• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Teoria diz que C.S. Lewis era 'igual' de Tolkien

Administração Valinor

Administrador
Colaborador
As comparações entre J.R.R. Tolkien e C.S. Lewis sempre foram inevitáveis -- a começar pela predileção da dupla de amigos por abreviar seus nomes. Um novo livro, escrito por um pesquisador britânico, diz ter descoberto a "chave" por trás do fascínio da série "As Crônicas de Nárnia" e argumenta que a inspiração medieval da obra faz de Lewis um autor tão sofisticado e criativo quanto Tolkien.
</ br> Leia Mais...
 
Esse não é um bom caminho...

Pessoas diferentes, obras diferentes...

Lewis é incrível, Tolkien também, porém cada um a sua maneira.

Não gosto de comparações...mas elas sempre aparecem!
 
Sempre encontraremos alguém comparando a obra de Tolkien à obra de Lewis, ou mesmo à obra de J.K. Rowling. Essas comparações são inevitáveis, embora eu concorde com o que disse o autor, que não é benéfico para nenhum dos autores.
Eu tive oportunidade de ler as sete crônicas e pessoalmente prefiro a obra de Tolkien em toda a sua complexidade. Mas é simpesmente uma questão de gosto, pessoal. O que me parece é que o Reverendo é um fã de Nárnia que escreveu o livro pra dizer que Lewis não perde em nada para Tolkien motivado por algum orgulho ferido de fã.
 
É inevitavel as comparações. Lewis foi um grande escritor ao seu modo, assim como Tolkien. Mas a partir daí o que vale é a opinião de cada um. No meu caso pode haver muitas similaridades nas obras dos dois autores, mas Tolkien se sobressai pela forma de colocar tudo isso de um modo tão mágico e coeso. Não creio que Lewis tenha sido um escritor tão grande quanto o Professor, ele foi bom sim, mas não excepcional como Tolkien o foi e sempre será.
 
Comparar é possível em certos aspectos e em outros não. :) Cada um tinha sua proposta de desenvolvimento e são autores muito bons. Seria necessário medir o alcance de cada obra pra pesar as duas.
 
a comparação é uma faca de dois gumes,ajuda a divuldar o livro por exemplo mas é pejudicial ao escritor
 
As comparações que eu costumo fazer, relacionada as obras, é que os dois foram felizes na criação de suas obras e tiveram uma imaginação muito fétil. Paro por aí. O modo de escrever de um é diferente do outro, os livros e histórias também. E acho que não se pode compara o que é diferente.
 
Os dois eram fascinantes!
Eu ainda quero ter a chance de ler As Crônicas de Nárnia um dia.
Sobre comparações eu também acho que não leva a nada, e é uma mera forma de saber quem é o melhor no final da história.
Ambos os dois tiveram uma história que ambos se ajudaram em muitas coisas, ora sem Tolkien, Lewis não tinha chegado nunca ao seu livro e ora sem Lewis, Tolkien nunca teria chegado a tamanha de suas obras.
Os dois se ajudaram muito em muitas coisas, principalmente em suas obras.
 
Literatura comparada é só uma das mais variadas formas de fazer análise literária. Geralmente você faz isso pra fazer os textos dialogarem e se complementarem. E a comparação é realmente válida, sem ela elegiríamos apenas o nosso gosto (algo tão vil e mesquinho) para definir a Arte.

No final das contas, Tolkien realmente brilha mais que Lewis, mas Tolkien se sobressai mesmo é na criação de línguas que ele fez, aquilo sim é fantástico.
 
Eu realmente acho que só vai acabar trazendo mais publicidade tanto para as obras de Tokien quanto as de Lewis, isso tá mais me parecendo um "Código da Vici" da vida, cheio de sensacionalismo e etc.

Lewis era um gênio a sua maneira, o que mais me fascina é a forma como a qual ele escreve o fim das Crônicas, é complexo e inovador, e ele não é menos ou mais do Tolkien.

Os dois são bons e completos a sua maneira.
 
Astrologia medieval... deveria estar muito, mas muito subentendido essa analogia com os planetas! Vou ter de reler para confirmar.

No mas, são estórias beeem diferentes, tanto na formação estrutural, quanto nas prpostas. As vendas de As Crônicas de Nárnia devem estar decaindo de modo preocupante. Afinal, a crise pegou em cheio os leitores da Inglaterra (único lugar do planeta onde Tolkien perde para Lewis).
 
Já lí um livro das Crônicas de Narnya (O Leão, a feiticeira e o guarda-roupa), e francamente, até que achei os livros legais, pôrem, coisas como Papai Noel, e Adão e Eva, quebram na minha opnião o clima de "fantasia". Até onde eu sei Lewis e Tolkien foram colegas na Oxford, e isso explica varios momentos, em que nomes e cituações se assemelham do Senhor dos Aneis a Narnia. No geral é um bom livro, e lewis um bom escritor, mas Tolkien é espetacular :D
 
Última edição:
Norman Stone disse:
Essas descobertas vão ajudar a mudar a imagem que temos de Lewis e torná-lo um igual de Tolkien, seja como escritor, seja como pensador
:rofl:

O produtor do documentário está forçando uma barra enorme com essa declaração, impressionante o que as pessoas são capazes de fazer em nome da promoção e da divulgação (do documentário neste caso, não de C. S. Lewis, que fique claro). Vem cheio de "sentidos ocultos", "xadrez tridimensional" e etc. E conseguiu o que queria, assim que puder vou assistir ao documentário, mas com um monte de pedras na mão.
 
Então... pois é.... li todas as crônicas de Nárnia. C.S. Lewis é muito delicado no trato, subjetivo, doce e profundo. A comparação entre os dois escritores existe, além de ser o tema proposto. Nenhum dos dois se ofenderia com isso, acho ficariam olhando pra nossa cara e dando risada! Bem... vai aí um trechinho de "O Sobrinho do Mago", notem a diferença de estilo:
"O Leão andava de um lado para o outro na terra nua, cantando a nova canção. Era mais suave e ritmada do que a canção com a qual convocara as estrelas e o sol; uma canção doce, sussurrante. À medida que caminhava e cantava, o vale ia ficando verde de capim. O capim se espalhava desde onde estava o Leão, como uma força, e subia pelas encostas dos pequenos montes como uma onda. Em poucos minutos deslizava pelas vertentes mais baixas das montanhas distantes, suavizando cada vez mais aquele mundo novo. Podia-se ouvir a brisa encrespando a relva. E surgiam outras coisas além da relva... "
Tolkien afirmou não haver mensagem subliminar em sua obra. A mensagem de Lewis é clara. Amo os dois. Hummm interessante... estão juntos até depois de mortos... hehe
 
Tolkien afirmou não haver mensagem subliminar em sua obra. A mensagem de Lewis é clara. Amo os dois. Hummm interessante... estão juntos até depois de mortos... hehe

Dizer que não disse nada não quer dizer nada, na verdade, quer dizer bem mais do que querem dizer.

O que não falta é escritor "desmentindo" as suas obras. Tem também aqueles que escrevem prefácios fingindo ser outras pessoas, ou então forjando dados para tornar a história mais verossímil, já teve um escritor brasileiro (me foge o nome no momento) que chegou a colocar anúncio no jornal procurando histórias picantes para escrever seu livro e recebeu diversas cartas, porém ele escolheu, o que diz ele, uma caixa cheia de fitas com relatos de uma senhora de 76 anos.

Enfim, Tolkien é melhor que Lewis, isso é fato.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo