• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Denethor e Faramir: Os Injustiçados?

Éomer

Usuário
Depois de ler várias vezes os livros e rever várias vezes os filmes, penso que não há personagens que tenham sido tão injustiçados quando o Regente de Gondor e seu filho mais jovem: Pois vejam o que os Anais dos Reis e Governantes, presentes nos apêndices do RDR, nos dizem sobre os dois:<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><o:p></o:p>
<o:p></o:p>

Denethor II era um homem orgulhoso, alto, valente e mais majestoso que qualquer outro homem que aparecera em Gondor por muitas vidas de homens; também era sábio, enxergava longe, além de ser versado nas tradições . De fato era semelhante a Thorongil (Aragorn), como se fosse um parente próximo... Quando Denethor tornou-se regente, mostrou-se um governante dominador, tomando para si o controle de todas as coisas. Falava pouco. Ouvia conselhos e depois seguia sua própria cabeça.” (RDR, Anais dos Reis e Governantes, pg. 343)<o:p></o:p>
<o:p></o:p>

Faramir, o mais novo, tinha uma aparência semelhante à do irmão, mas uma mente diferente. Decifrava os corações dos homens com a mesma perspicácia do pai,mas o que lia lhe causava antes pena do que desprezo. Tinha modos gentis e era um amante da tradição e da música; portanto, muitos daquela época o julgavam menos corajoso que o irmão. Mas isso não era verdade, a não ser pelo fato de que ele não buscava glória no perigo sem razão de ser. Acolheu Gandalf todas as vezes que este visitou a cidade, e aprendeu tudo o que pode da sabedoria do mago; nesse e em muitos outros pontos desagradou a seu pai.” (idem ao anterior).<o:p></o:p>
<o:p></o:p>

Ou seja, Denethor apesar de orgulhoso e dominador, era um erudito e um sábio, e governou da melhor maneira que pode, e por ter de enfrentar tempos difíceis muitas vezes teve que ser duro. Se enlouqueceu no final, foi por ter enfrentado Sauron tanto tempo através da Palantir, coisa que o próprio Aragorn tinha receio de fazer. Já no filme ele é mostrado apenas como um maluco, truculento e sedento de poder, a ponto de cometerem o supremo desrespeito de colocarem Gandalf a espancar o homem na frente de sua própria guarda (provavelmente O Anel exerceu sua influência maligna sobre o roteirista e o diretor). <o:p></o:p>


Faramir tinha todas as qualidades do pai aliadas a uma grande sabedoria e bondade; o que conquistava não só o respeito, mas também o amor de seus comandados. Era um grande capitão, corajoso, sem ser temerário, e gentil. A Denethor os soldados entregavam a sua obediência, a Faramir entregavam a vida. Podemos ver isso nas palavras e nas ações de Beregond no RDR, quando a vida de Faramir corria perigo. No entanto no filme ele é mostrado como um bebe-chorão, extremamente dependente das decisões do pai e vivendo à sombra do irmão e também mostra ele como bem mais suscetível a tentação do anel que no livro. Isso nos mostra como foram reduzidos em importância dois personagens chave para o desenvolvimento de toda a trama.<o:p></o:p>
<o:p></o:p>

E vocês, o que acham da maneira com que estes personagens foram mostrados no filme?<o:p></o:p>

<o:p></o:p>
 
Última edição:
Realmente, Eärendil, os personagens foram muito modificados, digamos assim. Faramir resiste muito mais bravamente ao "chamado do Mal" no livro, do que no filme. Nele, Faramir nos passa a impressão de ser tão suscetível ao chamado do Anel quanto o irmão Boromir. Faramir no livro deixa muito claro que é capaz de resistir ao Um Anel com mais sucesso do que o irmão. Mas continua sendo um dos personagens mais bravos e corajosos, apesar de tudo.

Denethor é um personagem de RDR que gosto muito, a parte em que ele tem seu debate com Mithrandir sobre Aragorn é uma das minhas preferidas no livro. No filme eu até gostei do ator John Noble interpretando o personagem, apesar da aparência física dos personagens ser diferente, acho que teve a nobreza que o papel exigia. Nunca vi a versão estendida dos filmes, mas não há nada lá sobre a Palantír e Denethor ter sido "contaminado" por pensamentos derrotistas por Sauron? A cena em que ele apanha de cajado do Gandalf acho um pouco forçada mesmo. Apesar de estar totalmente "doidão", Ele ainda era Denethor, filho de Ecthelion, Senhor e Regente de Gondor, e merecia um outro tipo de tratamento do que aquele, mesmo sendo de Gandalf - O Branco.
Todavia, e apesar de todas as modificações, SdA é a melhor adaptação para o cinema de uma obra literária que já vi.
 
Sobre Denethor, o que quis dizer sobre "aparência física dos personagens ser diferente", é que no livro, o personagem é descrito como tendo barba longa e rosto "magro", "marcado", ou algo assim. E que na impressão do Pipin, Denethor se parecia muito mais com um mago do que o próprio Gandalf.
No filme o personagem é fisicamente diferente do descrito no livro. Ainda assim, gostei do John Noble interpretando-o, deu um ar arrogante perfeito ao personagem.
 
Eu assisti os filmes antes de ler os livros... então pra mim foi uma decepção a parte coisas desnecessárias serem mudadas como as aparências dos irmãos... isso realmente achei meio "chato"... e concordo com o que vc disse Eädsohn sobre a relutância de Faramir quanto ao anel, no livro é marcante... uma das partes que acredito ser de estrema importância por mostrar que nem todos são facilmente corrompidos, como o filme pareceu demonstrar então foi uma das muitas coisas que no filme me decepcionei.
Ainda assim, o filme reporta muita coisa e da imagem à muita coisa que eu buscava... a arrogância, petulância e desdém de Denethor, se colocando acima de todos é fascinante! E a interpretação do ator foi das melhores.
 
Sabe, Indily, podemos até não aceitar, mas até dá para entender o motivo do Faramir estar um tanto mudado no filme. Penso que Peter Jackson ou seu pessoal, sei lá, quiseram aproximá-lo do irmão Boromir, que vimos no 1º filme tentando tirar o Um de Frodo. Era, penso, para o público que não conhece os livros, ficar achando que o Faramir iria fazer a mesma coisa que o irmão. "Ah, não!!! De novo?!!". Algo assim. rs
 
Ambos injustiçados. Porem as adaptações para os filmes foram necessárias devido a complexidade da história. Colocar uma explicação sobre a palantir de gondor e os efeitos causados por ela em Denethor seria muito complicado. Já Faramir, foi colocado quase como um segundo Boromir, que tambem foi muito injustiçado, por falar nisso...
 
Ambos injustiçados. Porem as adaptações para os filmes foram necessárias devido a complexidade da história. Colocar uma explicação sobre a palantir de gondor e os efeitos causados por ela em Denethor seria muito complicado. Já Faramir, foi colocado quase como um segundo Boromir, que tambem foi muito injustiçado, por falar nisso...


Que nada, eu achei a interpretação do Sean Bean muito convicente. Já para mim o FAramir ficou um bebe-chorão cara-de-bunda. Aliás eu nunca achei o David Wenham grande coisa como ator (a mulherada vai querer a minha cabeça).
 
Na minha opinião eles foram mesmo os personagens mais injustiçados do SdA, nos filmes principalmente, quem leu os livros e mesmo qem viu os filmes, a uma passagem em que boromir fala que o seu pai Denethor é um bom homem e um bom regente, bem como os seus antepassados mas o povo de Gondor perdera a esperança bem como os regentes... E faramir demonstra uma grande lealdade, e nao é nenhum cara de bunda nem bebe chorao, pois se leram os livros verão qe Faramir é muito bom homem, demnstrando isso com frodo logo nas duas torres...
 
Certeza, definitivamente os personagens mais injustiçados do filme (fora, claro Gimli, que virou o palhaço À partir do 2o filme e Glóin, que nem apareceu).

Denethor é extremamente sábio e quando Gandalf e Pippin cavalgam por Rohan em Scadufax eles vêem os faróis das Montanhas Brancas se ascendendo, não foi Pippin que ascendeu e antes de Gandalf chegar a Minas Tirith, Rohan já sabia do pedido de socorro de Gondor, por decisão de Denethor. Que nem de longe é aquele louco dos filmes que apanha do mago na frente de sua própria guarda que não faz nada. Não digo nada contra a atuação de J.N., foi maravilhosa, mas o roteiro do filme não fez juz ao personagem.

Faramir, sem comentários, não foi gollum que entregou sobre o Anel e Frodo, mas Sam em um dos momentos mais massas da história e a convesa de Faramir e Frodo envoltos pela roda de gondorianos sobre os acontecimentos do mundo, isso o filme não mostrou e para mim essa é a cena em que fica mais claro a sabedoria de Faramir. Injustiçado, no mínimo.
 
Última edição:
Bom, que os dois foram injustiçados, já foi muito dito aqui. Contudo, tenho que concordar. Quando é fato inquestionável, concordamos e ponto!

Vou ser bem sincera. Não tenho uma opinião formada sobre o Denethor, cada vez que leio os livros, tenho uma impressão, nenhuma delas totalmente negativa ou totalmente positiva. Mas que ele foi retratado no filme como um lunático autoritário, e muito injustiçado (porque, afinal, ele não era nada disso), isso foi!

Quanto ao Faramir, gosto deveras dele. Ouso dizer que até mais que o Boromir. Nos livros, que isso fique claro. Porque não gostei mesmo dele nos filmes. A meu ver, ele foi um dos personagens, se não o que mais foi "modificado" ao fazerem os filmes. Nos filmes, principalmente no Retorno do Rei, ele é mostrado como um bebê chorão e, no As Duas Torres, quase como um "semi-vilão" do bem, se entendem o que quero dizer, coisa que ele nunca foi, de forma alguma.

Pelo menos, é o que acho.
 
Creio que meu olhar crítico ainda não esteja tão aguçado quanto o de vocês.
Enxergo as modificações de ambos os personagens, mas não para um lado injustiçado.
Acho que, como disse Eädsohn, Peter Jackson deve ter tido suas razões para encaixa-los no filme de tal maneira.
Realmente Denethor carregou uma aparência bem diferente no filme, mas não creio que o deixou em desvantagem. Gostei tanto quanto no livro.
Faramir é um de meus preferidos, injustiça não defendê-lo. Não tão grande como no livro, mas forte o suficiente no filme. Digno de todas as qualidades dadas por Tolkien tanto no filme quanto no livro.
SdA foi uma adaptação grandisa (a melhor sem duvidas), mas ainda assim uma adaptação. Certos pontos são sempre modificados.

:abraco:
 
é... digamos que denethor parece um estúpido ignorante e arrogante...
mas mesmo que nos livros ele seja um pouco menos bestial do que o mostrado nas telas, ainda assim eu o acho um homem que não soube utilizar de toda sua sabedoria e altivez para combater o mal que ele tanto via.
agora, eu não acho que faramir foi mostrado como um bundão nos filmes.
ele é bem mais dócil, digamos assim, mais sensível e menos ávido por poder que seu pai ou irmão, mas a nobreza dele é justamente essa.
 
Sindar, sim, acho Faramir bem diferente do pai (que não era ninguém menos que Denethor, Regente de Gondor, que duelava no Palantir com Sauron - imagina o tamanho do Ego desse homem) e de seu irmão Boromir (o professor diz que Boromir se assemelha muito à Eärnur, que mais se assemelhava "a um campeão que um capitão ou rei", que foi simplesmente o homem que foi com uma pequena Comitiva para Minas Morgul aceitar o desafio do Rei Bruxo). Nesse ponto concordo contigo Sindar, essas, nem de longe me parecem que são as pretensões de Faramir. O que não o diminui em absolutamente nada a meu ver.

Quando Sam viu Faramir pela primeira vez, sem máscara, o viu como sendo "austero e dominador, e uma sagacidade aguda se escondia atrás de seu olhar penetrante" essas palavras estão no começo da página 276 das Duas Torres e dizem muito sobre Faramir. O que me entristece um pouco é que no filme eu não senti tudo isso de Faramir como Sam sentiu ao vê-lo interrogando seu mestre. Penso que apesar de Faramir não desejar o poder bélico acima de todas as coisas, ele tinha os seus "ases" muito fortes e presentes e o filme não explorou esse seu lado.

Pode-se observar essa sagacidade de Faramir quando no meio do interrogatório Sam pula na frente de todo mundo e praticamente acusa Faramir de ser um amigo de Sauron, dizendo que ele não tem direito de tratar Frodo daquela forma etc, a resposta de Faramir é a seguinte: "Calma! Não fale antes de seu mestre, cuja inteligência é maior que a sua. E eu não preciso que ninguém me advirta sobre o perigo que corremos. Mesmo assim, disponho de um curto espaço de tempo para julgar com justiça uma questão difícil. Se eu fosse tão apressado quanto você, provavelmente já os teria matado há muito tempo. Pois recebi ordens de matar qualquer um que entrasse nessa terra sem a permissão do Senhor de Gondor." Na minha opinião essa sua fala é muito, mas muito sábia, principalmente vindo do filho do Regente de Gondor, praticamente quase um príncipe de Númenor, ouvindo um hobbit (que para ele era até então uma figura mitológica) falando (ou escondendo) de assuntos que envolviam a morte de se irmão. Percebem a intensidade dessa fala? Como ela mostra quão grande e sábio Faramir é para desconsiderar tudo isso que eu disse e tentar observar o caso com a maior clareza e sabedoria imparcial que ele pôde encontrar?

Mais para frente disse ao pequeno: "Mas o que quer que tenha acontecido na fronteira norte, de você Frodo, não duvido mais. Se os dias difíceis me fizeram um juiz de palavras e de rostos, então posso fazer uma suposição sobre os Pequenos!... Mas há mais coisas em nossas palavras do que eu a princípio imaginara..."

Enfim, as falas de Faramir soam extremamente poderosas para mim. Fico tentando me colocar em seu lugar, mas penso que poucos teriam sua destreza para tratar desses assuntos se estivessem em sua mesma posição. Fico muito triste que o filme não tenha mostrado esse momento como ele merecia, para mim Faramir é a conversa com Frodo, e depois daquilo eu só posso respeitá-lo e exaltá-lo. Houve também outros momentos seus que merecem destaque, mas meu post já está muito cumprido e não quero deixar esse assunto "chato" de qualquer forma. Por isso encerro por aqui, espero ter conseguido esclarecer mais sobre meu pensamento acerca dessa personagem.
 
Última edição:
sobre Denethor eu naum tenho mto a falar... pra mim ele nao soube isar seu poder e sabedoria... e tbem usar a pedra tantas vezes q perdeu o controle....O REI aragorn usou uma vez pelo q vi para confrontar sauron e issu ja foi forte de mais para o proprio rei...imagina o regente... quanto a sua nobreza eu naum discuto mas naum foi sabio usar tantas vezes a pedra issu acabou com suas forças e sua sabedoria e sua aparencia tbem

sobre faramir ele e grande e eu naum gostei nada dele no filme ele queria conpensar pela morte do irmao ao pai ingrato...ele e grande e sabio e o que acho e seu povo seus homens morreriam por ele....um grande homem
 
gerbur, entendo perfeitamente e noto tbém o que vc quis dizer sobre faramir. estou contigo e não abro!
talvez vc completou (e muito) meu resuminho sobre o caráter de faramir.
infelizmente estes e muitos outros personagens ficaram bem apagados nos filmes... quando não apagados, com características marcantes (positivas ou negativas) demais: pippin não é tão bocó nos livros, assim como frodo não é tão cagão, ou gimli teimoso que nem um porta e resmungando sem parar... ou, o pior: aragorn naquela mega indecisão! affffffff... nos livros aragorn parece orgulhoso de sua origem e indeciso a clamar pelo reino que tem direito simplesmente pq ele ama quem ama.
mas não crucifixo pj pelo trabalho no cinema. tenho consciência que é extremamente complicado passar tantas informações e complexos personagens para película.
para nós, que não somos leigos, observamos isso. porém os filmes tbém deveriam agradar e atrair os leigos nas obras de tolkien.
 
Sabe, Indily, podemos até não aceitar, mas até dá para entender o motivo do Faramir estar um tanto mudado no filme. Penso que Peter Jackson ou seu pessoal, sei lá, quiseram aproximá-lo do irmão Boromir, que vimos no 1º filme tentando tirar o Um de Frodo. Era, penso, para o público que não conhece os livros, ficar achando que o Faramir iria fazer a mesma coisa que o irmão. "Ah, não!!! De novo?!!". Algo assim. rs


Pode até ser... uma forma para atrair os que não leram... mas sei lá, seria uma forma muito legal de demonstrar que não são todos corruptos... afinal, demostraram o arrependimento de Boromir de uma forma muito legal... desespero e depois bravura para demonstrar que sabia que errou e que daria tudo de si... como deu.... então depois dessa, poderiam enfatizar a força do outro ao invés da fraqueza sabe? Quer dizer... isso é a minha opinião... que deveria ter valorizado mais o lado forte do homem do que o lado fraco... Afinal... o homem em si, perto de todas as criaturas já é fraco e tendencioso à quedas... num custava essa "colher de chá" rs

Eärendil disse:
(a mulherada vai querer a minha cabeça).
Sua cabeça não... ele realmente interpretou como um bebe chorão... que foi onde me revoltei... as interpretações dele em si não são boas, admito.... mas ele é um gato... ahhhhh é! (mas prefiro o Boromir... cara de homem rs!)
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo