• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sam, o verdadeiro herói?

Ravanoc

The ring has been lost.
Já existe um tópico aqui, mas do mesmo jeito gostaria de questinoar este personagem, esculpido, heróico, que vem sendo polêmica há um tempo considerável, não obstante, não tão distante!Por isso, gostaria de perguntar-lhes: Será que Sam foi mais heróico e determinado do que Frodo ou Éowyn, ou Gandalf?

Não resta dúvidas quanto a perspicácia e luta, sem contar a determinação no semblante de Frodo, filho de Drogo.Como todos sabem, ou agora irão saber, Frodo é o encarregado de ir nas fendas da Condenção, e possui a tarefa de destruir o Um Anel.Apesar disso, sofre várias vezes a vontade de colocar o anel em seu dedo, seja na estrada quando avista o primeiro dos Nazgûl, assim como em várias outras partes do filme, como na estalagem em Bri.Apesar disso, apesar de se oferecer no Conselho de Elrond para ser o portador do Anel, acho que podemos dizer que, certamente, ele não foi tão heróico quanto certos personagens.Não que o desejo de Tolkien fosse esculpir o heroismo, ou a fantasia heróica, mas há, sem dúvidas, certo heroísmo e determinação com a Comitiva do Anel, e, especialmente, Frodo.

Então nos deparamos: seria ele o único determinado a destruir o anel?
Pois então, digo que não!Vejam bem: Frodo ofereceu-se, e em várias horas teve determinação e arriscaria até mesmo seus amigos, seria um exilado, em troca de acabar o mal que ameaçava a Terra Média.Só não se separa porque Sam não o deixa partir: este sujeito é, também, peculiar e acho que...Mais heróico do que ele, digamos.

O motivo pelo qual questiono quem foi mais heróico, é que Sam não perdeu as esperanças; e até mesmo quando Frodo aceitou ser o portador do Anel e se dirigir a Orodruin sem nenhum companheiro, carregando o fardo sózinho, revelando seu afeto pelos outros povos da Terra Média, Sam foi atrás; e como todos sabem, não o deixou.Não perdeu as esperanças tão cedo, e acho que nunca perdeu, desde o Condado, quando jurou à Gandalf que seria firme e leal à Frodo.

Aqui está um spolier antigo sobre os grandes feitos de Samwise Gamgee.Aliás, foi escrito por este usuário¹.



  • Decidiu ir com Frodo sózinho para Mordor por unicamente por Honra e amor pelo seu mestre ( aí, então, o Frodo também foi Heróico)

  • Proteger e sempre Proteger Frodo contra qualquer mal, desde que teve a vontade de se aliar à Comitiva do Anel e jurar para Gandalf, ser o seu leal amigo.

  • Praticamente acabar com Laracna ,e proteger seu mestre de Gollum (no mesmo dia).

  • Decidir ir a Mordor sozinho quando achou que seu mestre estava morto

  • Perseguir 2 companhias de Orcs qundo soube q seu mestre ainda tava vivo "e usando o anel"

  • Invadir uma fortaleza de Orcs e salvar seu mestre e amigo da morte.

  • conduzir seu mestre para dentro de Mordor sempre mantendo as esperanças.

  • Doar toda sua água e metade de sua comida para seu mestra qundo o tal estava precisando.

  • Carrehar seu mestre nas costal na subida da montanha da perdição .. e o proteger de serto modo de Gollum ( de novo)

  • Manter a esperança de salvamento qndo a montanha da perdição estava em chamas ..... o que os salvou mais uma vez.
Sem contar pequenas coisas que eu naum mensionei aqui " mas " quase todas as coisas q eu mensionei aqui foraum INDISPENSÁVEIS para a destruição do anel.

Não resta dúvidas que Frodo foi leal ao seus princípios, desde o começo.
Mas...Quem foi mais heróico?


¹: Usuário Sam_Gamgi
 
Obrigado pelo comentário!
Deste modo, deixamos Frodo de lado!Por enquanto...Mas creio que Sam foi um grande hobbit, para os de Fora ou de Dentro.
 
sem dúvida que Sam é um herói,ele fez tudo pelo seu mestre em troca de nada,esse é um bom exemplo de heroismo,vários trechos do SdA aparece o Sam deixando de comer para que tivesse comida para Frodo.Acredito que a grande maioria se entristeceu quando no final do Retorno do Rei Sam se separa de Frodo,acho que grande parte dos leitores prefere Sam do que Frodo(EU PREFIRO)
 
Nã há dúvidas que Sam foi um herói.
De toda forma, a situação que você coloca é mais complicada do que realmente parece. No meu modo de ver SdA, fico impossibilitado de descontextualizar cada personagem.
Farei uma breve obervação, especifica, da sociedade do Anel, sem levar em consideração outros personagens importantes.
Todos eles tiveram sua participação de forma decisiva. Frodo conseguiu aguentar a pressão que o Anel exercia sobre si de forma espantosa, sem contar as inúmeras decisões difíceis a que foi obrigado a tomar. Todavia, sem o Sam ao seu lado não chegaria tão longe, pois a esperança de Sam foi fundamental para afastar o mal causado pelo Anel que começava a permear a mente de frodo.
Aragorn, Gimli e Legolas tiveram participação muito relevante no desenrolar de toda a estoria. Impossibilitaram Sauron, de uma vez por todas, de perceber o destino do Anel. Mesmo Boromir teve sua parte no processo, fazendo com que Frodo percebesse o mal que o Anel era capaz de exercer entre pessoas do seu grupo de confiança.
E por fim, e não menos importante, tem o Gandalf, que trabalhou dobrado para que tudo (realmente tudo) desse certo. Simplesmente dispensa comentários.
Com isso, quero chegar a conclusão de que não houve um único herói, ou o verdadeiro herói. Todos eles tiveram um papel a desempenhar. E caso um deles tivesse falhado, mesmo que o anel tivesse sido destruído, é possível que a vitória final não tivesse sido atingida.
A competencia de cada um também não pode ser comparada, ao meu ver. Cada um deles agiu em uma situação específica, sobre determinada pressão. A única coisa que tinham em comum era a esperança que ainda alimentavam, pois sem isso nenhum deles teria seguido em adiante.
Fica dificil afirmar se Sam conseguiria manter suas esperanças tendo posse do Anel. O poder do Anel na mente do seu possuidor aumenta sempre que se aproxima da sua propria destruição. Duvido muito que Sam, exposto por muito menos tempo ao Anel, em comparação com frodo, conseguiria destruir o Anel quando chegasse o momento.
Bom, é isso :mrgreen:
 
Última edição:
Um otimo tópico, muito bom mesmo.
Uma pergunta que aflinge os leitores de Tolkien, a coragem e o heroismo de Sam foi maior que a de Frodo?
Sam quase não carregou o Um, mas deu apoio e tudo o que ele poderia e não poderia, de fato ele foi um verdadeiro herói, não maior nem menor, exatamente igual ao heroismo de Frodo ao se oferecer para tamanha demanda.
A ajuda de Sam foi sem duvida essencial para a destruição do Um, portanto foi merecedor de todos os atos heroicos desde a partida do Condado até a Montanha da Perdição, Sam mostrou-se corajoso, quando faltavam-lhe forças e demonstrou a coragem que os pequeninos tem dentro de si.
 
É relativo esse lance de heroísmo. Vejamos Aragorn, por exemplo: ele deixou para trás, mais de uma vez, uma vida sossegada ao lado de sua amada num dos últimos recantos seguros e prósperos da TM para sair em ajuda àqueles que precisavam, seja Gandalf na caçada à Gollum, sejam os hobbits no momento de seguir com a demanda do Anel. Ele poderia ter, várias vezes, reinvindicado o trono de Minas Tirith, mas não o fez, poderia ter se casado com Arwen mas não o fez, poderia ter escolhido simplesmente não participar de nenhuma de suas aventuras, não se juntar ao grupo dos guardiões do norte, poderia ter ecolhido tornar-se um erudito em Valfenda, um mestre em tradições, poderia ter escolhido levar uma vida sem tanto sofrimento em prol daquilo que mais amava, a semi-elfo Arwen. Toda essa abnegação é sem dúvida heróica, afinal, poucos têm a capacidade de abrir mão daquilo que amam para partir em uma viagem desesperada.

Agora Frodo. Ele poderia muito bem ter negado sua missão em Valfenda, ter deixado essa tarefa para homens/elfos mais fortes. Ele tinha uma vida deveras confortável em Bolsão, não seria importunado tão cedo pelos rumores de batalhas no Sul, continuaria ali, simplesmente envelhecendo e ficando cada dia mais gordo. Abrir mão de tudo isso, além de aguentar até o fim, ainda que com o apoio de Sam, a pressão do Anel foi, sem dúvida, muito heróico.

Heroísmo é bastante relativo nesse caso. Voltando-se para Sam, posso fazer uma análise que tire um pouco do brilho desse herói, embora essa não seja minha real intenção, pois o considero bastante honrado e digno de medalhas. Sam, muito embora ainda tivesse seu pai, não amava mais nada na Hobbtlândia (tá, no Condado) a não ser o seu patrão Frodo. Sua vida perderia o sentido se não o tivesse por perto e por isso ele partiu atrás de Frodo. Lógico que partir para o fundo do poço atrás daquele que ama também é bastante heróico, mas supervalorizar as atitudes de Sam em detrimento das dos demais membros da comitiva é um pouco de exagero, afinal todos tiveram sua cota de heroísmo e não mais que os outros. Todos, por fim, são heróis, mesmo Boromir, cada qual à sua maneira, e é impossível medir esse heroísmo, já que cada atitude tomada tem pesos diferentes para pessoas diferentes, já que são coisas diferentes que estavam em jogo!

Penso que seja isso pessoal!!

Um abraço a todos

Ulmo, o quase mais maior ainda! ( vou chegar lá Falcão da Luz!!)
 
Não tenho dúvida nenhuma da coragem e do heroismo de Sam. Só pode ter se metido numa jornada como aquela, por amizade e amor a seu patrão e amigo, ele já merece o devido crédito. Mas me incomoda a desvalorização de Frodo pela maioria das pessoas. Ele era um hobbit simples do Condado que como Sam se viu dentro de uma aventura sem precedentes para uma pessoa de seu povo. Carregava no pescoço o tempo todo o futuro da Terra Media, e isso somando-se as tentações e ao peso do Anel, devem ser levadas em conta.
Acho que ambos são heróis, mas Sam é o herói clássico. Corajoso, sempre pronto pra ajudar o amigo, salvá-lo dos perigos, e fazendo tudo para salvar seu lar e assim poder rever Rosinha, sua grande paixão.
Já Frodo é aquele herói meio sem graça. Quase um anti-herói. Sem atrativos. Sem motivos para atos heróicos que não seja sua consciência e a amizade das outras pessoas. Mas que é o tempo todo testado, tentado e fraqueja em vários momentos, coisas que um herói ideal não faz.
Acho que por isso a maioria das pessoas tem uma simpatia maior por Sam. Porque ele é a idealização perfeita do amigo-herói. Enquanto Frodo é a demonstração viva que mesmo os que optam por serem heróis, são passíveis de falhar e vacilar, um segundo que seja.
Ao meu ver ele é um dos personagens mais bem caracterizados por Tolkien. Mais humano. Mas sou suspeita em falar, já que ele é o meu favorito.
 
Eu acho difícil considerar quem foi mais heróico, já que, no começo, nenhum dos dois tinham real noção dos perigos do caminho. Nisso, acho que Frodo começa na frente. Afinal de contas, mesmo desconhecendo o caminho e sabendo que não poderia completar a jornada, ele foi. Pra uma missão suicida, mas foi. Sam foi apenas por amor a seu mestre.

Eu diria que a persistencia de Sam no fim da jornada, ou melhor, a falta dela por parte do Frodo é devido ao cansaço proporcionado pelo Anel, o tarefa ficava mais difícil para Frodo do que para Sam, conforme avançavam. Sam não sofreu influencia do Anel como Frodo, e isso pesa bastante.

Quando achou que Frodo estava morto, Sam tomou a tarefa pra si porque sabia, talvez não conscientemente, que se ele não o fizesse toda a Terra-média sucumbiria, incluindo o seu Condado. Isso e o amor por Frodo o levaram a fazer o que fez quando soube que seu mestre estava vivo.

O que põe o heroísmo de Frodo, acho eu, em xeque é o fato dele ter se recusado a destruir o Anel.

Enfim, acho que eles funcionam bem no estilo " Super-gêmeos, ativar!"
 
Uma coisa que me deu ódio, foi depois de ler SDA e o começo de Dom Quixote.Como as pessoas tem coragem de falar que Sancho Pança foi um fiel escudeiro?
Ele foi pago pra ir, sempre pensando em dinheiro!
E Sam?sempre esteve pronto pra viajar, sem mesmo ser chamado a ir, ele estava pronto.Sempre ajudando quando seu mestre mais precisava.
Ta sei que a questão proposta do tópico não é essa mas não podia deixar passar.
Depois posto mais..
 
Bem, eu suponho que seja difícil saber quem foi o mais importante. O heroismo de Sam sem dúvidas foi importante. É opinião pessoal mas acho que Gimli e Légolas não são tão essenciais como os outros sociedade. Já no caso de poder portar o anel imagino que Sam deu mostras de que seria honrado o bastante para carregá-lo por um pouco de tempo, ainda que não pudesse ser o portador (esse papel só Bilbo e Frodo tinham forças pra segurar pelo tempo da missão).
 
Ben Kenobi disse:
E Sam?sempre esteve pronto pra viajar, sem mesmo ser chamado a ir, ele estava pronto.Sempre ajudando quando seu mestre mais precisava.

É exatamente isso o Sam sempre esteve lá, mesmo qndo n queriam sua presença e sendo humilhado, n abandonou o seu mestre...

O Frodo n pode ser desmerecido pois teve força para resistir ao Um por mais tempo, mas sem o Sam ele n teria chegado tão longe...

Mas sou bem mais o Sam :yep:
 
Concordo com o Lord Treville. Acredito que se houve um herói, esse herói foi o grupo inteiro. Eles eram interdependentes... de maneira que não vejo como eleger um, apenas. Cada um fez sua parte da melhor (e mais corajosa) maneira que pôde. =)
 
Nas palavras do próprio portador do anel...

"Samwise...the Brave"

Frodo não teria chego aonde chegou sem o apoio de Sam...acredito até que seja um personagem pouco valorizado...quantas vezes o Sam impediu que o Frodo "entregasse o jogo"!!
O Sam devia ter ido para as terras imortais tbm...:roll: .... apesar de que ele foi muuito feliz no condado...:yep:
 
Não tenho dúvida nenhuma da coragem e do heroismo de Sam. Só pode ter se metido numa jornada como aquela, por amizade e amor a seu patrão e amigo, ele já merece o devido crédito. Mas me incomoda a desvalorização de Frodo pela maioria das pessoas. Ele era um hobbit simples do Condado que como Sam se viu dentro de uma aventura sem precedentes para uma pessoa de seu povo. Carregava no pescoço o tempo todo o futuro da Terra Media, e isso somando-se as tentações e ao peso do Anel, devem ser levadas em conta.
Acho que ambos são heróis, mas Sam é o herói clássico. Corajoso, sempre pronto pra ajudar o amigo, salvá-lo dos perigos, e fazendo tudo para salvar seu lar e assim poder rever Rosinha, sua grande paixão.
Já Frodo é aquele herói meio sem graça. Quase um anti-herói. Sem atrativos. Sem motivos para atos heróicos que não seja sua consciência e a amizade das outras pessoas. Mas que é o tempo todo testado, tentado e fraqueja em vários momentos, coisas que um herói ideal não faz.
Acho que por isso a maioria das pessoas tem uma simpatia maior por Sam. Porque ele é a idealização perfeita do amigo-herói. Enquanto Frodo é a demonstração viva que mesmo os que optam por serem heróis, são passíveis de falhar e vacilar, um segundo que seja.
Ao meu ver ele é um dos personagens mais bem caracterizados por Tolkien. Mais humano. Mas sou suspeita em falar, já que ele é o meu favorito.

Eu acho difícil considerar quem foi mais heróico, já que, no começo, nenhum dos dois tinham real noção dos perigos do caminho. Nisso, acho que Frodo começa na frente. Afinal de contas, mesmo desconhecendo o caminho e sabendo que não poderia completar a jornada, ele foi. Pra uma missão suicida, mas foi. Sam foi apenas por amor a seu mestre.

Eu diria que a persistencia de Sam no fim da jornada, ou melhor, a falta dela por parte do Frodo é devido ao cansaço proporcionado pelo Anel, o tarefa ficava mais difícil para Frodo do que para Sam, conforme avançavam. Sam não sofreu influencia do Anel como Frodo, e isso pesa bastante.

Quando achou que Frodo estava morto, Sam tomou a tarefa pra si porque sabia, talvez não conscientemente, que se ele não o fizesse toda a Terra-média sucumbiria, incluindo o seu Condado. Isso e o amor por Frodo o levaram a fazer o que fez quando soube que seu mestre estava vivo.

O que põe o heroísmo de Frodo, acho eu, em xeque é o fato dele ter se recusado a destruir o Anel.

Enfim, acho que eles funcionam bem no estilo " Super-gêmeos, ativar!"

Daewen e Ulca retratam bem o que eu procuro dizer. Medir o heroísmo de alguém é relativo. Um herói só se torna herói porque ultrapassou seus limites em prol de uma causa maior. O problema é que o limite de cada um é diferente, e de cada um é exigido um esforço diferente para que se possa realizar determinadas façanhas. Por isso reafirmo que heroísmo é relativo...

Concordo com o Lord Treville. Acredito que se houve um herói, esse herói foi o grupo inteiro. Eles eram interdependentes... de maneira que não vejo como eleger um, apenas. Cada um fez sua parte da melhor (e mais corajosa) maneira que pôde. =)

Bem colocado dona kell...Olhando bem, poucos conseguiriam ser dignos de atos heróicos se não houvesse a influencia do grupo.

Nas palavras do próprio portador do anel...

"Samwise...the Brave"

Frodo não teria chego aonde chegou sem o apoio de Sam...acredito até que seja um personagem pouco valorizado...quantas vezes o Sam impediu que o Frodo "entregasse o jogo"!!
O Sam devia ter ido para as terras imortais tbm...:roll: .... apesar de que ele foi muuito feliz no condado...:yep:


Sam foi para as Terras Imortais sim, aliás, como Frodo, para Tol Eressëa. Sam também foi um dos portadores do Anel, por isso foi encaminhado para lá. Se não me engano têm isso nos Apêndices...ou estou errado??

Se estiver, me corrijam, por favor..

Sem mais...

Ulmo!
 
Então esquece.... dei uma viajada :blah:
Axei que ele tinha sido prefeito do condado e tudo... rsrsrsr

Mals aee galera...
preciso ler os Apêndices imediatamente...:D
 
Não acho que Sam foi mais heróico que os demais na luta contra as forças de Sauron. Todos desempenharam um papel importante na história.
Acho injusto dizer que Frodo não era tão forte quanto o Sam. Frodo tinha tinha um peso maior a carregar, o anel, e o fato dele ter conseguido carregar o anel até Mordor, faz com que ele seja tão herói quanto Sam.

Concordo com o Lord Treville. Acredito que se houve um herói, esse herói foi o grupo inteiro. Eles eram interdependentes... de maneira que não vejo como eleger um, apenas. Cada um fez sua parte da melhor (e mais corajosa) maneira que pôde. =)
:yep:
 
Sam, um verdadeiro herói. Admiro muito essa personagem. É uma das que mais me fascinam. Sam Gamgi, O Bravo. Ah..ele é tão simples e tão incrível! Seu papel foi mais que indispensável na saga do Anel, foi essencial.

No filme, quando o Anel é destruído e no meio da luta todos percebem que a Comitiva triunfou eu gostaria muito de ouvir "SAM!!!!" além de "FRODO!!!".
 
Sam foi um grande herói, mas não mais que Frodo. Um herói precisa ter mais do que coragem, lealdade e determinação. Frodo era tão valente quanto Sam (no livro, nem pensem naquele jovenzinho assustado (Franga) que Peter Jackson criou) e mais inteligente, sábio e piedoso. Sam não conseguiria destruiur o Um, pois teria liquidado Smeagol antes dos Pântanos. Frodo, por piedade, salvou Smeagol, e na Fenda da Perdição, essa piedade toda deu resultado, e Gollum destruiu o Um (sem querer, óbvio) .
 
Como todos falaram, cada um teve seu papel fundamental para a destruição do um anel, porém, Frodo falhou, como sempre afirmo, e não nego, por frodo tudo estaria perdido, saurom pegaria o um anel e tudo estaria perdido, mas, não nego que frodo foi também um herói, pelo menos levou o um ate a fenda e lá numa briga com o golum o um foi destruido.
 
Como a opinião de muitos aqui não creio haver um heroi maior ou menor, principal ou secundario.
Para mim cada qual é principal em sua propria historia, ao contrario dos outros autores que eu li, Tolkien não cria apenas uma historia de um personagem e tudo sendo envolvido entorno desta pessoa (pelo menos tolkien é o que faz isso de forma mais intensa). Há varias historias e varios personagens totalmente elaborados e desenvolvidos. Tanto Frodo, Sam, Aragorn, Gandalf e tambem os personagens fora da trama "O Senhor Dos Aneis", como Turin, Tuor, Beren e Luthien, Thingol e Melian, Melkor, Sauron....(sei que fugi um pouco do tema principal, mas queria apenas explanar minha opinião, desculpem...)
Os Hobbits eram a representação das pessoas humildes, que viviam felizes e bem com muito pouco, Frodo representou isso na trilogia, a determinação de resistir ao "Poder", a grandeza dos pequenos. Sam representava a parte da Amizade e Lealdade, que são as coisas mais importantes para pessoas simples. A Valorização dos amigos, e como eles desempenharam bem seus papeis considero-os herois.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo