• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ciência da Terra-média: Filologia élfica

Administração Valinor

Administrador
Colaborador
&quot;Nenhuma das ci&ecirc;ncias &eacute; mais orgulhosa, mais nobre ou mais pol&ecirc;mica do que a filologia, nem menos misericordiosa diante do erro.&quot; A frase &eacute; de Jakob Grimm (1785-1863), fil&oacute;logo alem&atilde;o (e um dos irm&atilde;os Grimm que compilaram contos de fadas, caso voc&ecirc; esteja co&ccedil;ando a cabe&ccedil;a). E, fora algum exagero, ele est&aacute; cert&iacute;ssimo: a filologia &eacute;, de fato, uma ci&ecirc;ncia. O que faz de Tolkien um cientista, senhoras e senhores.<br />
<br />
</ br> Leia Mais...
 
Caramba... Cisne, parabéns pelo artigo!! Ficou muito bom mesmo!
Estou gostando muito da série de artigos "Ciência da Terra-média"!
 
:clap: Maravilhoso artigo.

Sempre achei as línguas uma das coisas mais interessantes (senão a mais interessante) da mitologia de Tolkien. É fascinante o fato de terem evoluído ao longo do tempo, tornando-o ainda mais real.
 
Tolkien teve a paciência necessária para criar tais idiomas, e como um filósofo conseguiu aperfeiçoar esse talento q já vinha desde a infância quando aprendeu a escrever, como todos sabem. Nesta serie de artigos, alias quero parabenizar o Cisne por esse trabalho maravilhoso, ele realmente consegue mostrar essas, muitas vezes pequenas, relações com a realidade, Acredito q ai ele coloca muito bem os fundamentos deste estudo.mas voltando as Línguas, Tolkien diz logo no começo da carta 131:
<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><o:p></o:p>
“Por detrás de minhas histórias existe agora um nexo de idiomas (na sua maioria esboçadas apenas estruturalmente). Mas com aquelas criaturas que, em inglês, eu enganosamente chamo de Elves [elfos] foram associadas duas línguas aparentadas bastante completas, cuja história está escrita, e cujas formas (representando duas facetas diversas do meu próprio gosto lingüístico) são cientificamente deduzidas a partir de uma origem comum.(...) . Isso confere um certo caráter (uma coesão, uma consistência de estilo lingüístico e uma ilusão de historicidade) à nomenclatura, ou assim creio, que está notavelmente ausente de outras coisas comparáveis.”
<o:p></o:p>
“(...)entristecia-me a pobreza de meu próprio país amado: não possuía suas próprias histórias (ligadas à sua língua e ao seu solo), não da qualidade que eu buscava, e que se acham (como ingredientes) nas lendas de outras terras.(...)”
<o:p></o:p>
Nesta parte ele fala sobre a pobreza da essência em outras obras mostrando a sensibilidade dele, acho q a certa perfeição nas línguas foi um desfio imposto por essa carência, mas justamente esses aspectos perfeccionistas fazem com q ela evolua e seja realmente uma das coisas mais belas da obra dele!
<o:p></o:p>
Bem...é só uma opinião espero q tenham entendido...
 
:clap: Maravilhoso artigo.

Sempre achei as línguas uma das coisas mais interessantes (senão a mais interessante) da mitologia de Tolkien. É fascinante o fato de terem evoluído ao longo do tempo, tornando-o ainda mais real.

Relmente fascinante. Intrigante o tempo todo.Cada artigo melhor que o outro. "Ciência da Terra Média", a cada leitura uma descoberta!! Fantástica!
 
Concordo com o Ulca. Também acho as línguas (em especial as élficas) uma das coisas mais fascinantes criadas pelo Professor!! É incrivel que tenha criado um ramo linguístico com tamanha perfeição!!
 
Dentre todas as coisas que Tolkien usou/criou para deixar a TM o mais próximo possível do "real", do "possível", do "crível", apesar de toda a magia e seres fantásticos - e esses mesmos sempre muito bem baseados também - acredito que as línguas de forma geral, não apenas o élfico, foram ou são o mais importante.

A língua é algo que está extremamente ligada a história de um povo, ou etnia, a cultura e religão, e um continente está cheio de povos tão diferentes nesses aspectos e tão próximos nesses mesmos aspectos, que faz com que isso seja um fator primordial para que a TM seja algo que se desconfia ter existido de fato.

Mais uma vez superou minhas expectativas o artigo!!! Parabéns!!!! :joinha:
 
Ótimo artigo. Muito esclarecedor.
Não há duvidas de que o Tolkien foi um dos grandes genios da nossa época.
 
Dentre todas as coisas que Tolkien usou/criou para deixar a TM o mais próximo possível do "real", do "possível", do "crível", apesar de toda a magia e seres fantásticos - e esses mesmos sempre muito bem baseados também - acredito que as línguas de forma geral, não apenas o élfico, foram ou são o mais importante.

A língua é algo que está extremamente ligada a história de um povo, ou etnia, a cultura e religão, e um continente está cheio de povos tão diferentes nesses aspectos e tão próximos nesses mesmos aspectos, que faz com que isso seja um fator primordial para que a TM seja algo que se desconfia ter existido de fato.

Mais uma vez superou minhas expectativas o artigo!!! Parabéns!!!! :joinha:

Muito bem colocado!
 
Cisne detonou nesse artigo. :clap:

Um texto bastante esclarecedor sobre as dimensões da filologia na obra do Professor, e de fácil leitura.
 
muito bacana e esclareçedor como muitos dizeram ,mas eu ja sabia disso rss tolkien e fodao (no bom sentido claro):D
 
O homem se faz por si.
Mies on tehnyt sinulle. (Finlandês)
El bloke en caso que él hacía para tí. (Latim)
Viene la fortuna a quien la procura. (Espanhol)
L'uomo è fatto per voi. (Italiano)
Ο άνθρωπος γίνεται για σας. (Grego)
Every man is the architect of his fortune. (Inglês)
Chacun est l’artisan de sa fortune. (Francês)
Ciascuno è fabro della propria fortuna. (Esperanto)

Parabêns pelo Tópico muito bem formado!!
Tolkien era realmente um "cientista dos idiomas", a linguagem da Terra-Média é algo sem igual, como se já não bastasse pelos desenhos cartográficos e seus relevos, as criaturas fantásticas, os homens, elfos, anões, etc, como descreve os lugares, Tolkien um homem a frente de seu tempo e de tudo.
 
Ótimo artigo.

Não se ateve muito a termos técnicos e, mesmo assim, conseguiu explicar muito bem sobre filologia, não somente na obra de Tolkien mas, também, de uma forma geral.

A filologia é, para mim, a parte da obra de Tolkien mais pefeita e real que existe (obviamente por ser, ele próprio, um filólogo de mão cheia).

E que venham os olifantes o/

Só por curiosidade o Cisne é formado em que??
 
Última edição:
Não poderia ter explicado melhor. O Cisne tem uma baita facilidade para simplificar assuntos complexos. Parabéns!
 
Brigadão MESMO pra todo mundo ;-)

Thalion, eu sou formado em jornalismo, fiz mestrado em tradução e estou fazendo doutorado em tradução tb. Ah, qq hora eu faço graduação em biologia, se Eru quiser.

Abração,
 
Brigadão MESMO pra todo mundo ;-)
Nós é que agradecemos :D
Thalion, eu sou formado em jornalismo, fiz mestrado em tradução e estou fazendo doutorado em tradução tb. Ah, qq hora eu faço graduação em biologia, se Eru quiser.
Uia, se pá seremos calouros juntos lá nas bandas da USP :lol:. Estou querendo começar a trabalhar na área de biologia, campo muito frutífero para modelagem matemática.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo