• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Coldplay plagiou Satriani?

Queria saber qual vai ser a defesa do Coldplay... referência? homenagem? concidência? :rofl:
 
Plágio são 8 compassos, se não me engano. Mas ó, tá na cara que o Coldplay copiou na cara dura
 
Claro que foi coincidência pô!

Como assim vocês acham que o Coldpay vai copiar o Satriani?

Coldplay>>>>>>>>>>>>Satriani.

[Sarcastic mode:off]

Fala sério, se eu fosse o Satriani, pegava tudo do Chris Martin. A mulher inclusive :rofl:
 
Eu sempre fico meio com o pé atrás nessas denúncias de plágio. Muitas vezes parece ser algum desconhecido querendo tirar um trocado do artista famoso, ou pelo menos usar a visibilidade do famoso para ter mais destaque.

Não parece ser o caso - embora o Coldplay possa ter uma legião maior de fãs hoje em dia, Satriani não é nem desconhecido, não precisa de grana e nem de fama.

E aquele último trecho do vídeo no YouTube, onde eles sobrepõem as duas músicas, é matador - eu não sabia se ria ou se chorava. Se eu fosse o cara do Coldplay chegava pedindo desculpas, oferecia a mulher e ainda se dava umas chicotadas.
 
Plágio são 8 compassos, se não me engano.

Se eu não me engano também, plágio são 4 compassos. Acho que li em algum lugar alguma vez :think:

Será que o Coldplay REALMENTE fez esse álbum ? É a terceira ou quarta denúncia de plágio em poucos meses.
 
Caraca... já tinha lido algumas notícias sobre este 'plágio' mas não conhecia nenhuma das músicas envolvidas. Agora que vi o vídeo não tem como não dizer que não é, no mínimo, conincidência além do normal. E eu concordo com o Deriel sobre o vídeo.

E aquele último trecho do vídeo no YouTube, onde eles sobrepõem as duas músicas, é matador

também estou curioso para saber qual será o argumento do Coldplay.

Plagio ou não, a musica do Coldplay ficou bem melhor junto com a do Satriani.

Cara, concordo plenamente contigo também!! :lol::lol:
 
É, isso aí tá MUITO parecido mesmo, vai ser estranho se alegarem mera coincidência. Essa música do Coldplay é recente?
 
O Coldplay comentou nesta terça-feira (9), no site oficial da banda, que as semelhanças entre sua música e a de Joe Satriani é uma coincidência. Na semana passada, o guitarrista entrou na Justiça acusando o grupo inglês de ter usado trechos de uma música sua na faixa "Viva La Vida".

Na nota, o Coldplay diz que é uma surpresa tanto para a banda quanto para o guitarrista. "Joe Satriani é um ótimo músico, mas ele não compôs ou influenciou a música 'Viva La Vida'. Nós pedimos respeitosamente que ele aceite nossa afirmação e desejamos o melhor em todos seus trabalhos futuros".

Fonte: UOL


Hummmm, tá. se foi coincidência tudo bem então. :pipoca:
 
Ok, alguém vai se dar muito, muito mal nessa história. Eles estão negando tudo, nem entraram no lance de "gostamos da música dele", "nos inspiramos", "ele é uma influência pra todo mundo".

Sinceramente eu acho caso perdido.
 
Eu nunca acompanhei esse tipo de caso, mas como poderiam comprovar o plágio e descartar o argumento de coincidência?
 
Pois é, se o Satriani entrar com um processo contra os caras, a desculpa da coincidência não vai ser suficiente.

E If I Could Fly nem é uma música velha e obscura, é de 2004.
 
Eu nunca acompanhei esse tipo de caso, mas como poderiam comprovar o plágio e descartar o argumento de coincidência?


Eu achei na Veja um artigo interessante:

http://veja.abril.com.br/140499/p_126.html

Um trechinho:

Costuma-se dizer que o que caracteriza a prática é a cópia de uma quantidade superior a oito compassos inteiros de outra música. Há especialistas, no entanto, que utilizam conceitos bem mais rigorosos. "O plágio pode ser constatado ainda que haja apenas três notas idênticas", acredita o advogado José Carlos Costa Netto, autor do livro Direito Autoral no Brasil, de 1998. Neste caso, seria preciso que tal seqüência de sons bastasse para identificar a canção original. A verdade é que não há nada tão específico assim na lei brasileira, nem em parte alguma do planeta. Aceitar a cópia de oito compassos, por exemplo, é um disparate. Seria o mesmo que roubar um quarto do total de outra melodia, já que uma canção popular não costuma ultrapassar 32 compassos. "Se a lei usasse essa medida, haveria uma estranha e incompreensível tolerância legal e moral para a reprodução desautorizada de qualquer canção", escreveu o especialista Edman Ayres de Abreu em O Plágio em Música. Sem critérios exatos para avaliar tais situações, os julgamentos se baseiam primordialmente em decisões anteriores – jurisprudência – e, em larga medida, em opiniões subjetivas dos juízes.
 
Pera lá... Três notas também já é demais... E quando está falando que uma música popular tem por volta de 32 compassos ele tá querendo dizer 32 compassos diferentes né?
 
Eu precisaria ouvir a musica do Stri para saber se o Cold plagiou ou não, e eu como fã também não sirvo para opinar nessas coisas =/
 
E nem é preciso ouvir as músicas por completo para perceber a semelhança.... é, o Coldplay pisou na bola!! =/
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo