• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os poderes de Sauron... até que ponto são eles grandes?

Tywin Lannister

Já fui Nómin e Baldwin
Hojeestava no salão de fogo e me lembrei de uma questão... quais os verdadeiros poderes de Sauron? Seria ele mais poderoso que Gandalf, um Maiar como ele? Ao ser corrompido por Melkor, ele tinha perdido a noção das coisas ou continuava com a sua inteligencia natural? Juntamente com o anel, seria ele tão poderoso como Morgoth?

Essas perguntas e respostas devem ser feitas aqui neste tópico.

Abraços:abraco:, beijinhos:kiss: e felicidades

Nomin
 
Tão poderoso quanto Morgoth, Sauron jamais seria. Embora talvez esse fosse o seu mais profundo desejo. Quanto ao tamanho de poder que o Anel emprestava a Sauron, é uma questão que demanda um pouco mais de reflexão.
O Um Anel era constituído pelos poderes do próprio Sauron que foram aprisionados dentro do Um, uma forma que aprendeu com os elfos. Sua alma era aquele Anel. Mas, era impossível colocar a ele todo dentro de um objeto e ainda assim continuar corpóreo exigia que parte dele ainda permanecesse como portador do Anel e seu controlador. Eia aí o porquê de que quando se deu a perda do Anel por Sauron, ele perdeu sua materialização física e grande parte de seus poderes.
Mas a grandeza de Sauron era sem igual, além de muito poder ter crescido e aprendido com Morgoth. De tal forma que pode ter vindo a ampliar seus primitivos poderes. Quanto ao Anel, era uma forma incrível de sempre permanecer fortalecido, afinal não era ele mesmo quem carregava seus poderes, mas sim o objeto que carregava sempre consigo.
 
Sauron era inicialmente um Maia servo de Aulë, porém logo foi seduzido por Melkor nos seus dias de esplendor, assim como muitos outros Ainur. Gandalf por sua vez quando foi enviado para a Terra-Média perdeu suas capacidades como Maiar e ficou apenas com lembranças muito remotas do que era Valinor, de forma que fosse um estímulo para que concretizasse sua missão e voltasse para as terras imortais, mas ainda assim é difícil comparar os poderes de Sauron a Olórin, ambos tinham formas de poder diferentes, enqüanto Olórin tinha grande disposição para aconselhar, acalmar espíritos e outras coisas mais, Sauron era, como esperado de um seguidor de Aulë, mais especializado na criação. Sauron nunca perdeu sua inteligência, isso é óbvio, mas será que com o anel ele poderia alcançar o poder de um Vala? Acredito eu que com o tempo, caso não tivesse perdido o anel, possivelmente Sauron chegaria a um nível próximo de um Vala menos expressivo.

"Entre eles, nove gozavam de maior poder e reverência; mas um foi excluído do grupo e oito permanecem, os Aratar, os Seres superiores de Arda. Manwë e Varda, Ulmo, Yavanna e Aulë, Mandos, Nienna e Oromë Embora Manwë seja seu Rei e tenha a lealdade de todos sob as ordens de Eru, em majestade eles são semelhantes, ultrapassando de longe todos os outros, sejam Valar, sejam Maiar, sejam de qualquer outra ordem que Ilúvatar tenha enviado a Eä" O Silmarillion

Com essa passagem aliado ao fato de muitos espíritos não terem descido a Eä e sim permanecido ao lado de Ilúvatar, temos certeza que poderiam existir Valar de menor estatura, mas que mesmo assim seriam extremamente superiores a um Maia normal, o que não seria o caso de Sauron tendo acesso ao poder de Morgoth...
 
Última edição:
Creio que Sauron estava entre os Maiar mais poderosos de Eä. Gandalf diz n'As Duas Torres para Gimli "Eu também, sou muito perigoso! Mais perigoso que qualquer outro que encontrarão na Terra-média, a menos que sejam levados diante do trono do Senhor do Escuro.", não sei se com essas palavras, mas oo sentido da coisa era esse. Então vemos que Sauron poderia até ter superiores a ele em poder em Aman, mas na Terra-média, sem páreo para Sauron. E acho que o Anel não amplificava seu poder, e sim o completava, já que ele colocou grande parte do seu próprio poder no Anel.
 
Como salta a vista, a influencia de Sauron na natureza das coisas não chega perto da de Melkor. Melkor pertubava a ordem das coisas, o seus poder era como um longo braço extendido sobre toda Arda. Também se dá o caso de... digamos, o "tipo de medo" que se sente em relação a Melkor ser diferente daquele que se sente em relação a Sauron. Quando se houve falar de Melkor, todos ficam aterrorizados, pela grandeza do senhor das tevas, enquanto no caso de Sauron, o medo fosse mais interior, as pessoas temiam-no pela sua simples existencia mas não o expressavam tanto para fora. Mostravam-no de maneira discreta. Se me perguntassem se eu preferia estar em Barad-dûr ou em Angband, e se eu tivesse que dar uma resposta que não fosse "nenhum dos dois" eu responderia Barad-dûr. Mas acho que o poder de Sauron é formidável pela maneira como ele o conseguiu. Ou seja, Sauron, enquanto esteve ao serviço de Melkor, foi crescendo em poder, ganhando largos conhecimentos sobre a arte negra. Usando esses conhecimentos, ele forjou o Um. Ora é completamente formidável e espantoso, que o próprio Ganadalf, em casa de Bilbo, tema pegar no anel, ele, Olórin, um Maiar dos mais perigosos, apenas capaz de Praticar o bem, recusa-o pois teme, apesar de ele so o querer usar para o bem, que o anel o corrompa e o torne tão poderoso que seria capaz de fazer o mal.

Depois, temos os dezasseis anéis que ele forjou, e os três que os elfos forjaram, sem contar com o Um. Como foi Sauron capaz de de forjar um anel tão poderoso ao ponto de dominar outros dezanove? Como foi Sauron capaz de transformar os homens, por mais gananciosos que eles fosse, em espectros do anel, criaturas condenadas a seguir o Um e o seu senhor?

Sauron impõe.me um respeito que Morgoth impõe de uma maneira menos majestral...
 
Não há dúvidas de que Sauron era muito mais forte do que cada um dos Istari (o que inclue o Gandalf). Sabemos que todos esses seres de grande poder (Ainur) depositaram em Arda grande parte de sua essencia, isso fez com que muitos deles tivessem seus poderes reduzidos. Foi o caso de Morgoth, talvez o de Yavanna, e com certeza também o de Sauron. Porém, mesmo em sua plenitude, acredito que Sauron nunca chegou a ser tão forte quanto Morgoth, mesmo este na sua fase de maior desgaste.
Eu penso em Sauron como um dos mais poderosos de todos os maiar, pois mesmo quando perdeu muito de seu poder, ainda era forte, capaz de criações fantásticas, apesar de bizarras. Li em algum lugar que talvez Sauron tenha agido nos orcs, modificando parte do que já havia sido feito por Morgoth. E isso pode ter reduzido muito de seu real poder.
É possível que no início de sua aliança (subordinação) com Melkor, seus poderes tenham sido amplificados por seu mestre, por alguma arte que este costumava fazer com todos os seus súditos, ou mesmo por partilhamento de técnicas, feitiços e truques para dominação.
É relevante ressaltar também a inteligencia de Sauron. Sem dúvidas foi ótimo estrategista. Aliando poder e conhecimento, Sauron foi capaz de fazer valer sua vontade por quase duas eras. Criou artifícios para amplificar poder próprio, e com isso seu domínio, como o caso do Um Anel.
 
Última edição:
Sauron era um grande e talentoso Maiar, disso temos certeza...
Seus poderes era de um Maia, ou seja extremamente grandes, mas acontece que, Tolkien nos dá noção do quanto Sauron era poderoso.
-os poderes de Sauron enfrentava Melian
"Melian era uma Maia, da raça dos Valar. Vivia nos jardins de Lórien; e entretodos os de seu povo não havia ninguém mais bela do que Melian, nem mais sábia, nem mais hábil em cações de encantamento. (...)"
Ele prendeu muito de Morgoth, e com isso pode enfrentar varios de seus inimigos.
-Lutou contra o Cão dos Valar Huan.
Ele poderia ter perdido para o cão, mas ai está uma duvida...foi propositalmente, afinal ele sabia que Huan estava fadado a morre pelo mais forte lobo, e foi arrogante pensando que esse lobo seria ele mesmo.
-Anda pela TM desde a 1ª Era, tem noção de quantos anos ele tem.
-Mesmo depois de perder seu corpo em Numenor, ele ainda volta e tão forte qaunto antes.

Seu poder e subcriatividade deram-lhe a oportunidade de criar o Um, e com ele espalhar o o medo e as trevas pela TM, durante algum tempo, se isso não for poder, então me corrijam.
:think:
 
Industrial, tudo que vc disse ai se aplica a praticamente todos os Maiar, e ele não tinha poder pra fazer frente a Melian, mesmo porque ele perder pra Lúthien em canções de poder. No mundo de Tolkien, Sabedoria é igual a Poder, é a sabedoria que os Valar tem de Arda e de sua composição que os faz tão poderosos, e como dito no Silmarilion, O mais sábio dos Maiar era Ólorin. Prova disso é que a sabedoria de Gandalf, derrotou completamente Sauron.
 
"Realmente", Tolkien era muito direto nessa questão "não importa quão forte você seja, se não tiver sabedoria".
 
Sauron pode ser considerado um dos Maiar mais poderosos, mas seu poder vem do desejo de tudo dominar e por isso sua força se desprende do espírito corrompendo a matéria e como seu mestre Morgoth Bauglir ele vai enfraquecendo, podemos dizer também que Sauron conhece o medo e a dor e essa é uma grande fraqueza. Sauron se enfraquece ainda mais quando deposita boa parte do seu pode no Um anel imagine então quando ele é destruido.
 
Sauron pode ser considerado um dos Maiar mais poderosos, mas seu poder vem do desejo de tudo dominar e por isso sua força se desprende do espírito corrompendo a matéria e como seu mestre Morgoth Bauglir ele vai enfraquecendo, podemos dizer também que Sauron conhece o medo e a dor e essa é uma grande fraqueza. Sauron se enfraquece ainda mais quando deposita boa parte do seu pode no Um anel imagine então quando ele é destruido.

Meu caro Erion, acho que você se enganou, a fraqueza, e não a força de Sauron vem desse desejo de tudo dominar, assim como as de Melkor...
Tirando isso, concordo com vc...
 
Só corrigindo, Melkor não desejava dominar e sim destruir, Sauron desejava usar o que não lhe era direito a seu favor e manter sob suas rédias. E Sauron não foi derrotado por canção alguma de Luthien, mas sim por Huan, que teve a chance de atacar enquanto Gorthaur estava cego, devido ao manto de Luthien, que foi confeccionado a partir dos seus próprios cabelos encantados da donzela.
 
Última edição:
Industrial, tudo que vc disse ai se aplica a praticamente todos os Maiar, e ele não tinha poder pra fazer frente a Melian, [...]

É dito que a bruxaria de Sauron e o poder de Melian se enfrentavam na região fronteiriça de Doriath. Se se enfrentavam e nem um nem outro recuava, não podemos dizer que Melian era mais forte que Sauron (nem que Sauron era mais forte que Melian, embora ele não investisse apenas contra Doriath).
 
Suponho que seja impossivel definir qual dos dois era o mais forte, mas a impressão que Sauron não fazia movimentos maiores contra os poderes de Melian porque ele não queria se expor nem se prejudicar. Dentro de sua arrogância ele conhecia as habilidades de Melian e sabia que precisaria se concentrar única e exclusivamente contra ela e não sabia se venceria, pois também punha seus pensamentos em outros lugares, e em outras coisas não pretendendo deixar nenhum de seus propósitos de lado por apenas um reino a ainda por cima correndo o risco de sair seriamente prejudicado.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo