• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Moria e os orcs

Tuor

dei um rolê em Vinyamar
É, não encontrei nenhum tópico semelhante a este, e não sei qual o nível da minha pergunta.

Bem, vez ou outra me confundo na cronologia dos acontecimentos em Moria, ou seja, período de entra-e-sai dos Anões. Aparentemente minhas dúvidas estão sanadas, exceto algumas que, talvez, nem tenham resposta, mas enfim.

Eu li no Thain's Book, sobre Balin, que seu pai morreu em 2799 na Batalha de Azanulbizar. Depois ele vai com Thrain e Thorin para Ered Luin, as Montanhas Azuis.

Mais à frente, lê-se que, em 2989, Balin decide levar uma expedição a Moria, como se sentisse um desejo de retomar o que era dos Anões por direito. Lá, juntamente com seus companheiros, mataram muitos orcs (entendo como uma porção deles, não uma população monstruosa), antes de permanecerem ali.

Depois de 5 anos explorando a fundo o local e encontrando mithril, Balin está observando o Kheled-zaram quando é morto por um orc, e a luta entre orcs e anões meio que recomeça, tanto é que Gandalf lê no livro da Câmara de Mazarbul alguns desses relatos dos últimos dias encurralados deles.

Nos Apêndices é dito que os Anões sentiram o gosto de uma vingança amarga depois da Batalha de Azanulbizar e por isso preferiram deixar Moria como estava, até porque tinha a Ruína de Durin ali (a.k.a. Balrog) e pode ser até que se questione a demora de centenas de anos para sentirem vontade de voltar, mas uma pergunta, no caso, a minha dúvida, fica: o que os orcs fizeram nesses anos todos e não retomaram Moria por completo como era na época de Azog, só fazendo-o quando Balin tentava voltar a viver com seus companheiros?

Poder-se-ia dizer que os orcs temeriam o Balrog, mas não creio, pois mesmo que temessem, quando os Anões fugiram pela primeira vez, foi justamente no momento do despertamento do Balrog, quando, com o tempo, os orcs povoaram as Minas.
 
quando os Anões fugiram pela primeira vez, foi justamente no momento do despertamento do Balrog, quando, com o tempo, os orcs povoaram as Minas.

Antes de dar meu posicionament, tu quis dizer que o despertar do Balrog facilitou a vida dos orcs?
 
Não. Eu quero saber por que os orcs começaram a reaparecer em Moria quando Balin estava lá, quando poderiam ter infestado o local depois de algum tempo de Batalha de Azanulbizar. Entre a dita batalha e Balin ir para lá, se passou centenas de anos.
 
Talvez porque não dessem muita bola para o lugar até perceberem o retorno de Sauron e o quão estrategico era o lugar? Até porque, notando bem, quem começou a povoar Moria com criaturas foi Sauron, em 2480 (ta no conto nos anos isso), quem se preocuva com Moria era ele, não os orcs, e nessa época que tu citou Sauron começava a se expandir, provavelmente a culpa da ocupação era dele, não dos orcs por si só.
 
Acontece que, com o reaparecimento do Balrog - causado pelos próprios anões - os anões tentaram vencê-lo, porém, eles não conseguiram, então fugiram de lá e foram abrigar-se em Erebor. Khazad-dûm ficou deserta, e os elfos aí a renomearam Moria. Os Orcs das Montanhas Nebulosas se alojaram lá, provavelmente por ordens de Sauron.

Não se sabe o verdadeiro motivo do alojamento dos orcs em Moria.

Espero ter ajudado =]
 
Tuor, não sei se entendi o seu questionamento, mas para mim, os orcs nunca deixaram Moria depois do Balrog "despertar". Quando Balin chegou com outros anões em Moria, ele foi para lá com o objetivo de reconquistar o reino e Moria ainda estava cheia de orcs (desde o tempo do Balrog). Balin e seu exército abriram caminho no meio dos orcs e conseguiram viver cinco anos no reino de seus antepassados, mas foram anos de guerra, eles não encontraram o lugar abandonado e não ficaram cinco anos sozinhos. Imagino que quando Balin foi morto a situação já estava feia para os anões, o cerco estava fechando e os anões haviam parado de avançar e estavam retrocedendo nas posições que haviam alcançado. É interessante que o Senhor Balin foi morto fora do reino, às margens do lago-espelho, o que sugere que apesar dos anões terem retomado a Câmara de Mazarbul e outros salões, estavam longe que conquistar Moria por completo, pois ainda havia muitos corredores para eles tomarem lá dentro.

Não podemos nos esuqecer também que Moria é extremamente colossal, são sete pavimentos e abaixo deles, três "profundidades" (não me lembro se esse é o nome exato), esse antigo reino dos anões possuía sua masmorra mais subterrânea à três lances (andares) embaixo da terra e a Escada Interminável levava ao topo da montanha central de Moria onde estava a Torre de Durin, onde Gandalf matou o Balrog e morreu. Moria também é composta por três grandes montanhas e não apenas uma como Erebor. O lugar é estupidamente gigante, não teria mesmo como ter orcs em todos os Salões, seria preciso muito, mas muito tempo mesmo para repovoar Moria por completo. Penso que é completamente plausível Balin conseguir se estabelecer por cinco anos lá até os orcs conseguirem expulsarem os anões por completo, ainda mais depois da Grande Guerra entre Anões e Orcs, que foi a guerra em que o pai de Balin morreu e os anões limparam os orcs de seus muitos esconderijos nas montanhas sombrias deixando praticamente apenas os que estavam quase enterrados em Moria. Como os anões ganharam essa guerra, o caminho estava mais limpo para Balin e ele não precisava de uma aliança com muitos reinos anões para tentar uma reinvestida, tanto que resistiu por cinco anos lá, e na minha concepção, foram anos de guerra, não foram anos de calmaria.

Como eu disse Tuor, não sei se entendi bem o que você disse e portanto, não sei se consegui te esclarecer alguma coisa ou se fiquei apenas "chovendo no molhado", de qualquer maneira está aí minha contribuição ;)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo