• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A antiga Arda era redonda?

Pully

Usuário
Meus amigos, elfos, anões, hobits, humanos, maiar...
Uma dúvida tem me perturbado e me tirado a tranqüilidade toda vez que a minha atenção se volta à preciosa obra O Silmarillion. A Arda antiga, antes da revolta dos valar na Guerra da Ira era redonda? A resposta para essa inevitável dúvida em meu coração já pode ter sido lida por muitos de vocês, leitores assíduos de Tolkien, mas eu não a encontrei em minha peregrinação. Pois o mestre da fantasia e da imaginação não me parece deixar claro em algum momento se há caminhos além de Valinor que dariam em Ossiriand, por exemplo... Posso ter passado despercebida pela resposta, por favor amigos, me ajudem!
 
Arda era plana até a destruição de Númenor (quando Aman saiu dos círculos do mundo).
Depois disso passou a ser redonda.
 
Complementando o que o Proview já falou: é só ler o Akallabêth com atenção, deixa implicitamente explícito que a Terra não era redonda e passou a ser, depois da derrubada de Númenor; que os marinheiros podiam ficar navegando mas, eventualmente, chegariam ao mesmo lugar, e só os elfos podiam tomar a Rota Plana para o Antigo Oeste, que todos os caminhos agora eram curvos; coisas nesse sentido.
 
A Karen Fonstad no Atlas da Terra-Média diz uma coisa interessante: Arda na 1ª Era era esférica e plana ao mesmo tempo!

Karen Wynn Fonstad disse:
Tolkien visualizava seu mundo de modo bem semelhante àquele como os cartógrafos medievais visualizavam o nosso. Eles mostravam a Terra como um disco, com oceanos na circunferência. O topo ficava voltado para o "Paraíso" no Leste. Inversamente, Tokien afirmou que na Terra-Média os pontos cardeais começavam com o oeste e estavam voltados para o oeste - aparentemente para Valinor o seu "Paraíso". A despeito do comentário de Tolkien, porém, todos os mapas dele foram orientados para os leitores, não para os habitantes da Terra-Média. Mostram o norte no topo, e os deste Atlas fazem os mesmo.
Da borda do disco, no entanto, o leitor vê "Vista" (os ares interiores), em abóbada, sobre a superfície da Terra, e "Ambar" (terra) sólida, embaixo, com "Vayna", (os "mares" circundantes - mas, obviamente, não usados no sentido usual de mares) separando isso tudo de "Kúma" (o Nada). Não há contradição na afirmativa "formava um globo no meio do Nada", pois os diagramas demonstram claramente que a Terra-Média podia ser redonda e plana!
Mas é claro que a "terra em si", ou seja, a parte física, era plana, e depois passou a ser esférica.

arda.grd.gif


Se o Atlas em mãos já é legal, imagina o SdA, Hobbit, Silma e Contos? É, acho que vou dar um jeito de trazer meus livros pra Viçosa...
 
Panda disse:
Se o Atlas em mãos já é legal, imagina o SdA, Hobbit, Silma e Contos? É, acho que vou dar um jeito de trazer meus livros pra Viçosa...

Faça isso, caro Panda!


Lembrando que, no começo dos tempos (começo mesmo), Arda também era simétrica.
 
Nossa... acho que um atlas mais elaborado das obras de Tolkien seria uma excelente viagem! Redondo, quadrado, losango... qualquer formato! Seria fantástico poder olhar e realmente entender os caminhos percorridos. Alguém se habilita a brincar de desenhar? rs :lol:
 
Imagens digo... imagensssss daquelas que vc se debruça lendo e se perde pra entender rs
 
Na linguagem dos dias antigos, "Arda" significava o mundo e tudo que existe nele. Foi criada através da música dos Ainur para ser o lar dos filhos de Ilúvatar (Elfos e Homens).
Originalmente um mundo plano, os continentes eram cercados por um grande oceano, Ekkaia, ou o mar circundante, e separados por Belegaer, chamado de "O Grande Mar". Na primeira era, as regiões do norte e oeste da Terra-Média (a Baía de Forochel) eram ocupadas pelo continente de Beleriand, destruído durante os conflitos da Guerra da Ira.
Na segunda era, a ilha de Númenor foi erguida no grande mar, servindo como lar para os Edain. Essa ilha durou quase toda segunda era, mas foi destruída pelo orgulho excessivo dos numenorianos, quando desafiaram os Valar, velejando para o oeste, em direção à Aman.
Depois da queda de Númenor, o formato de Arda foi mudado, se tornando esférico. Aman foi afastada do mundo, e só podia ser alcançada pelos elfos. Novas terras e continentes foram formadas. Da segunda era em diante, o mundo começou a tomar a forma que conheçemos hoje.
<!-- Pre-expand include size: 0/2097152 bytesPost-expand include size: 0/2097152 bytesTemplate argument size: 0/2097152 bytes--><!-- Saved in parser cache with key terramedia:pcache:idhash:1495-0!1!0!!pt-br!2 and timestamp 20081126032143 -->
Fonte
 
Caramba! O Atlas da Terra Média é muito legal, mas não consegui ainda lê-lo inteiro ou mesmo acompanhar os mapas enquanto lia O Silmarillion. Mas o "mistério" de Arda plana ou esférica é algo que também me atormentou no início.

Mas na terceira vez que li O Silmarillion vi algo que me mostrou que Arda ficara redonda. Foi quando ele falou do navio pegando a rota plana para ir a Valinor. Ele mostra que o navio se afastava do mar e seguia pelo céu... 8-O Doido não?

Agora, a pancadaria pra deixar o mundo redondo deve ter sido feia, hein!?!?!?:lol:
 
Que legal, eu não saberia desta questão se não fosse pelo fórum! :mrgreen:
Na verdade, tenho vários mapas aqui de Arda que baixei da galeria de mapas da Valinor, mas não tinha feito esta leitura...
Porque ele nos parece muito com o nosso mapa mundi e acabei concebendo a Arda das primeiras eras como redonda.
Mas eu mereço um descontinho, vai, pois ainda não terminei o capítulo sobre Númermor. ;)
Adoro os mapas de Arda! Gostaria muito de adquirir o Atlas.
 
Assim como a Penélope eu ainda não terminei o capítulo a respeito de Númenor. Mas essa concepção de que Arda era plana e após as modificações (se é que podem ser chamadas de modificações) a mesma tornou-se esférica é um tanto curiosa.

Quando Meglin disse no seu post:

Mas na terceira vez que li O Silmarillion vi algo que me mostrou que Arda ficara redonda. Foi quando ele falou do navio pegando a rota plana para ir a Valinor. Ele mostra que o navio se afastava do mar e seguia pelo céu... Doido não?

Eu fiquei acho qeu um bom tempo pensando nessa cena, meio inconcebível mas vai entender a mente de Tolkien, parece uma caixinha de suspresas.
 
Aiya!

Engraçado, estava lendo os post sobre quem influenciou Tolkien e vi que C. Lewis foi um dos influenciados por ele, e agora lendo esse tópico vejo que Arda no começo era plana, assim como Nárnia tinha o formato de pires! Realmente a influência é grande. Embora eu acredite que Arda sendo redonda é bem melhor, sempre achei estranho vê-la como plana.
 
Foi essa mesma questão que me conduziu até Valinor [o Fórum]. Fui pesquisar sobre o assunto e "esbarrei" aqui.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo