• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Bardo 4e

Barlach

Verde. E arqueiro
Pra quem tem o D&D Insider, saiu na coluna Ampersand da Dragon um preview do bardo da 4e!

O preview é bem completo, com uma build até o 10º nível, com dois poderes por nível.

Tá muito foda. Algumas coisas sobre a classe:

- É um leader arcano.
- As builds são "carisma e inteligência" ou "carisma e constituição".
- Ataques são baseados em carisma.
- Ganha algumas das melhores class features do jogo.
- Sabe lançar rituais e uma vez por dia pode lançar rituais específicos de bardo sem gastar componentes.
- Os bardos de inteligência usam wands; os de constituição usam armas (em especial espadas).
- Bardos podem pegar mais de um feat de multiclasse.
- Eles podem pegar quase todas as skills (são 14 opções).
- A build revelada é de inteligência: muitos poderes permitem dar slide nos aliados e inimigos.

Acho que o Sky errou esse, não? Não tinha apostado em power source shadow?
 
É. E já tinha sido confirmado que ele ia ser um líder arcano...

Agora, por essa descrição rápida parece ser ainda mais foda que antes. Só teve uma coisa que eu não gostei: wand? Arma? E o instrumento musical, vai aonde?
De qualquer forma, esse é um que eu vou ter que ver...
 
Parece interessante. Vou ver se dou uma olhada melhor depois!

:P


Ele sai no PHB2?

Sim, no PHB2, ano que vem.

É. E já tinha sido confirmado que ele ia ser um líder arcano...

Agora, por essa descrição rápida parece ser ainda mais foda que antes. Só teve uma coisa que eu não gostei: wand? Arma? E o instrumento musical, vai aonde?
De qualquer forma, esse é um que eu vou ter que ver...


Na verdade, o instrumento musical é citado como possibilidade de implemento, pelo o que entendi do texto.

Na verdade, na única vez que joguei de bardo na 3e, eu não usava nenhum instrumento, só uma espada e uma varinha de cura. Usava perform (oratória).

Em termos de flavor, acho que o bardo responde à quase tudo que era esperado, ele é bom de skills (aliás, ele ganha +1 em todas as skills não treinadas), bom de conhecimento, usa rituais muito bem, é ótimo de diplomacia...

Gostei muito dele.
 
Agora eu vi que ele pode usar instrumento. Pelo menos isso... ia ser muito estranho um músico que não apenas não sabe tocar nenhum instrumento, mas ainda faz música melhor com uma espada que com uma harpa!

Na 3.5, bardos realmente tinham poucas razões para usar instrumentos. Forçava você a ocupar as mãos e não dava, a priori, nenhum benefício... No Complete Adventurer, cada instrumento dava bônus a uma música específica (o melhor era o tambor, dava +1 de inspirar coragem), mas tirando isso só se fosse mágico mesmo... e em geral era melhor ter um Anel da Atuação, era a mesma coisa só que sem ocupar as mãos. E Atuação alta nem era tão crucial na maior parte das vezes... Mas, com o esquema de implementos da 4E, eu esperava que agora os bardos pudessem usar seus ataques só com o alaúde na mão. Que nem os clérigos, que agora usam símbolos sagrados.
 
Pelo preview parece bem mais forte que os outros leaders, bem que o bardo merecia, sempre achei ele uma classe underpower no 3.5 (nao era nem conjurador completo, nem combatente completo, ajudava o grupo mas clericos e druidas de niveis altos eram superiores) e agora no 4.0 é uma classe que merece respeito
 
Eu to jogando com um bardo, gostando muito.

Fiz a build do bardo que luta com espada, usando meio elfo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo