• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os 10 maiores clássicos do mundo - CNN

Neithan

Ele não sabe brincar. Ele é joselito
CNN coloca clássico Palmeiras x Timão entre os dez maiores do mundo

Rede americana fala sobre a história da rivalidade do duelo paulista




Nesta quinta-feira, a rede americana CNN publicou em seu site a lista das dez maiores rivalidades mundiais, segundo a empresa. O único clássico brasileiro mencionado no texto foi o Palmeiras x Corinthians. O duelo paulista aparece em nono lugar. A matéria destaca como começou a rivalidade entre os dois clubes: ”O Corinthians era o único time da cidade, mas um grupo de italianos fundou o Palmeiras.”


Em primeiro na lista, a CNN destaca a rivalidade escocesa entre o Celtic e o Rangers. O duelo mexe não só com o futebol, mas também com o fanatismo religioso do país. Em segundo aparece o clássico italiano Lazio x Roma.

A rivalidade entre Boca Juniors e River Plate não poderia ter ficado fora da lista. O “duelo hermano” figura na terceira posição da lista da rede, que o classifica como “o mais intenso da América do Sul”.

Confira a lista completa:

1) Celtic e Rangers, Escócia
2) Lazio e Roma, Itália
3) Boca Juniors e River Plate, Argentina



4) Al Ahly e Zamalek, Egito
5) Galatasaray e Fenerbahce, Turquia

6) Olympiakos x Panathinaikos, Grécia
7) Red Star Belgrade x Partizan Belgrade, Sérvia

8) Wydad x Raja Casablanca, Marrocos
9) Corinthians x Palmeiras, Brasil
10) Peñarol x Nacional, Uruguai

FONTE

Sei lá, não conheço a história do 4º, 7º e 8º, mas pelo que eu li, a CNN usou outros critérios, além do futebol. Política, religião, etc...

No caso do PAL X COR, acho válido mesmo, afinal, o bicho realmente pega, já decidiram Brasileiro, vários paulistas, e até semi-finais de Libertadores (VIVA MARCELINHO!). Mas, achei injusto não colocar Real X Barcelona aí.
 

A rivalidade entre Boca Juniors e River Plate não poderia ter ficado fora da lista. O “duelo hermano” figura na terceira posição da lista da rede, que o classifica como “o mais intenso da América do Sul”.

A frase aqui foi muito feliz, o mais intenso. E de fato é disparado o maior das américas
mas no Brasil nada é mais intenso que o Grenal. Injusto não estar na lista dos 10 mais.
 
Concordo com o Fúria. Não é só por ser gremista, mas o GREnal é muita rivalidade, bem mais do que nos outros estados. Manda esses caras em dia de GREnal para Porto Alegre ai eles mudam a lista
 
Não sou grande entendedor de futebol, mas por algum motivo ( talvez seja só por falta de informação de minha parte ) essa lista não parece muito realista. A opinião do Fúria também me pareceu certa.
 
È acho que o Grenal tinha que estar dentro, e ta faltando time inglês ai, Man. United x Chelsea etc..
 
Man X Chelsea não tem rivalidade! Só nos últimos anos, e olhe lá. O Chelsea nunca fui time grande. E eles nem são da mesma cidade.

Eu creio que ficou PAL X COR, pelo histórico de confrontos importantes. Tipo, final de brasileiro, fim de fila em cima do rival, herói virando vilão por um penalti, no jogo mais importante da história do Corinthians, etc...
 
Papo. GreNAL é O clássico do Brasil. Nunca decidiu brasileiro, mas a semi final entre os 2 foi encarada pelo Brasil inteiro como tal. Todas essas coisas que você citou, todo clássico tem. Grêmio enfileirando um hepta pra na sequência o Inter quebrar a hegemonia e mandar um octa. Etc.

Cada greNAL é numerado, todos tem uma história, algo que faz o jogo ser único. SEMPRE é importante, não importa em que competição, em que situação, quem ta em cima, quem ta embaixo, o jogo sempre é parelho e disputado como se fosse final de mundial.

Enfim, se essa lista for considerar politica também, Barça x Real é OBRIGATÓRIO, porra, o clássico foi construído a imagem da ditadura (Real Madrid) e a resistencia dos revolucionários (Barcelona).

E isso de times não serem da mesma cidade é balela também, Real x Barça não são da mesma cidade, assim como Liverpool x Manchester, que é encarado pelos torcedores dos 2 times como o jogo mais importante do campeonato, é uma das maiores rivalidades da Inglaterra (se não for a maior), entre os 2 maiores times de lá.
 
Última edição:
Mas Chelsea não tem uma grande rivalidade com nenhum clube fora de Londres. Creio que até o Arsenal considere Man Unit. e Liverpool mais rivais. E Liverpool X Man. Unit é o maior mesmo, até porque, são os dois maiores clubes da Inglaterra.

Isso que foi falou do grenal também vale pro Derby. Quando joga PAL X COR até no basquete, futsal ou showbol (exemplos), o bicho pega. Até no futebol americano já tem rivalidade. Isso é desde o primeiro jogo, em 1920 (acho), onde o Corinthians vinha invicto, e tomou de 3 do Palestra. Teve a final de 74 (acho), onde o Corinthians estava a 20 anos na fila, e tomou do Palmeiras. E na década de 90, com 3 ou 4 finais de Paulista, final de Brasileiro, até jogos na Libertadores foram decididos entre eles. Palmeiras e Corinthians é demais.
 
Palmeiras e Corinthians perde pro Grenal em dois aspectos que acho VITAIS.

1° Não é um classico que divide completamente uma cidade ou um estado, porque SP ainda tem Santos e S. Paulo FC que é a 2a maior torcida do estado e 3a. do Brasil.

2° Ambos não se enfrentam em estádios próprios e não existe nada mais gostoso que ganhar ou comemorar uma vitória, uma classificação e título na casa do rival. O Palmeiras tem o seu, mas o timinho da Marginal não. Se cada um pudesse jogar em sua casa a rivalidade teria um peso muito maior. Quando tem que decidir algo importante tem sempre que usar o Morumbi e nisso um terceiro (SPFC) sai lucrando com o aluguel :mrgreen:
 
Última edição:
Cada greNAL é numerado, todos tem uma história, algo que faz o jogo ser único. SEMPRE é importante, não importa em que competição, em que situação, quem ta em cima, quem ta embaixo, o jogo sempre é parelho e disputado como se fosse final de mundial.

Falou com tanta paixão que quase me fez gostar de futebol...
( não é como se eu realmente não gostasse, só nunca fui muito fã )

Acho que todos concordam que GreNal deveria estar na lista em um lugar de destaque, provavelmente entre os 5 primeiros?
 
Acho válido colocar Celtic x Rangers em primeiro, tanto por questões de futebol quanto por questões de religião/política, mas é apenas uma dentre as várias opções possíveis.

O segundo clássico possui uma rivalidade intensa, principalmente no campo político (a torcida da Roma possui grupos de esquerda, enquanto na torcida da Lazio existem seguidores do fascismo). Mas não acho suficiente para um segundo lugar, que poderia ser ocupado por Boca x River (que poderia ser até o primeiro).

O número 8 é simplesmente bizarro, nunca ouvi sequer falar do Wydad. E sequer citação de Real Madrid e Barcelona.

A ausência do clássico Grenal é aceitável, pois, embora eu concorde ser a rivalidade mais intensa dentre as que existem por aqui, as rivalidades dos times paulistas e cariocas ganham mais evidência para a imprensa internacional.

No mais, acho que os outros clássicos foram justamente citados.
 
Concordo plenamente com você ExtraTerrestre, só não conheço a história Celtic x Rangers, to boiando nessa. Pra mim os primeiros seriam Galatasaray e Fenerbahce, os turcos são realmente insanos. PAL x COR teve uma seqüência foda de classicos decisivos na década passada, não vi nada parecido. A semi da libertadores foram os jogos mais intensos que já assisti, lamento muito ter deixado a decisão ir para os penaltis, o Corinthians tinha um time melhor, mas clássico é clássico esses foram fantásticos.

Esse negócio de ser da mesma cidade, de ter estadio, etc é balela. Cada clássico tem uma história diferente e não existem pré-requisitos como tentam colocar. O Grenal também é massa falta apenas uma grande decisão pra ficar em maior evidência.
 
PAL x COR teve uma seqüência foda de classicos decisivos na década passada, não vi nada parecido. A semi da libertadores foram os jogos mais intensos que já assisti,

E de nada adianta ter sido um classico que nos últimos 50 anos só foi grande em apenas uma década e ficar devendo imensamente nas demais.

Na atual década que vivemos por exemplo a maioria dos jogos entre os dois tem sido de um nivel sofrível de dar dó e em outras décadas cada um ficou vários anos em fila de títulos em periodos diferentes. Dos anos 50 até os 90 só teve uma decisão intensa que os dois fizeram que foi a final do Paulistão de 74 em que o Palmeiras acabou com a carreira do Rivelino no Corinthians e só

Esse clássico só foi bom nos anos 90 porque na era mais recente foi a única década que coincidiu dos dois estarem disputando no mesmo nivel de competividade os mesmos títulos.

Agora cada um ter ESTÁDIO próprio faz uma diferença tanto que houve época que Boca e River só puderam jogar com torcida da casa.
Se tivesse um jogo desses no Parque Antártica e outro num estádio que fosse legítimo do Corinthians a midia repercutiria muito mais.
 
Última edição:
Os caras tão vendo o Beckham jogando ha 1 ano e já acham que entendem de futebol.



PS: E o negócio de mesma cidade realmente não tem muito a ver.
Mesmo porque, um estado aqui no Brasil é do tamanho de um país inteiro lá nas zoropa.
 
Eles não quiseram repetir países na lista e tal, senão poderiam colocar algum do futebol do Rio.

Ah e quando li Itália, achei que ia vir um Inter x Milan :beam:
 
No mais, acho que os outros clássicos foram justamente citados.

Sim, a lista foi bem feita sim. Não é perfeita, mas bem organizada sim.

Esse negócio de ser da mesma cidade, de ter estadio, etc é balela. Cada clássico tem uma história diferente e não existem pré-requisitos como tentam colocar. O Grenal também é massa falta apenas uma grande decisão pra ficar em maior evidência.

Sim, o grenal do século foi uma semi de brasileiro, já o Derby do século foi uma semi de Libertadores (VIVA MARCELINHO²)

E de nada adianta ter sido um classico que nos últimos 50 anos só foi grande em apenas uma década e ficar devendo imensamente nas demais.

Não fala besteira. Se não conhece a história do clássico, proponho você ler um pouco mais sobre ele. Antes de 90 tivemos vários confrontos, que vem desde a época do Palestra Itália. Desde a fundação do Palestra, aliás, foi formada a rivalidade. Pra quem não sabe, os fundadores do Palestra eram membros (não sei bem o que faziam) do próprio Corinthians, todos italianos, que decidiram fazer um clube para a colônia italiana (quase a metade da população) torcer e vibrar. Tanto é que muitos jogadores do Palestra eram italianos. Desde aí, houve um racha na cidade: Migrantes nordestinos, ou de outras colônias eram corinthianos, e a massa Italiana, se tornou Palestrina. A buguesia vibrava com o Paulsitano, o maior clube da época.

E a rivalidade começou nos Paulistas, com grandes vitórias pra cada lado, e até um 8x0 do Palestra pra cima do Corinthians (a maior da história co confronto). Na era Pelé, o Corinthians estava apagado, e o Palmeiras fazia frente ao Santos (só nós conseguíamos quebrar as sequências de títulos do Rei), mas o Verdão fez questão de manter o Corinthians na fila, ganhando uma final Paulista (74), com o estádio cheio de gambazinhos, venceu por 1x0, e manteve o rival na fila. Em 93, com uma goleada LINDA e show de Evair, o Palmeiras saiu da fila EM CIMA do Corinthians, e um ano depois, venceu uma brasileiro também em ciama do Corinthians. Teve MUITO jogo importante, e mesmo esse ano, numa simples primeira fase do Paulistão, a imprensa ficou duas ou três semanas falando do clássico.

Nas outras décadas, não ficou devendo NADA, só não decidiu título. Mas toda partida do Derby, é de suma importância para qualquer porco ou gambá que preste.

Na atual década que vivemos por exemplo a maioria dos jogos entre os dois tem sido de um nivel sofrível de dar dó e em outras décadas cada um ficou vários anos em fila de títulos em periodos diferentes.

Falou besteira de novo. Não decidimos títulos, mas mesmo assim paramos SIM o estado. Acho que você só tenta desmerecer um pouco o Derby, porque o Choque-Rei e o Majestoso não chegam nem perto da rivalidade entre Gambas e Porcos.:lol:

Esse clássico só foi bom nos anos 90 porque na era mais recente foi a única década que coincidiu dos dois estarem disputando no mesmo nivel de competividade os mesmos títulos.

Definindo: Os dois juntos, nessa década, ganharam 5 brasileiros e 6 Paulistas. Por isso o bicho pegou mais.

Agora cada um ter ESTÁDIO próprio faz uma diferença tanto que houve época que Boca e River só puderam jogar com torcida da casa.
Se tivesse um jogo desses no Parque Antártica e outro num estádio que fosse legítimo do Corinthians a midia repercutiria muito mais.

É legal, os Bambis construíram um palco pro show no Derby. Valeu! :joinha:

PS: E o negócio de mesma cidade realmente não tem muito a ver.
Mesmo porque, um estado aqui no Brasil é do tamanho de um país inteiro lá nas zoropa.

:lol: Mas aqui, são poucos rivalidades entre-cidades. Temos a "briga" Rio-São Paulo, mas nada tão grande assim. Já na Europa, é diferente. Lá, é normal dois clubes de cidades distintas resolverem finais com mais frequência.
 
Concordo plenamente com você ExtraTerrestre, só não conheço a história Celtic x Rangers, to boiando nessa.

Além da rivalidade local do futebol, e o fato dos 2 serem os maiores times da Escócia, Celtic e Rangers é um clássico que também se divide na identificação de cada torcida com uma faceta política/religiosa da Escócia. Celtic é um time de católicos, com grande parte da torcida descendendo de irlandeses, que não aceitam o domínio inglês sobre a Irlanda do Norte e as vezes até extremistas, enquanto a do Rangers é composta pelos protestantes simpatizantes ao domínio Inglês na Gra-Bretanha. Por essas e outras que infelizmente o Old Firm também possúi um histórico de violência do tamanho dessa rivalidade.

Neithan disse:
Mas Chelsea não tem uma grande rivalidade com nenhum clube fora de Londres. Creio que até o Arsenal considere Man Unit. e Liverpool mais rivais.

Aí sim, tudo bem, mas o Boring Arsenal também não tem uma rivalidade fora de Londres, o negócio deles é com o Tottenham mesmo. Rivalidade com Manchester e Liverpool é algo recente.
 
Nas outras décadas, não ficou devendo NADA, só não decidiu título. Mas toda partida do Derby, é de suma importância para qualquer porco ou gambá que preste.

Aí que está rivalidade pra se manter na ponta como a maior tem que ter decisões. Você mesmo não começou o tópico batendo nessa tecla?

E eu assino embaixo uma pesquisa bem feita pela Folha de S. Paulo no começo dessa década quando eles fizeram uma enquete consultando vários técnicos, jogadores do passado e especialistas pra levantar qual foi a maior rivalidade paulista ao longo de cada década e sabe o que deu?

Corinthians e Palmeiras só é mencionado como a maior do estado nas decadas de 30, 50 e 90. Nas demais São Paulo ou Santos aparecem pois sempre em algum momento da história fizeram frente aos dois.

E se fossemos considerar só esse século em andamento, ainda falta dois anos fechar a década, mas uma coisa é certa a maior rivalidade dessa década no estado é SPFC x alguém. Por enquanto tende a ser SPFC x Palmeiras por terem decidido duas vezes uma fase decisiva da Libertadores.
 
Aí que está rivalidade pra se manter na ponta como a maior tem que ter decisões. Você mesmo não começou o tópico batendo nessa tecla?

E eu assino embaixo uma pesquisa bem feita pela Folha de S. Paulo no começo dessa década quando eles fizeram uma enquete consultando vários técnicos, jogadores do passado e especialistas pra levantar qual foi a maior rivalidade paulista ao longo de cada década e sabe o que deu?

Corinthians e Palmeiras só é mencionado como a maior do estado nas decadas de 30, 50 e 90. Nas demais São Paulo ou Santos aparecem pois sempre em algum momento da história fizeram frente aos dois.

E se fossemos considerar só esse século em andamento, ainda falta dois anos fechar a década, mas uma coisa é certa a maior rivalidade dessa década no estado é SPFC x alguém. Por enquanto tende a ser SPFC x Palmeiras por terem decidido duas vezes uma fase decisiva da Libertadores.
Isso não funciona aqui no Rio, pelo menos.
Vasco e Flu já decidiram um brasileiro e é o clássico mais zé-ruela daqui.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo