• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Porque o anel não tem efeito sobre Tom?

Ravanoc

The ring has been lost.
Não achei nada esclarecedor em qualquer tópico que fosse; tudo hipóteses, além do próprio Tolkien ter admitido que é um mistério de suas obras, algo que talvez ele, no fundo, não saiba explicar detalhadamente.É um espírito, alguns sugerem que seja um Maiar, talvez um Valar; ou até mesmo Eru.Muitos comprovaram que ele não é, outros que sim.
Aqui tem um tópico sobre ele; mas do mesmo jeito não diz muita coisa sobre o anel.Existem hipóteses, mas o que eu venho aqui lhes perguntar é:

Qual a hipótese mais provável para a explicação do efeito nulo sob o anel em Tom?

Obrigado, meus caros! :P
 
Última edição:
Re: Porque o anel não tem efeito sob Tom?

Bom, eu não sou fã do Bombadill, acho chato toda essa complicação, sobre ele ser imune ao anel, ser um ser "sem" história ou passado.Apenas apareceu pra deixarnos curiosos e depois some sem nem sequer ajudar, ou a dar explicações.
Essa é minha opinião nesse momento.
 
Re: Porque o anel não tem efeito sob Tom?

Tom Bombadil é um mistério, e dos mais profundos, na história, não uma coisa chata que só veio a complicar.
Muitos acreditam que ele seja um Valar.. outros um Maiar... outros ousarão dizer que talvez ele seja o próprio Eru.
Mas serão só e somente suposições. Assim como Deus é para nós: ele está lá e deixa tudo ao redor mais bonito, mas ninguém sabe ao certo onde está, de onde veio, o que fez, o que fará.
Pra mim Tom é a antítese de Melkor, e aquilo que de fato equilibra a maldade de tudo na TM.
E por este motivo é imune ao Anel.
 
Última edição:
Re: Porque o anel não tem efeito sob Tom?

concordo com o ben!
num gosto muito do Bombadil porque não existem informações! e as especulações são demasiadas!...
cansei-me dele! xD

quanto à pergunta, simplesmente não sei responder, mas posso especular que ele é uma divindade qualquer superior, provavelmente um Valar ou mesmo Eru, pois tanto Gandalf como Saruman era Maia e temiam/sabiam que usar o anel os tornaria poderosos, portanto, se Bombadil também pertencesse a essa ordem seria imune...
 
Re: Porque o anel não tem efeito sob Tom?

Ah, meu Deus! O Tom de novo!

Cara, o Anel não tem poder sobre o Tom pq o anel não sabe nada sobre o Tom, não entendeu nada, não gosta das músicas dele, não sabe o que ele quer da vida, de onde veio, o que é e pra onde vai. O Anel fica confuso quanto em contato com o Bombadil!


Falando seriamente. Não sei.
Eu diria que é porque o Anel não consegue entender mesmo o Tom.
Porque se o anel exercia influências negativas sobre o portador, era por alterar e exacerbar os anseios, os desejos e paixões, a sede de poder.

Como fazer isso com o Bombadil? Não sei, e o Um talvez também não tenha sabido.
 
Re: Porque o anel não tem efeito sob Tom?

Só mais uma pergunta; Gandalf conhecia Tom Bombadil?Devia, por ser um ser do Mundo Antigo: e provavelmente a descendência do Tom devia ser daqueles tempos, agora distantes.

Acho que é isso; o mistério continua insolúvel, por mais que o tempo tenha passado.Ainda mais o efeito sob o anel.Fiquei com medo na hora de ler, hehe.
 
Re: Porque o anel não tem efeito sob Tom?

Sim realmente -.-'

Até mesmo em outros fóruns está ficando claro e reconhecido que Tom já perdeu a graça.Pelo menos é o que se vê por aí, e talvez o que se pensa também.Os mistérios continuam e acho que vai ser difícil alguém descobrir algo.Se não já teriamos descoberto....:roll:
 
Re: Porque o anel não tem efeito sob Tom?

Gandalf conhecia bem Bombadil.
O Conselho de Elrond fala sobre Bombadil, e Gandalf mostra conhecer alguma coisa de Bombadil, e no final da Guerra do Anel, quando os hobbits regressam para o Shire, Gandalf diz que vai visitar Bombadil:
"Se querem saber, mudo em breve de caminho. Vou ter uma longa conversa com Bombadil, uma conversa como nunca tive em toda a minha vida. Ele tem criado musgo, sempre no mesmo lugar, e eu fui sempre uma pedra condenada a rolar. Mas os meus tempos de rolar estão a terminar, e agora temos muito que dizer um ao outro."

Aliás, esta é uma das frases sobre Bombadil que eu acho mais interessantes, pois parece-me que Gandalf se compara com Bombadil, com a alegoria das pedras! Sempre achei que aqui poderia estar uma pista para a natureza de Bombadil! Se Gandalf e Tom podiam ser assim comparados, talvez fossem de ordens semelhantes... não sei!

Mas também a própria apresentação de Bombadil como alguém que esteve no início do mundo é muito enigmática...
enfim! xD

;D
 
Re: Porque o anel não tem efeito sob Tom?

Bombadill é um grande mistério, tudo o que podemos fazer sobre ele são conjecturas. Mas, sabe-se que ele era um ser muito bom, mas neutro, que não se metia nos problemas criados pelo filhos de Eru, que ele já viu e viveu muito e agora só cria limo ao lado de seu amor, algo que é invejavel. Também, não curto muito Bombadill, mas gostaria de saber mais sobre ele, apesar de achar que toda a sua graça está em imaginar quem ele é.
 
Re: Porque o anel não tem efeito sob Tom?

O Anel não influencia Tom, pelo motivo que Gandalf disse, ele é seu Senhor, e nada dentro do limite de suas terras pode afetá-lo, la dentro ele é o Senhor. É dito no conselho de Elrond que ele resistiria até mesmo ao poder de Mordor e que seria, caso o Anel fosse madnado pra lá o último como foi o primeiro. Agora quanto ao que ele é ou deixa de ser...Ai já não existe como fazer mais do que simples conjecturas. Todas as hipóteses, Valar, Maiar, Eru, ou qualquer outra coisa que se possa imaginar ele pode vir a ser. Agora percebe-se claramente ainda que não se levando em conta os relatos acerca de sua "idade" que ele vem de um mundo antigo, pois ainda luta como se lutava na Primeira Era, através de Canções de Poder, e disso eu sinto falta no SDA, de batalhas como a de Finrod com Sauron, e depois como a de Lúthien com o mesmo e posteriormente com o próprio Morgoth. Mas isso não vem ao caso agora, Bombadil é um "alienígena" no sentido que está lá (Terceira Era, bem do lado do Condado), mas não se encaixa no contexto, é um personagem maravilhoso, do qual infelizmente faltam dados, imaginar é muito bom, mas o que me mata é imaginar como a imaginação de Tolkien poderiam inserir/qualificar Bombadil em Arda, seria muito interessante...E pensando bem, essa frase anterior tem "imaginação" de mais, mas Bombadil é isso, é tudo que imaginarmos, já que Tolkien não disse ser coisa nenhuma.
 
Re: Porque o anel não tem efeito sob Tom?

Tudo isso é bem curioso e relativo.Para começar e fazer uma analogia, o anel não tem efeito sob ele pois ele é uma entidade do passado, forte, vigorada, do Mundo Antigo; provavelmente de Arda, pois Olórin e Elrond o conhecem.Talvez Tom seja algo inexplicável, talvez explicável, mas como a função deste tópico é explicar uma teoria que explique o poder nulo sob Tom, aqui vai o que eu penso.


Por ser do Mundo Antigo e ter relações com os Istari e o Conselho, além de ter intimidade com vários Maiar, Tom tem a essência e algo nêutro à ele; uma espécie de poder, monstruoso, mágico, inexplicável, onde na obra de Tolkien não se encaixa à nenhuma descrição do que se possa imaginar e uma descrição de se saltar os olhos ao mesmo tempo.Acho que Tolkien criou Tom para dar curiosidade ao leitor e incentivá-lo à ler, à descrobrir os mistérios e as núvens que envolvem o personagem e porque, o efeito do grande Anel, que corrompe homens e destrói sentimentos, não tem efeito algum sob ele.

Algo mágico, inexplicável, mas ao mesmo tempo impressionante.Talvez a magia de Tolkien no âmago da sua obra seja nítidamente propostial, mas em relação à questão do anel, acho que se deve ao seu passado.

Talvez uma conquista, talvez não, talvez uma Fanfic imitasse o que Tolkien sugerisse em sua mente.São inúmeras as formas e acho que nunca saberemos o que ele é.Assim como existem pessoas destinadas à morrerem, à viverem, como Tolkien já citou na Sociedade do Anel; existem pessoas que estão sujeitas à não saberem de certas coisas, de se tornarem certas coisas.

Enfim, é isso.Insolúvel?Seilá.Misterioso?Sim.
 
Re: Porque o anel não tem efeito sob Tom?

Bom. acho que Tom estava muito além de Sauron, no quesito poder e tal. Não tenho nenhuma prova disso, é só uma opinião pessoal msm. Mas se ele não era abalado pelo poder do Anel, talvez fosse porque o seu era muito superior a este. Com tanto mistério sobre ele não se pode afirmar nada com certeza. Mas acho que Tom estava muito além de tudo que se passava na Terra Média. Seu poder, sua experiência iam além de tal forma que ele não tem necessidade de interferir. Não é como Gandalf que foi mandado para ajudar e tal. Acho que ele simplesmente existia ali. Não tem como saber se era Maiar, se era Valar ou se era o próprio Eru. Tom é simplesmente uma incógnita.
 
Re: Porque o anel não tem efeito sob Tom?

Tom permanecerá sendo curioso simplesmente por este fato; e acho que ele não foi feito para ser descoberto.Acho que foi feito para ser simbólico; até mesmo algo peculiar da narrativa.Talvez Tolkien só o criou para o ímpeto do leitor ser estimulado e para que o leitor ficasse ávido ou curioso à respeito, e se interessasse pelo livro_Ou não, não sei.Tom é um emaranhado de dúvidas e icógnitas.
 
Re: Porque o anel não tem efeito sob Tom?

Primeiramente gostaria de recomendar a todos, que têm dúvidas sobre os anéis, que leiam o principal artigo da Valinor sobre eles: Os Anéis de Poder

Fatos:
1) Melkor foi o mais poderosos dos Valar, muito do seu poder ele depositou em Arda a fim de corrompê-la.

2) O maior feito de Sauron foi fazer do Um a chave para esse poder. Se o portador do Anel for suficientemente forte, então ele poderia alcançar a parte da essência de Melkor que está depositada no mundo, tornando-se assim ainda mais forte.

3) A tentação contra a qual lutaram Gandalf e Galadriel (entre outros) foi justamente essa. O Anel era uma oferta de poder enorme, um poder muito maior do que o de qualquer um deles, um poder maior do que o de Sauron, inclusive.

4) Tom Bombadil não foi sequer tentado pelo Anel.

Minha hipótese favorita (longe de ser a única):
Tom Bombadil era um ser completamente feliz. Ele não almejava nada além do que já tinha. Estava plenamente satisfeito com a vida que levava e não queria que nada nela mudasse. Sendo assim, não existe oferta de poder ou riqueza que possa tentá-lo. Uma vez imune à tentação do Anel, Tom torna-se imune ao Anel como um todo, incluindo outros efeitos como a invisibilidade.

Quanto maior a ambição da pessoa, mais forte é a tentação que o anel exerce. Basta lembrar dos casos de Boromir, Gandalf e Galadriel. Em contra partida, uma pessoa com poucas ambições sofre uma tentação bem menor. Vide Bilbo, Frodo e Sam. Assim, uma pessoa com zero ambição não sofreria tentação do anel.

Ps: O chato não é um monte de tópicos a respeito de Tom, chato mesmo são os caras que entram no tópico só para reclamar e dizer que não aguentam mais (se não aguentassem, imagino que não se dariam nem ao trabalho de postar). Mas no fim estamos num fórum aberto, todas as opiniões são válidas, tanto a de vocês achando o tópico chato, quanto a minha achando chatices as reclamações de vocês.
 
Última edição:
Re: Porque o anel não tem efeito sob Tom?

Minha hipótese favorita (longe de ser a única):
Tom Bombadil era um ser completamente feliz. Ele não almejava nada além do que já tinha. Estava plenamente satisfeito com a vida que levava e não queria que nada nela mudasse. Sendo assim, não existe oferta de poder ou riqueza que possa tentá-lo. Uma vez imune à tentação do Anel, Tom torna-se imune ao Anel como um todo, incluindo outros efeitos como a invisibilidade.

Quanto maior a ambição da pessoa, mais forte é a tentação que o anel exerce. Basta lembrar dos casos de Boromir, Gandalf e Galadriel. Em contra partida, uma pessoa com poucas ambições sofre uma tentação bem menor. Vide Bilbo, Frodo e Sam. Assim, uma pessoa com zero ambição não sofreria tentação do anel.

Ps: O chato não é um monte de tópicos a respeito de Tom, chato mesmo são os caras que entram no tópico só para reclamar e dizer que não aguentam mais (se não aguentassem, imagino que não se dariam nem ao trabalho de postar). Mas no fim estamos num fórum aberto, todas as opiniões são válidas, tanto a de vocês achando o tópico chato, quanto a minha achando chata as reclamações de vocês.

Concordo. Tom é um personagem especial e de uma compreensão de mundo maior que qualquer outra criatura (se é que ele é uma criatura) em Arda. O simples fato de que ele deu pouca importância ao anel demonstra um equilíbrio natural,não sendo bom ou mal.
 
Re: Porque o anel não tem efeito sob Tom?

Minha hipótese favorita (longe de ser a única):
Tom Bombadil era um ser completamente feliz. Ele não almejava nada além do que já tinha. Estava plenamente satisfeito com a vida que levava e não queria que nada nela mudasse. Sendo assim, não existe oferta de poder ou riqueza que possa tentá-lo. Uma vez imune à tentação do Anel, Tom torna-se imune ao Anel como um todo, incluindo outros efeitos como a invisibilidade.

Hum... :think: Eu gostei desta hipótese. Faz muito sentido pensar por este lado, que o Um só afeta quem deseja algum tipo de poder. Mas levendo em conta essa fala do Gandalf:

"Se querem saber, mudo em breve de caminho. Vou ter uma longa conversa com Bombadil, uma conversa como nunca tive em toda a minha vida. Ele tem criado musgo, sempre no mesmo lugar, e eu fui sempre uma pedra condenada a rolar. Mas os meus tempos de rolar estão a terminar, e agora temos muito que dizer um ao outro."

eu também penso que possa ser algo relacionado ao que a Sindar Princess disse anteriormente:

Pra mim Tom é a antítese de Melkor, e aquilo que de fato equilibra a maldade de tudo na TM.
E por este motivo é imune ao Anel.
 
Re: Porque o anel não tem efeito sob Tom?

Nossa.... o post do Vilya esclarece muita coisa na minha mente, pra falar a verdade a hipótese apontada é de longe uma das, se não a mais plausível!!!! Muito bom!
 
Re: Porque o anel não tem efeito sob Tom?

Nossa.... o post do Vilya esclarece muita coisa na minha mente, pra falar a verdade a hipótese apontada é de longe uma das, se não a mais plausível!!!! Muito bom!
Que bom que você também gostou. :D

Mas tem pelo menos um furo no argumento usado naquela hipótese, assim como na maioria das outras. Ainda assim, aquela é a minha favorita. (uma questão de gosto).
 
Re: Porque o anel não tem efeito sob Tom?

Furos terão em várias.... é uma coisa absurda como tem furos nas obras de Tolkien aos olhos dos curiosos... Não sei se proposital, ou falta de tempo para dar continuidade, ou simplesmente não se interessou mais sobre o assunto... existem várias brechas.
Uma das que mais gosto são os Hobbits e os Ents.... muita coisa fica na dúvida, muita coisa subentendida e nada muito esclarecedor.
Ou seja, certeza de nada jamais teremos... se ele tinha realmente as respostas pra nossas perguntas levou consigo para o mundo de Mandos quando partiu!!! Nos resta criar teorias e desvendar as que ele deixou subentendidas pelas obras...
E das teorias formuladas a sua tem muita lógica...

Quem tem o que quer, quem está pleno, não se tenta... e isso é pra qquer coisa da vida... tem o trabalho perfeito a seus olhos, não se preocupará com um melhor ainda que venha mais dinheiro... existem coisas a serem "pesadas"; tem uma pessoa que te faz se sentir pleno, nenhuma outra lhe trará inquietação, pois não precisa de outro pra se sentir feliz... tudo depende do seu grau de satisfação com a vida...

Vai ver Tom, um personagem que muito me intriga e muito me irrita (detesto as cantorias rs), era realmente pleno... lugar que se sentia livre, fazendo coisas que o deixavam em paz e com a única que o poderia completar.... talvez para ele o poder oferecido pelo anel nada mais fosse que ruína.... "todo poder corrompe", talvez ele simplesmente tenha analisado esse tipo de ângulo e decidido que sua vida, como era, lhe bastava.

Outra teoria que acho legal e que não sei onde li é que ele era como um espelho de Eru... uma pequena parte da existência de Eru sendo colocada em carne e osso em Arda... alguém que se importava apenas em amar, viver de forma correta, ajudar e cultivar... a pequena parte de Eru disposta a preservar suas criações ainda que soubesse das adversidades que viriam pela frente.... é uma coisa bonitinha de se interpretar até rs
 
Última edição:
Re: Porque o anel não tem efeito sob Tom?

Eu como fã do Tom não poderia deixar isso passar... Mas vocês perguntam: "Porquê raios você é fã desse cara chato?"

Vamos por partes.

Para mim Tom é um Ainu e certamente desceu ao mundo como outros Valar e Maiar sendo mais antigo que a própria Arda. Não tenho muitas dúvidas quanto a isso, mas não se sabe exatamente sua classe.

Essa citação deixa as coisas bem claras.

“Mais ancião, é o que sou. Vejam bem, meus amigos: Tom Bombadil já estava aqui antes do rio e das árvores; Tom se lembra da primeira gota de chuva e do primeiro broto de árvore. Fez trilhas antes das pessoas grandes e viu o povo pequeno chegando. Já estava aqui antes dos Reis dos túmulos e das Criaturas Tumulares. Quando os elfos passaram para o oeste, Tom já estava, antes de os mares serem encurvados. Conheceu o escuro sob as estrelas quando não havia medo – antes de o Senhor do Escuro chegar de fora.”​
A Sociedade do Anél, “Na Casa de Tom Bombadil” p. 135​

O próprio Tolkien afirma que Tom foi um enigma proposital. Sobre o fato do anel não ser almejado ou mesmo surtir efeito quando usado por ele, acredito que o motivo seja sua origem.

Sendo Tom um Ainu, possivelmente um Maia - não descarto a hipótese de Vala, mas acho improvável - ele poderia ter resistência ao Um, logo vem a questão, "Peraí! Gandalf também era um Maia e mesmo assim afirmou poder ser corrompido pelo Um!". Na verdade Gandalf não possuia mais suas capacidades de Maia plenamente, estava extremamente limitado enquanto seu fëa estava atrelado a um hroä, sendo vulnerável aos efeitos do Um, todavia Tom também possuia um hroä certo? Sim, mas talvez aquela fosse sua própria personificação sem imposição de limites diferente dos istari que foram enviados como homens idosos e limitados para ganhar a confiança dos povos e lhes ajudar através de conselhos ao invés da força declarando guerra aberta.

Não digo que apenas por ser um Maia - uma suposição minha - Tom seja imune, mas pode ser uma explicação possível. Sua grandeza de espírito justificaria sua falta de interesse, ou até mesmo desdenha pelo anel, que não causaria nenhum efeito colateral em algo mais poderoso que ele.

Então havia a possibilidade de Tom Bombadil ser mais poderoso que a essência de Sauron depositada no Um? Também digo que é possível, ainda mais quando ele resiste ao Um de tal forma que nenhum outro havia o feito.

Podemos também lembrar que Tom era intimamente ligado à natureza, e muitos acreditam que ele seja a personificação da mesma. Essa ligação é muito natural entre os Ainur, mas também é possível que seja uma 'criatura' vinda da mente de Yavanna, algum fibrilar da canção, porém de grande capacidade.

Tom ainda é um dos meus personagens favoritos, até pelo fato do mundo estar pegando fogo e ele, estar feliz dentro do seus limites. Talvez por saber que se o bixo pegasse e o mal viesse em sua direção ele não teria problemas para contornar a situação, eu não acredito que seja egoísmo, apenas uma visão de que o mundo tem o seu rumo natural e que não precisa de sua intervenção. :joy:
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo