• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Educação Sexual na Escola

Você é a favor da educação sexual nas escolas?


  • Total de votantes
    21

Tek

Girls tend not to like me
Eu estava lendo que, em algumas escolas, adolescentes de 12 e 13 anos estavam sendo ensinados a colocar camisinha em um pênis de borracha (a revista não está por aqui, mas quando estiver eu leio direitinho). Comecei a questionar, será que é certo pessoas tão novas já terem contato com esse assunto? Isso não as encheria de curiosidade (ainda mais nessa idade)? Quebrar esse tabu é bom? Esclareceria ou emputanharia [mais] a garotada?

Favor manter o preconceito longe daqui. Sexo é natural, ok?
 
Se analisarmos que a gurizada tem acesso a informações e imagens bem mais pesadas por conta própria, esse de negócio de colocar camisinha é até café pequeno. Aliás, não é por falta de informação que esse pessoal faz burrada.
 
não sei porque as pessoas ainda tem a imagem do sexo como se ainda estivesse na Inglaterra Vitoriana,sexo é algo normal,natural,não tem porque ficar escondendo,ou melhor,evitar falar de sexo,ainda mais sexo que é saúde
concordo com atitudes de escolas que dão aula de educação sexual,não tem o porquê de ficar escondendo,seria muito melhor se em casa e na escola as pessoas dialogassem sobre sexo,e asim dúvidas desapareciriam.
alguns pais de hoje em dia temem falar de sexo para os filhos porque acreditam que isso ira atiçar suas curiosidades e assim os pais tornariam-se avós,o fato é que no tempo de nossos avós,bisavós era muito maior o número de adolescentes grávidas do que hoje

sim sou a favor da aula de educação sexual na escola,quem sabe se sexo for levado como algo natural as passoas não torna-se mais felizes
 
12/13 anos não é uma idade tão tenra assim. Nessa idade, já sabemos a tempos o que é certo e o que é errado. E foi como o Puck falou, hoje têm-se acesso a material muito mais pesado com uma facilidade incrível.

Minhas primeiras aulas de Educação Sexual foram com 10 anos. E lembro que com 13 passei por uma experiência parecida com a proposta do tópico. Minha professora de biologia levou um pênis de borracha pra sala de aula e nos mostrou como se colocava uma camisinha corretamente. Teve (como sempre) os engraçadinhos que fizeram piada, mais a maioria da turma levou isso na boa.

Acho que deve-se quebrar tabus sim. Pode ser que possa atiçar a curiosidade dessa garotada. Mas, se eles fizerem, torçamos para que façam com responsabilidade. A escola está cumprindo com o papel dela, que é conscientizar esses alunos.
 
Acho que isso tem a ver com um certo historico, que diz que sexo é coisa de adultos, portanto as crianças e jovens querem por tudo saber como é (o que acho que é o mesmo caso dos cigarros e bebida), isso os torna irresponsaveis como crianças ao fazer apostas insensatas para provar que podem.
Aulas de Educação sexual deviam realmente fazer parte da vida das pessoas nessa faixa etária para cima. (Pois ainda há a malicia que pessoas com menos de 10 anos na MAIORIA das vezes não têm e se deixam ser enganados facilmente). Como disseram ai, Sexo é algo extremamente natural, não deve ser condenado, para não torna-lo mais atraente do que ja é. E não deve ser elevado, para que as pessoas não vejam isso como único atrativo da vida.
 
Eu vi essa notícia ontem e o que me deixou estupefato foi o pai que colocou a escola na Justa. Era pedagogo!

Acho que ele prefere que a filha aprenda com o dito natural... isso que estamos entrando na segunda década do século 21.
 
Trata-se de uma questão legal, gente. Esse kit que as escolas públicas estão expondo à crianças de 12 anos viola ao menos 7 artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que são eles:

ECA disse:
Art. 17. O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, idéias e crenças, dos espaços e objetos pessoais.

Art. 18. É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.

Art. 58. No processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade da criação e o acesso às fontes de cultura.

Art. 70. É dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente.

Art. 71. A criança e o adolescente têm direito a informação, cultura, lazer, esportes, diversões, espetáculos e produtos e serviços que respeitem sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.

Art. 73. A inobservância das normas de prevenção importará em responsabilidade da pessoa física ou jurídica, nos termos desta Lei.
E aquela enquete tendenciosa que o programa da rede Globo, o Fantástico, expôs ontem, questiona a autoridade moral do pai, ao perguntar se ele estaria certo ou errado ao decidir o que considera adequado e melhor para sua filha e família. É um erro de princípios morais e éticos. Além do que, a reportagem apresentou três (3) pessoas defendendo o uso do pênis de borracha de 22 cm: a diretora da escola, um representante do governo federal, e um promotor, contra nenhum argumento favorável ao pai querendo proteger a filha dos abusos do Estado.
 
Pênis de 22 cm? Pelo que eu vi, era bem menor. Aliás, não vi nada que ferisse os artigos citados no estatuto. Nenhum aluno foi obrigado a segurar o instrumento e nem a silmular a consagração de Onã. O que caracterizaria a exposição vexatória e a violação da integridade moral e psíquica. Puro recalque do pai da criança.
 
Sim,concordo com aulas de educação sexual, apartir da 8° série acho que seria aplicável.Pois estão mais maduros e tem a cabeça mais apropriada para esse assunto, crianças de 12 anos, levariam muito na brincadeira.
Tem muitos tabus que tem que ser superados, um dos que eu acho que deveriam ensinar é que o sexo é para os homens e as mulheres.Eu vejo que tem algumas meninas de 16/17 anos levam o sexo como um capricho masculino, que elas acham que o sexo vai ser uma coisa que vão fazer para os seus maridos que não vão obter nada de bom.
Sei que vai ser uma coisa que vão aprender quando suas cabeças começarem a amadurecer mais, mas já era bom suas professoras tirarem da cabeças esse tabu, tentar libertar mais a mente e mostrar que mulheres que gostam e comentam sobre sexo, não são vadias!
 
Deve ser educados sim? Mas outro tipo de educação deve ser mais rigorosa... a parte que fala em comportamento, certo e errado, educação... e ouso a dizer DEUS. Criança deve ter base moral... depois quando crescer se quiser que entorte....
 
Fico pensando, se eu não tivesse tido uma boa educação (Em todos os sentidos) dos meus pais, provavelmente hoje estaria com umas crianças para cuidar. Infelizmente, nem todo mundo tem o privilégio de ter pais que se preocupam com o bem estar dos filhos. Apoio totalmente essa lei, afinal sexo todo mundo sabe como se faz, já sexo seguro... E quem dera que saber como se botar uma camisinha, fizessem as pessoas usarem :/
 
Última edição:
Pênis de 22 cm? Pelo que eu vi, era bem menor. Aliás, não vi nada que ferisse os artigos citados no estatuto. Nenhum aluno foi obrigado a segurar o instrumento e nem a silmular a consagração de Onã. O que caracterizaria a exposição vexatória e a violação da integridade moral e psíquica. Puro recalque do pai da criança.
A simples exposição dos alunos de 12 anos diante de um pênis de borracha de 22 cm, comercializados em sex-shop, caracteriza uma situação constrangedora pelo art. 18 do ECA, só para citar um. E alunos de 12, 13 anos estão sendo convidados a vestir a camisinha no pênis de borracha sim, o que caracteriza situação imprópria para uma criança (ou adolescente) de 12 anos! Alunos da 5ª, 6ª, 7ª série do ensino fundamental! Daqui a pouco começam a aparecer vaginas também. Um kit preparado pelo governo Lula, ao mesmo estilo das campanhas de "use camisinha" e "use pílulas anticoncepcional" - repare na contradição das orientações do governo: usar pílula entendendo-se que a camisinha não foi usada/não deu certo. E isso que não estamos comentando da cartilha de orientação sexual que o governo do sr. Lula preparou e distribuiu para crianças/adolescentes de 12 a 19 anos. Não há uma diferença gritante entre uma criança de 12 anos e um jovem de 19 anos? E quanto ao "recalque do pai", ele muito bem sabe o que está fazendo de melhor para sua filha, e com certeza sabe melhor que o Estado qual a melhor época de orientar a própria filha sobre relações sexuais. Não pode-se recair em erros de princípio. Aliás, sobre esse assunto, pelo art. 53 do ECA, os pais têm o direito e deveriam ser informados antes de metodologias educacionais que a escola está implantando. Se deveriam existir esse tipo de orientações, considero muito melhor por conceitos para essa idade. O pênis não precisava (não pode) ser apresentado a alunos dessa idade. É adequado o uso no ensino médio, para adolescentes com 16, 17, 18 anos, e com material apropriado.
 
Aos 16, 17 muita coisa já pode ter acontecido... Claro, cada um sabe oque é melhor para seu própio filho, mais é fundamental que as crianças já tenham algum tipo de informação, e noção da M que dá e transar sem camisinha. Não acho que seja algo traumatizante, e se for, pelo menos na "hora" os "seres" terão alguma noção do que fazer. Bom, essa é a minha opnião.
 
Ixi aqui na cidade tem um monte de pirralha de 13 que não vale um reau, Tudo mini profissional do Sequiço. Procurem alguns orkuts da faixa de idade por ai, aposto que vão encontrar um monte de pirigueti.

Infelizmente essa nova geração está indo pro buraco mesmo(Tah, duplo sentido, que seja). Imagino a geração que virá depois, porque virá rápido.

Esse kit só vai servir pra atiçar mais a criançada, eles tem que passar mesmo é imagens traumatizantes de garotas grávidas sem apoio tendo que pegar resto de feira para sustentar seus filhos, aids e similares.
Cruel? Cruel é colocar um filho no mundo assim.

Como segunda opção sugiro a seguinte metodologia de ensino...
"Crianças, se algum amiguinho ou alguém mostrar uma banana que não seja uma banana pra vocês, CORRAM, agitem os braços sem parar e gritem."
Assim não contamos tão cedo o significado, preservamos a pureza e provavelmente teremos uma nova geração de padres e freiras além do crescimento do mercado de exportação de bananas.

By Raphael S
Lutando por um novo método de ensino mundial (aká universal)
 
Última edição:
Sexo é mais que natural... e com tantas besteiras acontecendo agora, acho mais que natural haver educação sexual nas escolas... muita gente tem preconceito... mas é para o bem dos adolescentes...
 
O problema é: se não aprende na escola, pode acabar aprendendendo por meios piores.

Do blog do Saramago:

Educação sexual
Novembro 28, 2008 by José Saramago

“A exploração sexual é um tema tão importante para a humanidade que não pode haver hipocrisia. É necessário convencer os pais do mundo inteiro de que a educação sexual em casa é tão importante como a comida na mesa. Se não ensinarmos educação sexual nas escolas, os nossos adolescentes aprenderão animalescamente nas ruas. É necessário acabar com a hipocrisia religiosa e isso vale para todas as religiões”.

São palavras de Lula da Silva, presidente do Brasil, que subscrevo. Falava num congresso mundial, o terceiro que se realiza, que trata de enfrentar o problema da exploração sexual a que são submetidos crianças e adolescentes em todo o mundo. A rainha da Suécia fez um apelo para que se persiga a delinquência contra os jovens que se instalou na Internet. Ambos falaram de problemas graves, que afectam uma parte da sociedade e que faz estragos sobretudo entre a população infantil e adolescente nas zonas mais pobres do planeta, onde faltam escolas, o conceito de família simplesmente não existe e manda uma televisão que emite violência e sexo 24 horas por dia. Quem ouvirá as palavras sábias que se pronunciam no Congresso contra a Exploração Sexual?

A não ser que alguém aí resolva trancar os filhos até os 15 anos dentro de casa, sem acesso à televisão e internet, eu não entendo por que o estardalhaço em cima dessa questão. Se os pais não são capacitados para abordar esse assunto em casa, ou se sentem constrangidos ao fazê-lo, é fundamental sim que a escola faça sua parte. E essa á uma situação extremamente comum no Brasil.
 
Eu não acho que seja questão de preconceito ou falta de naturalidade ou whatever... Só acho que 12/13 anos não é uma idade em que as crianças DEVERIAM saber muito sobre sexo. Ora, com 12/13 anos as crianças têm de brincar! Infelizmente, o que se vê hoje não é isso, com meninas dessa idade usando roupas com decote até o umbigo (pra não dizer mais pra baixo) fazendo carinha de puta em fotos do orkut e coisas do tipo. Infelizmente, toda a sociedade está deturpando a mente das crianças, fazendo com que elas achem que têm de crescer bem mais cedo do que o normal.
Não acho que seja errado a aula de educação sexual para essas crianças, uma vez que elas já tem a mente bem pior do que deveriam. O certo, porém, seria que elas voltassem a ser crianças, crescendo no tempo certo.
 
Se os pais não são capacitados para abordar esse assunto em casa, ou se sentem constrangidos ao fazê-lo, é fundamental sim que a escola faça sua parte. E essa á uma situação extremamente comum no Brasil.
E quem são os ditos "professores" que ensinam educação sexual nas escolas públicas do país? Será que eles são capacitados, cursados, preparados para esse fim? Por que querer se fazer essa doutrinação sexual para crianças de tão pouca idade?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo