• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Melkor Morgoth

Tilion

Administrador
<div align="justify">
<em>[Nota do tradutor: o uso constante e alternado do futuro e do presente
dos tempos verbais no texto d&aacute;-se pelo car&aacute;ter de &quot;esbo&ccedil;o ensa&iacute;stico&quot;
do mesmo, pretendido como tal para elucidar a personalidade de Melkor
em uma poss&iacute;vel vers&atilde;o reescrita do Quenta Silmarillion.] <br />
<br />
</em>
</div>
</ br> Leia Mais...
 
Eu não entendi muito bem. É uma tradução ou é mesmo de autoria do Tillion?
 
Complexo, sem dúvida, mas muito interessante a forma como é relatada a história de Melkor...

Porém, fiquei com a mesma dúvida do Snaga! Afinal o texto é uma tradução do Tilion, certo!?

De qualquer forma, parabéns ao autor e, se for o caso, ao tradutor!

;D
 
O texto é do Tolkien, presente no vol. X da HoME, Morgoth's Ring. A tradução é minha.

Já arrumei lá no texto pra ficar mais claro.
 
Bom texto, e é verdade, Melkor passou muito tempo servindo a seus propósitos desígnios e ficou imerso em suas artimanhas de tal modo que sua deteriorização foi completa, perdendo totalmente seu humanismo. Acho que é no Silmarillion onde tem uma passagem que diz algo como:

"Sauron só não é mais maligno que o próprio Morgoth porquê não serviu a sí mesmo desde o início"

Na verdade vemos no conjunto todo que quando alguém tem um objetivo definido ou uma grande responsabilidade, e começa a deixa-los de lado priorizando sua auto-ascenção de forma mesquinha, sua queda às sombras e declínio são certos, como foi o caso de Morgoth, Sauron, Ar-Pharazôn, Saruman, etc.
 
Fica claro o quão sombrio era Morgoth. Esses detalhes da personalidade são espantosos.
Também impressiona o quão poderoso ele era. Em pensar que em certo momento de sua existencia, nem mesmo todos os valar juntos poderiam com ele.
Ao passo que foi, talvez, o maior gênio do legendarium, à sua maneira, foi também o maior cretino de Arda, não há dúvidas.
 
Na verdade vemos no conjunto todo que quando alguém tem um objetivo definido ou uma grande responsabilidade, e começa a deixa-los de lado priorizando sua auto-ascenção de forma mesquinha, sua queda às sombras e declínio são certos, como foi o caso de Morgoth, Sauron, Ar-Pharazôn, Saruman, etc.
Excelente conclusão, Sauron!

Mas agora, explicado que o texto é de Tolkien, fica-me mais uma dúvida. Que tipo de texto é esse? Uma caracterização do personagem? Uma "nota" para que Tolkien se lembrasse de como era Melkor e assim compôr suas passagens por toda a Obra?

Claro que o texto deixa claro quem é Melkor Morgoth, mas os motivos do texto é que me deixam curioso.
 
Fica claro o quão sombrio era Morgoth. Esses detalhes da personalidade são espantosos.
Também impressiona o quão poderoso ele era. Em pensar que em certo momento de sua existencia, nem mesmo todos os valar juntos poderiam com ele.
Ao passo que foi, talvez, o maior gênio do legendarium, à sua maneira, foi também o maior cretino de Arda, não há dúvidas.

Vou criar a comunidade "Eu amo Melkor/Morgoth :grinlove:"

^^
 
Excelente conclusão, Sauron!

Mas agora, explicado que o texto é de Tolkien, fica-me mais uma dúvida. Que tipo de texto é esse? Uma caracterização do personagem? Uma "nota" para que Tolkien se lembrasse de como era Melkor e assim compôr suas passagens por toda a Obra?

Claro que o texto deixa claro quem é Melkor Morgoth, mas os motivos do texto é que me deixam curioso.

O texto faz parte da série chamada "Mitos Transformados", da qual é o texto VI. Como Christopher Tolkien indica no prefácio da seção, esses textos são o resultado das idéias com as quais seu pai já vinha lidando há algum tempo desde a publicação do SdA, que são basicamente a respeito da reinterpretação de diversos conceitos embasadores deu seu legendário, de acordo com o modo pelo qual Tolkien achava agora que determinadas visões sobre pontos específicos (indo de Melkor aos Orcs, passando pela natureza de Arda e das estrelas, etc.) deveriam ser apresentadas.
 
Em outras palavras, Tilion, seriam as interpretações de seus personagens (e não só estes) feitas pelo próprio Tolkien?

Existem mais traduções desse capítulo aqui na Valinor?
 
Não seriam meras interpretações. Ele estava redefinindo como vários aspectos do legendário deveriam ser. Não eram redefinições de personagens específicos, com exceção do Melkor. A maioria era de conceitos.

Procure por "Mitos Transformados" no site que tem mais coisa, como os textos dos Orcs.
 
Seria possível postar o original, aqui na Valinor? caso o original (em inglês) já esteja disponível, talvez fosse interessante anexar o link já no artigo traduzido.

grato
 
Melkor simplesmente deteriorrou sua forma humana e por isso não poderia ter nenhum sentimento de arrepedimento ao redenção.
Relato sensacional sobre a história de Melkor.
 
Incrível e até assustador!
Isso faz pensar em como Melkor poderia ter sido ainda maior. Em parte, o texto acaba dando uma certa lógica ao que eu postei em " A lenda do Morgoth Coitadinho".

Parabéns, Tilion!


Fica claro o quão sombrio era Morgoth. Esses detalhes da personalidade são espantosos.
Também impressiona o quão poderoso ele era. Em pensar que em certo momento de sua existencia, nem mesmo todos os valar juntos poderiam com ele.
Ao passo que foi, talvez, o maior gênio do legendarium, à sua maneira, foi também o maior cretino de Arda, não há dúvidas.

Concordo! Que pena... As coisas poderiam ter sido ainda mais sinistras!
 
Interessante e sinistro este artigo!
Gostei bastante, ultimamente tenho visto aqui no fórum várias discussões sobre Morgoth!
Esse artigo é antigo, mas foi ressucitado e isso é bom. Poder falar dos pensamentos e desejos de Morgoth é sempre animador.
 
Esse artigo mostra uma visão diferente de Melkor, foi uma tremenda sorte eu ter ficado insone, né mesmo?
Uma coisa muito interessante, é que diferente de em "O Silmarillion", fala da diferença entre os poderes de Melkor entre uma Era e outra. Eu tinha uma visão completamente diferente a respeito, e tinha uma imagem diferente de Manwë e sua estratégia no tratar com seu Irmão mais poderoso.
Agora, a coisa deu uma bagunçada nos meus conceitos.

Vou trazer outros artigos à tona, sobre outros personagens, pois alguns acertarão a confusão que ficou minha interpretação da história!:lol:
 
Ótimo artigo mesmo, fiquei com vontade de ler o "Mitos Transformados". Espero ter opurtunidade um dia, mas Tillion, obrigado pela palinha!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo