• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mais caso de mangás nos tribunais americanos (09/12/2008)

Administração Valinor

Administrador
Colaborador
Eric Chase, o advogado de um homem de Iowa acusado de possuir mangás obscenos, indicou ao blog Splash Page, da MTV, que alguns dos mangás em questão são Yaoi. Christopher Handley foi acusado oficialmente em 8 de maio de 2007 e seu caso foi a julgamento em 2 de dezembro.

Chase disse ao Splash Page: "Há sexo explícito em mangás yaoi. E os homens desenhados são realmente andróginos, o que tem o efeito de fazê-los parecer mais novos. Há um verdadeiro tabu no Japão sobre mostrar pêlos púbicos, então todos são desenhados sem eles, o que também os faz parecer jovens. Então o que preocupou as autoridades foram as imagens de crianças em situações sexuais explícitas que eles acreditaram ser obscenas. Mas não há crianças. São somente imagens cruas de um mangá."

O Splash Page também entrevistou o premiado quadrinista e adaptador de Princess Mononoke, Neil Gaiman, sobre seus esforços em arrecadar dinheiro para o Comic Defense Legal Defense Fund (CBLDF - Fundo Legal para Defesa de Quadrinhos). Esta organização não-lucrativa tem providenciado a defesa dos direitos da Primeira Emenda para a comunidade dos quadrinhos desde 1986 e suporta o time legal de Chase no caso Handley.




Gaiman notou que seu próprio trabalho trata de violência gráfica e sexo explícito com menores ficcionais, mas para fins de história, não de instigação. Ele disse ainda que parte de sua coleção pessoal poderia ser considerada objecionável, como parte da coleção de Handley, e criticou a lógica para a prisão de Handley. "Isto é simplesmente errado. Ninguém se machucou. A única coisa ferida foram os ideais."

Em julho, a Corte do Distrito de Iowa derrubou algumas das acusações contra Handley e convencionou partes do ato PROTECT, de 2003, inconstitucionais por restringir o direito de expressão. No entanto, Handley ainda encara acusações de obscenidade e até 20 anos de prisão se condenado. A Black Phoenix Alchemy Lab arrecadou mais de US$ 38000 para a CBLDF com a venda de perfumes inspirados nas obras de Neil Gaiman.




More...
 
Polêmico, mas também ridículo. Se processam yaoi pois as personagens assemelham-se à crianças, que processem Shotacon, que possui, explicitamente, crianças.
 
Gostaria muito que não rissem, ou não falassem o óbvio "mas que absurdo", ou pior "só podia ser americano".

O McCartismo é recente e claro ainda influente, e não acho que um dia possamos estar diferentes dele, considerando-se o avanço de seitas "religiosas" aqui também.

Ou seja, podemos também ser vítimas dos falsos moralistas no nosso Congresso. E quando isso acontecer, será que agiremos tão prontamente quanto os americanos? (porque não se enganem: mesmo Hommer Simpson age!)

http://www.animenewsnetwork.com/editorial/2008-12-11/christopher-handley/carl-horn

20 anos na Prisão por comprar um Mangá
por Carl Horn, 11 de dezembro de 2008

Há alguns instantes atrás, Carl Gustav Horn editor de mangás da Dark Horse, contatou-nos sobre o caso em julgamento de Christopher Handley. Como vocês sabem, Handley atualmente enfrenta 20 anos na prisão pela possessão de mangá que alegam ser obsceno. Carl ficou preocupado com as repercursões do caso de Handley, não apenas por causa do próprio Handley, mas por todos nós. Eu acredito que a preocupação dele é legítima, pois o caso contra Handley abre um precedente que afetará vários colecionadores e consumidores de material animado e ilustrado.

Após uma breve discussão, Carl foi convidado a escrever um editorial sobre o assunto que será postado em ANN. Um pouco depois, Jason Thompson, autor de "Manga: The Complete Guide", expressou também interesse em comentar sobre o assunto. Eu não acho que muitas pessoas discordarão quando eu digo que Carl e Jason são duas das pessoas mais respeitadas na indústria de mangá da America do Norte. Se eu pudesse escolher qualquer outras duas pessoas no mundo para escrever um editorial para Anime News Network, sobre este assunto, seriam Carl e Jason.

Então apresento a vocês as reflexões de Carl e Jason sobre o caso, e como vocês podem fazer a diferença.

-Christopher Macdonald

Don't Let it Happen: Donate to the Comic Book Legal Defense Fund Today
by Carl Horn

Em menos de 2 meses, começando em 2 de Fevereiro de 2009, um julgamento terá início em Iowa. O acusado, Christopher Handley, pode pegar até 20 anos de prisão por conta da acusação que pesa sobre ele. Isto é, como dizenos nas intarwebs, um grave problema. Vinte anos? Eles devem acusá-lo de algo realmente terrível. Algo terrível feito contra outra pessoa, certo?

Na verdade, ele só comprou alguns mangás do Japão. E... é só o que ele fez.

Alguns destes mangás contém imagens que são supostamente - de acordo com a acusação - "obscenas". Mas deixando de lado que tipo de imagens que eles evocam no momento, pois isso não foi decidido em qualquer outro lugar senão nessa corte. E apesar de podermos debater por horas sobre isso, não temos motivo prático para fazer isto aqui - pois debater o conteúdo em ANN não irá e não poderá afetar o resultado.

Talvez haja certos tipos de mangá que você nunca lerá ou comprará. Talvez você tenha fortes convicções sobre que tipos de mangá são corretos, e que os discutidos não são corretos. De fato, você tem quase certeza que não tem nada parecido com aquilo na sua coleção.

Mas de novo, o problema é que se Christopher Handley perder este caso, não é mais de sua alçada discutir isso. Ou decidir. Imagine outra pessoa decidindo.

De fato, imagine pessoas vindas de 4 diferentes estados, locais e agências federais da lei decidindo - e quando digo decidindo quero dizer indo até sua casa hoje, com um mandato de busca. Imagine eles fazendo isso, enquanto você fica de pé parado, e enquanto seus vizinhos ficam imaginando pra que tantos carros de polícia na sua casa, remexendo sua coleção inteira de mangás, artbooks e animês - encaixotando e guardando tudo para inspeção. Espere um minuto - eles disseram que todos eles continham material "obsceno"? Oh, de forma alguma. Eles estão dizendo que somente alguns deles tem. E nem mesmo o mangá inteiro entre aqueles poucos. Só alguns desenhos neles, aqui e ali.

Imagine você sendo algemado e fichado, e que digam a você que agora você ficará na prisão por 20 anos... por causa de algumas ilustrações em seu mangá, esta aqui e aquela ali.

O que foi descrito não é uma novela que acontece somente em cartas-corrente na internet, e não é paranóia da conspiração, ou algum cenário de filme de terror que algum dia pode acontecer de verdade. Já aconteceu na realidade, a um fan chamado Christopher Handley. E ainda está acontecendo agora, enquanto ele se prepara para este caso. E aqui vem a pergunta:

Você acha isto certo? Não estou falando sobre as ilustrações no mangá. Eu quero dizer, a despeito de como você se sente sobre o mangá propriamente dito, você acha certo que alguém, qualquer um, deva ser mandado para a prisão só por possuir ilustrações de um mangá?

E se você não acha certo, você vai tentar ajudar? Vai tentar e ter certeza que isto não acontecerá - com ele ou com qualquer outra pessoa?

Falar e discutir sobre o assunto não ajudará agora. Não mesmo. Mas há algo que você pode - e deve - fazer hoje para ajudar. Dêem apoio para as pessoas que o auxiliam na defesa de Christopher Handley no tribunal: o Comic Book Legal Defense Fund DBLDF. http://www.cbldf.com/SearchResults.asp?Cat=2

Meu amigo Jason Thompson e eu decidimos pedir a ANN para publicar nossos editoriais sobre este caso por duas razões. Primeiro, ambos estamos na indústria de mangá dos Estados Unidos por muito tempo - Jason começou a editar mangás em 1995, com Battle Arena Toshiden, e eu comecei em 1997 com Neon Genesis Evangelion. Trabalhamos juntos em PULP, a primeira revista antológica sobre mangá seinen em lingua inglesa; hoje ele é o editor de Otaku USA, e no ano passado, através de Del Rey, ele lançou o primeiro ensaio de todos os mangás em lingua inglesa até o momento "mangá: the complete guide". Meus feitos nem de perto são tão impressionantes quanto os de Jason, mas eu tive a honra de trabalhar para as duas editoras mais antigas de mangá nos Estados Unidos: Viz e Dark Horse.

O segundo motivo é - porque somos fans de mangá que calharam de ter um pé na indústria de comics - sabemos sobre o Comic Book Legal Defense Fund, e o belo trabalho que fazem. O próprio Jason cria comics, ao passo que Dark Horse é conhecido tanto por seu conteúdo original de comics quanto por seus mangás. O CBLDF, como o nome indica, trabalha desde a decada de 1980 para suprir com apoio legal e especialista, incluindo aconselhamentos e testemunhos de experts, para assuntos relacionados a comics e a Primeira Emenda Constitucional. No passado, eles defenderam artistas e gente do mercado editorial, novamente com ênfase em comic books. Vejam sua homepage, e verão que a maioria das referências e testemunhos estão relacionadas a comics.

Mas eles envolveram-se com o caso de Christopher Handley pois é a primeira vez que uma acusação é feita contra uma pessoa simplesmente por comprar uma revista. Calhou de ser uma revista japonesa neste caso - é um fan de manga que está sendo processado. O CBLDF vê a importância deste fato. Mas nós vemos? O CBLDF veio em apoio de um fan de mangá: nós, fans de mangá estamos fazendo o que podemos para apoiar o CBLDF?

Olhem para Neil Gaiman, um membro do conselho do CBLDF, que foi tremendamente ativo para angariar fundos para este caso. Ele tem conexãoes criativas com mangá e animê, trabalhando com Yoshitaka Amano e na dublagem de Mononoke Hime. Mas ele é principalmente conhecido como criador de Sandman e livros fantásticos. De fato, Neil Gaiman não é americano, mas ele veio pra cá em parte porque - a despeito de casos como este, e a despeito da necessidade do CBLDF - liberdade de expressão é um direito mais fortemente defendido nos EUA do que em seu país natal, o Reino Unido. Ele debate este fato com eloquez, e os motivos dele defender o direito de não ser preso e de não ser mandado para a prisão porque leu certos tipos de mangá, na entrada de 1o. de Dezembro de seu diário em journal.neilgaiman.com/.

Não quero começar a assobiar o Hino Nacional ou coisa do gênero, mas é algo que nos faz sentir orgulho, ver artistas como Neil Gaiman vir para nosso pais em busca da liberdade - e para ajudar a lutar pela liberdade. Ser um editor de mangá, como eu e Jason, é trazer mangá para a América. Ambos conhecemos e trabalhamos com editores e autores japoneses. Não queremos dizer a eles que os EUA, a terra cujos fans - e por fans estou falando de você - dando novas esperanças para a indústria no Japão - agora tornou-se a terra onde fans podem ser colocados atrás das grades... porque leram mangá!


Como fans americanos de mangá, como pessoas que trabalharam todos estes anos para promover a sua maravilhosa forma de arte nos EUA, ficaríamos envergonhados em dizer a eles que isso virou realidade. Muito mais envergonhados do que poderíamos ficar, por qualquer coisa já desenhada em qualquer mangá - aliás, os desenhos usados na acusação são falsos. São apenas rascunhos em papel comum.

Então não vamos apenas expressar preocupação e incredulidade neste caso. Não vamos apenas dar nossas simpatias, esperar que tudo dê certo. Antes de fazer qualquer uma dessas duas coisas, faça algo e ajude a CBLDF. Esperamos que este caso seja vencido. Se não, haverá um recurso que deve ser ganho. De qualquer forma, a CBLDF já gastou um monte de dinheiro para defender este fan de mangá - dinheiro que em sua maioria não veio da comunidade de fans de mangá, para quem mais interessaria este tipo de coisa, mas da comunidade de comics!

Nós, fans de mangá, precisamos fazer melhor pelo CBLDF. Sabemos que vários fans de mangá ainda estão na escola, e não tem muito dinheiro. OK, mas então pense pelo menos em doar 10 dólares.

Por quê 10 dólares? Porque é o preço médio de um mangá nos EUA... e simobliza o mero ato de comprar mangá que trouxe este caso ao tribunal. Se você pode "colocar mais volumes na estante" por assim dizer, como eu e Jason fizemos, por favor faça isso e doe mais.

ANN é o principal website de notícias sobre anime e mangá escrito em inglês, o que significa que é lido em vários países por todo o mundo. Mas este apelo para apoiar a CBLDF é feito especialmente para fans americanos de mangá. Porque este caso está sendo julgado em corte americana - e sendo uma acusação federal, foi levado à corte em nome do povo americano. Se você diz, "não, não é verdade, eu nunca quis isso, eu não acho que seja certo fazer isso, sou contra isso", mas não fizer nada, você - infelizmente - está apoiando a injustiça por omissão. Palavras dramáticas, mas o drama de verdade não foi orquestrado por nós, não foi por Christopher Handley, mas por aqueles que querem pôr na prisão por 20 anos alguém porque leu mangá. E se isso não é injustiça, bem, então essa palavra não tem sentido, eu acho.

Jason e eu gostaríamos não ter de escrever estes editoriais, e a despeito de chama-los para apoiar a CBLDF, não foram vocês que criaram a necessidade - novamente, foram aqueles que criaram este caso. Se o que dissemos, parece um sermão, pedimos desculpas. Pedidos por doações é sempre desconcertante. Mas esperamos que vocês não enxerguem as coisas desta forma, pois vocês querem fazer algo também. Da mesma forma que as pessoas procuram por briga na vida real, elas procuram drama na net. Não saímos procurando por drama, e preferiríamos que não houvesse um.

Mas por causa da vida real, o drama está presente. Vamos fazer bom uso dele para variar.

Ambos trabalhamos na indústria. Não se engane, o sucesso na condenação neste caso terá seus efeitos eletrizantes na indústria como um todo. Lembre-se, os fatos sobre o assunto são, sob a perspectiva legal, não sobre certos tipos de mangá com tal classificação, mas sobre certos tipos de imagens e cenas em um mangá. Pela mesma moeda, mesmo mangás que não são considerados "daquele tipo" receberão da mesma forma o mesmo escrutínio de imagens e cenas que podem ser arriscadas.

O que seria "arriscado"? Bem, se há uma chance de ir para a prisão só por ler, descontando-se publicar ou vender, "arriscado" pode tomar uma definição bem ampla. Significa aumento de censura, ou decidir proibir uma série inteira de ser veiculada. Ah, mas aí você fala "neste caso, você toca em frente e simplesmente compra direto do Japão e então..."

Exatamente.

Não se preocupe, não fique bravo, e não fique puto, antes de doar para a defesa agora mesmo em http://www.cbldf.com/SearchResults.asp?Cat=2.

Porque se é como você sente-se sobre este caso cruel e idiota, você sentirá-se melhor sabendo que você tentou fazer algo a respeito. Por favor, faça isso agora.


Sincerely yours,
Carl Horn
Dark Horse Comics
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo