• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Anel Dos Nibelungos

Proscrito

Jamais poderia ser
:think:Acabei de Ler uma adptação brasileira da Opera de Wagner...
é assustadoramente ligada a Tolkien, insestos, anéis de poder, anões
que vivem em mundos subterraneos fanaticos por ouro...
tem até um trecho que diz que um anão arranca as barbas de raiva...
me fez lembrar de Mîm quando ve seu filho morto...
gostaria de saber se quem conhece a obra original de Wagner tem a mesma opinião, pois eu li apenas uma "adaptação brasileira"...:think:
 
Tolkien teve muitas influências ao redor do mundo.Não me supreendo ao saber que um brasileiro adaptou sua história, aliás, não adaptou, mas simplesmente se inspirou nele.Não que seu tópico diga à esse fato, mas quero saber o link de alguma divulgação do livro...
Você teria?
Só pra eu dar uma estudadinha, depois lhe conto.Mas provavelmente, se você se lembrou de Tolkien e de algum personagem, então não duvide.Se há fantasia então há entremeios de Tolkien, ou pelo menos 15%.
Abraços.
 
é assustadoramente ligada a Tolkien, insestos, anéis de poder, anões
que vivem em mundos subterraneos fanaticos por ouro...
tem até um trecho que diz que um anão arranca as barbas de raiva...
me fez lembrar de Mîm quando ve seu filho morto...

Mas na verdade é o inverso, não é a adaptação da obra de Wagner que é ligada a Tolkien, mas Tolkien que é ligado a Wagner e à mitologia nórdica. A história das Valquírias é criada quase um século antes de Tolkien, seria impossível seu criador se inspirar num autor que sequer havia nascido...
 
Mas na verdade é o inverso, não é a adaptação da obra de Wagner que é ligada a Tolkien, mas Tolkien que é ligado a Wagner e à mitologia nórdica. A história das Valquírias é criada quase um século antes de Tolkien, seria impossível seu criador se inspirar num autor que sequer havia nascido...


na verdade o que foi criado um século antes de Tolkien foi a ópera de Wagner. A lenda em si é muita mais antiga. Tem milênios de existência.
 
A lenda à qual nos referimos aqui é a do Anel dos Nibelungos, ("Der Ring des Nibelungen" no original) que é totalmente composta por Wagner. Ele aproveita alguns temas mais antigos - como Siegfried e Brunhild em "Nibelungenlied" ("A Canção dos Nibelungos", datada do século 13), e como o próprio Ragnarök (em "Sæmundar Edda", "Poemas de Edda", que também data do século 13, mas que apresenta histórias evidentemente mais antigas) -, modifica-os e os adapta para compor sua ópera (que em sua essência herdou tanto dos gregos quanto seu roteiro dos nórdicos/germanos).

Ou seja, é claro que Tolkien não se inspirou somente em Wagner, foi muito além dele. Mas também o que Wagner fez não foi apenas recontar uma história mais antiga, mas sim criar uma lenda totalmente nova, utilizando cenários, eventos e personagens já eternizados pela cultura alemã.
 
A lenda à qual nos referimos aqui é a do Anel dos Nibelungos, ("Der Ring des Nibelungen" no original) que é totalmente composta por Wagner. Ele aproveita alguns temas mais antigos - como Siegfried e Brunhild em "Nibelungenlied" ("A Canção dos Nibelungos", datada do século 13), e como o próprio Ragnarök (em "Sæmundar Edda", "Poemas de Edda", que também data do século 13, mas que apresenta histórias evidentemente mais antigas) -, modifica-os e os adapta para compor sua ópera (que em sua essência herdou tanto dos gregos quanto seu roteiro dos nórdicos/germanos).

Ou seja, é claro que Tolkien não se inspirou somente em Wagner, foi muito além dele. Mas também o que Wagner fez não foi apenas recontar uma história mais antiga, mas sim criar uma lenda totalmente nova, utilizando cenários, eventos e personagens já eternizados pela cultura alemã.

De fato é bem isso mesmo! Desses "recortes e colagens" que Wagner fez com as estórias e personagens das mitologias é que nasceu o argumento de que Wagner havia "deturpado" a mitologia germânica, quando na verdade ele apenas utilizou a velha e boa "liberdade poética". Pois é, há puristas em todos os lugares!!!:mrgreen:
 
Pensei que fosse uma influência que brotara conforme Tolkien.Mas não, ele veio antes.É curioso e interessante ver em quem Tolkien se apoiou para fazer os seus cenários e personagens; entre outros recursos, que certamente se basearam em outras obras.Mas são tantas!E essa aí pode ser uma, sem dúvidas.Já que veio antes....
Mas o autor, Wagner, chama-se completamente como?Pois não tem sobrenome...
 
Se você entender um pouco de inglês, vai encontrar aqui tudo sobre ele, biografia, datas, librettos, gravações póstumas de óperas de sua autoria - dentre elas a igualmente famosa "Tristão e Isolda" (mas desta vez Wagner nada mais faz que recontar a história, que data do século 12 ou antes):

http://www.wagneroperas.com/
 
Eu também li esta adaptação brasileira e fiquei muito fascinada, com vontade conhecer a obra original de Wagner... Pesquisando na internet vi que existem cds de gravações póstumas de O Anel dos Nibelungos para vender, mas ainda não consegui escutar... Eu vi um com a filarmônica de Vienna, que durava mais de 14 horas se não engano!
 
Pos eu estou procurando a adaptação brasileira para ler, adquiri recentemente A Saga Volsung para ler (que também inspirou Tolkien). É uma obra islandesa do século XIII, uma compilação de cantos da mitologia muito semelhante A Canção dos Nibelungos.

Essa adaptação brasileira mantém o formato original ou transformou em prosa (como é usual nas traduções dos cantos antigos?)
 
Daniela, devido ao problema que aconteceu aqui no fórum, perdeu-se o post que vc dizia o nome da revista com o artigo sobre Wagner. Posta de novo, tá?
 
Tenho o livro Wagner - Um Compêndio: guia completo da música e da vida de Richard Wagner. Vários autores e organização de Barry Millington. Há a sinopse completa do Anel dos Nibelungos nesse livro e de todas as óperas de Wagner. Recomendo para os interessados. É da editora Jorge Zahar.
 
Tenho o livro Wagner - Um Compêndio: guia completo da música e da vida de Richard Wagner. Vários autores e organização de Barry Millington. Há a sinopse completa do Anel dos Nibelungos nesse livro e de todas as óperas de Wagner. Recomendo para os interessados. É da editora Jorge Zahar.

Eu já procurei em tudo que é canto esse livro e não acho!!!!! Faz muito tempo que você comprou ele?
 
Só uma parte do Anel dos Nibelugos que se pareceu fielmente a um livro deTolkien. Quando um cara lá rouba um tesouro vira um dragão e usa o tesouro como leito. Muito parecido com Smaug o Dragão e o seu tesouro roubado dos anões.
De resto, é mitologia nortica, e até Gandalf, foi de certa forma inspirado no proprio Odin, um velho com capa e chapeu de abas longas. E outras pequenas referencias.
 
Difícil de achar? É, a edição que eu tenho é de 1995. Mas comprei em 2004. Talvez só em sebos...:think:

Pois é, eu procurei em sebos na internet porque aqui em belém é impossível ter (mesmo em sebos). Achei, mas o preço tava meio salgado... Alguns vendendo acima de 40,00. Sem condições. Mas vou continuar procurando.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo