• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Seria Sauron mais poderoso do que Gandalf?

Bom, vamos lá, mais um de meus malfadados tópicos...
Em muitos posts e tópicos por ai eu vejo uma comparação sobre os poderes de Gandalf ou Ólorin, como preferirem, e Sauron. O primeiro problema que eu vejo em relação a toda e qualquer comparação desse tipo, é que a idéia de "poder" é muito vaga na obra do Mestre Tolkien. Seria "poder" a sabedoria? Ou a força física, ou a habilidade em canções de poder, ou seria poder com armas? Ou ainda uma junção de todas essas características citadas?
Bom, esse infelizmente não é o único problema que esse tipo de comparação traz...Mas acho que devo me ater a ele para embasar esse tópico...
Bom, ao meu ver Gandalf/Ólorin ganharia de Sauron se não em todos, em praticamente todos desses quesitos que eu mencionei.
Indo pela ordem que eu mesmo citei, em relação a Sabedoria, é inquestionável quem é mais sábio, seja por simples auferição ou por explicitação do Mestre Tolkien.
O Senhor dos Anéis A Sociedade do Anel disse:
— Desespero, ou tolice? — disse Gandalf — Desespero não, pois o desespero e para aqueles que enxergam o fim como fato consumado. Não, não. É sábio reconhecer a necessidade, quando todas as outras soluções já foram ponderadas, embora possa parecer tolice para aqueles que têm falsas esperanças. Bem, que a tolice seja nosso disfarce, um véu diante dos olhos do Inimigo! Pois ele é muito sábio, e pondera todas as coisas com exatidão. Nas balanças de sua malícia. Mas a única medida que conhece é o desejo, desejo de poder; e assim julga que são todos os corações. Seu coração não cogita a possibilidade de qualquer um recusá-lo; de que, tendo o Anel em mãos, vamos procurar destruí-lo. Se tentarmos fazer isso, vamos despistá-lo.
Bom, esse é um dos muitos momentos em que observamos alusões à Sabedoria da Torre Escura.
Farei apenas um das inúmeras citações à Sabedoria de Gandalf, uma vez que ela é por si só bastante conclusiva.
O Silmarillion disse:
O mais sábio dos Maiar era Olórin. Ele também mora em Lórien, mas sua natureza o levava com freqüência à casa de Nienna, e com ela aprendeu a compaixão e a paciência.
Não existe margem pra interpretação desta frase, uma vez que ela é totalmente explícita. O mais sábio dos Mair era Olórin.
Isso sem mencionar o fato do plano de Gandalf ter ludibriado Sauron, e lembrando que foi Gandalf quem conduziu a sua derrocada, é uma prova empírica, a meu ver, da superioridade de Gandalf em Sabedoria.

Em matéria de força física e poder com armas, vou analisar os dois juntos pois se completam, acredito uma vez mais que a vitória pertença ao nosso bom e velho Mithrandir, uma vez que, Sauron foi fisicamente derrotado por Elendil e Gil-Galad (mesmo estando com o Um Anel no dedo e ainda que usasse uma luva de Mithril =D ), Elendil usava como todos sabem, Narsil e Gil-Galad usava Aeglos, não me ocorre agora qual arma Sauron portava, mas me parece lógico que ele não iria batalhar à moda de Tulkas...Só com as mãos... e em contrapartida, Gandalf o Branco afirma para os Três Caçadores que nenhuma arma que eles possuíam poderia feri-lo.
O Senhor dos Anéis As Duas Torres disse:
— Saruman! — gritou Gimli, saltando na direção dele com o machado em punho. — Fale! Diga-nos onde escondeu nossos amigos! Que fez com eles? Fale, ou farei um estrago em seu chapéu que será dificil de consertar, mesmo para um mago.
O velho foi rápido demais para ele. Saltou de pé e pulou para o topo de uma grande rocha. Ali ficou, subitamente imponente, erguendo-se diante deles. O capuz e os farrapos cinzentos caíram para trás. As vestes brancas brilharam.
Levantou o cajado, e o machado de Gimli saltou de seu punho e caiu com um ruído no solo. A espada de Aragorn, imóvel em sua mão paralisada, brilhava com um fogo repentino.
Legolas soltou um grito e atirou uma flecha no ar: ela sumiu num clarão de fogo. ...
— Sim, podem ainda me chamar de Gandalf — disse ele, e a voz era a de seu velho amigo, companheiro e guia. — Levante-se, meu bom Gimli! Você não tem culpa, e não me fez mal algum. Na verdade, meus amigos, nenhum de vocês tem armas que possam me ferir. Alegrem-se! Encontramo-nos de novo! Na virada da maré. A grande tempestade se aproxima, mas a maré virou.

Quanto às canções de poder, fica mais difícil comparar, uma vez que elas não eram mais usadas ao tempo do Senhor dos Anéis, mas acredito que devam derivar da Sabedoria que o cantor possui acerca de todas as coisas e também de seu poder subcriativo, sobre esse quesito não me considero apto a opniar, uma vez que Gandalf não as utiliza, mas ainda assim, Sauron perdeu pra Lúthien em Canções de Poder, e ganhou de Finrod Felagund, o que o torna obviamente muito poderoso nesse quesito em particular. Como mago que era, e com as poucas demonstrações de "magia explícita" que Gandalf deu, ainda como o Cinzento, só podemos supor a vastidão de seus poderes como Gandalf o Branco, o que podemos afirmar sem dúvida é que ele ainda como o Cinzento conseguiu enfrentar os Nove no Topo do Vento, e que, como o Branco, eles não tiveram a menor chance em nenhum dos momentos.
Aconteceu entretanto um embate direto entre Gandalf e a Torre Escura, como podemos ver nas citações que se seguem.
O Senhor dos Anéis A Sociedade do Anel disse:
Tocou Amon Lhaw. Olhou sobre Tol Brandir — Frodo se jogou da cadeira, agachado, cobrindo a cabeça com seu capuz cinzento.
Ouviu-se dizendo:
—Nunca, nunca!
Ou seria: Sim, eu irei, irei até você? Não saberia dizer. Então, como um relâmpago, de algum outro ponto de poder veio à sua mente um outro pensamento: Tire-o! Tire-o! Tolo, tire-o. Tire o Anel!
As duas forças lutavam nele. Por um momento, perfeitamente equilibrado entre os dois pontos agudos, ele se debateu, atormentado. De repente tomou consciência de si próprio outra vez. Frodo; nem a Voz, nem o Olho: livre para escolher, e lhe sobrava um único instante para fazê-lo. Tirou o Anel do dedo. Viu— se ajoelhado em plena luz do sol diante do alto trono. Uma sombra negra pareceu passar sobre ele como um braço; não atingiu o Amon Hen e continuou tateando na direção do Oeste, para depois desaparecer. Então todo o céu ficou claro e azul. E os pássaros voltaram a cantar em todas as árvores.
Vemos nesse caso a perspectiva da batalha de Gandalf contra Sauron pela perspectiva de Frodo, a seguir veremos a perspectiva de Gandalf sobre o embate, a perspectiva de Sauron não foi escrita então só podemos supor.
O Senhor dos Anéis As Duas Torres disse:
O Anel agora está fora do alcance de minha ajuda, ou da ajuda de qualquer um da Comitiva que partiu de Valfenda. Quase foi revelado ao Inimigo, mas escapou. Tive alguma parte nisso: pois sentei-me num lugar alto, e lutei contra a Torre Escura e a Sombra passou. Depois fiquei cansado, muito cansado; e caminhei por muito tempo, envolvido em pensamentos escuros.
Apesar de não ser definitiva, foi conclusiva, se o poder de Sauron fosse tão grande e superior ao de Gandalf, ele teria sido miseravelmente derrotado e Frodo não conseguiria se esquivar a tempo. Então essas são apenas algumas das variadas argumentações que poderiam ser feitas, gostaria que esse tópico despertasse algum tipo de discussão e que pudessemos esclarecer um pouco mais esse controvertido ponto da Grande História.
Abraços.
 
Muito interesante, e sim Sauron era mais poderoso que Gandalf (Ólorin), mais não mais sábio, assim como Saruman.
 
Sim, é como Falcão colocou. Os Istari vieram com poderes limitados, e se viessem com todos os seus poderes, Saruman já seria um novo senhor do escuro em luta contra outro. E mesmo com todos os poderes, Sauron ainda era o Maia mais poderoso.
 
Bem, considerando tudo o que foi dito, deve-se entender o que acontece com o "lider do mal". É claro que Melkor, com suas criações e com a vontade de dispendia para controlar seus servos perdeu muito poder. O memo ocorria com Sauron. ele é sem dúvida o maiar mais poderoso, assim como Melkor voi o Valar mais poderoso.
Porem para controlar a vontade de seus servos, entre outras coisas ele dispendia grande poder, o que implica uma diminuição de suas forças.
Quanto a luta de Gandalf com Sauron pra salvar Frodo, lembrem-se que se Gandalf estava com poderes limitados pela condição humana, Sauron estava sem o anel....
em suma, sauron era mais poderoso.
 
Era o meu tópico que era parecido ^^

Como já foi dito, Gandalf tinha seus poderes limitados

Tuor, me explica, mesmo com todos seus poderes, Gandalf continuava sendo mais fraco que Saruon? Porquê?
 
Porque Sauron era simplesmente mais forte. Como já disseram em outro tópico, seus poders são diferentes, mais ainda assim Tolkien deixa a entender que Sauron ganharia tanto de Gandalf quanto de Ólorim (A menos que Eru quisese o contrario).
 
Pelo que entendi da história Gandalf começa a história no "level 1" (cinzento) e vai para o "level 2" (branco e supersayajin) possuindo meio que uma habilidade para aumentar seus poderes. O curioso é que enquanto a maioria dos maiar acabava dispersando seus poderes com suas obras Gandalf encontrou um meio de ir bombando o corpo. Fico pensando se ele conseguiria aumentar ainda mais os níveis...
 
Talvez, mas ele não tinha tempo para isso. Só restava rezar que fose o suficiente. E vale lembrar que ele não deixou de lutar com o Rei-Bruxo atoa, ele ainda não tinha certeza que iria ganhar "Sómente os tolos entram em uma batalha sem certeza de vítoria" e visto isso, quem dirá Sauron.
 
Quanto ao tópico repetido, eu vi, eu criei esse mais por levantar questionamentos e analisar pontos de vista um pouco diferentes, mas acho que só eu compartilho a visão de Gandalf ainda seria mais poderoso que Sauron...Por mais que as evidências apontem pra Sauron, por mais que o próprio Gandalf temesse tal encontro, eu ainda acho que o velho mago ganharia a batalha. Mas quanto ao que falaram sobre o Rei dos Bruxos, Gandalf não se esquivou de enfrenta-lo, apenas teve que ir salvar Faramir, e por isso não pode enfrentá-lo, pelo menos é o que da a entender o livro.
Mas ainda assim, vlw pelos comentários ai moçada ;)
 
Quanto ao tópico repetido, eu vi, eu criei esse mais por levantar questionamentos e analisar pontos de vista um pouco diferentes, mas acho que só eu compartilho a visão de Gandalf ainda seria mais poderoso que Sauron...Por mais que as evidências apontem pra Sauron, por mais que o próprio Gandalf temesse tal encontro, eu ainda acho que o velho mago ganharia a batalha. Mas quanto ao que falaram sobre o Rei dos Bruxos, Gandalf não se esquivou de enfrenta-lo, apenas teve que ir salvar Faramir, e por isso não pode enfrentá-lo, pelo menos é o que da a entender o livro.
Mas ainda assim, vlw pelos comentários ai moçada ;)

O tópico não está repetido não, Alemão (xD)

Trata do mesmo assunto que o meu, mas mais especificamente, o que é bom :D

Bom, você é tal e qual como eu

Eu amo o mal, e num tópico sobre Melkor e Eru, que eu criei para saber se Melkor poderia superar Iluvatar, mesmo sabendo que estava provado que Eru era o cara, eu insistia em Melkor :mrgreen:

Compreendo perfeitamente vc
 
Mas temos que levantar a velha questão: Isldur não era 5% mais forte que Sauron, Éowen menos de 1% ao quanto ao rei dos bruxos. Então a grande fraze: NADA É IMPOSSIVEL. Desse ponto Gandalf ganha traquilo :D
 
Pois é Nómin, ta aí, não consigo, simplesmente não consigo me expressar com absoluta clareza acerca de minhas razões (isso me frustra pra cac****) mas de todo jeito que eu olho o Gandalf venceria Sauron, Gandalf nunca perder uma batalha (fora na mão do PJ q fez ele perder pra Saruman e pro Rei dos Bruxos), Ele jamais perderia pro Rei dos Bruxos pq enfrentou os 9 como Cinzento e ainda ganhou, fora quando salvou Faramir dos campos do Pelennor. Olórin foi escolhido por Manwë em pessoa, foi o único Istar que ascendeu, escalou ranking, derrotou Saruman que era o chefe da ordem com absoluta facilidade, enfim. Acho que o medo de Sauron era maior do que a sua força em si.
Sei la, em nenhum lugar mostra que Sauron é o mais forte, ele perdeu pra Lúthien, perdeu pro Huan e na época ele tinha o poder total dele, sem ter feito o Um Anel ainda...Mas, se dizem que ele era o mais forte eu acredito, mas não concordo. +D
 
Pois é Nómin, ta aí, não consigo, simplesmente não consigo me expressar com absoluta clareza acerca de minhas razões (isso me frustra pra cac****) mas de todo jeito que eu olho o Gandalf venceria Sauron, Gandalf nunca perder uma batalha (fora na mão do PJ q fez ele perder pra Saruman e pro Rei dos Bruxos), Ele jamais perderia pro Rei dos Bruxos pq enfrentou os 9 como Cinzento e ainda ganhou, fora quando salvou Faramir dos campos do Pelennor. Olórin foi escolhido por Manwë em pessoa, foi o único Istar que ascendeu, escalou ranking, derrotou Saruman que era o chefe da ordem com absoluta facilidade, enfim. Acho que o medo de Sauron era maior do que a sua força em si.
Sei la, em nenhum lugar mostra que Sauron é o mais forte, ele perdeu pra Lúthien, perdeu pro Huan e na época ele tinha o poder total dele, sem ter feito o Um Anel ainda...Mas, se dizem que ele era o mais forte eu acredito, mas não concordo. +D

Como eu me identifico nessa reacção xD

É, eu (como adorador do mal) fico contente por assim ser

Pô Sauron era f**a!
 
Creio ser uma possibilidade que Gandalf estivesse instruído para não deixar os homens e elfos de fora da batalha uma vez que os Valar mandaram os Istari como auxílio ao invés de solução pronta para os povos da Terra média. Nesse caso ele iria trabalhar para envolver a todos no esforço e fazer cumprir a profecia de Aragorn. Existe uma grande possibilidade de que ele estivesse se segurando para resolver as coisas (o auxílio as vezes vem da mão dos pequenos).
 
Mas e vc, quem vc acha q é mais forte mesmo sendo um "adorador do mal" hasuashuashuahs

Em relação a Sauron e Gandalf, Sauron, embora sempre tenha pensado que Ólorin poderia ganhar, no seu estado puro

Mas Melkor é o chefão :D apesar de achar Sauron mais interessante, Melkor vence tudo e todos (menos Eru, infelizmente :()
 
É Melkor é Melkor...Mas ainda assim eu não sei, pena que Tolkien morreu tão cedo...Eu queria ter visto a segunda profecia de Mandos e principalmente como ele descreveria o Rei mais Velho decendo da Montanha para a batalha. Ia ser maravilhoso não duvido.
 
É Melkor é Melkor...Mas ainda assim eu não sei, pena que Tolkien morreu tão cedo...Eu queria ter visto a segunda profecia de Mandos e principalmente como ele descreveria o Rei mais Velho decendo da Montanha para a batalha. Ia ser maravilhoso não duvido.

Humm bem, ao menos tu admite que Melkor venceria Gandalf (haja alguem que me faça a vontade, visto que todos os sabem, mas ninguem diz para não me deixar contente :mrgreen:)

É eu tambem queria ver a Terra-Média continuada :( acho que se dizem que o mundo dele é tãaaaaaao vasto (e é... é completamente... enfim) imagina se ele tivesse vivido

Embora, como já expus, sem medo, eu não acredite que ele tenha criado Arda (acredito na sua existencia, como mundo paralelo, mundo muuuito anterior ao nosso sei lá, e penso que Tolkien terá sido uma especie de Profeta)


Negócio meio maluco, ein?:mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo