• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quantos tipos de elfos existem?

DarkXero

Usuário
na verdade existe quantas raças de elfos, so sei q tem os elfo normais, os elfos negros. mais ja ouvi falar em outras 3 raças existe mesmo essas tres raças ou e apenas invenção?:obiggraz:
 
Última edição por um moderador:
Re: ola galera?

pelo o que eu me lembre os elfos são divididos em tres grupos:

Vanyar,Noldor e Teleri

os Vanyar e os Noldor foram para Aman e os teleri não

acredito que eu esteja errado,daqui a pouco aparece alguém que saiba mais e te explica melhor
 
Re: ola galera?

Quanto a divisão dos grupos, estás certo Servo de Eru. A única coisa que você se equivocou foi que parte dos Teleri também foram para Aman. Eles foram os últimos a chegarem lá, por isso também eram chamados de Nelyar (terceiros).
 
Última edição:
Re: ola galera?

Quanto a divisão dos grupos, estás certo Servo de Eru. A única coisa que você se equivocou foi que parte dos Teleri também foram para Aman. Eles foram os últimos a chegarem lá, por isso também eram chamados de Nelyar (terceiros).

valeu por me ter corrigido

e também por ter esclarecido DarkXero
 
Na verdade, existem várias divisões e subdivisões dentro da raça élfica.

Basicamente, considerando as principais subdivisões, seria assim:


Calaquendi - Elfos da Luz (Elfos que moram/moravam em Aman)
Moriquendi - Elfos da Escuridão (Elfos que nunca foram para Aman)

Eldar

Vanyar - Elfos "loiros"
Noldor - Elfos profundos (Sábios)
Teleri - Os Relutantes (lindar, Os Cantores)

Sindar - Elfos Cinzentos;​

Falathrim - Teleri de Beleriand (Povo das Falas)​


Nandor - "Aqueles que dão meia-volta"​

Laiquendi - "Elfos-verdes" de Ossiriand​


Falmari - Elfos do Mar (Teleri que partiram da Terra-média para Aman)
Elfos Silvestres (Tawarwaith, O Povo da Floresta)​

Avari


Mas é possível ir além disso. A seguinte árvore das famílias élficas foi elaborado de acordo com fontes posteriores (no caso, do HoME XI: The War of the Jewels, que eu ainda não li para conferir):

attachment.php
 

Anexos

  • Sundering_of_the_Elves.png
    Sundering_of_the_Elves.png
    64,7 KB · Visualizações: 2.589
bem...
eu queria vir aqui ajudar! mas o Fëanor estragou meus planos!
de qualquer forma, está completamente correcto o que ele disse (como se fosse preciso eu confirmar alguma coisa! xD)

mas só como resumo, creio que as mais importantes divisões serão os Eldar (Noldor, Vanyar e Teleri), os Sindar, os Nandor e os Avari. Ou seja, respectivamente, as três casas que partiram para Aman, os habitantes de Beleriand, os que desistiram da caminhada pelo caminho e por fim, os que não quiseram ir para Aman!...
acho que disse bem, se não, alguém que me corrija por favor...

;D
 
Calaquendi - Elfos da Luz (Elfos que moram/moravam em Aman)

Na verdade, os Calaquendi são os Elfos que viram a luz das Duas Árvores, não necessariamente que moram ou moraram em Aman.

Thingol era um Calaquende, mesmo tendo voltado e ficado na TM, pois viu a luz quando foi até Aman como embaixador dos Teleri.
 
Re: ola galera?

valeu por me ter corrigido

e também por ter esclarecido DarkXero

Por nada!!

O post do Fëanor está bem mais completo (e melhor até!!), mas é de melhor entendimento pra quem já leu o Silmarillion e está mais acostumado com o Universo Tolkien, eu acho pelo menos.
 
Na verdade, os Calaquendi são os Elfos que viram a luz das Duas Árvores, não necessariamente que moram ou moraram em Aman.

Thingol era um Calaquende, mesmo tendo voltado e ficado na TM, pois viu a luz quando foi até Aman como embaixador dos Teleri.

Então, ele foi para Aman e morou lá alguns dias. :dente:

Mas tens razão, não lembrava do caso do Thingol.
 
Ele ficou é hospedado por lá, por causa da viagem, o que é diferente de morar. :dente:

Mas o que dá a entender é que se qualquer Moriquendë tivesse vislumbrado a luz das Árvores, ele também passaria a ser um Calaquendë. Só que as Árvores foram destruídas e acabou que Thingol ficou sendo o único caso especial.
 
Na verdade, existem várias divisões e subdivisões dentro da raça élfica.

Basicamente, considerando as principais subdivisões, seria assim:


Calaquendi - Elfos da Luz (Elfos que moram/moravam em Aman)
Moriquendi - Elfos da Escuridão (Elfos que nunca foram para Aman)

Eldar
Vanyar - Elfos "loiros"
Noldor - Elfos profundos (Sábios)
Teleri - Os Relutantes (lindar, Os Cantores)

Sindar - Elfos Cinzentos;
Falathrim - Teleri de Beleriand (Povo das Falas)
Nandor - "Aqueles que dão meia-volta"
Laiquendi - "Elfos-verdes" de Ossiriand
Falmari - Elfos do Mar (Teleri que partiram da Terra-média para Aman)
Elfos Silvestres (Tawarwaith, O Povo da Floresta)
Avari


Isso é bom!!! Seria possível dar uma exemplo de personagens que correspondam a essas principais sub-divisões, pelo menos um para cada uma delas? Confesso que me perco algumas vezes com relação a isso.:mrgreen:
 
Última edição:
Isso é bom!!! Seria possível dar uma exemplo de personagens que correspondam a essas principais sub-divisões, pelo menos um para cada uma delas? Confesso que me perco algumas vezes com relação a isso.:mrgreen:

Dá uma olhada na árvore que eu anexei no spoiler, lá tem o nome do principal elfo correspondente a cada uma das principais sub-divisões.
 
De fato estão lá! Falha minha não ter notado!!! Obrigado, Fëanor!!!

Mas já aproveitando o post, pergunto: os elfos da Terceira Era, os d'O Hobbit e SdA, Reino da Floresta, Lórien, Valfenda... onde entram nesse esquema?
 
Os Elfos da Floresta das Trevas eram em sua maioria Nandor, sendo que Oropher, Thranduil e Legolas eram Sindar.

Mesmo caso de Lothlórien, onde a maioria dos Elfos era Nandor, mas Galadriel era Noldo e Celeborn um Teler.

Em Valfenda a predominância era de Noldor, mas devia haver alguns Nandor também.
 
Só pra fazer um adendo que considero importante. Nosso camarada que abriu o tópico perguntou quantas "raças" de elfos existem.

Deve-se deixar claro que a raça élfica é única, só existe uma. As "Famílias" que foram aqui enumeradas são clãs divididos devido a jornadas feitas por cada grupo de elfos, pelos caminhos que cada grupo resolveu seguir no decorrer da Obra e não por se diferenciarem racialmente.
 
Eu sempre achei que eram esses Vanyar, Noldor e Teleri...
Mas isso só no mundo de Tolkien né?

Ah sim... Bom, que eu saiba, essa denominação dos grupos Vanyar, Noldor e Teleri só existe no Universo Tolkien. Essa outra denominação de "Elfo Normal" e "Elfo Negro" até onde eu sei é mais usada em RPGs, como o D&D por exemplo.

Como o Snaga nos lembrou, Vanyar, Noldor e Teleri são grupos dentro de uma mesma raça. Já essa divisão usada nos RPGs não-Tolkien acho que podem ser chamadas de raça sim.

Se houver algum erro, me corrijam!
 
Ah sim... Bom, que eu saiba, essa denominação dos grupos Vanyar, Noldor e Teleri só existe no Universo Tolkien. Essa outra denominação de "Elfo Normal" e "Elfo Negro" até onde eu sei é mais usada em RPGs, como o D&D por exemplo.

Como o Snaga nos lembrou, Vanyar, Noldor e Teleri são grupos dentro de uma mesma raça. Já essa divisão usada nos RPGs não-Tolkien acho que podem ser chamadas de raça sim.

Se houver algum erro, me corrijam!


Quando li "elfos negros" início do tópico, imaginei que o colega que o abriu estivesse se referindo a elfos escuros, presentes na obra de Tolkien.
 
Quando li "elfos negros" início do tópico, imaginei que o colega que o abriu estivesse se referindo a elfos escuros, presentes na obra de Tolkien.

Confesso que desconheço estes. XD
E por ele falar de "Elfos Normais" logo liguei com as raças élficas de RPG.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo