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MEC diz que criacionismo não é tema para aula de ciências

Deriel

Administrador
Recebi por e-mail. Infelizmente não possui a fonte citada, mas parece ser a Folha de São Paulo.

O Ministério da Educação tomou posição no debate relativo ao ensino do criacionismo nas escolas do país. Para o MEC, o modelo não deve ser apresentado em aulas de ciências, como fazem alguns colégios privados, em geral confessionais (ligados a uma crença religiosa).

"A nossa posição é objetiva: criacionismo pode e deve ser discutido nas aulas de religião, como visão teológica, nunca nas aulas de ciências", afirmou à Folha a secretária da Educação Básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar.

Apesar do posicionamento, o MEC diz não poder interferir no conteúdo ensinado pelas escolas, pois elas têm autonomia.

Conforme informou o colunista da Folha Marcelo Leite no último dia 30, o colégio Mackenzie (presbiteriano) adotou neste ano apostilas que apresentam o criacionismo nas aulas de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental.

Outras escolas, como as adventistas, por exemplo, praticam opção semelhante.

Teorias

Os criacionistas dizem que o Universo foi criado por um ser superior, assim como os seres vivos. Para eles, a vida é muito complexa para ter surgido sem intervenção sobrenatural.

Essa crença se opõe à teoria da evolução desenvolvida por Charles Darwin, presente nas diretrizes curriculares nacionais, segundo a qual todas as espécies provêm de um ancestral único --e, a partir dele, se diferenciaram, chegando à diversidade atual de seres vivos.

O entendimento do MEC é semelhante ao dos pesquisadores contrários ao criacionismo: o modelo não pode ser considerado teoria científica por não estar baseado em evidências (preceito tido como básico para se definir o que é ciência).

"[O ensino do criacionismo como ciência] é uma posição que consideramos incoerente com o ambiente de uma escola em que se busca o conhecimento científico e se incentiva a pesquisa", afirmou Pilar.

O presidente da Associação Brasileira de Pesquisa da Criação, Christiano da Silva Neto, tem entendimento diferente.

Para ele, como não há consenso sobre qual teoria está correta, "a maneira mais justa e honesta de lidar com a questão é apresentar ambos os modelos nas aulas de ciências, dando-se destaque aos pontos fortes e fracos de cada um".

Escolas

O criacionismo é ensinado no Colégio Presbiteriano Mackenzie desde 1870, quando a instituição foi fundada.

O conteúdo é abordado no sexto ano do fundamental --para crianças com idade por volta dos 11 anos--, assim como a teoria evolucionista.

Neste ano, no entanto, o colégio passou a adotar um novo material nos três primeiros anos do ensino fundamental. São apostilas com conteúdos didáticos convencionais, onde há a explicação criacionista, mas sem a teoria evolucionista.

Segundo o colégio, nessa idade (por volta dos oito anos) os alunos não estão preparados para aprender o darwinismo. O colégio anunciou que alterará o conteúdo das apostilas, abrandando o caráter religioso, mas manterá ocriacionismo.

O Pueri Domus Escolas Associadas, uma rede laica que reúne 160 escolas no Brasil inteiro, algumas com orientação católica ou protestante, também apresenta o criacionismo nas aulas de ciências.

O conteúdo é exposto com o evolucionismo no oitavo ano do ensino fundamental das escolas. Para Lilio Alonso Paoliel-lo Júnior, diretor de conteúdo da rede associada, o objetivo é promover o debate.

"Negativo seria não deixar que a discussão acontecesse. É uma questão de posição pedagógica. O conteúdo é aceito por pais das escolas laicas e das religiosas", diz o diretor.

A visão também é defendida por Maria Lúcia Callegari, orientadora do colégio Santa Maria (zona sul de SP). "Quando falamos sobre o surgimento da vida, abordamos o criacionismo e o evolucionismo. Trabalhamos com pluralidade na ciência, para romper a idéia de uma verdade absoluta."

Na escola, o conteúdo é ensinado para os alunos do quinto ano do ensino fundamental e, segundo ela, não há reclamação de pais por causa do conteúdo.
 
Questão hipercomplexa, abominável é o dogmatismo que sempre acompanha esse tipo de visão cosmológica, mas creio que se for abordado de forma crítica (coisa rara hoje em dia), talvez a lavagem cerebral seja evitada e ainda possamos formar alunos verdadeiramente conscientes do papel da ciência e da religião na sociedade...
Quem sabe?
 
Talvez não seja mesmo o melhor método abordar o criacionismo nas aulas de Ciências/Biologia. Mas é fundamental que as crianças e jovens tenham acesso a essa "teoria", ainda que dogmática, de forma crítica de sob o contexto do desenvolvimento do pensamento da sociedade ao longo do tempo.
Porque não abordar o tema nas aulas de filosofia ou ainda ou ainda como uma disciplina a la História das teorias humanas? Só para se ter uma idéia os fundamentos do pensamento evolutivo de Darwin e Wallace remontam aos filósofos gregos e muito do que está escrito no Gênesis serviu de bases para que naturalistas desenvolvessem suas idéias ao longo do tempo (p. ex. Lamarck, Buffon, Maupertuis....).
Não estou dizendo com isso que o criacionismo deva ser ensinado como verdade absoluta como ocorre em muitas escolas administradas por grupos religiosos. E sim que a partir dessa crença foi que desenvolveu-se as primeiras teoria evolutivas e que portanto a mesma deve ser conhecida. Creio que seria melhor assim do que negar a sua existência, ensinar-mos só a evolução e relegar o conhecimento dessa crença aos templos e igrejas, contribuindo assim, para que interpretações errôneas acerca do tema sejam feitas.
 
Eu acho que o criacionismo realmente não deve ser abordado nas aulas de ciências como algo certo. Mas - me crucifique quem quiser - que ele deve ser abordado de forma crítica ao se explicar a teoria evolutiva, ou seja, ao se ensinar o Darwinismo, eu acho que é bastante interessante mostrar as conseqüências da teoria evolucionista na religião e no criacionismo de forma geral e como ela contradiz tudo o que era acreditado até então.
 
Errado, isso pode até se traduzir como uma tentativa de impor uma religião a criança antes mesmo desta entender o que é religião, além de ser falta de respeito com aqueles cujas famílias possuem crenças diferentes ou não acreditam em nada, mesmo não tendo-se provas de que qualquer uma é a correta, o criacionismo é algo escrito pelo homem para explicar a criação de tudo, sob a alegação de que um ser superior ditou a ele e este escreveu, no entanto a teoria de Darwin, foi feita através de observaçães no mundo animal, as aulas de ciências são teorias ou fatos, baseados em algo material, algo que se pode ver, tocar ou ouvir.
 
Perfeito!
Como eu já li em diversos debates, qual criacionismo seria ensinado nas escolas?
O hindú?
O janista?
O muçulmano?
O ensino religioso nas escolas (pelo menos nas públicas) fere a liberdade de culto das minorias. O criacionismo "científico" não é ciência, é religião. E como religião não pode ser ensinado.
Outro problema sério é que o atrito não é apenas com o evolucionismo. A geologia, biogênese, cosmologia, astronomia e até a teoria da relatividade são afrontadas por essa... coisa, que seria considerada atrasada até no século dezenove.
Daqui a pouco, a "Sociedade da Terra Chata" vai se achar no direito de impor suas idéias nas escolas.
 
Perfeito!
Como eu já li em diversos debates, qual criacionismo seria ensinado nas escolas?
O hindú?
O janista?
O muçulmano?

Por isso eu acho sim que o criacionismo deva ser abordado nas escolas, não nas aulas de ciências, mas de filosofia....
é um dogma, eu sei, mas foi a partir dele que se desenvolveram todas as correntes de pensamento....
Não estou dizendo aqui que deve-se ensinar religião como algo correto, mas sim como uma forma de mostrar aos alunos como o pensamento da sociedade modificou-se com o passar dos séculos e porque a teoria da evolução é coerente...
Convenhamos, mesmo entre aqueles que acreditam no criacionismo, permeia o falar e a crença na evolução (ou seja, muitos admitem que as espécies não são fixas....)...
Eu sou bióloga e recentemente fiz uma disciplina no mestrado que falava sobre a história da biologia comparada nos tempos pré-evolutivos e só posso dizer que estudar o gênesis foi fundamental para compreender como Darwin e outros tantos naturalistas puderam chegar a concepção de evolução que temos hoje...
 
Vou dar minha opinião nesse debate, mesmo que não tenha tanta "informação" quanto voces.
Acho que o Criacionismo é mais uma forma de impor ideias religiosas aprisionadoras a crianças que são empurradas a esse tipo de "conhecimento" tanto na escola quanto em casa. Como é que os pais iriam reclamar de algo, quando esses mesmos não têm coragem e nem vontade de questionar as ideias religiosas? Algo imposto e forçado aos 8 ou 10 anos. Para exposição de tais ideias sem ferir o direito de "liberdade de opinião" dos estudantes seria coloca-los a par da situação sem interferencia de pais e professores em questão religiosa, transmissão imparcial. Melhor ainda seria cria-los sem religião e que no futuro eles decidissem por conta propria seu "caminho". Acho que deveria ser assim.
 
Por isso eu acho sim que o criacionismo deva ser abordado nas escolas, não nas aulas de ciências, mas de filosofia....
quote]

Fora das aulas de ciências?
Aí eu acho que pode. Mas teriamos que dar igual atenção aos mitos das outras religiões.
Joseph Campbell iria adorar.
 
Fora das aulas de ciências?
Aí eu acho que pode. Mas teriamos que dar igual atenção aos mitos das outras religiões.
Joseph Campbell iria adorar.

Não vejo problema. Afinal já estudamos mitologia greco-romana (em alguns casos até mitologia nórdica) e é super divertido. Colocar mitologia judaica-cristã não seria problema nenhum.
 
Eu concordo com essa visão de pluralismo religioso, parece interessante abordar questões religiosas de diversos pontos de vista, de diversas religiões, em contraste, em harmonia, consigo mesmas e com outras visões...mas temos um problema...

Em se tratando do cristianismo e até do judaísmo, existem contradições flagrantes tanto na âmbito espiritual como histórico, de modo que essa abordagem pode abrir feridas muito cedo. Acho issi ótimo, formar filósofos-mirins, mas tem multidões que vão odiar...temo por um último surto de fanatismo antes do fim dessa década.
 
Mas é óbvio que aulas de religião devem ser opcionais no ensino público. Um aluno que nãoqueria assisti-la pode abrir mão sem que seja prejudicado por isso.

Estado laico.
 
Você soube do tal misterioso acordo entre o nosso querida Lula-lá e nosso ainda mais amável papa?

Estremeço só de pensar nisso...
 
Quando ouço as siglas MEC, ainda me lembro do Motel Estancia Cantareira.

Mas eu concordo com o MEC (Uma vez na vida).
Não se pode adotar o Criacionismo como ciência. Da até vergonha pensar assim.


Não vejo problema. Afinal já estudamos mitologia greco-romana (em alguns casos até mitologia nórdica) e é super divertido. Colocar mitologia judaica-cristã não seria problema nenhum.
Ditto.

Mas é óbvio que aulas de religião devem ser opcionais no ensino público. Um aluno que nãoqueria assisti-la pode abrir mão sem que seja prejudicado por isso.

Estado laico.
Ditto e reditto.

Você soube do tal misterioso acordo entre o nosso querida Lula-lá e nosso ainda mais amável papa?

Estremeço só de pensar nisso...
Qual?
 
Li sobre isso em um artigo da Folha há uma semana se não me engano...parece ser um acordo para deixar que o ensino religioso seja ministrado por padres ou teólogos católicos, ligados ao vaticano.
As aulas seriam dadas de acordo com diretrizes da Santa Sé. Está envolto em mistério, confesso que estou preocupado...
 
O Estado é laico, não se pode obrigar ninguém a freqüentar qualquer aula de religião no ensino público. Fato. Só derrubando essa constituição ou fazendo um puta trambique inconstitucional para mudar isso.
Quero até ver o que o Lula está planejando dessa vez...
 
Li sobre isso em um artigo da Folha há uma semana se não me engano...parece ser um acordo para deixar que o ensino religioso seja ministrado por padres ou teólogos católicos, ligados ao vaticano.
As aulas seriam dadas de acordo com diretrizes da Santa Sé. Está envolto em mistério, confesso que estou preocupado...

Não se preocupe com isso. Deixa que os evangélicos farão barulho por você.
 

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