• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Curiosidades de J.R.R Tolkien

Bloody

Usuário
Todos temos algum fato inusitado e Tolkien não é diferente.
Vamos enumerar algumas, e quem souber de mais pode ajudar.


-Mabel Suffield (mãe de Tolkien) fazia parte da Igreja Anglicana, e quando tornou-se católica, sua família cortou a ajuda financeira que lhe dava, e assim ela morreu, por diabete, sem tratamento na época. Tolkien, que considerava esse fato um sacrifício da mãe em nome da fé, converteu-se ao Catolicismo.

-Aos 16 anos Tolkien começa a namorar uma jovem 3 anos mais velha que ele, mas as escondidas, por estar sob a tutela do Padre Francis Morgan e quando este descubriu, proibiu Tolkien de ve-la antes de completar 21 anos. Quando atingiu esta idades Tolkien escreveu para Edith e a pediu em casamento. Mesmo estando comprometida ela aceitou e também converteu ao catolicismo. Juntos tiveram 4 filhos.

-A idéia de seu primeiro grande sucesso, O Hobbit, surgiu em 1928, enquanto Tolkien examinava documentos de alunos que queriam ingressar na Universidade e Tolkien contou que:
"Um dos alunos deixou uma das páginas em branco – possivelmente a melhor coisa que poderia ocorrer a um examinador – e eu escrevi nela: Em um buraco no chão vivia um hobbit, não sabia e não sei porquê."

-Tolkien roncava muito e Edith não aguentava mais. Chegaram a um acordo, na hora de dormir ele iria passar a noite no banheiro,

Por enquanto é isso.
 
Eu não sei de nenhum que não tenhas citado, Bloody, mas fica a sugestão de colocar a fonte, de onde tirou isso. De repente é interessante pra quem quiser conferir :joinha:

E a do ronco foi boa :lol:
 
Comecei por fontes básicas como o wikipedia.
Sei que muitas curiosidades já vão ser conhecidas pelo fato de este fórum conter participantes "viciados" em Tolkien, mas penso também nos que estão iniciando, assim como eu.
Obrigado pelas dicas
 
Chegou com tudo, hein Bloody?!

Bom, aí vão algumas contribuições:

- A equipe do Oxford English Dictionary estava compilando uma entrada para hobbit e suas derivações (hobbitez, hobbitesco...). A ajuda de Tolkien foi procurada, particularmente na questão de se ele havia inventado a palavra ou se houve uma história mais antiga com o mesmo título. Tolkien teve que justificar sua invenção sendo esta derivada da palavra inglesa hole (buraco), e que não tinha conhecimento de Hobberdy, Hobbaty, Hobberdy Dick (usadas para "duendes domésticos"). A palavra hobbit apareceu no suplemento de 1976 do Oxford English Dictionary. Fonte: As Cartas de J. R. R. Tolkien, cartas 316 e 319

- Em 11 de maio de 1937, a Allen & Unwin contou a Tolkien sobre o interesse de "uma das ilustres firmas de editoras norte-americanas" em O Hobbit, essa firma "gostaria de algumas outras ilustrações em cores e sugeria fazer uso de bons artistas norte-americanos". Tolkien achou com deixar que os norte-americanos fizessem o que lhes parecesse bom, contanto que fosse possível evitar qualquer coisa dos estúdios Disney ou influenciada por eles - por cujas obras ele tinha sincera aversão. Fonte: As Cartas de J. R. R. Tolkien, carta 13.

Com certeza encontrarei mais curiosidades neste fantástico livro ^^
 
Última edição:
Desde que não venha da Wikipédia ou algo do gênero, são, sim.Pois seria a mesma coisa que não citá-las.

Meu caro se você é superior a qualquer fonte que possa nos ajudar, por que você mesmo não escreva todas as curiosidades que envolvem Tolkin.
Concerteza ficariamos feliz de conhece-lo tão bem quanto você conhece, já que ignora sites como a Wikipédia.

Obrigado pela colaboração Fëaléron.
 
Calma!
Quero conhecer quem escreveu os artigos da Wikipédia e com qual certeza.Só disse que não é uma fonte confiável; nem mesmo disse que o que você disse tem relações com a Wikipédia.Não disse que o seu tópico se basea em algo escrito de lá.Só disse que não é idônio, e isso é subjacente; mas saiba que na Wikipédia, qualquer um poderá escrever o que quiser, com qualquer nome.E pode estar errado.

Eu não tenho nada melhor do que você propôs, e nem queria dizer que você propôs algo sem fontes confiáveis.Foi só uma citação.Mas se você quer ver algo com relevância, aqui tão alguns links:

http://www.conselhobranco.com.br/

http://www.duvendor.com.br/portal/

http://www.sobresites.com/senhordosaneis/sitesger1.htm

Post meu em Influências/11.

Saudações, Valinorianos!
Como sei que muitos daqui, ou pelo menos parte dos Valinorianos de Valinor gostam das curiosidades do grande autor Tolkien, pesquisei na revista Super Interessante, editora Abril.Encontrei várias referências que ajudaram Tolkien à compôr o Senhor dos Anéis, e uma de suas obras.Diz respeito às suas influências.Achei-o peculiarmente interessante, por isso resolvi compartilhar!

Um mundo de duplo sentido

Segunda Guerra, Shakespeare e suposta analogia à maconha aparecem nas entrelinhas do romance de J.R.R. Tolkien

ANÉIS ENTRELAÇADOS
Ao imaginar um anel capaz de lançar o mundo nas trevas, Tolkien se inspirou em ao menos duas histórias. Uma lenda do folclore judaico conta que o arcanjo Miguel (enviado de Deus) deu a Salomão (rei de Israel no século 10 a.C.) um anel capaz de aprisionar almas perversas. A outra fonte de inspiração é um poema épico germânico chamado Canção dos Nibelungos. Escrito por volta de 1200, ele também fala dos poderes de um anel mágico.
ELFOS QUE FALAM FINLANDÊS
Quando era aluno na Universidade de Oxford, na Inglaterra, Tolkien teve contato com a gramática finlandesa. Esse idioma, um dos 16 que ele falava, tornou-se um dos seus favoritos e foi a base da criação da língua usada pelos elfos, o estranho "quenya".
SER OU NÃO SER SHAKESPEARIANO
Os ents, árvores falantes que se movem, têm origem no clássico Macbeth, de William Shakespeare. Macbeth é um rei que ouve de três bruxas o aviso de que seu reino estaria ameaçado quando uma floresta marchasse em sua direção. A estranha profecia se cumpre quando um exército camuflado com galhos de árvores avança contra ele. Já outra obra shakespeariana, Sonho de uma Noite de Verão, era renegada por Tolkien por ter ajudado a popularizar a imagem dos elfos como pequenas fadas. Tolkien preferia os elfos da mitologia nórdica, altos e belos.
EUROPA DISFARÇADA
O romance de Tolkien tem como cenário a Terra Média. Como a Europa, a Terra Média é um continente de vastos reinos. E, há centenas de anos, os próprios europeus usavam o nome adotado por Tolkien para se referir ao continente que habitavam.
UMA GUERRA FAMOSA
Tolkien detestava os paralelos entre O Senhor dos Anéis e a Segunda Guerra (1939-1945), mas é difícil não notar semelhanças. No romance, elfos e anões (inimigos históricos) se unem para combater um mal maior: Sauron. Na grande guerra, americanos e soviéticos se juntaram para enfrentar os nazistas. O próprio Tolkien também chegou a comparar os cientistas que criaram a bomba atômica aos elfos que faziam os anéis do poder. Para ele, ambos amavam a ciência e ignoravam as conseqüências de suas ações.
ONDE HÁ FUMAÇA...
Em meados dos anos 60, O Senhor dos Anéis se tornou muito popular entre os universitários americanos e, entre os hippies, surgiu a história de que a erva de cachimbo descrita no livro - a pipeweed que Aragorn aparece fumando no segundo filme da trilogia - seria uma analogia à maconha. Tolkien nunca confirmou essa versão e ressaltava que a erva era simplesmente uma variedade de tabaco.
MERLIN OU ODIN?
O sábio de O Senhor dos Anéis, Gandalf, lembra muito o mago Merlin, feiticeiro das histórias do rei Artur. Merlin até influenciou Tolkien, mas Gandalf é mais associado a Odin, deus supremo da mitologia escandinava, que também tem um anel mágico, é velho e sempre é representado com uma longa barba e um cajado. Odin ainda cavalga um cavalo com oito patas, considerado o mais rápido das lendas nórdicas. O cavalo de Gandalf só tem quatro patas, mas é o animal mais rápido da Terra Média.

Fonte


 
Última edição:
Desculpa se interpretei mal, mas foi o que eu tinha entendido.
Obrigado pela colaboração.

Lewis, criador de As Crônicas de Nárnia, e Tolkien eram migos como já sabemos.
Colocarei alguns fatos interessantes dessa amizade e assuntos comuns a ambos.

-Os dois criaram um mundo bem complexo, com geografia, histórias e lendas. Algo em
comum tabém foi o fato dos dois mundos nascerem de uma música cantada pelo seu criador.

-Lewis voltou a ser religioso por influências de Tolkien, ma não seguiu o catolicismo do amigo
e sim ao protestantismo, religião a qual era devoto.

-Enquanto C.S. Lewis é mais conhecido no meio cristão, tanto protestante,
quanto católico, a profunda fé de Tolkien não é muito levada em conta por muitos
dos seus fãs e fã-clubes, que o admiram, principalmente, pelas riqueza das
suas fantasias, línguas e mundos que criou.

-Juntos quebraram muitos preconceitos antigos. Podemos dizer que os maiores
preconceitos que ambos foram felizes em quebrar são contra a imaginação e
contra a articulação de fé e razão. Na verdade eles se empenhavam pela articulação
de tudo isto: devoção cristã, sensibilidade artística e competência acadêmica.
Assim eles faziam diferença, ficando conhecidos como os “cristãos de Oxford”.

-O importante dessa amizade para nós, fãs de Tolkien, foi que trocando
conhecimentos e opniões suas obras possuem influências um e de outro.

-Toda essa amizade inspirou Colin Duriez a escrever um livro:
"Tolkien e C. S. Lewis - O Dom da Amizade.Contando biografias, diários,
memórias e correspondencias. Da editora Nova Fronteira

Fontes retiradas de vários site como:
http://www.cslewis.com.br/home/inde...tolkien-e-lewis-um-dialogo&catid=1:artigos-br
http://judao.com.br/blogs/hollywood...lificada-tolkien-e-lewis-quem-copiou-de-quem/
http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI1373209-EI6622,00.html
 
Desculpa eu também peço!
Também gostaria de lhe agradecer pelo magnífico apoio que vem dando!
Acabou de se registrar e já postou algo colaborativo!
Parabéns!
 
Última edição:
Desde que não venha da Wikipédia ou algo do gênero, são, sim.Pois seria a mesma coisa que não citá-las.

Não há nada de errado em citar algum artigo da Wikipédia se o mesmo citar suas próprias fontes.

O artigo sobre J. R. R. Tolkien na Wikipedia em inglês, por exemplo, tem 139 notas citando as fontes das informações, além de uma lista considerável de leituras complementares.

Não dá para simplesmente desmerecer a Wikipédia como um todo só pode os artigos são editados a várias mãos. Por esse mesmo princípio teríamos que desmerecer a própria Enciclopédia de Valinor, que funciona nos mesmos moldes.

Há casos e casos.
 
Há casos e casos.
Acho que foi ignorante ao dizer que todos os artigos se remetem à essa frase.Metade dos arquivos de lá não tem fontes muito confiáveis, são erradas e nítidamente sem funcionalidade.Você não sabe quem escreve.Para artigos do estilo Tolkien, tudo bem, mas para artigos como por exemplo atualidades, conceitos de física e matemática, as coisas complicam.
 
Última edição:
ok ok já colocamos em pratos limpos o que achamos dos sites do tipo enciclopédia agora vamos voltar ao assunto do Tópico, por favor.
 
Acho que foi ignorante ao dizer que todos os artigos se remetem à essa frase.

Ignorante como? É um fato. Há artigos que têm mais credibilidade que outros, logo, há casos e casos, sim. Há casos em que é possível confiar nos artigos, enquanto há outros casos em que não é possível. Há inclusive tags na própria Wikipédia para destacar a falta de fontes em artigos.
 
Acho que vocês estão desviando o foco do tópico ao discutir se tal fonte é confiável ou não. Claro que é importante saber a procedência de uma informação, mas cabe ao informante verificar isso. Não acredito que alguém postaria informações aqui que o próprio não considerasse confiável. E se houver alguma informação errônea seria mais interessante ser um pouco mais cordial.

XXX

- A Allen & Unwin, editora de Tolkien, aceitou publicar O Senhor dos Anéis, mas rejeitou O Silmarillion. Etretanto, a editora reconsiderou sua decisão dado o sucesso de O.S.d.A. Infelizmente o livro só viria a ser publicado postumamente.
- Tolkien e C. S. Lewis Costumavam ler Dante um para o outro.
- Ambos queriam escrever litetratura que os agradasse.
- Concordaram que C. S. Lewis escreveria uma viagem ao espaço (Out of The Silent Planet), e Tolkien escreveria um viagem ao passado, que seria um nova versão da lenda de Atlântida, que acabou por gerar A Queda de Númenor, também designada pelo autor como Akallabêth.

Informações que retirei de As Cartas de J. R. R. Tolkien. Não estão em uma única carta.
 
eu li em algum lugar não me lembro aonde,acho que foi na wikipédia

que a LÚTHIEN foi uma homenagem que Tolkien fez a sua esposa,e também que no túmulo dela está escrito em seu epitáfio: Lúthien
 
Sim, é verdade. Temos disponível na Valinor o artigo A Oxford de Tolkien, e entre comentários e imagens, há uma foto do túmulo de Tolkien. Podem acessar a página clicando aqui.
 
Eu só não conhecia a idéia do Hobbit, muito menos a do ronco...
Era dificil entender a dicção do Mestre, afinal ele vivia com o cachimbo entre os dentes, e por fumar, poderia supor que roncava, mas nunca imaginei que isso seria verdade...:think:
Quanto ao resto eu já conhecia...
 
Ok, Tilion.Mas, como todos os usuários (ou grande parte deles) pediu para que nos afastemos dessa questão, vamos lá.
Também acho que seria válido, para ocasionais usuários ou visitantes que gostem dos filmes e desígnios de Tolkien, certas curiosidades.Como todos devem saber, Tolkien não gostava que o seu livro fosse ao cinema, nem adaptado, muito menos modificado.Aqui está um arquivo mais ou menos confiável; mas fiel em seus princípios e murmúrios que se ouvem por aí.

Alguns integrantes do exército da Nova Zelândia haviam sido contratados para atuarem como extras nas cenas de batalha do filme, mas tiveram que desistir dos papéis por terem sido convocados a servir nas forças de paz enviadas para o Timor Leste.

De acordo com o testamento de J.R.R. Tolkien, autor da série O Senhor dos Anéis, seus livros nunca poderiam ser adaptados para o cinema pela Disney. A Miramax chegou a manifestar interesse nesta adaptação, mas teve que desistir do projeto justamente por causa desta exigência, já que a Miramax pertence a Disney.


Eu fiquei entusiasmado com a história dos soldados!Realmente não sabia!


Fonte
http://tutomania.com.br/saiba-mais/curiosidades-sobre-os-filmes
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo