• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E se...E se Fëanor não tivesse feito o juramento?

Eów Dernhelm

Amigável mesmo sendo um...
Eu estou lendo o Silma, e me perguntei como será que teria sido o destino dos Noldors se o Fëanor não tivesse feito aquele juramento após a morte de seu pai?
 
A História da Terra Média seria outra! É impossível prever as consequências!
Basta imaginar que todos os elfos ficariam Aman!

Ou quererás tu dizer que os Noldor iriam para a Terra Média mas não fariam o juramento!
Isso já é diferente!

;D
 
:lol:
A História da Terra Média seria outra! É impossível prever as consequências!
Basta imaginar que todos os elfos ficariam Aman!

Ou quererás tu dizer que os Noldor iriam para a Terra Média mas não fariam o juramento!
Isso já é diferente!

;D


Certo Torugo, então eu vou refazer a pergunta. E se Fëanor não tivesse feito o juramento após a morte de seu pai:

A) Como seria se ele tivesse ficado em Aman, ainda tendo ressentimento com os Vala?

B) Como seria se eles tivesse mesmo assim partido para a Terra- Média?


Acho que agora ficou mais claro, certo? :lol:
 
LOOOOOOOOL @ Mrs Gilmour!

Bem! Nesse caso a coisa complica! Porque não me consigo lembrar do juramento!
Mas lá vai:

A) Sinceramente? Não consigo imaginar Fëanor, O Espírito de Fogo a deixar assim! Mas se isso acontecesse, ele não se aguentaria por muito tempo! O pensamento da perda das Silmarilli seria demasiado forte e ele acabaria por ir na sua busca! O que poderia acontecer diferente seria o apoio dos Valar que talvez o ajudassem, se ele não o quisesse fazer sozinho!

B) Bem, depois de ler o juramento, digo que as diferenças mais marcantes seriam, talvez, a menor impulsivismo dos actos dos Fëanoreanos... Mas mesmo assim, lembrando quem era o seu Rei!... fica difícil imaginar os Noldor de Fëanor calminhos e pensativos antes de fazer as coisas, excepto talvez, Maedhros!
A falta do juramento permitiria talvez aos filhos de Fëanor evitar actos desprezáveis como o segundo e o terceiro fraticídio dos Elfos, dois dos acontecimentos que acho mais tristes da história dos Elfos!

Se me lembrar de mais adiciono!

;D
 
Concordo com o Torugo em suas respostas para as alternativas A e B. Não creio que Fëanor permaneceira em Aman depois de Morgoth envenená-lo com suas idéias e matar seu querido pai, além de roubar-lhe as Silmarilli. No caso dele ter ido para a Terra-média sem fazer o juramento, talvez o destino daqueles que o juraram teria sido menos rudes. Uma cois aque não me lembro muito bem por já ter lido o Silmarillion há muito tempo: o Juramento de Fëanor foi antes ou depois do Fratricídio de Aqualonde? Talvez não fazer o juramento tivesse evitado este terrível mancha na história dos Noldor.
 
Dificilmente Fëanor ficaria em Aman, arrisco a dizer impossível mesmo, discordo do Torugo em dizer que os Valar poderiam ajudá-lo a recuperar as Silmarilli, a menos que ele tivesse tomado outra decisão quando os Valar lhe pediram as Jóias para reanimar as Árvores.

Se ele conseguisse levar os noldor à Terra Média sem o juramento, talvez o fratricídio de Alqualonde não ocorresse e a maldição não fosse rogada, enfim, são só suposições.

JPHanke: o Juramento foi feito antes do fratricídio.
 
JPHanke disse:
Uma cois aque não me lembro muito bem por já ter lido o Silmarillion há muito tempo: o Juramento de Fëanor foi antes ou depois do Fratricídio de Aqualonde?

O Juramento do Fëanor foi antes do fratricidio de Aqualondë. Alias fato que eu achei muito triste =/
 
Então, assim como o Veda já disse (e eu também já pensei nesta hipótese em meu post anterior), talvez o Fratricídio tivesse sido evitado se Fëanor e seus filhos não tivessem feito o Juramento. Com isso, não haveria a maldição sobre eles e eles poderiam ter uma vida menos marcada pelo sofrimento. Aliás não só eles, mas todos aqueles que, por ventura, encontraram uma Silmaril.
 
Acho que de qualquer forma
Fëanor acabaria levando os
Noldor para fora de Aman, pois
Melkor havia envenenado sua mente
contra os valar.

:yep: Tarsartir
 
Se n existisse o juramento de Fëanor
Nem imagino como teria sido a história dos Noldor apartir dali, teria q ser tdo diferente... o destino deles e de muitos outros seria mudado, pq n teria a maldição de Mandos em cima deles e em muitos q vieram depois, q tiveram contato com uma Silmaril...

Mas...

Ciryatan Tarsartir disse:
Acho que de qualquer forma
Fëanor acabaria levando os
Noldor para fora de Aman, pois
Melkor havia envenenado sua mente
contra os valar.

Idem...
 
Concordo com as respostas anteriores...
Melkor envenenara a mente de Feanor e este estava determinado.
Talvez não ter feito o juramento não mudaria muito para Feanor, que já estava com a mente feita e, com seu temperamento, lutaria, igualmente, até a morte. Porém, seu povo provavelmente não passaria por situações trágicas como fraticídio e maldição. Quem sabe até não seria mais fácil para que alguns resolvessem voltar? O juramento motivou muitos a prosseguir, que mesmo sendo contra certas decisões de Feanor não voltariam atrás após terem jurado.
Apenas a minha opinião e hipóteses...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo