• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O que teria acontecido se boromir não tivesse morrido?

Status
Fechado para novas mensagens.

Nazgûl

Usuário
estava pensando... o q teria acontecido com o nobre boromir se ele não tivesse morido? será q continuaria na sociedade,ele faria muita difença em gondor quando foi atacada? fiquem a vontade para darem suas segestões.
 
Re: o teria acontecido se boromir não tivesse morrido?

Puxa, era o que eu estava pensando nestes ultimos dias. Eu estava até com a idéia de criar um tópico a respeito.
Bem, ele estava deixando-se seduzir pelo anel, então acho que não daria muito certo se ele continuasse vivo. Acredito que ele morreria mesmo, se não naquela luta com o Uruk Hai talvez em Gondor.
 
Re: o teria acontecido se boromir não tivesse morrido?

provavelmente Boromir seria tomado pela tentaçao novamente e tentaria pegar o anel...e se isso acontecesse....qual seria a reaçao doos outros componentes da sociedade????e se essa tentaçao viesse quando eles estivessem em gondor...esse anel poderia ser tirado a força e as coisas poderiam se complicar mais ainda..
 
Re: o teria acontecido se boromir não tivesse morrido?

Não creio que Boromir cairia em tentação novamente!!!Frodo estaria fora de seu alcançe!! Pois Frodo já havia decidido se separar da comitiva entes de Boromir tentar pegar o Anel!!!!
E se Boromir estivesse vivo, acredito que o rumo da batalhas posteriores seria muito diferente do que realmente aconteceu!!! Ele era um homem valoroso e um grande capitão, o qual seus homens o seguiriam onde quer que ele fosse!!! Se ele sozinho consegui derrotar mais ou menos uns 30 Uruk-Hai imagine o que ele não poderia fazer estando com Legolas, Gimili, Aragorn e Gandalf??? A batalha do Abismo teria sido fichinha!!!!rsrsrs!!!!

P.S. Acredito que este tópico devesse ser transferido para o sub-forum ( E se....)
 
Re: o teria acontecido se boromir não tivesse morrido?

Acho que Merry e Pippin não seriam capturados. Boromir os defenderia e logo Aragorn, Legolas e Gimli chegariam...provavelmente conseguiriam fugir. Não sei se seguiriam para Rohan ou direto para Gondor, muita coisa mudaria na trajetória deles...e Boromir faria muita diferença nas batalhas. Se Boromir não morresse, provavelmente as atitudes de seu pai não seriam tão desesperadas, talvez ele não enlouquecesse e tomasse madidas mais dignas de um regente diante das tropas da Força Escura.
 
Re: o teria acontecido se boromir não tivesse morrido?

As coisas acontecem, sempre. Quais coisas? Não cabe a nós saber de antemão. E uma coisa que aconteceu foi a morte de Boromir. Ele morreu e ponto. Foi o único membro da Comitiva a morrer de fato.

O que foi uma pena, e uma triste "fatalidade". Nas grandes histórias, dos Grandes Mestres da Literatura, como obviamente é o caso do nosso querido Tolkien, as coisas nunca dão 100% certo, a não ser no final, e mesmo assim, algumas vezes, o final não é "feliz".

Ao ler da morte de Boromir pela primeira vez, por ter gostado tanto dele (sei lá, por ele ser muito mais humano) me perguntei por que é que ele havia morrido. Como de praxe, fiquei pensando nisso um bom tempo depois de haver terminado a leitura de A Sociedade..., mesmo depois de já estar quase no meio de As Duas Torres, eu continuava pensando na morte do guerreiro de Gondor.

Li todo a trilogia e, ao fim da última página de O Retorno..., parei pra pensar exatamente na dúvida sugerida no título deste tópico: o que teria acontecido se Boromir não tivesse morrido? Cheguei a uma conclusão aos 13 anos de idade e até hoje, ninguém me apresentou nada mais plausível ou que me tenha soado tão "convincente". Eis:

Partindo-se do pressuposto que, para a história em si ganhar mais emoção, alguém da Comitiva teria que morrer (excetuando-se o Gandalf, que já havia "morrido" antes do Boromir, e "ressussitado"), vamos analisar o fato, membro por membro da Comitiva

- Frodo: não poderia morrer, por ser o Portador do Anel
- Sam: não poderia morrer, por ser quem durante toda a jornada, daria sustentação ao Frodo e o acompanharia até Mordor
- Gandalf: ele era o Portador do Anel Vermelho do Fogo e, além do mais, era um Maia, um Mago e era Gandalf, oras!
- Aragorn: Não poderia morrer porque era o Herdeiro de Isildur, e não haveria Retorno do Rei se não houvesse um rei para retornar...
- Merry e Pippin: não poderiam morrer porque eram hobbits (o que significava muito, porque eles eram amigos de Frodo e Sam e também porque eram Pequenos, além de SdA ser uma história de hobbits, se é que me entendem)
- Legolas: não poderia morrer porque, além de elfo (sei, sei, elfos podem ser mortos, apesar de serem imortais), ele era o único dos Primogênitos na Comitiva , também, porque a presença dele foi essencial para todo o desenvolvimento da obra
- Gimli: não poderia morrer porque era o único Anão da Comitiva e sua presença também foi de suma importância para o desenvolvimento da obra


Como podem ver, restou o Boromir. Ele era um guerreiro de Gondor, filho do regente e futuro regente, um ser humano louvável, apesar de ter tentado tirar o anel de Frodo (plenamente justificável o que ele fez, não por ser mau, mas por querer salvar sua terra - mesmo não tendo sido certo). Mas era um dos dois humanos (e o outro era o Aragorn) e o único ao qual eu não consegui achar uma justificativa para manter vivo. Não é sacanagem minha, mas sei lá, foi assim que eu pensei, e que continuo pensando até hoje.

É claro que isso tudo é pensamento meu, não tenho bases diretas de textos de Tolkien, ou não sei o que passou na cabeça do professor ao escrever a morte de Boromir e quais as razões por isso ter acontecido.

PS: O Boromir é um dos meus personagens favoritos
 
Re: o teria acontecido se boromir não tivesse morrido?

Bom eu acho que Pippin e Merry não seria capturados, e que ele poderia fazer uma grande diferença na guerra que atingiu Gondor, porém tem um outro parte, eu acho que também ele cairia em tentação por causa do Um Anel e poderia fazer com que a História tomasse um outro rumo talvez, bem pior do que este.
 
Re: o teria acontecido se boromir não tivesse morrido?

basta imaginarmos que se Boromir tivesse sobrevivido e consequentemente, se Merry e Pippin n fossem feitos cativos, a Irmandade não iria para Rohan, não encontrariam Gandalf tão cedo e provavelmente Théoden não acordaria a tempo do seu transe, e Rohan cairia...
Em Pellenor, ajuda n chegaria a tempo, Aragorn nem teria posto a ideia do caminho dos mortos na cabeça, não haveriam cavaleiros de rohan ou gente dos feudos do Sul na batalha e esta seria facinha para os mauzões...

conclusão..
acho que a morte de Boromir foi uma coisa aceitável! xD

(bem, eu presupus que Merry e Pippin não seriam capturados...)

se Merry e Pippin fossem capturados, a história decorreria de forma parecida...

Ou Boromir seguiria directamente para Minas Tirith e aí tomaria o controlo da guarnição da cidade, provavelmente tomaria osgiliath, tentando segurá-la, faramir ficaria com os seus arqueiros de ithilien dificultando o caminho aos sulistas e chegariam menos inimigos a Minas Tirith! o capitão da torre branca conseguiria provavelmente aguentar um pouco mais a cidade, se n fosse ferido como foi faramir e denethor talvez não enlouquecesse e caísse em si... as batalhas em Rohan seguiriam como seguiram mas em Gondor a situação ficaria ligeiramente melhor! na grande batalha, Boromir seria uma grande ajuda com a sua trompa e quando Aragorn chegasse, ele aceitaria o novo rei como um bom mordomo... acho que acabaria por aceitar depois dos feitos do seu novo Rei...

OU então, Boromir seguiria com a irmandade para rohan, provavelmente teriam encontrado Gandalf também e salvariam Rohan... na batalha do abismo do elmo, Boromir faria mt diferença, nem que fosse pela experiência em grandes batalhas... MAS!... eu acho que Boromir teria morrido de qq forma! isto porque, quando em Harrowdale (acho que é assim e n me lembro de nenhuma tradução! aquele sítio à porta do caminho dos mortos! lol) Théoden recebe a seta vermelha, sinal do pedido de ajuda de Denethor, Boromir enlouqueceria e iria com o mensageiro a cavalgar para chegar a cidade... creio que devem conhecer o destino do mensageiro! morto pelos orcs que rodearam a echor ramma (acho que é este o nome da muralha!)... Boromir restiria mas morreria a lutar à vista da sua cidade e talvez o seu pai o conseguisse ver a morrer!...
 
Re: o teria acontecido se boromir não tivesse morrido?

Acho que como disse a My, alguem tinha que morrer e o Boromir era dispensável na história.Acredito que se ele ficasse vivo depois da batalha com os Uruks ele acabaria sofrendo com a loucura do pai e acho que poderia ter até morrido como quase aconteceu com o Faramir.
 
Re: o teria acontecido se boromir não tivesse morrido?

Não sei não, Boromir era um grande guerreiro, e estando vivo em gondor haveria uma resistencia muito maior contra Sauron, e ainda acredito que evitaria a loucura de Denethor. E colocaria Aragor numa posição muito mais fraca para voltar ao trono.
E, é claro que Boromir não iria participar das batalhas de Rohan... Iria sim pra gondor
 
Re: o teria acontecido se boromir não tivesse morrido?

Dependeria se Pippin e Merry fossem ou não capturados.

Se fossem, com certeza ele iria junto aos outros atrás dos hobbits, para reparar seu erro ao ter tentado pegar o anel e tê-los deixado com os Uruk-hai. Mas, se a situação fosse revertidia e ele conseguisse derrotar os orcs, ele voltaria a Gondor e aí teríam mais um valoroso guerreiro contra as tropas de Sauron e também evitaria a loucura de Denethor.

Quanto a tentar impedir Aragorn de tomar o trono eu duvido bastante, ele era orgulhoso e arrogante até certo ponto, mas sabia que apenas um rei iria reacender a esperança nos homens novamente.
 
Re: o teria acontecido se boromir não tivesse morrido?

Quanto a tentar impedir Aragorn de tomar o trono eu duvido bastante, ele era orgulhoso e arrogante até certo ponto, mas sabia que apenas um rei iria reacender a esperança nos homens novamente.

Concordo. Quando morreu, Boromir já admirava Aragorn pela sua bravura e acredito que já o via como digno de ser rei. Ele foi tentado pelo Anel, porém era um homem bom em essência, isso sua fraqueza se deu como poderia ocorrer com qualquer outro.

Com certeza faria muita diferença em vários acontecimentos que se sucederam a sua morte, principalmente porque acho que realmente se arrependeu do que fez e tentaria se redimir como fosse possível. Ele seria honrado e reconheceria a soberania de Aragorn.
 
Re: o teria acontecido se boromir não tivesse morrido?

Mas acho que a pergunta crucial não seria se Boromir tivesse morrido, e sim, se Merry e Pipin fossem ou não capturados...

Pois se não fossem, os três não acabariam chegando em Rohan, e ficados cientes da situação, ou ficariam sabendo tarde demais, pois naquele momento o tempo era crucial...

Rohan provavelmente estaria acossada pelos Uruk-Hai de Saruman, e seriam mortos...

Gondor, teria Mordor e Isengard como inimigos e, mesmo com a poderosa e eficácia liderança de Boromir em Gondor, não teriam forças suficientes para se defender de dois inimigos...e, provavelmente tudo acabaria antes, com a vitória da sombra...

Aí, viria outro ponto: Saruman realmente se submeteria ao poder de Sauron, ou haveria outra batalha para decidir o maior poderio?
é claro que, se isso acontecesse, Saruman estava em desvantagem...em número e poder...
 
Re: o teria acontecido se boromir não tivesse morrido?

estava pensando... o q teria acontecido com o nobre boromir se ele não tivesse morido? será q continuaria na sociedade,ele faria muita difença em gondor quando foi atacada? fiquem a vontade para darem suas segestões.


Caro Hobbit Bonzinho, Boromir é um grande capitão de Gondor, portanto seria de muita utilidade na guerra de Gondor já que Gandalf sozinho conseguiu dar coragem aos homens subindo e descendo os 7 andares de Minas Tirith , já com a ajuda de Boromir, a situação estaria melhor ainda para os homens e posteriormente não poderiam morrer muitos deles,que poderiam ser usados na distração do Portão Negro, e com isso poderiamos contar com uma maior força bélica e causar um maior dano nos exércitos do senhor do escuro.
 
Re: o teria acontecido se boromir não tivesse morrido?

Provavelmente Boromir faria de tudo pra levar a Sociedade direto pra Gondor. Talvez Gandalf se revelasse a eles no meio do caminho, explicando a eles a situação em que se encontrava Rohan de modo a relembrar Boromir do Juramento de Cirion e fazendo-o voltar para ajudar Rohan. Essa ajuda com certeza seria de grande valia para Rohan, mas pode ser que, de uma forma ou de outra, Boromir morresse, o que não impediria a loucura de Denethor. Mas, se ele chegasse a Gondor, talvez as baixas no povo da Cidade Branca não fossem tão grande e a loucura de Denethor não fosse tão plena. Ah, e Merry e Pippin não teriam sido capturados.
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo