• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Júlio Verne

Qual destas obras de Jílio Verne, você prefere?

  • Cinco Semanas em Balão

    Votos: 0 0,0%
  • Viagem ao Centro da Terra

    Votos: 1 6,7%
  • Da Terra á Lua

    Votos: 0 0,0%
  • Aventuras do Capitão Hatteras

    Votos: 0 0,0%
  • Os Filhos do Capitão Grant

    Votos: 0 0,0%
  • Vinte Mil Léguas Submarinas

    Votos: 6 40,0%
  • A Ilhas Misteriosa

    Votos: 1 6,7%
  • A Volta ao Mundo em 80 Dias

    Votos: 6 40,0%
  • Miguel Strogoff

    Votos: 0 0,0%
  • Outro (especificar por post)

    Votos: 1 6,7%

  • Total de votantes
    15

Tywin Lannister

Já fui Nómin e Baldwin
Autor de inumeros livros de aventuras e ficção, Júlio Verne é um dos maiores escritores de todos os tempos, que nos faz sonhar com as suas fantásticas viagens.

Jules Gabriel Verne, o seu nome completo em francês, nasceu em 1828, na ilha de Feydeau, no porto francês de Nantes. Foi o primeiro de cinco filhos de Pierre Verne, um jovem advogado, e de Sophie Allotte de la Fuye. Obrigado pelo seu pai a estudar direito em Paris, o contacto com as reuniões literárias da capital despertou nele uma intença vocação para as letras.

Em 1856 conheceu Honorine Deviane, uma jovem viúva de Amiens com quem se casou e se instalou em Paris, onde 1861 nasceria o seu único filho, Michel. Em 1863 Pierre-Jules Hetzel, um dos editores mais importantes da época, aceitou publicar "Cinco Semanas em Balão", que foi acolhido com entusiasmo. Esta obra foi a primeira de uma série de mais de 60 romances e séries de pequenos contos que autor e editor reuniram numa fantástica colecção intitulada "Viagens Maravilhosas".

A partir desse momento, Verne tornou-se mundialmente famoso como um dos escritores mais imaginativos e criativos de todos os tempos. Segundo Hetzel, o objectivo da colecção era "Resumir todos os acontecimentos geográficos, geológicos, fisicos e astronómicos elaborados pela ciência moderna e refazer, sob a atractiva forma que lhes é característica, a história do universo".

Durante vários anos, Verne combinou a sua faceta de escritor com o prazer de viajar e com imensas actividades municipais em Amiens, onde viveu desde 1871. Em 1892 foi nomeado Oficial da Legião de Honra. Com a saúde muito debilitada, morreu em consequência de uma crise de diabetes em 1905.


"Tudo o que alguém possa imaginar, outros poderão torná-lo realidade"

Verne previu ou descreveu com uma exactidão assombrosa muitas das descobertas e sucessos científicos do século XX: falou de viagens espacias (Da Terra á Lua, À Roda da Lua)e interplanetárias (Heitor Servadac), de satélites artificiais (Os Quinhentos Milhões de Bégun), de viagens em balão, submarino e helicóptero (Cinco Semanas em Balão, Vinte Mil Léguas Submarinas, Robur o Conquistador), da conquista dos pólos Norte (Aventuras do Capitão Hatteras) e Sul (Vinte Mil Léguas Submarinas), da descoberta das nascentes do Nilo (Cinco Semanas em Balão) etc.

A habilidade de Verne reside na perfeita conjunção de elementos fantásticos com outros estritamente científicos, que teve como resultado um novo género literário irresistivelmente atractivo.

O grande novelista de ciência-ficção Arthur C. Clarke, autor de "2001 Odisseia no Espaço", escreveu na introdução do "Da Terra á Lua":

"Nunca poderá existir outro Júlio Verne, pois nasceu num momento irrepetível da história. Cresceu nos anos em que a máquina a vapor estava a mudar o mundo material, e as descobertas científicas o mundo da mente. Foi o primeiro escritor a receber essas mudanças de braços abertos e proclamou que a investigação científica podia ser a mais maravilhosa aventura. E por isso nunca passará de moda..."

Para ilustrar as suas edições, Hetzel contratou alguns dos mais reputados especialistas da época. Um total de dezasseis artistas encarregaram-se de transpor, através de mais de 4000 ilustrações, o fantástico mundo de Júio Verne.

Entre muitos outros romances de Júlio Verne, "A Volta ao Mundo em 80 Dias" foi a que teve maior êxito. Esta obra narra a aventura de Phileas Fogg, uma enigmática personagem, fleumático inglês, que apostou conseguir dar a volta ao mundo em apenas oitenta dias. Na companhia do seu fiél empregado, João Passepartout, Fogg inicia a sua grande viagem, com muitas peripécias pelo caminho.

Mas tambem existem outras obras que se destacam, e são elas:

"Cinco Semanas em Balão"

"Viagem ao Centro da Terra"

"Da Terra á Lua"

"Aventuras do capitão Hatteras"

"Os Filhos do Capitão Grant"

"Vinte Mil Léguas Submarinas"

"A Ilha misteriosa"

"Miguel Strogoff"

Como já puderam notar, está um enquete com os diferentes titulos para que escolham o vosso preferido

Espero que gostem

Nómin
 
Última edição:
eu votei no vinte mil léguas submarinas porque adoro o nautilus e o capitão nemo!...

apenas li este, a volta ao mundo em 80 dias e as cinco semanas em balão mas já vi o filme do viagem ao centro da terra em 3D! muuito fixe! e uns desenhos animados tanto da viagem ao centro da terra como da terra à lua!...

adoro Júlio Verne e é sem dúvida um dos autores que eu leio e releio com gosto!... as histórias são cheias de factos científicos misturados com uma enorme capacidade imaginativa e de invenção que me assombram...

gosto muito!...
;D
 
Votei em "O Farol no Fim do Mundo". Ótimo livro que conta a resistência desesperada de um guarda de farol e um imediato de um návio americano contra um bando de piratas. Mas todos os outros são ótimos.
 
Infelizmente não tive oportunidade de ler muitas obras de Julio Verne. Mas dentre as que li a melhor foi certamente 20.000 Léguas Submarinas.

A propósito, mesmo que nunca nos seja revelado... qual a aposta de vocês quanto a nacionalidade do Nemo? Eu achei interessante que vários indicam como Indiano, inclusive ele é mostrado dessa forma em "A Liga Extraordinária".
 
eu adorei o filme "Liga de Cavaleiros Extraordinários"... achei muito interessante como reuniram aquelas criaturas todas num filme!...

gostei de, enquanto via o filme, lembrar-me de ver aquele doutor que se transformava em monstro, no Van Helsing... por exemplo...

xD
 
Vinte Mil Léguas Submarinas, quanto a mim, é fascinante

Para alem da narração muito rica, aquela exploração do fundo do mar me apaixonou tanto

E claro, tambem gosto muito do capitão Nemo e todo aquele véu de mistério...

Mas de tudo o que as Vinte Mil Léguas Submarinas possuem de mais apaixonante, a que apaixona mais é o facto de Júlio Verne ter previsto com detalhes assombrantes um submarino que apenas apareceria décadas depois!
 
O Verne foi o meu autor preferido por um breve período da minha juventude, como o de muitas outras juventudes, suponho. Verne é mestre em apaixonantes relatos de viagens mesclados com aventura a todo vapor. O que acho que estraga um pouco o clima é a mania de querer explicar as maluquices com dados científicos meia-boca...

Do Verne eu li:
*Volta do Mundo em 80 dias;
*Vinte Mil Léguas Submarinas;
*Viagem ao Centro da Terra (esse me decepcionou no final)
*Cinco Semanas em Balão;
*Os Conquistadores

Meu preferido é a Volta ao Mundo em 80 Dias, pelo relato de culturas, terras estranhas e exóticas. Quase uma odisséia moderna no que tange a viagens dificultosas.

O livro do Capitão Nemo e seu Nautilus também é excelente, mas a incessante catalogação de peixinhos e as explicações das polegadas de ar necessárias ao funcionamento do transporte subaquático me encheu um pouco.

A propósito, mesmo que nunca nos seja revelado... qual a aposta de vocês quanto a nacionalidade do Nemo? Eu achei interessante que vários indicam como Indiano, inclusive ele é mostrado dessa forma em "A Liga Extraordinária".

Putz, sei lá. Eu não saquei nenhuma pista da nacionalidade dele quando li o livro (que faz tempo!). Qual será o motivo para teorizarem o Nemo como indiano?
 
Putz, sei lá. Eu não saquei nenhuma pista da nacionalidade dele quando li o livro (que faz tempo!). Qual será o motivo para teorizarem o Nemo como indiano?

Concordo

O que acho que estraga um pouco o clima é a mania de querer explicar as maluquices com dados científicos meia-boca...

O livro do Capitão Nemo e seu Nautilus também é excelente, mas a incessante catalogação de peixinhos e as explicações das polegadas de ar necessárias ao funcionamento do transporte subaquático me encheu um pouco.

Eu acho que são esses dados cientificos que enriquecem as historias.
 
Já li Volta ao mundo em 80 dias, e Viagem ao Centro da Terra, mas 20 mil léguas submarinas é a obra prima do Verne pra mim. Simplesmente adoro o Nemo....
 
Dele eu só li "Viagem ao Centro da Terra", por isso não vou votar. Mas pretendo ler outros, porque gostei muito do estilo.
Como o Kainof, me decepcionei um tanto no final, esperava de outra forma, mas isso não me desgostou, não.
 
quem não gosta de Verne
eu já li:

VOLTA AO MUNDO EM 80 DIAS(adoro o phileas fogg)

VINTE MIL LÉGUAS SUBMARINAS(capitão nemo não tem nem o que falar)

espero no futuro ler mais livros dele
 
A volta ao mundo em oitenta dias, a senhora Auda é minha favorita. E esse foi o único livro dele q eu já li.
Se alguém tiver outro livro dele no pc, me manda por favor.
(amy_lee_23_1@hotmail.com)
 
"O que acho que estraga um pouco o clima é a mania de querer explicar as maluquices com dados científicos meia-boca..."

Creio q uma das grandes importancias de Verne é exatamente isso, ele é considerado um dos pioneiros na SF, seus dados "cientificos meia-boca" se provaram bem acurados prevendo entre outras coisas o submarino e as viagens no espaço.

nao existe nenhuma pista da nacionalidade do Cap. Nemo e o botar venerando Kali shiva etc. é quase criminoso. A ideia do Cap. Nemo é ser apatrida mesmo ele é um cientista q se distanciou dos homens e suas deficiencias... as vezes ele tenta ajudar essa criaturinha a melhorar (o financiamento das rebelioes)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo