas para si...
 
Esses simbolismos são excelente ainda mais quando você lê o livro após ver os filmes. Um completa o outro e é possível você "ver" coisas que não via antes.
 
Muito bem reparado, Mestre Anão.
Acho que o PJ conseguiu realmente captar algumas coisas muito sutis do livro, como essa própria influência do Anel. E ele foi muito foda nisso porque ele conseguiu expressar em imagens coisas que foram expressas apenas por palavras sugestivas e idéias que foram sendo sedimentadas através da leitura. Ele merece um grande louvor nesse aspecto:yep:
Infelizmente eu até hoje não vi as versões extendidas pra reparar essas outras coisas.
 
Otimo topico sabio anao

Podemos ver a imfluencia do um em varios aspectos foi com Esmaegol ele matou seu melhor e unico amigo pelo um...e possiveil q mesmo sem desejar Boromir teria matado Frodo para conseguir o um graças ou poder de desaparecer (mundo dos vivos e dos mortos) como sabemos ele pode escapar...
Sao raras as pessaos que suportariam o um por mto tempo sem desejalas para si...

Bom, antes de mais nada, queria agradecer aos elogios de todos.

Sobre o que vocÊ disse Lord Almeida, penso um pouco diferente em um aspecto.

A habilidade de "desaparecer" proporcionada pelo Anel... não penso que é a primeira habilidade dele para todos os seus portadores. Os hobbits desaparecem, porque são criaturas mais "fracas" e eles colocaram o Anel num momento que tudo o que eles desejavam naquele momento era desaparecer. Quer ver?

Smeagol: colocou o Um logo depois que matou Déagol. Fala a verdade, o que qualquer assassino quer fazer logo depois que mata alguém? Desaparecer!

Bilbo: colocou o Anel quando estava sendo perseguido por Gollum, que era uma criatura que matava e comia orcs! Desaparecer seria muito oportuno para ele naquele momento não?

Frodo: Colocou o Anel pela primeira vez por causa de um acidente. Estava no Pônei Saltitante enquanto Pippin estava bêbado e praticamente contando pra outros bêbados desconhecidos no bar o verdadeiro nome de Frodo. Frodo então subiu na mesa para cantar uma música e tirar a atenção das pessoas voltadas a Pippin, ele acabou escorregando eo Anel escapuliu de sua mão, mas acabou caindo exatamente no seu dedo antes que o hobbit tocasse o chão. Mais uma vez, esta seria uma boa hora para desaparecer...

Por isso, penso, o Anel fazia com que os hobbits desaparecessem, porque era o desejo do coração deles quando eles colocaram o Um pela primeira vez.

com o Sam foi diferente: Ele segurou firme o Anel em Cirith Ungol, mas não desapareceu, aos olhos dos orcs ele se transformou numa figura amedontradora, não me lembro as palavras exatas do professor, mas algo como uma "sombra de luz" envolvia o hobbit, os orcs pensavam que Sam era na verdade um grande guerreiro élfico, e fugiam do pequeno. Por que isso aconteceu? Porque era interessante para Sam que parecesse ameaçador para seus inimigos, caso contrário poderia ser facilmente morto ali no meio de centenas de orcs e tudo acabaria.

No caso de Sauron, quando ele colocou o Anel pela primeira vez, ele também não desapareceu, mas foi ouvido pelos Três, exatamente no momento em que o colocou no dedo. Sauron não queria desaparecer, pelo contrário, queria mostrar ao mundo inteiro que ele era Sauron e tinha enganado todos os grandes líderes das várias raças da Terra-Média e que agora, os povos livres da TM estavam correndo sérios perigos.

Por isso, penso que se Boromir usasse o Anel ele tabém não desapareceria, não faz parte de sua natureza desejar tal coisa, ele era um campeão, filho do Regente de Gondor, o personagem mais "forte" da comitiva, em Caradhras, se não me engano que vai na frente da comitiva quebrando o gelo é Boromir e Gimli, Légolas vai praticamente flutuando sobre o gelo, quase sem afundar e todo o resto da comitiva vai praticamente sobterrado atrás dos campeões Boromir e Gimli.

Na minha opinião, Boromir não desapareceria ao colocar o Um, mas se tornaria muito visível, muito claro, se bobiar pareceria ser mais alto que um gigante, mais poderoso que o Balrog, um monstro de luz e orgulho. E arrisco dizer que mesmo Sauron, o temeria, como temia que o Um fosse usado por Aragorn.

Bem, já falei demais, fico por aqui, abraço a todos :abraco:
 
SABIAS palavras e como eu disse anteriormente vc e SABIO
agora eu concordo com vc em tudo... quando sauron viu aragorn ele viu um rei naum um homem e issu deixou sua mente mto preocupada....acredito q se boromir estivesse com o um em seu dedo... ele estaria como vc descreveu um grande ser de puro orgulho e poder....sabias palavras
imagina Gandalf seria um ser estrordinario. Me lembro da senhora Galadriel quando ela estava com frodo e foi seduzida pelo um, ela estava forte e poderosa e parece q as bases da terra estavam tremendo por puro poder imagina se ela estivesse com o um em maos.seria algo inagreditavel.
 
Ae, Gerbur!!! Esse é meu Saitor. Belo tópico!!! Assunto muito bem elaborado...

A habilidade de "desaparecer" proporcionada pelo Anel... não penso que é a primeira habilidade dele para todos os seus portadores. Os hobbits desaparecem, porque são criaturas mais "fracas" e eles colocaram o Anel num momento que tudo o que eles desejavam naquele momento era desaparecer.

Taí. Grande!!! O Anel é o tipo de "instrumento" que, a meu ver, é muito capaz de concretizar os desejos de quem o usasse pela primeira vez. Portanto, ele não faria desparecer a todos, como se fosse uma dádiva de quem usasse o Anel.

Na minha opinião, Boromir não desapareceria ao colocar o Um, mas se tornaria muito visível, muito claro, se bobiar pareceria ser mais alto que um gigante, mais poderoso que o Balrog, um monstro de luz e orgulho. E arrisco dizer que mesmo Sauron, o temeria, como temia que o Um fosse usado por Aragorn.

Eu tembém "voto" que Boromir não desapareceria se tivesse tido a oportunidade de usar o Anel. Diria mais, diria que é provável que ele não fosse um anjo de candura (ninguém seria, em posse do Um) ou um Bom Governante (mesmo que tirano). Sei lá, é o que eu acho.
 
Oi!
Gostei dos comentários e concordo sobre o Boromir...
Pelo que me lembro Galadriel menciona no livro A sociedade do Anél que o Um proporciona o tanto de poder conforme a pessoa consegue possuir, por isso ela se destrói tentando melhorar para possuir mais poder (errei? alguém ajude se for o caso!).
Nesse caso como Boromir era um general ele provavelmente iria querer se exibir o que no caso o deixaria visível...
Abraços!
 
A habilidade de "desaparecer" proporcionada pelo Anel... não penso que é a primeira habilidade dele para todos os seus portadores. Os hobbits desaparecem, porque são criaturas mais "fracas" e eles colocaram o Anel num momento que tudo o que eles desejavam naquele momento era desaparecer.

[...]

Na minha opinião, Boromir não desapareceria ao colocar o Um, mas se tornaria muito visível, muito claro, se bobiar pareceria ser mais alto que um gigante, mais poderoso que o Balrog, um monstro de luz e orgulho. E arrisco dizer que mesmo Sauron, o temeria, como temia que o Um fosse usado por Aragorn.

Interessante essa sua segunda observação, Mestre Anão. Estive pensando sobre isso, e me ocorreu que o Anel agiu mais ou menos em Isildur, como agiu nos Hobbits.
Não sei em que parte dos livros isso é mencionado, não sei nem se é de fato, mas no Prólogo de A Sociedade do Anel, versão estendida, Isildur, no ataque Orc, pouco antes de pular no Anduin, coloca o Anel para sumir das vistas dos Orcs atacantes. Corre invisível até o rio, mas o Anel "o trai" saindo de seu dedo e caindo em direção ao fundo do rio, fazendo Isildur reaparecer e ser alvejado pelas flechas orcs. O Anel poderia agir em Isildur da mesma forma como você disse que poderia agir em Boromir, mas naquele momento, a melhor coisa a se fazer era sumir o mais rápido dalí, e foi o que literalmente Isildur fez. Botou o Anel e desapareceu.
 
Não sei em que parte dos livros isso é mencionado, não sei nem se é de fato, mas no Prólogo de A Sociedade do Anel, versão estendida, Isildur, no ataque Orc, pouco antes de pular no Anduin, coloca o Anel para sumir das vistas dos Orcs atacantes. Corre invisível até o rio, mas o Anel "o trai" saindo de seu dedo e caindo em direção ao fundo do rio, fazendo Isildur reaparecer e ser alvejado pelas flechas orcs. O Anel poderia agir em Isildur da mesma forma como você disse que poderia agir em Boromir, mas naquele momento, a melhor coisa a se fazer era sumir o mais rápido dalí, e foi o que literalmente Isildur fez. Botou o Anel e desapareceu.

Eädsohn,

Ontem estava lendo A Sociedade do Anel novamente, no capítulo A Sombra do passado, e não pude deixar de pensar nesse seu post, rs. Li ontem aqui, mas nem me atrevi a falar besteira.

Mesmo sem ter visto as estendidas, ao ler o que você disse sobre Isildur pôr o Anel e desaparecer eu pensei que "eu já sabia disso e vi no livro", só não lembrava onde. Pode não ter sido em A Sociedade, nem ser esse o trecho ao qual você se referiu, mas eis a pessagem:

- Mas o anel foi perdido. Caiu no Grande Rio, Anduim, e sumiu. Isildur estava marchando para o Norte ao longo da margem leste do Rio; perto dos Campos de Lis foi assaltado pelos orcs das Montanhas, e quase todo o seu povo foi assassinado. Ele pulou nas águas do Rio, mas o Anel escorregou de seu dedo enquanto nadava, e então os orcs o viram e o mataram com flechas. (A Sociedade do Anel - página 54)
(grifos meus)

Nesse trecho que grifei, ficou claro (ao menos pra mim, desde a primeira vez que li, há alguns anos, mas não me recordava dele até relê-lo ontem) que Isildur usou o Anel para desaparecer da vista dos orcs e fugir a nado pelo Rio, mas o Anel, traiçoeiramente, escorregou de seu dedo e se perdeu. Foi nesse momento que Isildur ficou visível e o mataram.
 
Última edição:
O Anel poderia agir em Isildur da mesma forma como você disse que poderia agir em Boromir, mas naquele momento, a melhor coisa a se fazer era sumir o mais rápido dalí, e foi o que literalmente Isildur fez. Botou o Anel e desapareceu.

Bem lembrado, mestre Eädsohn!

Veja como são as coisas, lembrei até da passagem de Sam e não me lembrei do primeiro portador do Anel depois de Sauron, Isildur. Justo ele que, devido suas ações, desencadeou toda uma série de eventos que mudou a história do mundo, finalizando a Segunda Era e sendo o pano de fundo de toda a Terceira Era.

Sim, Isildur foi orgulhoso o bastante para reclamar o Anel para si diante o fogo da Montanha da Perdição, mas não foi orgulhoso o bastante para se tornar terrível aos olhos dos orcs e impedir ó próprio destino. Porque? Não sei. Talvez ele tenha tido pouco tempo para estudar o Anel e as habilidades que Este lhe traria. Talvez o orgulho insano por ser o conquistador de Mordor já tinha lhe descido da cabeça no momento do ataque. Ou quem sabe, naquele momento, nem chegou a pensar ou desejar se defender, mas sim em fugir e deixar que sua comitiva inteira fosse atacada, pois tudo o que importava para ele era o Anel e o seu desejo maior era mantê-lo seguro, assim optou por desaparecer "sozinho" (ele e o Anel), deixando todos os tesouros de sua Casa para trás, pois nada mais fazia sentido perto do seu precioso. Afinal, foi o escudeiro de Isildur que conseguiu sobreviver ao assalto dos orcs e assim que os tesouros do Rei (como os fragmentos de Narsil) chegaram à Valfenda.

É difícil pensar o porquê que as coisas foram assim e não assado. Mas acredito que esta minha última hipótese seja uma boa teoria. Isildur teria desaparecido, não por ser fraco e desejar desaparecer da vista de seus inimigos, mas justamente por cobiça, por já estar muito corrompido pelo Um. Não queria mais usar o Anel para matar orcs e conquistar o mundo, queria o Anel apenas para si, longe dos olhos de outros... e assim, desapareceu pelo Grande Rio, sem deixar vestígios, até que foi traído pelo Um que viu na situação uma oportunidade de fuga.
 
Última edição:
Todas as cenas citadas neste tópico realmente foram muito marcantes, sejam elas adicionais ou em ordem cronológica diferente das dos livros.

Uma das cenas que não está no livro e que me marcou no filme aconteceu no Retorno do Rei. É a cena em que Frodo manda Sam embora, ao ser manipulado por Smeagol e acreditar que Sam queria se apossar do anel, quando na verdade este apenas queria ajudar. Me lembro como se fosse hoje desta cena no cinema...fiquei com muita raiva do Smeagol e do Frodo!!! Confesso que minha vontade era que Frodo e Smeagol despencassem da escada tortuosa naquela hora!!! E sem sombra de dúvidas, o que me ajudou a captar esse sentimento de raiva naquela hora foi a interpretação dos atores...mandaram muito bem, inclusive a parte de computação gráfica nas expressões do Smeagol. A expressão do Frodo de quem está dominado pelo anel e o choro de Sam...no words!!!!!
 
A cena do Retorno do Rei que está no filme e não está no livro que eu gostei muito foi na coroação do Rei Elessar, quando os hobbits se curvam em reverência ao rei e este diz: "Meus amigos, vocês não se ajoelham pra ninguém" e ele próprio o REI DE GONDOR E DO OESTE se ajoelha para os hobbits, em seguida toda Minas Tirith se ajoelha junto com o rei, deixando apenas os quatro hobbits em pé. Sensacional.

Ouso dizer que chega a ser melhor que no livro, que Merry e Pippin são recrutados para ser garçons nas festas de vitória e coroação do rei.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo